A virada na formação – Educação a Distância

Arquivado em Educação a Distância 156 Comentários

O Brasil forma, atualmente, mais professores para a educação infantil e para o fundamental 1 pela via do Ensino a Distância (EAD) do que pela educação presencial. Dos 118.376 estudantes que concluíram essas habilitações em 2009, 65.354 (55%) graduaram-se por EAD, contra 52.842 (45%) egressos da educação presencial, de acordo com números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse resultado é inédito e confirma uma tendência já evidenciada na série histórica iniciada em 2005. Daquele ano até 2009, a quantidade de concluintes pelo modelo presencial decresceu, ano a ano, com queda de quase 50% no período (de 103.626 para 52.842). Ao mesmo tempo, a quantidade de formados por EAD cresceu, aproximadamente, 464% (de 11.576 para 65.354).

Também no que diz respeito à quantidade de docentes em exercício na Educação Básica que estavam matriculados em cursos de pedagogia, aqueles oriundos da formação a distância eram maioria em 2009, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Das 192.965 matrículas, 60% eram em EAD. Em outras licenciaturas, letras, matemática, história, a lógica se inverte. Porém, a diferença a favor do presencial varia caso a caso e, em muitos deles, é inexpressiva.

Em números absolutos, o ensino presencial responde pela maioria dos docentes, mas em termos percentuais, ou seja, como tendência, EAD cresce mais. Entre 2000 e 2009, licenciaturas nesse segmento saíram de 1.682 matrículas para 427.730. No presencial, foram de 836.154 para 978.061. Expansão entre 2000 e 2004 e retração de 2005 a 2009.

Outro dado relevante refere-se à evasão (ao analisar a quantidade das matrículas e o número de concluintes). Com base nos dados de 2009, em EAD, 20% dos matriculados se formaram (88.194). No presencial foram 19% (188.807). Os dados de formados se referem aos ingressantes de quatro anos antes.

Universo pantanoso
O fato de termos mais pedagogos e substancial quantidade de professores da Educação Básica graduados integralmente ou obtendo qualificação continuada, mestrado e doutorado a distância exige reflexão. Implica mensurar qual é o crescimento real desse ensino, especialmente, no tangente à licenciatura. Nem entidades civis nem o governo têm acompanhado com precisão essas modificações. Em termos de levantamento quantitativo educacional, relacionado aos docentes, as estatísticas não se consolidam numa instância única. Os estudantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Demais alunos, oriundos do setor particular, assim como egressos dos sistemas estaduais do Ensino Superior, são contabilizados pelo Inep. Cada um dos níveis executivos governamentais tem maneiras distintas de realizar suas verificações com questionários próprios, softwares exclusivos (como a plataforma Paulo Freire) e necessidades particulares de averiguação da informação. O MEC oferece tais dados, mas não há uma mensuração final dos resultados.

A expansão em EAD requer, ainda, verificar quais medidas são adotadas para adequá-la às necessidades dos alunos brasileiros, particularmente, àqueles na graduação, período educacional composto, em tese, por jovens (entre 18 e 24 anos de idade), sem experiência prévia de trabalho, muitas vezes, com formação precária no ensino fundamental. Neste cenário, surgem algumas perguntas: A educação a distância garante uma boa formação pedagógica desses alunos? O país está apto a adotá-la maciçamente como maneira de suprir a carência de professores? E esse professor terá qualidade para educar?

Colaboração
O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão independente, com funções consultivas junto ao MEC emite desde 2008 pareceres ao Ministério para investir em EAD, para combater o déficit docente. Neste ano, o CNE, por meio de uma comissão bicameral, revê as diretrizes da formação de professores em nível superior para atuação na Educação Básica. O trabalho realizado por reuniões mensais entre sete conselheiros das Câmaras de Ensino Básico e Superior tem previsão de término no final de 2011, quando se emitirá um parecer sobre o assunto. O MEC poderá homologá-lo até maio de 2012.

A importância desse modelo de ensino, conferido pelo Conselho, é identificada em outra de suas ações, seu parecer para as novas Diretrizes Curriculares no Ensino Médio, proferido em abril último.

Para Clélia Brandão, presidente da Comissão Bicameral do CNE, o desenvolvimento de EAD na formação dos docentes ou no sistema de ensino é estratégico. “O país precisa para isso de investimento e planejamento integrados entre União, estados e municípios.”

Quando questionada sobre o acompanhamento tanto do professor em sala de aula quanto em seu período de graduação ou especialização, a conselheira diz não haver ferramentas para medir de forma garantida a aprendizagem dos profissionais formados pela via do EAD. “A qualidade precisa ser acompanhada por pais, gestores públicos, pela sociedade”, reforça. Ela lembra, porém, o fato de o Brasil ser federativo, com as secretarias de Educação tendo autonomia para avaliar o desempenho dos professores. “Não há como fazer uma determinação nacional daquilo que é específico de cada estado e município. Uma avaliação nacional nesse tema não sanaria deficiências”, enfatiza.

Daí, sua lembrança sobre a importância dos fóruns estaduais de educação. Na visão dela, locais mais indicados para o acompanhamento da oferta do ensino e qualidade profissional resultante dele. “Os fóruns são os espaços mais legítimos para começar a pensar no acompanhamento da qualidade profissional”, garante. Ela reforça a importância de tais acompanhamentos não serem provas nacionais, e sim instrumentos para resguardar a educação como direito de todos, e a aprendizagem como direito social. Tudo isso tendo em vista diferenças regionais, metas e objetivos planejados.

É desse trabalho de “colaboração” entre os entes federados que devem surgir os melhores instrumentos avaliativos. “Gestores universitários, professores, entre outros, precisam estar nesse processo”, defende. Ainda neste ano, o CNE promoverá o Seminário para a Avaliação do Desempenho na Educação Básica. A data ainda não foi definida.

A falta de supervisão sobre a qualidade do ensino oferecido aos professores foi um dos aspectos realçados por um estudo publicado pela Unesco em 2009. “Professores do Brasil: Impasses e desafios”, coordenado por Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas, indicou a incapacidade do governo na fiscalização dos cursos, entre outras conclusões.

Importação arriscada
A via de simplesmente adaptar o que já existe em outros países não é uma solução recomendada para dar o pontapé inicial a esse tipo de fiscalização. Isso porque há vários fatores bastante distintos daqueles que encontramos aqui. Na Finlândia, por exemplo, país que é referência mundial pela qualidade do sistema educacional, a formação docente é mais longa, com no mínimo cinco anos de duração. São atraídos à docência pela valorização profissional existente por lá. Por estatísticas do governo finlandês, a média inicial do salário do professor é de US$ 2.111,00. “Em função desse tipo de diferença entre os países, acho difícil utilizar qualquer modelo aplicado em outros lugares. Isso é tentar comparar coisas incomparáveis”, acredita Clélia.

Para a atual secretária de Educação do Distrito Federal, Regina Vinhaes Gracindo, um modelo de avaliação possível para a questão da qualidade do professor baseia-se em três etapas: na verificação do credenciamento das instituições de ensino superior (locais de oferta dos cursos); nos concursos públicos (competências exigidas pelas secretarias de Educação); e no processo educativo das escolas. “De qualquer maneira, avaliação não deve ser planejada para a emissão de bônus. Não se trata de premiar ou castigar os avaliados, mas aprimorar o professor”, reflete.

No DF, há 28 mil professores no sistema educacional. Desses, mil não têm curso superior. Para modificar essa situação, foram desenvolvidos programas de capacitação para aprimorar as habilidades docentes. A secretária vê com ressalvas a expansão da EAD entre as licenciaturas. “É uma modalidade importante para a formação continuada, mas não para a inicial. Se possível, a primeira graduação deve ser presencial, seja qual for a licenciatura”, diz. O modelo presencial é mais completo por possibilitar maior socialização, estimulando o processo cognitivo e a aprendizagem coletiva, relações menos intensas em EAD, pondera.

Pesquisas sobre o perfil do estudante nas licenciaturas em EAD, no Brasil, são feitas, em grande parte, por universidades particulares ou por pós-graduandos dedicados ao tema. Porém, não há material de investigação acadêmica (ou do governo) conclusivo sobre o perfil desse aluno. Um dos fatores para isso é o crescimento recente da modalidade e o pouco tempo de prática em sala de aula dos formandos. Algumas características dos estudantes que aderem a ela, no entanto, são comuns entre os alunos de licenciaturas e aqueles de outras áreas.

Dificuldades
“No Brasil, EAD se impõe como necessidade, como ocorreu em muitos países”, assegura João Carlos Teatini, diretor de Ensino a Distância da Capes. Essa “necessidade” fundamenta-se, entre outros aspectos, pela dimensão continental do território e pela carência financeira de grande parte da população.

No âmbito das licenciaturas, Teatini indica a alta carga horária do professor em exercício como elemento complicador para aperfeiçoamento em cursos presenciais. “Eles enfrentam dificuldades enormes de deslocamento. Não têm tempo para se qualificar. Essa realidade existe nas metrópoles ou cidades afastadas dos centros urbanos.” Esse seria um dos “fortíssimos” motivos à aplicação de EAD no aprimoramento do docente.

A Capes é a instância responsável pela UAB, iniciativa do governo federal de fomento à modalidade. Suas graduações, basicamente, destinam-se às licenciaturas, para capacitar o professor da Educação Básica, em municípios do interior sem oferta de educação superior pública. Outra ação do governo, o Parfor, está sob a alçada da Capes. Por isso, a posição de Teatini no órgão coloca-o no centro do debate sobre as licenciaturas. Ciente de seu papel, alerta: “Do ponto de vista cronológico, estamos 40 anos atrasados em política pública para EAD ao nos compararmos a outros países” (ver texto na página 32). Nesse hiato, ocorreu um crescimento desenfreado das instituições de ensino superior particulares. Dos atuais professores da Educação Básica, 75% são egressos dessas instituições. “Um dos esforços do governo é conscientizar instituições superiores públicas para se voltarem às licenciaturas, como já fizeram no passado”, enfatiza.

Antes de apontar para um problema específico da modalidade a distância, Heleno Araújo, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), introduz o tema com a ressalva de que os investimentos em educação são pequenos e que duplicá-los seria o primeiro passo para melhorar a formação.

Lembra, ainda, a urgência de verificar como o governo deseja informatizar as escolas. “Muitas delas sofrem com falta de energia. Em vários casos, a rede elétrica não comporta o computador e, às vezes, por falta de segurança, o computador, lá instalado, é roubado. Estamos longe do uso da tecnologia na perspectiva como se coloca em EAD.”

Acesso remoto
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também destaca a necessidade de observar aspectos de infraestrutura para que o ensino a distância possa cumprir seu papel. “Precisamos oferecer banda larga de qualidade nos estados”, pondera Cleuza Repulho, presidente da Undime, para quem as dimensões continentais do Brasil favorecem a modalidade.

Ao exemplificar seu argumento, ela lembra diálogo com representantes educacionais de Abaetetuba (PA), onde se leva, segundo relatos, 15 dias para visitar todas as escolas da área. “A dificuldade deles é imensa. Vamos desconsiderar esses alunos? Esses professores? Ou as universidades se disporão a ir até os lugares mais remotos?”, pergunta.

Apesar de dificuldades técnicas para utilização da internet, o Brasil é o quinto maior país do mundo em conexão à web. E mais: por projeções do Centro de Tecnologia da Fundação Getulio Vargas, até 2012 teremos um computador para cada dois habitantes. Atualmente, há 85 milhões de computadores em uso.

