Cursos a distância ganham + adeptos

Arquivado em Cursos Online , Notícias 131 Comentários

Falta de tempo, necessidade de um diploma de curso superior e mensalidades com valores baixos. Esses são os principais motivos pelos quais cada vez mais jovens buscam a educação à distância (EaD), modalidade de ensino que cresce em ritmo acelerado no Brasil. De acordo com o último censo do ensino superior do Ministério da Educação (MEC), o número de matrículas subiu de 40,7 mil matrículas, em 2002, para 838,1 mil em 2009, um aumento de 2.059%.

Ainda segundo o censo do MEC, o número de cursos à distância oferecidos no país cresceu quase 20 vezes entre 2002 e 2009, saltando de 46 graduações abertas para 844 no mesmo intervalo – um crescimento de 1.834% em sete anos. E esses números devem aumentar. A previsão do MEC é que o Brasil tenha até o final do ano cerca de um milhão de estudantes universitários matriculados em cursos à distância. Segundo o órgão, atualmente o país contabiliza aproximadamente 870 mil estudantes nesta modalidade de ensino. O número total de alunos matriculados será divulgado no Censo da Educação Superior, previsto para ser apresentado ainda este ano.

Segundo Osiris Mannes Bastos, diretor acadêmico das Faculdades Fael, da Lapa, o crescimento da procura pelo ensino à distância aumentou devido à correria que o dia a dia impõe às pessoas. “Hoje em dia é difícil arrumar tempo para se dedicar aos estudos. Todos têm compromissos profissionais e familiares, enfrentam trânsito e isso contribui para o crescimento do ensino à distância. E essa procura deve aumentar nos próximos anos”, afirma Bastos.

Para Benhur Etelberto Gaio, diretor acadêmico das instituições de ensino superior do Grupo Uninter, de Curitiba, o modalidade de ensino é inclusiva e por isso cresce a cada dia que passa no Brasil. “Muitas pessoas estão distantes da sua formação profissional, seja em que nível for, por diversas dificuldades de acesso a uma instituição de ensino: longos deslocamentos, horário de trabalho, valor das mensalidades, entre outros”, diz Gaio.

Perfil

O estudante de EaD tem alguns diferenciais. Ao contrário do curso presencial, é ele quem vai conduzir o próprio estudo, e não o professor. O estudante precisa se organizar e dividir bem o tempo. Dados do censo 2009 da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED) apontam que 53,4% dos alunos de EaD são mulheres e a faixa etária mais presente é a que vai de 30 a 34 anos. “Também é uma modalidade de aprendizagem adequada às pessoas mais experientes e com necessidades de formação para aperfeiçoamento na vida profissional”, ressalta Gaio.

Flexibilidade nos horários atrai alunos

A possibilidade de poder planejar os horários de estudo, podendo conciliar com compromissos profissionais e familiares ao longo do curso, tem sido o fator principal para que os estudantes procurem o ensino à distância. É o caso do gerente comercial, Nilton Neves, que conclui a pós-graduação em educação na Fael. Ele afirma que a flexibilidade da carga horária do curso pesou no momento da escolha. “Você tem a facilidade de estudar na hora que bem entender e isso é excelente já que você planeja seu tempo de acordo com suas necessidades”, conta.

O bancário Samuel Tavares, de Varginha, Minas Gerais, segue a mesma linha. Ele se formou Processos Gerenciais pela Facinter e por questão de tempo, optou por um curso à distância. “Consegui um diploma em dois anos, fazendo as aulas quando eu podia, sem nenhuma obrigação de horário. Então, essa questão de tempo influenciou muito na minha escolha”, diz.

Outro fato abordado pelos dois profissionais é a questão do preço das mensalidades. Ambos pagaram cerca de R$ 200 por mês durante os dois anos de curso. “Se você pesquisar, uma mensalidade de qualquer faculdade ou pós-graduação não custa menos do que 500 reais. Já no EaD não paguei nem a metade disso e ainda planejava meus horários de estudo”, afirma Neves.