A despeito de ainda serem incipientes os estudos sobre os egressos da formação a distância ou as métricas para avaliação desse graduado, resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) são utilizados por instituições e entidades defensoras do EAD para reafirmar a qualidade de ensino da modalidade.

Em 2010, a maior nota do Enade, 80,3 pontos, foi alcançada por Antônio Edijalma Rocha Júnior, do curso a distância de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, do Grupo Educacional Uninter. Bem acima da média geral do teste, 45 pontos. Outros levantamentos do Inep apontaram, também, que estudantes em EAD saíram-se melhor em sete de 13 áreas possíveis de comparação entre as modalidades, entre elas biologia, geografia e matemática. Ainda a título de comparação, o Inep analisou, em anos anteriores, o desempenho no Enade dos formandos em EAD e presencial em administração, matemática, pedagogia e serviço social. No geral, o resultado dos egressos da educação a distância foi 6,7 pontos superior ao dos alunos de cursos presenciais.

Para o presidente do Instituto de Pesquisa e Administração da Educação (Ipae), João Roberto Moreira Alves, os resultados do Enade são indicativos de qualidade do ensino, mas são incompletos. “Os alunos que fazem o exame precisariam ter mais comprometimento.” Segundo ele, muitos se submetem ao exame apenas para cumprir uma obrigação, sem compromisso de ter um bom desempenho.

Prática
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é responsável pela supervisão dos cursos da modalidade a distância nas instituições superiores. Criada no início deste ano, absorveu atribuições que antes eram das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), de Educação Superior (Sesu) e de Educação a Distância (SEED), essa extinta no começo do ano.

Como os processos de regulação, supervisão e credenciamento das instituições em EAD são relativamente recentes, apenas três instituições foram descredenciadas pelo MEC por não atenderem às condições exigidas de ensino ou funcionamento. Até 2008, de acordo com a Seres, o MEC se concentrou na regulação (credenciamento e autorização de cursos). A supervisão foi iniciada a partir de então, e as instituições supervisionadas foram aquelas com maior número de alunos ou com denúncias significativas. Ou seja, nestes três últimos anos passaram por supervisão 40 instituições. Foram assinados 18 termos de saneamento, ajustes na oferta do ensino e gestão da instituição. Foram fechados 3.800 polos de apoio presencial e extinguiram-se mais de 20 mil vagas de ingresso.

Nessa discussão, Cezar Nunes, pesquisador da Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (Fafe), agrega outro ponto de reflexão: o fato de o país não ter estabelecido práticas de como os graduandos possam utilizar ferramentas tecnológicas para explorar o conteúdo educacional a ser ensinado nas licenciaturas em EAD. “Fazemos uma formação específica de professores, mas eles não trabalharão a distância. Estarão no presencial, porque assim é a nossa Educação Básica”, pondera.
A educação desenvolve diversas habilidades humanas como a colaboração, pensamento crítico, pesquisas. “Daí a tecnologia ser forte aliada para dinamizar o processo de aprendizagem. Mas essa prática precisa ser mostrada aos professores em sua formação”, adverte.

Fonte: revistaeducacao.uol.com.br

Por: Instituto EADVIRTUAL   @   05-08-2011     |     12.292 visitas     156 Comentários

156 Comentários

Comentários
05-08-2011
10:47
#1 rosana Identicon Icon rosana :

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a EAD atua com o compromisso de oferecer atividades de alta qualidae aos milhares de jovens e adultos que estão ingressando ou em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho bem como na vida pessoal, pois estudar é realização pessoal.

05-08-2011
13:43
#2 Ana Cristina Salomão Identicon Icon Ana Cristina Salomão :

A EAD não é uma modalidade que veio para “aperfeiçoar” ou “graduar” profissionais que não se enquadram na nova politica educacional, social e pessoal de que, a todo momento o ser humano precisa estudar, conhecer, saber, se “antenar” e incorporar novos saberes.Se a qualidade da EAD fosse duvidosa, não teríamos altos êxitos de alunos que realizaram sua primeira graduação nestes moldes.Existem cursos e “cursos”, assim como existem alunos e “alunos”, professores e “professores” , secretarias e “secretarias”. Uma grande perda que vai gerar um atraso maior na Educação como um todo, foi a extinção no começo do ano, da Educação a Distância (SEED)que “cuidava” desta modalidade e seus profissionais, sérios, competentes e acima de tudo conhecedores e crentes da EAD.Precisamos conhecer mais a EAD, participar das aulas e atividades, até mesmo fazer cursos para validar e defender esta, que será a Educação do Futuro!

05-08-2011
18:02
#3 Denízia Identicon Icon Denízia :

sou muito favorável ao ensino à distância. Acho que num mundo globalizado, essa modalidade de ensino veio para contribuir com o crescimento cultural de nosso país. Quando surgiu essa modalidade, muitos que estavam em casa sentados, vendo televisão após seu horário de trabalho, passaram a repensar na possibilidade de uma graduação, com chances ímpares de se tornar um grande profissional. Vale ressaltar que o aluno de EAD tem que ser disciplinado, comprometido com seu curso, e saber que se quiser ser realmente um profissional respeitado e confiável na área que escolheu, não espere simplismente pelo seu diploma, busque realmente qualidade no curso que estárá cursando. Estude bastante!A qualidadedo que buscas,vai muito além da instituição, depende do seu esforço principalmente.A diferença fica sómente nos dias do presencial, que diminuem de 5 para 1,nos dias a menos que tem o EAD, você faça seu horário em casa e ESTUDE muito, que assim serás o melhor!

05-08-2011
18:32
#4 Rosemary A A Merli Identicon Icon Rosemary A A Merli :

Os cursos de formação de professores precisam ser,de uma maneira geral,revistos e atualizados de acordo com o atual perfil de aluno deste nível de ensino.Temos que pensar novas formas de ensinar e aprender e isto independe do curso de formação de professores ser ou não presencial.Temos que gerar “encantamento” pela aprendizagem contínua e neste sentido a educação à distância pode ser até mais eficiente do que a presencial.

05-08-2011
20:29
#5 flávio guesso Identicon Icon flávio guesso :

A EAD é utilizada em diversos setores e níveis, desde a educação básica até a pós-graduação, em cursos livres e corporativos, pelo governo e por empresas privadas. Em cada uma dessas situações, ela se reveste de características distintas, atendendo a públicos diferentes sendo possível dizer que não existe algo como a Educação a Distância, mas muitas maneiras de se fazer EaD.

05-08-2011
20:44
#6 Renata Identicon Icon Renata :

A EaD, possiblitou aos alunos de Graduação e Pós graduação, oportunidades para “novos horizontes”, esses com seus diversos motivos (tempo, finanças, localização) não frequentavam aulas. Com a prática do EaD, mudou o cenário da educação e acesso a novos perfis de estudantes do Brasil. Acredito que atendência dessa modalidade, será aumentar cada vez mais.

05-08-2011
23:06

Tenho lido em vários blogs e sites sobre o crescimento enorme da EAD e a sua inclusão educacional, mas, fico preocupado, em saber como estão sendo avaliados estes cursos, quais os requisitos para sua modelagem e criação.

05-08-2011
23:32
#8 Cissa Kerches Identicon Icon Cissa Kerches :

Os dados acima apontam destaques de alunos em EaD. É uma modalidade de ensino que promove a inclusão de pessoas que se encontravam apartadas do sistema educacional por restrição de tempo e recursos financeiros. Temos que lutar pela qualidade da EaD.

06-08-2011
1:25
#9 Karina Cardoso Valverde Identicon Icon Karina Cardoso Valverde :

O ensino a distância tem crescido muito rapidamente nos últimos anos e a tendência é aumentar ainda mais, visto as contribuições que as tecnologias de informação podem trazer para a relação ensino e aprendizagem.
Todo aluno EAD tem condições de se tornar um excelente profissional, desde que saiba organizar seu tempo, participe das atividades e estude com dedicação.

06-08-2011
6:34
#10 Orlando Santos Brito Identicon Icon Orlando Santos Brito :

Concordo plenamente com a fala da minha querida amiga Rosemary A A Merli, mas tenho uma séria preocupação com os cursos inescrupulosos que também existem na educação presencial onde a única preocupação é “manter a mensalidade em dia”.
Temos que fiscalizar isso e denunciar para que certas instituições não joguem por terra este caminho que significa uma das poucas oportunidades para uma grande parcela da nossa sociedade.
Ao mesmo tempo é importante divulgar e incentivar bons cursos presenciais e EAD.
Abr@ços.

06-08-2011
11:45
#11 solange Identicon Icon solange :

Entendo que a nova modalidade ensino EAD para um Pais como o nosso, se impõe como necessidade devido a grande dimensão continental do territorio e pela carencia financieira da população como diz o diretor de ensino a distancia da Capes ,veio para ficar e expandir, e faço minhas as palavras da colega Ana Cristina Salomão “.Existem cursos e “cursos”, assim como existem alunos e “alunos”, professores e “professores” , secretarias e “secretarias”. Uma grande perda que vai gerar um atraso maior na Educação como um todo, foi a extinção no começo do ano, da Educação a Distância (SEED)que “cuidava” desta modalidade e seus profissionais.

06-08-2011
16:50
#12 Roseane Cristina de Carvalho Identicon Icon Roseane Cristina de Carvalho :

O bom do ensino a distância, e que todos tem a oportundade de ter o conhecimento em qualquer local que esteja.

06-08-2011
18:04
#13 Nildete Identicon Icon Nildete :

É delicado falar em qualidade na formação de profissionais em Educação, pois como diz o colega Orlando Santos: Há os dois lados da moeda em qualquer modalidade de ensino, porém o que o aluno precisa é opatar por somente o certificado ou buscar conhecimento e profissionalismo.No Ensino EAD faz-se necessário autodisciplina, autoestudo, pesquisas, compromisso…além das aulas interativas e isso depende de cada um. O aluno EAD possui essa clareza?

06-08-2011
19:00
#14 Naide Guedes Identicon Icon Naide Guedes :

Em qualquer curso, seja a distância, seja presencial, teremos todos os tipos de alunos e todos os tipos de ojetivos para a sua formação.
Estudei em curso presencial e sou tutora de um curso a distância, creio que com minha experiência posso afirmar que o EaD não deve nada ao curso presencial, ao contrário, faz com que os alunos se esforcem mais ainda do que o normal.
Lógico que existem alunos e alunos e é exatamente aí quesão diferenciados os educadores do futuro.

07-08-2011
11:50
#15 Ivaldo Frota Identicon Icon Ivaldo Frota :

A Educação a Distancia – EAD é uma realidade que não volta atras. Essa quebra de paradigmas educacionais, culturais e sociais nos remetem à essa vertente com expressivos resultados. O saber com o apoio tecnologico ( internet, video aulas… ) possibilita a inclusao e integração de profissionais com qualificações importantes e competitivas, tornando-se assim, um diferencial na educação e formação profissional.

07-08-2011
13:04

Verificamos que educar a distância não significa se desvencilhar da responsabilidade de mediar o acesso às informações, para que se possa convertê-las em conhecimento, mas sim, de forma ativa construí-lo.

07-08-2011
13:17

Educação a Distância não é novo pois a muito tempo já se desenvolvia, só que agora esta mais forte, pelo fato da tecnologia. Então para que as pessoas ainda tem um preconceito em relação a esta educação que só cresce.

07-08-2011
13:54
#18 Juliano BC Identicon Icon Juliano BC :

Infelizmente, mesmo participando ativamente em cursos de EAD, ainda tenho receio quanto a fiscalização dos mesmos. A educação no Brasil está muito longe do ideal em cursos presenciais, mas mesmo assim temos crescido nos diferentes ramos da EAD.

07-08-2011
14:27
#19 Tatiane Dias de Góes Oliveira Identicon Icon Tatiane Dias de Góes Oliveira :

Acho muito importante essa preocupação com o estudo no nosso país, e é primordial a discução sobre o estudo á distância, pelo fato de que é algo novo! E tudo que é novo, transforma, e causa mudanças; As mudanças trazem paradigamas…Precisamos quebrar o pré-conceito;Em qualquer curso existe alunos bons e ruins… Quem faz o estudo é principalmente o empenho de cada um; Um brinde á inovação e a Educação á distancia, que veio pra ficar e somar em todos os aspectos da educação no BRASIL!

07-08-2011
14:56
#20 Imara Hebling Camargo Identicon Icon Imara Hebling Camargo :

Podemos observar ótimas perspectivas para a EAD. O importante é que estamos participando dessa grande revolução para o futuro.

07-08-2011
15:19
#21 Elias de Oliveira Identicon Icon Elias de Oliveira :

Talvez eu possa dizer conhecer razoavelmente bem esse assunto. Essa tendência hoje apresentada pelo EAD é algo irreversível e as razões tem sendo discutidas em todos os fóruns onde esse assunto se apresenta.
Quanto à formação docente, possuo duas licenciaturas feitas em conceituada universidade de Brasília e não acho que as mesmas tenham deixado nada a dever às suas equivalentes presenciais. Se eu não tivesse, entretanto, a oportunidade de cursá-las dessa forma, seguramente eu não as teria nem ao menos iniciado.

07-08-2011
17:27
#22 Antônio Dirceu Pinheiro de Souza Identicon Icon Antônio Dirceu Pinheiro de Souza :

O fato de a Educação a Distância não ter a aprovação total não quer dizer que ela não tenha qualidade. Creio que a qualidade da educação, seja ela presencial ou a distância, depende de vários fatores. Um deles é o interesse do aluno em aprender. A secretária de Educação do DF diz que antes de alguém fazer um curso a distância deveria fazer uma graduação presencial, para que haja uma maior socialização e estimular o processo cognitivo. Nós, considerados emergentes digitais, ainda temos essa rejeição à modalidade a distância, já que não dominamos muito bem as tecnologias disponíveis. Mas, mesmo quem não nasceu na era tecnológica pode, com empenho, fazer um curso a distância com qualidade.

07-08-2011
17:42
#23 Gilka Identicon Icon Gilka :

Vejo com preocupação o fato de o maior número de cursos em ead e alunos estar vicnulado com a formação docente. Sou docente e percebo que os cursos oferecidos podem não ter a qualidade desejada, assim como muitos presenciais, e o resultado de tudo isso irá se expressar nos nossos indicadores da Educação brasileira. Também me preocupa a forma como tais cursos são realizados, será que possibilitam a ação e reflexão essenciais à prática docente, é muito diferente você planejar uma aula e estar nela na presença de 30, 40 ou mais crianças e jovens e ter êxito na aprendizagem de todos. Penso que muito ainda deve ser avaliado e entendido para que possamos verificar realmente os ganhos e perdas da ead na formação inicial de docentes.

07-08-2011
18:00
#24 Israel Bruner Identicon Icon Israel Bruner :

Grande parte da sociedade não ve a educação a distância com bom olhos, mas em algumas áreas o desempenho no ENADE dos alunos a distancia foi superior aos alunos do presencial. Como a Naide disse, existem alunos e alunos.

07-08-2011
18:01
#25 Patrícia Kawano Identicon Icon Patrícia Kawano :

A educação à Distância é uma importante ferramenta na eminente necessidade de formação de profissionais qualificados, para o atual mercado de trabalho em ascensão.
A capacidade pedagógica é eficaz na formação de seus alunos, que devem ser comprometidos com a metodologia de ensino e com os objetivos delineados por cada curso.
Da mesma maneira que há bons profissionais formados pelo sistema de educação presencial, haverão os bons profissionais formados pelo sistema da educação à distância. Sendo assim, o aluno, o próprio responsável pela qualidade de sua formação, refletindo em sua permanência ou exclusão do aquecido mercado de trabalho.

07-08-2011
18:02

A EaD vem mostrando ter boa qualidade. É Sabido que essa modalidade de ensino, apesar do preconceito que ainda existe no Brasil, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) o qual avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, vem mostrando em muitas áreas que estão bem melhores que os alunos que estão fazendo cursos nas mesmas áreas de forma presencial.. Ao comprar a EaD e o educação tradicional , pode notar que os alunos cursando as mesmas áreas muitas vezes saem melhores do que os alunos que fazer cursos de forma tradicional. Portanto se faz necessário que todos aceite essa “nova” modalidade de ensino.

07-08-2011
22:44
#27 Flávia Bertoni Mazzaro Identicon Icon Flávia Bertoni Mazzaro :

Embora alguns autores consideram a própria descoberta da escrita como o marco viabilizador da ferramenta para a Educação à Distância, a verdade é que apenas a partir do século XIX essa modalidade de ensino passou a ser opção no Brasil. Neste mundo globalizado, em que as informações têm modificado constantemente a nossa relação de tempo e espaço, tornou-se primordial encontrar maneiras mais rápidas e econômicas para a formação pessoal e profissional das pessoas. A Educação à Distância, no Brasil, é importante, sobretudo, como meio de inclusão social. É uma tendência mundial que veio para ficar… Fantástico!

07-08-2011
23:19

Diante do artigo fica evidente que a EAD tem a cada aumentado sua importancia no cenário educacional. O numeros mostram que é um tendencia que cresce a cada dia. Realmente acredito que a estrutura atual social e economica ainda precisam evoluir para que a EAD possa ser implementada de forma mais concreta. Uma vez que muitos centros de educação mal tem um acesso adequado de banda larga, computadores e profissionaios adequados. Outro ponto é que nossa politica educacional ainda não tem capacidade de levantar dados confiáveis sobre a EAD e não criou uma polica adequada para expandir a EAD. Outro ponto é que em vários cursos é necessário haver o contato com pessoas e a prática (estágios)para a formação adequada do profissional. Resumindo é muito impolgante ver a EAD vencendo barreiras…mas é necessário que se expanda de forma organizada no que se trata a politicas e estrurura para que dados possam ser coletados de foma pradonizada focando principalmente em levar a educação e profissionalização de qualidade a todos os lugares do Brasil.

08-08-2011
11:26
#29 Vanderli Identicon Icon Vanderli :

Não há dúvidas do crescimento do ensino a Distância no Brasil. Fiz vários cursos utilizando esta modalidade, inclusive Licenciatura em Pedagogia e posso dizer que aprendi muito. Notei que o meu aprendizado dependia muito mais do meu empenho e interesse em aprender. Concordo com a colega Ana Cristina Salomão, quando coloca que existem: Cursos e “cursos”, Professores e “professores” e Alunos e “alunos”. Não senti falta do contato pessoal com meus colegas de turmas, pois estávamos sempre em contato on-line. Tive a oportunidade de aperfeiçoar mais meus conhecimentos e melhorar minha carreira profissional.

08-08-2011
11:28
#30 Fabio William de Souza Identicon Icon Fabio William de Souza :

Tenho algumas ressalvas em relação a formação de professores pelo sistema EAD. Penso que o professor necessita da vivência social em sala de aula.

08-08-2011
12:32
#31 Caroline Orsi Identicon Icon Caroline Orsi :

A questão que impera nesse tema é a qualidade da educação no país – independentemente da modalidade/metodologia e do nível de ensino. Como alguém poderá se graduar, em qualquer área, se não sabe ler e escrever?!?! Também não podemos esquecer que assim como há cursos a distância com baixa qualidade também há cursos presenciais… temos que nos atentar a qualidade dos cursos oferecidos no país e entendo que devamos começar pelo nível básico da educação brasileira: muitos de nossos jovens passam 8 (oito) anos na escola e não sabem ler!!!

08-08-2011
14:02
#32 Renato Cividini Matthiesen Identicon Icon Renato Cividini Matthiesen :

O ensino superior no Brasil vem sofrendo grandes e rápidas mudanças nos últimos anos, seja no aumento da oferta de vagas, consequência do crescimento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou na disseminação de modalidades de ensino diferenciadas da tradicional como a Educação a Distância (EAD). O ensino vem passando por mudanças em relação às suas exigências.

A EAD não é uma modalidade recente, vem sendo praticado há décadas desde quando se podia realizar um curso não presencial por meio da troca de correspondências pelo correio, utilizando-se do rádio ou da televisão. Porém, com o avanço da Tecnologia da Informação (TI) das últimas duas décadas, e aprimoramento dos Sistemas de Informação (SI) baseados na Internet, a EAD passou a explorar a interatividade por ela oferecida aumentando sua utilização nas IES. Um exame das novas tecnologias e comunicação sugere mudanças no ensino tradicional baseado na transmissão de conteúdos.
Outro fator que justifica a implantação de sistemas que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem durante sua formação de nível superior é fato de o mercado de trabalho exigir a habilidade de executar atividades à distância de forma colaborativa e usando novas tecnologias de seus profissionais.
Vive-se atualmente um descompasso entre as mudanças que acontecem na sociedade e as estruturas do ensino, o que traz consequências para todos. Grande parte dos alunos não está habituada a fazer uso de novas modalidades de ensino-aprendizagem, considerando que eles passam grande parte de sua vida acadêmica dentro de escolas que pouco exploraram sistemas diferentes de ensino. Adicionalmente, muitos professores também não estão capacitados para usar as TI e as técnicas da EAD, seja por razões de formação ou de aceitação em trabalhar com novas tecnologias.
Precisamos encontrar caminhos para que professores e alunos, profissionais e futuros profissionais possam fazer uso das ferramentas de TI de forma autônoma para que a EaD realmente possa evoluir.

08-08-2011
14:52
#33 Patrícia Mertens Identicon Icon Patrícia Mertens :

Não há como negar esta nova modalidade de ensino em nosso país,hoje só não estuda quem realmente não quer.

08-08-2011
15:28
#34 Angelita Identicon Icon Angelita :

Como a EAD no Brasil, surgiu principalmente para formar professores que se encontram na rede publica de educação, mais precisamente, em salas de aulas,é fudamental verifcar a qualidade desta formação.

08-08-2011
15:29
#35 Airton Ap Alves Identicon Icon Airton Ap Alves :

Acredito no desenvolvimento da EAD no Brasil e no mundo, mas temos que tomar muito cuidado com os cursos oferecidos, assim como os profissionais e entidades envolvidas. Também existe a crença da participação e responsabilidade por parte do individuo e das pessoas que compartilham e formam o grupo, pois acredito no dialogo para disseminação das ideias e do conhecimento.

08-08-2011
15:37
#36 Ivonete Fiatekoski Identicon Icon Ivonete Fiatekoski :

Essas avaliações feita entre os cursos EAD e os presencias, onde os academicos do ensino a distancia se sobresairam, vem para provar que ha qualidade sim no ensino EAD e que isso é um empenho de todos, Academicos, tutores, professores….

08-08-2011
15:45
#37 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

Vejo que a Educação a Distância precisa responder algumas dúvidas nas cabeças das pessoas, como a qualidade do ensino. Isso que o texto me passa.