Aulas pela internet

O MEC determina que as instituições de ensino à distância ofereçam polos de apoio educacionais para os cursos de formação superior. Já para os cursos de extensão e pós-graduação, as aulas podem ser todas feitas à distância. Os meios para se assistir as aulas são os mais variados: material impresso distribuído pelo correio, transmissão de rádio ou TV, fitas de áudio ou de vídeo, redes de computadores, sistemas de teleconferência ou videoconferência e até telefone.

Mercado de trabalho aberto

Ao contrário do que muitos pensam, os profissionais formados através da educação à distância têm boa receptividade do mercado de trabalho. Segundo Osiris Mannes Bastos, das Faculdades Fael, não existe mais uma resistência dos empregadores em dar oportunidade às pessoas oriundas do EaD. “O mercado procura por profissionais realmente qualificados, independente da formação. Além disso, atualmente muito dos empregadores são formados ou já fizeram algum tipo de curso à distância”, relata.

Benhur Etelberto Gaio, do Grupo Uninter, também afirma que o mercado absorve os profissionais oriundos do EaD e os reconhece como plenamente habilitados, mas acredita ainda haver um pouco de resistência. “Temos setores retrógrados na nossa sociedade e, infelizmente, as resistências estão focadas justamente em alguns conselhos de classe que deveriam ser exatamente os primeiros a apoiar a ensino à distância como oportunidade para pessoas que nunca conseguiriam atingir o ensino superior se dependesse de cursos na modalidade presencial”, diz.

Para o gerente comercial Nilton Neves, que fez pós-graduação em educação na Fael, o processo de inclusão no mercado de trabalho ocorreu de maneira tranquila. “Comigo não aconteceu nenhum problema e passei na minha primeira entrevista. Acredito que não há mais aquela resistência aos diplomas de EaD. Muito pelo contrário, o mercado está cada vez mais acostumado com esses profissionais”, afirma.





Por: Instituto EADVIRTUAL   @   05-09-2011     |     32.286 visitas     131 Comentários

131 Comentários

Comentários
05-09-2011
10:31
#1 Platini Gomes Fonseca Identicon Icon Platini Gomes Fonseca :

Muito bom! Vamos que vamos EaD!!!!

05-09-2011
11:58

Realmente, o mercado literalmente se rendeu a formação através da EAD. Isso demonstra que estamos camimnhando a passos mais largos rumo a queda do pré- conceito. Afinal, foi se o tempo que estar presente era sinônimo de maior comprometimento com a aprendizagem.

05-09-2011
13:02

Realmente, a modalidade da EAD vem crescendo muito. Comprovando que possui qualidade, pois, se não possuisse, não teria tanta procura. Nessa modalidade, modificam-se os papéis, professores e alunos precisam mudar e inovar, o professor torna-se um mediador, junto com a presença do tutor (que intereja mais diretamente com os alunos) e, os aluno precisam buscar aprendizagens, não esperar tudo pronto, e isso sabemos que não é fácil.
Posso trazer um exemplo de mim mesmo, fiz pedagogia presencial, e agora atuo como professora na EAD em Pedagogia, e sou aluna de pós em EAD, e, realmente eu estudo mais, me dedico mais, busco, pois sou eu quem precisa aprender, ninguém fará por mim. Então, na minha experiência, na EAD a gente se dedica mais, pois tudo depende muito mais de nós mesmos.

05-09-2011
13:10
#4 Vilma Brasil Identicon Icon Vilma Brasil :

Acredito que entre os pontos positivos do ensino à distância é a poder da inclusão, pois muitos desistem do sonho da graduação em decorrência da sua rotina diária atarefada. A modalidade do ensino a distância veio para modificar paradigmas,visto que um aluno EAD pode ter uma qualidade academica e profissional muito boa e estão sendo recepcionado pelo mercado de trabalho pela a qualidade educacional que estão recebendo. Digo sim ao Ensino à Distância

05-09-2011
13:45
#5 Emerson Identicon Icon Emerson :

Com certeza a procura é grande, hoje muitos não têm tempo para freqüentar os cursos presencias, trabalham em horários flexíveis, e não pensem que vai ser fácil, vai ter muitas atividades, e muita leitura, participação em fórum, etc. Que bom que o mercado de trabalho está mudando o seu ponto e vista em relação aos cursos EaD.