08-08-2011
16:23
#38 Ana Paula Palmeiro Identicon Icon Ana Paula Palmeiro :

A Ead e mais flexivel e desenvolve situaçoes pedagogicas que visam uma aprendizagem mais rapida e democratica.
O aluno da Ead deve ser disciplinado e motivado para buscar mais com o auxilio dos meios tecnologicos e nao se satisfazer apenas com uma quantia limitada de informaçoes.

08-08-2011
17:48
#39 Sandro Leme Identicon Icon Sandro Leme :

Precisamos recuperar os 40 anos de atraso em relação aos paises que apresentam a EAD mais incorporada no processo educacional da população. Precisamos romper com o paradigma de que esta metodologia não é satisfatória e deixar que o mercado assuma a responsabilidade de escolher os melhores profissionais.

08-08-2011
19:54

Para frequentar qualquer curso presencial ou à distância é preciso interesse a disposição do estudante. O sucesso do profissional dependerá em grande parte da sua disponibilidade e comprometimento com o curso. E parece que a turma que frequenta os cursos EaD tem mostrado uma boa performance.

08-08-2011
20:16
#41 MIchele Cristina Branco Santos Identicon Icon MIchele Cristina Branco Santos :

O EAD e mais flexivel e exige do aluno concentração. A dedicação deve ser primordial.

08-08-2011
21:43

A Formação em EAD é uma ótima ferramenta de aprendizado , mas, todo aluno deverá ter disciplina e empenho para que o resultado seja positivo!!!!!

08-08-2011
23:06

ACREDITO QUE O O CONHECIMENTO É UMA BUSCA CONSTANTE EM NOSSA VIDA, E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM FACILITADO A VIDA DE MUITA GENTE..SEM PRECISAR VIAJAR HORAS PARA SE CONSEGUIR UMA GRADUAÇÃO, SENTAR E TER O CONFORTO DA SUA CASA PARA ESTUDAR E OBTER UM DIPLOMA COM QUALIDADE HOJE SÓ DEPENDE DE CADA PESSOA E TER SABEDORIA PARA ADMINISTRAR TEMPO E RESPONSABILIDADE COM AS AULAS FAZ TODA A DIFERENÇA..ESTUDA QUEM QUER, APRENDE QUEM QUER..ESTA TUDO AI EM NOSSAS MÃOS …

08-08-2011
23:37
#44 zilda lopes Identicon Icon zilda lopes :

Deve ter cuidado na banalidade que algumas universidades virtuais pode fazer com o ensino proposto, exigir participação ativa e constante nos ambientes de ensino da credibilidade ao ensino, visto que ainda esta em fase de aceitação pela sociedade.
Melhor esquema para aprefeiçoamento com baixo custo financeiro. Também não podemos esquecer que assim como há cursos a distância com baixa qualidade também há cursos presenciais que nao apresenta qualidade

09-08-2011
0:20

Não há como pensar na era digital, onde o comércio e a prestação de serviços são realizados em ambiente virtual, sem pensar na EaD. Competências como a concentração e a dedicação, que podem ser comprometidas pelos grupos informais na sala de aula, são exigidas e desenvolvidas nos metodos de EaD.

09-08-2011
1:58
#46 Debora Rondinelli Identicon Icon Debora Rondinelli :

Sou aluna de Ead e atuo também como tutora em cursos a distância.
Acredito na Ead, mas tenho receio da quantidade em detrimento da qualidade e do ensino superficial sem aprofundamento.
Principalmente, quando falamos de formação de professores que vão atuar na formação de outros, a qualidade no processo é fundamental.

09-08-2011
3:06
#47 Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento Identicon Icon Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento :

“O modelo presencial é mais completo por possibilitar maior socialização, estimulando o processo cognitivo e a aprendizagem coletiva, relações menos intensas em EAD”. SERÁ??? Talvez as relações entre tutor-aluno e aluno-alunos sejam menos intensas, mas essas interações continuam acontecendo na EaD, o que não impede os alunos de serem estimulados e de aprenderem coletivamente. Veja: ao realizar comentários nesse blog estamos interagindo e colocando nossa opinião e assim, aprendendo uns com os outros e com os diveros textos publicados (no blog ou na internet). Alguém discorda???

09-08-2011
12:14
#48 Eliane Quinelato Identicon Icon Eliane Quinelato :

É inegável o crescimento da EAD em todos os setores, mas, sobretudo o setor educacional, merece bastante atenção. A carência de docentes na Educação Básica é preocupante. A falta de um salário justo e de melhores condições de trabalho faz com que apenas o setor mais carente da sociedade opte por ser professor, uma vez que os cursos de licenciatura tem um preço mais acessível a esse público. É fato que a maioria das pessoas que possuem melhores condições financeiras optam por outros cursos, que não os de licenciatura. Essa ampla oferta de cursos a distância para a formação de professores deve ser cautelosa e os órgãos responsáveis devem primar pela qualidade dos cursos e dos profissionais que se formam nesta modalidade. Não é porque há falta de profissionais no mercado que deve-se relegar a qualidade a segundo plano.

09-08-2011
12:35
#49 Ednalva Borges Identicon Icon Ednalva Borges :

A EAD não é uma modalidade que veio para atender os profissionais que não se enquadram no podelo tradicional de educação, que nperderam muito tempo, que não tiveram oportunidades,a todo momento o ser humano precisa estudar, conhecer, saber e incorporar novos saberes.Se a qualidade da EAD fosse duvidosa, não teríamos altos êxitos de alunos que realizaram sua primeira graduação nestes moldes.Sabemos que o Ensino presencial existe Instituições excelnetes como de péssima qualidade, com o EAD não é diferente, pecisamos conhecer mais a EAD, participar de aulas, atividades, pois somente conhecendo é que podemos fazer uma avaliação séria e defender esta, que será a Educação do Futuro!

09-08-2011
13:01
#50 Rodrigo Cáceres Identicon Icon Rodrigo Cáceres :

Colega Regina Santana,
O Ensino a distância vem crescendo consideravelmente em todo o país. Esta modalidade proporcionou a oportunidade a milhões de brasileiros de realizarem um curso de graduação ou pós graduação com mais flexibilidade, pois dentro das diretrizes cada uma consegue fazer seu horário e estudar da melhor maneira possível. Discordo quando diz que no sistema EAD as relações são menos intensas, tudo depende do aluno de seu interesse em interagir com os tutores, pois os canais existem e são disponibilizados, o que varia muito é o interesse de cada aluno.

09-08-2011
15:06
#51 Anália Jubanski Identicon Icon Anália Jubanski :

No ensino a distância, você nunca perde uma aula. Todas ficam disponíveis na internet. Assim, você assiste onde, quando e quantas vezes quiser. Além disso, ficam à sua disposição na Sala de Aula Virtual todos os exercícios, materiais didáticos, temas relacionados nos fóruns de discussão e arquivos em PDF para download.

09-08-2011
16:16

A EaD é com certeza uma forma inovadora de ensino e aprendizagem …acredito que nesta inovada maneira de educação onde o aluno é praticamente responsável na construção de seu conhecimento, ressaltando também o papel do professor que além de transmissor de seus conhecimentos ,passa a ser também um mediador no processo de ensino e aprendizagem , levando o aluno a oportunidade de ler e pesquisar mais, refletir e interagir mais com os demais participantes do curso , deixando assim o estudo mais prazeroso e desafiador e consequentemente um aprendizado diferenciado.
Um abraço.

Gerty.

09-08-2011
18:08

É sabido que ainda existe critica em realção a EAD, mas sem fundamento, pois, apesar de possuir um sistema que oportuniza a pesquisa, a leitura, a reflexição, a vivencia da responsabilidade e da flexibilidade do estudo ainda possui uma grade curricular enriquecedora com materiais didaticos atualizados e muito bem selecionados.

09-08-2011
18:17
#54 Amanda Passos Cunha Identicon Icon Amanda Passos Cunha :

Sobre a EAD, é importante salientar o crescimento nos últimos anos, devido a grande aprovação pelos que fazem parte desse tipo de educação que diminui distâncias, custos e otimiza tempo, acredito que a EAD ainda tem muito a oferecer aos estudantes pois a cada dia são adequadas e aceitas novas tecnologias que facilitam a aprendizagem e a troca de experiências como são os exemplos de blogs, forúns e chats.

09-08-2011
20:08

A nova realidade educacional com os cursos a distancia formam um novo perfil profissional. O aluno passa a ser mais responsável pelo seu desempenho e aprende a otimizar o tempo e as informações repassadas.

09-08-2011
20:12
#56 rosimeire Identicon Icon rosimeire :

Concordo com os comentarios de Cissa Kerches. Sou professora tutora do curso de Serviço Social, muito criticado pela categoria profissional, mas tenho o orgulho de comentar que dois alunos do EAD foram aprovados em 1º e 2º lugar em concurso público. Isto é inclusão social e profissional!

09-08-2011
21:27
#57 Prof. Silvio Rosa Identicon Icon Prof. Silvio Rosa :

Ações de universidades que apostam na EaD, e que possibilitam qualificação ao seu corpo de Tutores, podem resultar em uma maior qualidade na aplicação da EaD? Vejam, são tutores para EaD, especializados pelo sistema EaD, as vivências desses profissionais nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem fortalecer suas qualidades enquanto Tutores?

09-08-2011
22:22
#58 Samuel Ribeiro da Silva Identicon Icon Samuel Ribeiro da Silva :

A educação através da modalidade EAD, faz com que o aluno seja pesquisador e com isto ele pode refletir muito mais sobre o assunto ensinado fazendo com que o a busca pelo conhecimento seja prazeroso e gratificante.

10-08-2011
10:13
#59 Leila Oliveira Identicon Icon Leila Oliveira :

Eu acredito nessa modalidade de ensino onde o aluno é o principal responsável pela construção do seu conhecimento.

10-08-2011
10:17
#60 tatiana Identicon Icon tatiana :

Acho que a EAD surge como uma nova opção aos que querem ter acesso ao ensino superior, sem perder o norte da qualidade.

10-08-2011
16:05

Concordo com voce, Leila Oliveira. Tambem acredito na EaD. Sou professora tutora ha 3 anos e testemunha da qualidade do ensino. É logico que aprender depende muito do empenho do aluno, como em qualquer modalidade de ensino.

10-08-2011
22:10

O tempo é o melhor remédio para aqueles que duvidam da qualidade da EaD, inicialmente o IOB foi muito criticado e creio que até não exista mais contudo foi muito importante para a formação de muitos brasileiros há décadas. A EaD veio para ficar com cursos de extensão, graduação, especialização e um crescimento vertiginoso que não podemos dizer que é um modismo e sim uma realidade.
O estudante a distância precisa ser muito, mas muito dedicado, interessado, compromissado, pois muitos pensam que é só chegar em casa e a hora que você quiser estuda, porém a realidade não é essa, em casa tem muitos empecilhos: telefone, internet, tv, namorada/o, filho, amigos convidando para sair, cinema, etc.
O estudante acima de tudo tem que ter uma boa escola o assistindo, com professores preparados, capacitados, motivados, qualidade no material didático, suporte técnico, equipamentos atualizados.

10-08-2011
23:34
#63 Magali Campos Identicon Icon Magali Campos :

A EAD é uma virada, com qualidade, no Ensino Superior no Brasil, e aponta para uma evolução devido as necessidades mercadológicas e a exigência de qualificação.

11-08-2011
11:24
#64 Rodrigo Cáceres Identicon Icon Rodrigo Cáceres :

Comecei uma pós graduação no sistema EAD e cada vez mais sinto-me estimulado a aprender… Este estímulo vem da instituição de ensino que nos possibilita uma integração total pelos canais com tutores capacitados. Mas a vontade de aprender deve estar em cada um, pois nessa modalidade o aluno é responsável pela sua e evolução.

11-08-2011
16:15
#65 shirlei de lourdes costa Identicon Icon shirlei de lourdes costa :

concordo com você LEILA OLIVEIRA acredito nessa modalidade de ensino onde o aluno é o principal responsável pela construção do seu conhecimento.SÓ assim o aluno será responsável pela sua evolução, e que seja essa troca de informações através de blogs, foruns e chats e tantos outros.

11-08-2011
20:25
#66 Cintia Identicon Icon Cintia :

Essa parece ser a tendência daqui para a frente. O dia a dia corrido, a falta de tempo e a necessidade de formação exigida pelo mercado fazem com que cada vez mais pessoas busquem a EAD. Esse nicho de mercado deverá melhorar então, com o passar dos anos. Que venha a nova geração de alunos!

12-08-2011
9:22
#67 LUCÍLIA RIBEIRO Identicon Icon LUCÍLIA RIBEIRO :

Concordo com a Magali Campos, a EAD é um meio de Ensino com qualidade, pratico e de faço acesso. Assim, o profissional é incentivado a buscar mais conhecimento, por meio da educação continuada, uma vez que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo.

12-08-2011
11:33
#68 roselei Identicon Icon roselei :

segundo as estatísticas, a EAD, supera o ensino presencial na permanência dos alunos, por motivos que o próprio método fornece que é a flexibilidade e adequação do tempo disponível pelo aluno em busca da formação educacional e conhecimento continuado com suporte de uma instituição séria e com tutores capacitados para a formação de alunos com interesses aplicados e objetivos, mas eventualmente podem apresentar dificuldades na utilização dos métodos tecnológicos de ensino e é nesse ponto que deve ocorrer uma dedicação simultânea com o curso, tanto dos professores como dos alunos.

12-08-2011
20:42
#69 Renata Identicon Icon Renata :

Percebe-se que a Educação a Distância é hoje mais que uma tendência, é um fato. No entanto, é preciso que os envolvidos nesse processo sejam éticos e compromissados.

13-08-2011
9:06
#70 Patricia Identicon Icon Patricia :

As questões sempre devem ser levantadas com o objetivo de ajustar, regular e consequentemente melhorar a educação, num modo geral.
Temos muitas questões e poucas soluções.
Uma questão: A EAD exige alunos leitores e críticos, que dialoguem com os textos, com a tecnologia, mas fato é que poucos alunos brasileiros conquistam essa formação. Vejo em sala de aula, no presencial, alunos que conseguem juntar letras e emitir o som da palavra, mas não conseguem compreender o significado dela. Isso é um problema para a EAD. A EAD NÃO É UM PROBLEMA, e sim uma solução, desde que haja investimento na formação inicial desses alunos. A EAD é presente, é futuro. Não poderemos correr dela.
Outra questão: O mercado, como sempre, selecionará os melhores profissionais, os mais preparados, aqueles que conseguiram se desenvolver, e isso depende muito aluno, que deve se aprofundar nos relacionamentos, nas pesquisas, nos debates, nas criticas e tornar- se o engenheiro do seu próprio conhecimento. A EAD é mais um caminho, e para o nosso Brasil o caminho mais viável para essa formação em massa.

13-08-2011
9:08
#71 Patricia Identicon Icon Patricia :

Não somos mais educadores e sim engenheiros. Elaboramos o plano, mas o aluno é quem construirá o seu edificio do conhecimento.

13-08-2011
11:48
#72 roselei Identicon Icon roselei :

patricia
“alunos que conseguem juntar letras e emitir o som da palavra, mas não conseguem compreender o significado dela. Isso é um problema para a EAD. A EAD NÃO É UM PROBLEMA, e sim uma solução, desde que haja investimento na formação inicial desses alunos. A EAD é presente, é futuro. Não poderemos correr dela.”
Essa também é minha opinião… a capacidade de interpretação tem q ser muito bem exercida nos primeiros anos de educação, para que o aluno possa acompanhar não somente a EAD, mas qualquer tipo de leitura, questão ou informação.

13-08-2011
12:36
#73 Eduardo Cristello Identicon Icon Eduardo Cristello :

A criação da UAB, que tem como objetivo maior oferecer cursos de EAD para formação de professores foi na minha opinião o principal motivo para este crescimento. abrindo espaço assim para a valorização e ampliação da EAD.

13-08-2011
13:56
#74 kaison de Paiva Fernandes Identicon Icon kaison de Paiva Fernandes :

A educação a distância foi um grande passo para democratização do conhecimento intelectual, opotunizando o acesso ao ensino de forma mais fácil.
No entanto é necessário que os cursos de formação tenham professores muito bem qualificados, boa estrutura e grades curriculares bem elaboradas, canais de comunicação eficazes possibilitando atender a necessidade dos educandos sanando suas dúvidas, possibilitando ao estudante uma boa formação.

14-08-2011
10:31

Concerteza a Ead veio rompendo barreiras do aprendizado, possibilitando que muitos que antes não haviam comdições de estudarem em uma Universidade a realizarem seus sonhos. Acredito que os cursos tendem a aumentar tanto no setor educacional quanto em empresas voltadas a diversos campos da economia.

14-08-2011
15:05
#76 Roseane Cristina de Carvalho Identicon Icon Roseane Cristina de Carvalho :

Na EAD nós temos o tutor que é o nosso docente, sempre que precisamos ele está presente para ajudar em nossas dúvidas.

14-08-2011
16:58
#77 Lucilene Identicon Icon Lucilene :

Acredito na EAD, pois o ensio não depende só dos professores (claro que devemos ter ótimos professores), mas depende também de nós. Se houver dedicação, o ensino será de qualidade.

14-08-2011
19:55
#78 Thais Identicon Icon Thais :

Realmente o preconceito sobre a EaD existe, e por este motivo precisamos acabar com ele, como: divulgando mais, falando mais sobre este novo formato de aprendizado, explicando que de fácil ele não tem nada, pois, um aluno de EaD precisa se dedicar muito mais que um aluno de aula presencial, ser muito mais disciplinado, divulgar que o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) a partir de 2010 quando os alunos de cursos superiores a distância passaram a ser comparado com os presenciais, mostraram desempenho superior em diversas áreas.
Acredito que falando sobre o assunto com familiares, amigos e colegas de trabalho, podemos desmistificar a EaD como algo de pouca qualidade ou de educação para preguiçoso, mostrando que se pode sim ter educação de qualidade a distância.

14-08-2011
20:50
#79 Juscelina Alves Identicon Icon Juscelina Alves :

Podemos afirmar que a EaD tem tido um papel importantíssimo na formação acadêmica de muitos brasileiros.Onde professor e aluno precisam estar compromissados com a educação.

14-08-2011
20:55
#80 Luísa de Paula Identicon Icon Luísa de Paula :

Estou ciente de que a EAD estará presente mais e mais na vida dos brasileiros e não terá os preconceitos que hoje ainda carrega. A Informação e a necessidade farão esse feito.

14-08-2011
20:57
#81 Ivan Cesso Identicon Icon Ivan Cesso :

Novos caminhos. Novas perspectivas. A EAD será a educação do futuro. Não podemos voltar atrás das tecnologia e da rapidez nas informações.

14-08-2011
21:01
#82 Juscelina Alves Identicon Icon Juscelina Alves :

A educação de qualidade não depende apenas do professor. O aluno também precisa estar envolvido no processo da busca do conhecimento.

15-08-2011
20:35
#83 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

E o professor precisa ajudar e colaborar nessa mudança na vida do aluno.

16-08-2011
10:01
#84 Roselei Identicon Icon Roselei :

sim, hoje é amplamente discutido sobre o médoto da EAD, mas acredito que sua força está na postura dos alunos e instituições que tem que seguir quebrando os preconceitos, mas que com certeza já é um segmento consolidado e permanente na educação mundial, então entendo que a discussão sobre o assunto já está ficando massiva e que deveríamos postar experiências e resultados referentes ao método.

16-08-2011
14:14
#85 Albertino Pereira da Glória Identicon Icon Albertino Pereira da Glória :

Devemos observar dois fatores para o sucesso e a devida contribuição da Ead, neste processo de formação em nosso país; Alunos e Professores.
Com relação ao aluno, precisamos ter claro, que este deve possuir um perfil desejável para a Ead- Organização, auto-motivação, dísciplina…- assim estará apto a receber as informações nesta modalidade e consequentemente serão grandes profissionas.
Outra vertente deve ser a preparação dos professores e tutores dos cursos Ead, afinal não basta pegar um professor e colocá-lo, sem uma formação prévia para esta modalidade, para ser um professor da Ead, assim estaríamos comprometendo obviamente as qualidade do curso oferecido.

16-08-2011
15:42
#86 Rita Gomes Identicon Icon Rita Gomes :

Caros, concordo com muitos pontos levantados no texto que nos foi apresentado, porém também cabe lembrar,que a muito tem sido questionado a formação de professores , e os cursos de licenciatura no Brasil.
É fato que, a formação de professores no nosso país não foi e não é tratada com o devido merecimento.Seja a formação a distância e ou presencial ambas estarão “formando” profissionais para atuar com a educação e de preferência atuação presencial.
A justificativa de perfil de aluno de licenciatura e ou pedagogia atual ser de alunos, sem experiência no setor, com ensino defasado, não pode justificar um ensino de formação profissional, rápida e pobre. As modalidades de educação estão presentes, existem e são oferecidas, logo a qualidade dessas devem ser repensadas.
Um número maior de professor com graduação não significa de forma alguma mais profissionais com teor de qualificação para atuar. Por outro lado mais profissionais da educação com pós -graduação, seja ela especialização , mestrado, e ou doutorado, também não darão suporte e garantia de alta qualidade na atuação docente, mesmo porque a maioria das universidades que trabalham com pesquisa, dão justamente o enfoque a pesquisa, diferentemente do ensino, embora este último ,muitas vezes seja o objeto de pesquisa.
Rever a formação dos profissionais da educação e principalmente da pedagogia que ficou tão banalizada (qualquer um pode ser, todos podem falar de pedagogia, qualquer inovação pedagógica simplesmente porque foi divulgada deve ser considerada enfim)´e essencial antes de qualquer procedimento de melhoria.

16-08-2011
21:03
#87 Joyce Huber Identicon Icon Joyce Huber :

O ensino a distância tem tido um crescimento importante e significativo para o Brasil. Porém é fundamental que os alunos que optarem por essa modalidade de ensino sejam verdadeiros interessados pela qualidade e que saibam aproveitar o curso e todos os recursos que ele proporciona. É preciso tambem que os profissionais da área de ensino a distância sejam preparados e qualificados para atuar e saber como instruir e auxiliar os alunos através das ferramentas disponíveis de estudos.

16-08-2011
22:28
#88 Israel Bruner Identicon Icon Israel Bruner :

O Ensino a distância exige do aluno muita dedicação e disciplina. O EAD não deixa nada a desejar ao ensino presencial, este blog é a prova de que a aceitação é muito grande e vem crescendo cada vez mais.