05-09-2011
14:04
#6 Cristian Guilhen Identicon Icon Cristian Guilhen :

A Educação a Distância é muito antiga, já sabemos disso, e os livros que tanto nos ensina é presencial ou a distância? O autor vem nos ensinar, ou repassa seu conhecimento? E com a tecnologia a favor do aprendizado não poderia ter outro resultado. Como sempre digo: “quem critica não usa”.

05-09-2011
14:22

cada vez mais me interesso por educação, e educação a distância tem me feito acreditar mais na educação neste país, vamos fazer acontecer independente de governo, classe e distância.

05-09-2011
14:27
#8 Vania Hernandes de Souza Identicon Icon Vania Hernandes de Souza :

Os cursos a distância estão ganhando, além de novos adeptos, maior credibilidade. Sou aluna nova nessa modalidade de ensino e me sinto muito à vontade para debater, com quem possa interessar, sobre as vantagens do EAD. Defendo, que ao ter liberdade de escolha, tudo que fazemos tem uma boa pitada de prazer. O EAD nos permite estudar e ter acesso a novos conhecimentos, de forma agradável, espontânea e pontual, sem ter que frequentar horas e horas uma sala de aula. Estou adorando, aprendendo e abrindo novas oportunidades profissionais.

05-09-2011
14:42
#9 Luísa de Paula Identicon Icon Luísa de Paula :

Ótima matéria. Não há como fugir da EAD hoje em dia. Os números estão aí para confirmar!

05-09-2011
14:45
#10 Ivan Cesso Identicon Icon Ivan Cesso :

“Contra os fatos não há argumentos” – Infelizmente ainda muitas empresas não reconhecem a EAD e dificultam o aprendizado de seus funcionários, exigindo curso presencial. Essa matéria vem nos alertar que as coisas estão se transformando e não podemos ficar inertes. Muito boa a matéria!

05-09-2011
14:54
#11 cristina Identicon Icon cristina :

A EAD nos permite estudar da melhor forma possivel,fazendo com que escolhemos o melhor horario dentro das necessidades.Ela tem aberto novos caminhos e com isso ganhando maior credibilidade.Estou fazendo a pos a distancia e estou adorando,alem de tb estar abrindo novos caminhos profissionais.

05-09-2011
15:01
#12 lazaro Identicon Icon lazaro :

Estou cursando Metodologias gestão para educação a Distancia e estou um pouco atrapalhado gostaria de receber algumas informações sobre EaD

05-09-2011
15:03
#13 lazaro Identicon Icon lazaro :

estou cursando ead quero aproveitar porque e tudo de bom

05-09-2011
15:20
#14 Daniela Identicon Icon Daniela :

Os números provam que as pessoas querem uma formação e ao mesmo tempo precisam estar no mercado de trabalho. Com a EAD, notamos o fenômeno da inclusão, pois temos alunos q

05-09-2011
15:21
#15 Daniela Identicon Icon Daniela :

Com certeza o maior papel da EAD tem sido a inclusão de muitos alunos que não teriam condições de voltar aos estudos ou mesmo entrar em um curso se não lhes fosse oferecida essa modalidade. Tempo e dinheiro pesam muito, só falta acabar com o preconceito e o aluno também se conscientizar que depende mais dele a formação.

05-09-2011
15:27
#16 Ana Lucia Drusina de Lima Identicon Icon Ana Lucia Drusina de Lima :

A EaD veio para ficar, para revolucionar os métodos tradicionais de ensino, favorecendo pessoas que não têm condições de frequentar aulas presenciais em horários habituais.