17-08-2011
22:18
#89 ELIENE SIQUEIRA Identicon Icon ELIENE SIQUEIRA :

CONCORDO PLENAMENTE COM VC ROSEANE CRISTINA QUANDO VC DIZ SOBRE OS TUTORES PRESENCIAS E VOLTO A RESSALTAR QUE TAMBÉM TEMOS OS TUTORES TELEPRESENCIAIS, E O MELHOR DE TUDO É QUE NÃO PERDEMOS AULA POIS TEMOS ESTAS A NOSSA DISPOSIÇÃO EM VIDEOS,ONDE A EDUCAÇÃO NÃO DEPENDE SOMENTE DE QUEM ENSINA, MAS DE QUEM APRENDE…

18-08-2011
10:50
#90 SHIRLEI COSTA Identicon Icon SHIRLEI COSTA :

BOM DIA!
CONCORDO COM VOÇÊ ELIENE SIQUEIRA A EAD VEIO PRA FICAR E O ENSINO SÓ DEPENDE DE CADA ALUNO .

18-08-2011
13:50
#91 Rosangela Zandona Zandonaela Identicon Icon Rosangela Zandona Zandonaela :

Concordo com voce Rosana

19-08-2011
10:05

A criação da EAD possibilitou, possibilita e com certeza possibilitará acesso a aquisição de novos conhecimentos, principalmente para aqueles que por falta de tempo ou mesmo por problemas financeiros, deixaram de lado seus sonhos em cursar uma faculdade, melhorar seu perfil profissional e econômico.
A extinção da SEED é preocupante tendo em vista a necessidade de um órgão regulador e propositor de novas ações. Já, com relação à avaliação do profissional em Educação seria, no meu entendimento, interessante estabelecer critérios que aproveitassem as demais formas de avaliação e no final estabelecesse um perfil básico para contratação desse profissional. Para tanto, a realização do curso, sendo presencial ou a distância, não criaria empecilhos para a formação do profissional da Educação.

21-08-2011
12:45

Ao ler alguns comentários da literatura científica mundial no portal da FGV e perspectivas de ampliação de ofertas no portal capes. , pude perceber que tendo em vistas transformações ocorridas no contexto da sociedade contemporânea, a EAD é uma forma de acelerarmos a formação do cidadão para conviver com complexidade do mundo moderno.
O texto “A virada na Formação Educação a Distância” deixa claro que existe volta e cabe-nos avançar e aperfeiçoar o processo.
Pessoalmente estou encantada com as possibilidades que percebi existirem após iniciar o curso: tecnologia e gestão de Educação a Distância.
Sinto-me feliz por estar participando deste curso de pós-graduação ofertado pela Universidade Anhanguera.

21-08-2011
13:21
#94 av_estudando Identicon Icon av_estudando :

Acredito muito na educação à distancia, não pelo tempo de sua implementação nacional e internacional. Mas principalmente, por ser modalidade inovadora propiciando a oportunidade, as pessoas e profissionais reciclarem profissionalmente. E também possibilitar o aprimoramento, do perfil com uma graduação ou outros técnicos de forma inovadora de acesso a conteúdos, modalidade de estudo e auto estudo, atingindo os mesmos requisitos necessários ao que é previsto pelo Mec, mas também dentro do Mercado.

21-08-2011
19:16
#95 Alcimara N. P. dos Reis Identicon Icon Alcimara N. P. dos Reis :

Olá.
Apesar de toda discussão ser pertinente, o que mais interessa é oferecer educaçaõ de qualidade para quem busca mais conhecimento, tanto para a vida profissional, quanto para a vida pessoal.
É uma questão de responsabilidade de quem oferece o ensino-aprendizagem, de querer que essas pessoas se tornem pessoas úteis para a sociedade como um todo, contribuindo assim para inclusão social, pois é somente através da educação que iremos progredir em todos os sentidos.

Alcimara

22-08-2011
15:34
#96 Márcia Castaldi Identicon Icon Márcia Castaldi :

Concordo com todas as postagens, porém acredito que não devemos deixar apenas aos alunos a responsabilidade de aprendizagem. Sou tutora da Pós-Graduação e infelizmente percebo que os alunos ainda não estão preparados para se auto-disciplinarem. Precisamos como professores ajudá-los a ler, entender, aplicar o aprendizado, etc…
O papel do Professor ainda é fundamental para eles, quer presencialmente quer virtualmente.
E é para isso que estamos aqui discutindo as melhores práticas para ajudá-los, e também estamos nos educando para melhor atendê-los.

22-08-2011
23:24
#97 Natacha Oliskovicz Identicon Icon Natacha Oliskovicz :

Não vejo apenas a EaD como uma necessidade… vejo a possiblididade de ter mais conhecimento sem perder tempo, tempo esse de transporte… por exemplo…. tempo esse que em muitas cidades não conseguimos voltar atras… se pensármos por outro lado… estamos vendo muitas pessoas escolherem profissões ondem podem trabalhar em casa e estar junto a família… e por que não estudar em casa também…. tudo começa com disciplina de horário… e assima de tudo ter um objetivo do que quer ser… Um abraço a todos…

23-08-2011
9:48
#98 Roselei Identicon Icon Roselei :

EAD, conteúdo para um aprendizado interativo e disciplinar, com um fluxo de atividades e concepções diferentes dos tradicionais, utilizando métodos pedagógicos mais lúdicos e exigentes.

23-08-2011
14:02
#99 OSVALDO PINTO Identicon Icon OSVALDO PINTO :

A Educação a Distância no Brasil representa uma ferramenta fundamental para melhorar expandir o ingresso a educação. A formação e atualização de professores é um dos principais problemas da educação no país, que já esta na mira da EAD. A comunicação entre professor e aluno se da através de teologias, tais como correio, televisão, vídeo CD-ROM, telemáticas, internet entre outras.

23-08-2011
15:27
#100 Dar Jubé Identicon Icon Dar Jubé :

Penso que na sociedade do conhecimento, perpetuamente inovadora e caracterizada pela instabilidade econômica, a Educação a Distância é uma forma de seguridade, que proporciona mobilidade e segurança para que as pessoas transitem entre diferentes carreiras e organizações, a escola passa a ser também a instituição dos adultos, inclusive dos adultos altamente instruídos. e que todas as fundamentações relacionadas ao tema, são relevantes.

23-08-2011
20:26

Os dados apresentados demonstram o alcance da EAD no Brasil, assim como a valorização dessa modalidade por parte da população que apostou nela. Ainda assim, é necessário o aprofundamento dos estudos sobre Educação a Distância para sua melhoria constante, tanto do processo de aprendizagem em si, como da avaliação das instituições. Tais métodos devem ser considerados levando em consideração as especificidades dos locais assistidos pelas instituições, para que o ensino aconteça de forma efetiva.

24-08-2011
1:30

De fato, a (EaD) Educação à Distância é uma realidade e uma necessidade para os dias atuais. Oportunidade para as pessoas que precisam ou querem aperfeiçoar seus estudos, ampliar seu conhecimento de mundo e interagir. É muito bom e interessante trocar conhecimentos à distância, mas importante também a figura do professor/tutor na orientação e direcionamento dos estudos.

24-08-2011
8:16
#103 av_estudando Identicon Icon av_estudando :

Concordo com todos os comentários e aproveitando para complementar, acredito que esta questão de auto estudo é um quesito e missão do professor e tutor propiciar a mudança de cultura com o apoio aos alunos ao ponto de levá-los a esta condição de buscarem informações, auto correção de seus exercícios, buscarem tirar dúvidas, aguardando o momento da respostas de forma comum e cotidiana. Pois historicamente sempre tiveram um professor em sala repassando conteúdo, alunos tirando todas as dúvidas no momento do repasse do conteúdo, professor e aluno no quadro, corrigindo exercícios em conjunto, todas estas ações, que hoje são tratadas de forma diferente na modalidade EAD. Então, concluindo, diante de um histórico padrão de conceito de ensino e educação anteriormente vivido na área acadêmica, a missão do professor e tutor é preparar alunos para mudança dessa visão e conceito de estudo e conduzí-los com normalidade e brandeza, para a condição de busca, que para mim, obtem-se mais frutos, já que o aluno busca mais informação por outros meios e assim assimilando mais conteúdo, já que irá ler mais para buscar as respostas de suas tarefas, além suporte do professor e tutor!! abs.

24-08-2011
15:15

Lendo vários comentários neste espaço percebo que a educação a distância só tende a crescer e com certeza é o futuro de boa parte de crianças e jovens.
Sou professora tutora a distância há quase 1 ano e o que tenho visto são alunos na sua grande maioria ainda muito displicentes em relação ao curso EAD. Uma grande minoria está realmente interessada em aprender, fazer acontecer, muitos buscam apenas um diploma e o fazem da pior maneira possível.

Mas uma preocupação que tenho e está muito próximo do texto postado nesse blog é a de que devem sim existir órgãos governamentais e acredito ser esse um papel do MEC em fiscalizar as instituições que oferecem os cursos tanto EAD quanto presenciais, pois esses alunos que estão se formando e se atirando no mercado de trabalho poderão ser no futuro os educadores de nossos filhos. Esses alunos que tentam ludibriar o curso e “levar tudo nas coxas”, poderão ser os professores que estarão formando outras pessoas. E como fica ???

Deve sim existir essa cobrança, o acompanhamento das instituições no que diz respeito em que e quais condições esses cursos estão sendo oferecidos, para então pensarmos num sucesso pleno da educação a distância num país como o nosso.

24-08-2011
20:24
#105 jacilene Identicon Icon jacilene :

Temos o dever de colaborar para uma educação para todos, e quebrar com o preconceito dos desinformados.

25-08-2011
0:29
#106 Andressa Identicon Icon Andressa :

Sou professora tutora presencial de curso de graduação à distância, percebo no meu dia a dia com meus alunos que essa modalidade de estudo é extremamente válida, pois a grande maioria de meus alunos não conseguiriam cursar uma graduação se o curso não tivesse essa plataforma, já que todos precisam trabalhar e querem muito aumentar seu nível de conhecimento, eles são motivados e interessados, arrisco a dizer que os alunos das modalidades à distância são muito mais dedicados aos estudos que os dos cursos regulares, fico torcendo para que a educação à distância continue sua expansão no Brasil.

25-08-2011
12:10
#107 Cecília Identicon Icon Cecília :

A Ead é uma realidade que pode e muito agregar valor à nossa formação . Fiquei assustada com o dado de maior número de professores formados por Ead em Educação Infantil e Fundamental 1 do que pela modalidade presencial. Isso porque além da formação técnica, o professor precisa de outras habilidades e competências para a ministração de aulas, que incluem o relacionamento; e isso não se aprende por Ead.Outra preocupação é se o tutor que é apresentado ao aluno corresponde ao que efetivamente tutoria. Há lugar no mercado de trabalho para abrigar no Ead grande parte dos docentes presenciais? e a valorização profissional?São situações que devem ser lembradas.

26-08-2011
16:16
#108 Liliane Martins Identicon Icon Liliane Martins :

Eu sou Bacharel em Teologia (4 anos) presencial e Licenciada em Pedagogia (3,5 anos)a distância, sei muito bem fazer um levante de pós e contras de ambos,mas, digo com firmeza que EAD não para qualquer um não, afinal, exige muito mais disciplina, dedicação e planejamento que os cursos presenciais. Já fiz uma especialização em Teologia à distância que exigiu muito mesmo de mim, pelo nível da especialização fóruns, resenhas, atividades e provas. Faço hoje duas pós a distância e afirmo é um grande desafio, conseguir quitar com todos os trabalhos, desafios, provas, fóruns e entre outros.

26-08-2011
19:46
#109 Marlos Puliero Identicon Icon Marlos Puliero :

Já tive muitas dúvidas quanto à qualidade dos cursos oferecidos na modalidade EAD, hoje como sou aluno, começo a mudar minha opinião. Num mundo globalizado, essa modalidade de ensino veio para contribuir com o crescimento cultural e profissional de todas as pessoas que tenham acesso a essa nova modalidade de ensino. A falta de tempo, as cargas horárias de trabalho cada vez maiores, o trânsito das grandes cidades, se tornam aliados para o sucesso que a EAD vem conquistando. A formação de qualquer profissional, na minha opinião, está mais relacionada ao próprio profissional do que a qualquer instituição de ensino ou como é a forma de ensino. Vale ressaltar que o aluno de EAD tem que ser disciplinado, comprometido com seu curso e saber que se quiser ser realmente um profissional respeitado e confiável na área que escolheu, vai depender de seu próprio esforço e não ache que em EAD será a forma mais simples de conseguir seu diploma.

26-08-2011
19:49
#110 Rodrigo Cáceres Identicon Icon Rodrigo Cáceres :

É muito bom participar de um blog, onde percebemos que muitas pessoas já tomaram consciência do que o ensino a distância representa. Infelizmente ainda nos deparamos com muitas pessoas sem informação o suficiente que criticam este método. Mas em um futuro não distante estas mesmas pessoas poderão ser beneficiadas por este ensino e aí sim descobriram o seu valor.

26-08-2011
20:57
#111 Ricardo Miranda dos Santos Identicon Icon Ricardo Miranda dos Santos :

Os dados do artigo mostram que a Ead veio para ficar. Esta modalidade de ensino oferece oportunidades para muitas pessoas que não tem como frequentar um ensino presencial. Contudo esta modalidade de ensino deve atender a padrões de qualidade na formação dos seus profissionais, o compromisso com a formação é fundamental para o sucesso e o constante crescimento da EaD no país.

28-08-2011
12:13

Em 2002 foi realizada em Durban, na África do Sul, a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação. a Xenofobia e a Intolerância, com a participação de 173 países e dentre eles o Brasil. Trata-se portanto de compromisso nosso promover a inclusão e tenho a certeza de que com a EAD estamos colaborando para incluir inúmeras pessoas até então excluídas das Universidades.
Sou tutora da Universidade Anhanguera e cada vez mais tenho a certeza de que estamos promovendo a inclusão.

28-08-2011
14:17

Acredito que o EaD no Brasil, para que possa ser difundido de uma forma mais intensa, necessita primeiramente de disciplina e comprometimento dos alunos. Sou Professor de Pós Graduação na Anhanguera e estou descobrindo este novo universo! É realmente um novo conceito de Educação… sabemos da resistência que provoca em alguns meios acadêmicos, mas devemos enxergá-lo com outros olhos! Bem Vindos ao futuro da Educação!!

29-08-2011
11:38

Estou convivendo de perto com a modalidade EAD e percebi que muitos alunos ainda não tem muita noção deste tipo de educação. Muitos pouco sabem sobre informática e não tem muita disciplina, essencial, para levar este curso com perfeição. Acredito que deveríamos criar uma forma de conscientizar futuros alunos sobre esta que será a grande conquista da educação.

29-08-2011
16:38
#115 Ana Maria Vieira de Alcantara Identicon Icon Ana Maria Vieira de Alcantara :

A EaD é uma educação inovadora e é indiscutível que será cada vez mais aceita pelos alunos.Bem formulada a indagação sobre a futura formação pedagógica dos alunos de EaD ,principalmente aqueles que tiveram uma precária formação no ensino fundamental. Entretanto, com as novas tecnologias, é possível maior interatividade entre o aluno, o professor, o tutor. O aluno deverá ser responsável pelo resultado positivo de seu curso, acompanhando os módulos e as tarefas relacionadas à disciplina.A qualidade da EaD deve ser preservada e fiscalizada.

29-08-2011
17:08
#116 Alcides Marques Junior Identicon Icon Alcides Marques Junior :

A oportunidade de acesso ao ensino superior que a EAD proporciona, principalmente a pessoas que não tiveram oportunidade de cursar um curso regular, por diversas razões, é um dos principais fatores que impulsionam o seu crescimento no Brasil.

30-08-2011
0:12
#117 Rosana Identicon Icon Rosana :

Me preocupa um pouco a falta de vivência em sala de aula. Sou aluna EAD e vejo como um método de ensinar muito frio se comparado ao convívio de uma sala de aula. Para absorção de conteúdo é perfeito, cada um faz seu ritmo, nos seus horários, enfim, mas algumas profissões necessitam desenvolver habilidades como oratória, atendimento ao público e até mesmo o treinamento na habilidade de explicar um conteúdo. Seria uma solução, cursos EAD com estágio presencial, por exemplo.

30-08-2011
9:12

Diante da tecnologia e do avanço no ensino EAD como faremos a inserção dos profissionais e estudantes da geração “X” que vem de uma cultura, métodos e costumes pré-estabelecidos. Para geração “Y” é o perfil e a inovação da liberdade educacional onde podemos mensurar os resultados com alunos com bom desempenho profissional que tem formação no sistema EAD.

30-08-2011
9:42
#119 Ana Maria Oliveira Identicon Icon Ana Maria Oliveira :

Saliento que todos os profissionais da atualidade que estão envolvidos com a educação a distância são aquele que se faz autônomo e buscam conhecimentos para a agrega a sua formação num exercício continuo de construção há uma educação melhor.

30-08-2011
12:33
#120 Juliana Alves Identicon Icon Juliana Alves :

Com o auxilio da internet nos deparamos com grandes mudanças, seja no consumo, no relacionamento e agora com o ensino. A Educação a Distância chegou com grande força. Não dá mais para alguém dizer que gostaria de concluir os estudos mas lhe falta tempo.
Com a tecnologia a EaD nos proporciona a realização de sonhos e projetos no nosso tempo, limite e espaço.
Eu faço meu momento de estudos e tudo isso com qualidade porque eu sou responsável por essa qualidade.
Vale a pena investir.

30-08-2011
15:32
#121 Lucimara Maria de Souza Martins Identicon Icon Lucimara Maria de Souza Martins :

Como relatado no texto a EaD se impôs pela necessidade. Acredito que não há como reverter este processo, seria como entrar na contramão da evolução do mundo. A contemporaneidade pede novos arranjos na educação e obviamente há que se avaliar sistematicamente para que não seja um engodo. A EaD tem que ser tratada com a mesma seriedade como outra modalidade, com regulação, acompanhamento e controle social. É uma modalidade capaz de promover as transformações que a educação faz, desde que a sociedade, dos gestores a parcela da população de menos acesso a educação presencial, que no momento é o público alvo, estejam embuídos nesta construção. Construção de um processo de redução das desigualdades!

30-08-2011
21:55
#122 Cecília Félix Identicon Icon Cecília Félix :

Quero acreditar que com as metodologias empregadas em EAD onde o professor aprende a estudar, e a administrar seu tempo com o objetivo de estudar, venha contribuir com a melhor formação do professor da EAD.
Todos os professores são importantes, mas o professor da Educação Infantil e da educação básica até o 5ªº ano são os fundamentais na formação de qualquer cidadãozinho brasileiro. É a construção de um alicerce em função do por vir. Precisamos assumir nossa parcela de responsabilidade na baixa qualidade do que ensinamos em detrimento de nosso pouco conhecimento profissional. Salve… salve as novas metodologias e estratégias de ensino.

30-08-2011
22:35
#123 AFMaia Identicon Icon AFMaia :

Creio que a formação de professores a distância, requer um tratamento muito mais abrangente e profundo e com acompanhamento dos resultados práticos, considerando-se que dependerá muito da qualidade da base de conhecimento básica do futuro professor. A educação a distância, exige muita dedicação e disciplina do aluno, em um comprometimento virtual e relativamente solitário. Como sairão ou responderão esses professores com formação “virtual” enfrentando classes presenciais, frequentemente carregadas de problemas e desvios sociais e de comportamento,e omissão familiar?

31-08-2011
9:47
#124 LUIS HENRIQUE NUCCI VACARO Identicon Icon LUIS HENRIQUE NUCCI VACARO :

ENTENDO QUE É IRREVERSÍVEL A UTILIZAÇÃO DA EAD,DADOS OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA E A NECESSIDADE DE OFERECER EDUCAÇÃO A TODOS. CONTUDO, HÁ QUE SE INTENSIFICAR O USO DA TECNOLOGIA EM NOSSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ATUAIS QUE NÃO FORAM PREPARADOS PARA TANTO. O DESAFIO ESTÁ EM FAZERE COM QUE TODOS QUE ESTEJAM ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO TRABALHEM NO MESMO SENTIDO. O PERFIL DO PROFESSOR ESTÁ MUDANDO, JÁ QUE O ALUNO PODE HOJE BUSCAR OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO (E INCLUSIVE DESENVOLVER A CAPACIDADE DE APRENDER SOZINHO, MUITAS VEZES), FICANDO O PROFESSOR MAIS NA CONDIÇÃO DE TUTOR. È UMA MUDANÇA DE PARADIGMA IMPORTANTE, QUE DEVE SER CONDUZIDA NO SENTIDO DE NÃO COMPROMETER A PRÁTICA E QUALIDADE DA EAD. SOU PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ALUNO DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EAD E VEJO O QUANTO ESTÁ ME EXIGINDO NO TOCANTE A ROTINAS, LEITURAS E REALIZAÇÃO DE TRABALHOS.

31-08-2011
9:56

Renata concordo com você.
A EaD, possiblitou aos alunos de Graduação e Pós graduação, oportunidades para “novos horizontes’ mudou o cenário da educação e acesso a novos perfis de estudantes do Brasil.Trabalho com o EAD à cinco anos.

31-08-2011
15:30
#126 Rafaelle Cabral Identicon Icon Rafaelle Cabral :

Como comentou a Maglene Texeira a EaD, me possibilitou a ter um estudo de qualidade e hoje sou professora tutora do polo onde estudei, a EaD é uma realidade hoje.

31-08-2011
16:35
#127 Márcia Moretti Barbosa Identicon Icon Márcia Moretti Barbosa :

Diante de um mercado competitivo, a EaD veio para oferecer um compromisso de alta qualidade, visando milhares de adultos e jovens que estão em busca de oportunidades, além de contrbuir para o crescimento cultural do País.

31-08-2011
17:16
#128 eva Identicon Icon eva :

A formação feita para o Professor de Educação Infantil tem a mesma qualidade a distância ou presencial? O quê vocês acham?

31-08-2011
17:16
#129 eva Identicon Icon eva :

A formação feita para o Professor de Educação Infantil tem a mesma qualidade a distância ou presencial? O quê vocês acham?

31-08-2011
17:27
#130 Elisete Identicon Icon Elisete :

Os alunos da EaD acabam se dedicando mais aos estudos, pois são gestores de seu processo de aprendizagem o que contribui positivamente para a formação desse profeissional

31-08-2011
20:47

EAD no Brasil está crescendo….., a educação não deve estar focada somente no professor, o aluno precisa aprender a buscá-la. A EAD na formação dos futuros docentes, acrescenta essa busca ao saber. Porque um indívíduo que pretende atuar como docente, sempre necessitará buscar informações.

31-08-2011
21:05
#132 Joyce T. Rosa Identicon Icon Joyce T. Rosa :

Concordo com a Rafaelle o EAD é uma realidade hoje! Estou fazendo a pós graduação no sistema EAD e cada dia quero aprender mais. Esta modalidade é oferecida por instituições renomadas e é claro reconhecidas pelo MEC, as ferramentas de TI abrem um ambiente interativo que proporciona maiores aprendizados. Afinal muitas pessoas não podem estar presentes nas salas de aula, mas no curso EAD conseguem adquirir ou aprimorar novos conhecimentos. Isso tem acontecido comigo, não fazia idéia do quanto poderia aprender, claro que minha dedicação conta muito! Não tenho dúvidas de que esta modalidade tende a crescer cada vez mais!

01-09-2011
14:32

O que chama minha atenção para a EAD são os aspectos e métodos empregados no processo de aprendizagem. Acredito que o processo de aprendizagem seja o maior desafio, tanto para os professores tutores, quanto para os alunos, pois cada pessoa possui uma característica particular para o processo cognitivo. Nesse sentido, podemos dizer que algumas pessoas aprendem com mais facilidade ouvindo, outras, entretanto, através de imagens (como por exemplo, a utilização de esquemas e mapas mentais) outras lendo e em seguida fazendo apontamentos. Diante disso, e considerando as experiências individuais de cada um, podemos considerar a EAD um avanço, pois possibilita que cada pessoa busque o “seu” melhor método, respeitando, fora de dúvida, as diferenças e limitações individuais. Muito embora sejamos condicionados desde tenra idade ao método presencial, não significa que ele seja o mais eficiente, levando-se em consideração a personalidade de cada pessoa.
Abraços.

01-09-2011
16:46
#134 Lindsay Identicon Icon Lindsay :

Acredito que a EAD vem a concretizar um processo de busca própria do conhecimento que já era realizado por alguns indivíduos em casos restritos, como no aprendizado de línguas, por exemplo. A diferença é que por ser uma atitude autodidata, não havia uma orientação e com isto o processo poderia se tornar autolimitante. Nesta nova modalidade, contudo, me parece que a dedicação e o comprometimento tanto de alunos quanto de professores deve ser maior para a obtenção de sucesso.
Porém, embora acredite na possibilidade de bons cursos, inclusive universitários, serem realizados por EAD, me questiono (e a vocês) sobre a efetividade desta prática em cursos universitários na área de biológicas. O que vocês acham?

01-09-2011
18:16

Olá…sou aluna da Pós graduação de Gestão em Educação a Distância, e acredito que a EAD está crescendo e sendo adotada pelas instituições de ensino cada vez mais, pois é uma cultura nova, uma forma de inversão de valores, para que o aluno busque o conhecimento e tenha um professor (tutor) como orientador. Acredito, assim como o estudioso João Vianney, que os alunos de EaD são mais proativos que os alunos presenciais. Assim como o ENADE ja nos mostrou que o desempenho deles são maiores que o de um curso presencial. Mesmo existindo uma distância entre o professor e aluno, acredito que existem inúmeras ferramentas que possa transformar isso em apenas um detalhe para que essa modalidade cresça e entre em nossa educação, mudando esses conceitos antigos que tínhamos.

Ana Carolina Paro – aluna de Pós Graduação.

01-09-2011
21:03
#136 Sylmara Biasi Identicon Icon Sylmara Biasi :

EAD é irreversivel ; pergunto:
Será que os alunos que se matriculam neste tipo de curso são profissionais que necessitam do diploma , pois já trabalham ana área

02-09-2011
20:25
#137 THAIS MESSIAS Identicon Icon THAIS MESSIAS :

Sou aluna da EAD e estou muito satisfeita com essa modalidade. Estou me didicando aos estudos, empenhada em realizar as atividades. O Ambiente Virtual de Aprendizagem me possibilita diversas ferramentas para aprimorar os conhecimentos. A EAD veio para ficar.

02-09-2011
21:59
#138 Adriana Oribes de Souza Dias Identicon Icon Adriana Oribes de Souza Dias :

Olá, também trabalho com a EaD e acredito que esta seja a educação do futuro em todos os setores, pois facilita uma educação de qualidade para todas as pessoas que realmente procuram um diferencial em sua vida pessoal e no mercado de trabalho. Criei um blog sobre a EaD e gostaria que você fizessem algumas contribuições para enriquecê-lo. http://educandoparaosaber.blogspot.com
Até lá. Abraços!!!

03-09-2011
15:25
#139 Ronaldo Identicon Icon Ronaldo :

Olá,estou tendo a experiência de ser aluno a distância e observo o quanto é rico o curso,incentivando a leitura,colocando desafios de aprendizagem,vejo que o aluno ead tem meios para se capacitar de maneira semelhante ao do aluno presencial,mais exige um pouco mais de disciplina.

Esse é o futuro,precisamos nos preparar….

03-09-2011
23:54
#140 Adriana Oribes de Souza Dias Identicon Icon Adriana Oribes de Souza Dias :

Para que o aluno consiga êxito na EaD, necessita ter tido uma boa base em seu ensino fundamental e médio. Quando falamos que o aluno da EaD precisa ter autonomia ele já tem que vir preparado principalmente na questão interpretativa. E eu fico preocupada porque com as salas de aula lotadas entre outros problemas gravíssimos será que nossas crianças saem com o potencial necessário para cursar uma EaD com êxito. Acredito que precisamos de uma reforma educacional com urgência, onde não só os números sejam importantes, mas sim também nossas crianças que estão saindo das escolas como analfabetos funcionas. Criei um blog sobre a EaD e gostaria que você fizessem algumas contribuições para enriquecê-lo. http://educandoparaosaber.blogspot.com
Até lá. Abraços!!!

04-09-2011
15:12
#141 Elaine Shasta Identicon Icon Elaine Shasta :

Sou tutora presencial e concordo plenamente com o comentário da colega Denízia.Quero parabenizada pelas sábias observações.

05-09-2011
14:13
#142 av_estudando Identicon Icon av_estudando :

Durante este mês tenho feito muitas pesquisas e todas elas me levam a um livro, filme ou para apresentações de Mattar.
Para conhecer mais sobre jogos e educação fui atrás de livros sobre o assunto, eu sabia que não iria encontrar muita coisa em português porém fui surpreendido com a qualidade do livro GAMES EM EDUCAÇÃO.
É um livro que apresenta claramente sobre a teoria sobre o uso de games em educação, para encontrarmos maneiras de incluir nas redes sociais e os games nas nossas atividades pedagógicas. Achei bem interessante
Este livro descreve sobre vários assuntos a respeito do projetos de ponta no Brasil e também no exterior sbore Games em Educação.Vale a penas pesquisar!

05-09-2011
21:26
#143 Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca Identicon Icon Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca :

O EAD será cada vez mais utilizado tanto na graduação, pós-graduação e pelas empresas na qualificação e especialização de seus colaboradores.
Temos que estar prepararados para essa nova realidade.

07-09-2011
10:25
#144 Roselei Jall Identicon Icon Roselei Jall :

como aluna de EAD, estou sentindo o quanto somos exigidos na realização de tarefas, nas pesquisas,nas leituras e na disciplina necessária para acompanhamento do curso.

09-09-2011
21:47
#145 Ligiane Corrêa Identicon Icon Ligiane Corrêa :

Neste cenário do mercado atual, globalizado, dinâmico e mutável a EAD ganha forças e está se consolidando cada vez mais no mercado. Através da EAD o aluno toma ás redéas de sua formação e torna-se um profissional com mais autonomia.

12-09-2011
10:32
#146 av_estudando Identicon Icon av_estudando :

É verdade Ligiane, o aluno toma as rédias de sua formação, porque dependerá do seu desempenho e dedicação, o que será amanhã como profissional. Acho esta condição é muito importante, porque gera no aluno a responsabilidade de planejar, de disciplinar-se em ações que busca o que realmente necessita e deseja atingi. A metodologia amadurece o estudante, para um futuro previsível em cima de suas ações hoje. E esta postura tem sido disseminada e conscientizada no Brasil entre as pessoas envolvidas neste processo de aprendizado de forma muito feliz, já que fomenta que o aluno tem atuação principal de seu efetivo conhecimento e aprendizado!

13-09-2011
16:30
#147 Israel Bruner Identicon Icon Israel Bruner :

No ensino EAD o aluno pode escolher o melhor momento para estudar, sem atrapalhar as suas outras atividades. Concordo que o aluno pode tomar as rédias de sua formação.

16-09-2011
9:49
#148 Rafaelle Cabral Identicon Icon Rafaelle Cabral :

Verdade Joice t.Rosa no ensino EAD há uma exigencia maior tando do auluno como do professor e dos tutores, podendo observar que näo há diferença do ensino a distância ao presencial, é um ensino de qualidade.

16-09-2011
13:15
#149 av_estudando Identicon Icon av_estudando :

E acredito que devido a este diferencial de gerenciar o melhor momento de estudar do aluno é que o ensino EAD tem se estabelecido no mercado. E poderemos logo, logo acompanhar a história desta estratégia de fornecimento de serviços identificada como uma oportunidade de mercado, onde existia uma carência de pessoas necessitando estudar e sem possíbilidades devido a oferta, somente de ensino presencial. Sucesso ensino EAD, a meu ver para sempre e historicamente registrado a cada momento e desenvolvimento no tempo!

17-09-2011
16:50
#150 zilda lopes Identicon Icon zilda lopes :

pois se nos aperfeiçoamos pelo metodo EAD porque nao utilizarmos este sistema em nossa forma de ensinar?

01-10-2011
22:29
#151 Seneval Identicon Icon Seneval :

Fica aqui minhas considerações, sobre a dúvida de como poderemos suprir as deficiencia de aprendizagem dos alunos, já bastante dificil na modalidade presencial, imagine quando não sendo monitorado de perto

24-10-2011
15:50
#152 Milena Identicon Icon Milena :

Concordo com a Juliana Alves, temos nos deparado com grandes mudanças tecnologicas onde a Educação a Distância tem estado presente. Precisamos acompanhar essas mudanças.

18-11-2011
9:05

A EaD é uma educação inovadora e é indiscutível importância para o cenário da educação do brasileira e trouxe um novo perfil de estudante com a Educação a Distância. Entretanto, com a globalização e suas inúmeras inovações tecnológicas, é possível maior interatividade entre o aluno, o professor, o tutor, podendo estes comunicar-se independente da distância.

02-12-2011
20:31
#154 Thaty Sakate Identicon Icon Thaty Sakate :

A Ead tem vez mais aumentado sua importancia no cenário educacional e sua abrangência cresca a cada dia. Porém, ainda falta muito para que a EAD possa ser implementada de forma mais coesa para que não possa abranger mais pessoas e com qualidade.

10-12-2011
16:13
#155 Marcos C. de Andrade Identicon Icon Marcos C. de Andrade :

Coloco que e gratificante saber que a Educação a Distancia está sendo reconhecida pela sociedade e pelo MEC, e assim, favorecendo todos que almejam uma educação de qualidade.

23-01-2012
15:32
#156 Jerry Viegas Identicon Icon Jerry Viegas :

Boa tarde gostaria de saber quando é que o MEC (E SEUS GESTORES DE PLANTÃO) vão liberar as instituições de ensino superior, a oferecerem na modalidade EaD a graduação de direito, fala=se tanto em democratizar o ensino.

Deixe um Comentário

Post Anterior
«
Novo Post
»