05-09-2011
15:29
#17 jose mauro de ribamar e silva Identicon Icon jose mauro de ribamar e silva :

A educação a distância é o futuro da educação. Cada vez mais será aceita e aprovada no Brasil. No entanto, não podemos nos descuidar em apresentar bons cursos, os quais impulsionem os alunos a buscar seu próprio aprendizado, trazendo com isso,profissionais independentes e seguros.

05-09-2011
15:36
#18 Maria de Lourdes Barros Identicon Icon Maria de Lourdes Barros :

Infelizmente tenho que concordar com o colega do grupo Uninter que parte de nossa sociedade ainda tem preconceito, com relação alunos de EAD. è preciso um trabalho de conscientização por parte do MEC e das entidades de ensino quanto a essa modalidade de ensino.
E também dos próprios alunos, levando a outras pessoas
que se trata de um ensino de alto nível.

05-09-2011
15:40
#19 Lucimara Maria de Souza Martins Identicon Icon Lucimara Maria de Souza Martins :

Olá Marize. Reafirmo sua posição. Também estou acreditando que esta modalidade pode propor reformulações na educação! Vamos acreditar nesta educação inclusiva!!!

05-09-2011
15:43

Que os cursos a distancia tem crescido vertiginosamente todos sabem. Interessante é perceber que o mercado tem absorvido isso sem ‘discriminação’ quanto ao diploma EAD, assim como as pessoas que tem se permitido crescer educacionalmente através dessa modalidade. É importante que a cada dia tenhamos incorporado essa metodologia de forma a não mais ter que justificá-la para que se torne atraente. Que isso seja natural.

05-09-2011
16:04
#21 Mari Identicon Icon Mari :

Concordo com a fala de Osiris Mannes Bastos, em que ele diz que o mercado de trabalho procura pessoas qualificadas, independente do tipo de formação (a distância ou presencial), caso contrário a busca pela educação a distância não teria se intensificado e conquistado espaço nas Universidades como vem acontecendo nos últimos tempos.

05-09-2011
16:09

A cada dia a EAD está conquistando seu espaço.

05-09-2011
16:27

Que boa notícia o MEC nos revela, concerteza a EAD está e ainda irá crescer muito mais, pois é o progresso, a inclusão, a globalização dos saberes de forma barata e de qualidade.

05-09-2011
21:01
#24 Alexandre Duarte Baldin Identicon Icon Alexandre Duarte Baldin :

A EAD, além de propiciar ao aluno um ganho de tempo e comodidade, leva ensino de qualidade e disperta interesse pela leitura, compreensão do texto e disciplina. O que, muitas vezes, em ensino presencial, o professor ministra aula expositiva e o aluno recebe o material pronto, quando não, o professor já disponibiliza todos os slides para que ele nem tenha o trabalho de anotar partes importantes da aula. A EAD trabalha de um modo muito inteligente e instigante ao aluno. Indiscutivelmente A EAD veio para ficar e mostrar que é possível um ensino de qualidade mesmo longe da salas de aula convencionais.

05-09-2011
22:07
#25 Jaconias Nunes da Silva Identicon Icon Jaconias Nunes da Silva :

Os cursos de EAD, estão ganhando força no mercado competitivo educacional, onde o aluno constrói o seu conhecimento de acordo com sua disponibilidade de tempo. O aluno EAD, deve desenvolver o auto estudo, fortalecendo assim os conhecimentos das tele aulas e aulas atividades.
Hoje estamos no seculo do conhecimento e alavancagem da cultura do povo brasileiro.
A EAD gera no discente o interesse pelo conhecimento.

05-09-2011
22:18
#26 Juscelina Alves Identicon Icon Juscelina Alves :

A educação a distância proporciona oportunidade de ensino de qualidade, formando profissionais para atuarem em várias áreas do conhecimento.

05-09-2011
22:38
#27 Alexsander Dias Identicon Icon Alexsander Dias :

Os alunos que procuram um curso a distância possuem um perfil diferenciado. São alunos que buscam custo menor, não tem disponibilidade para freqüentar um curso tradicional (diário), já trabalham na área de formação, mas não possuem qualificação acadêmica, a maioria já passou dos 28 anos.
Para atender esse perfil de discentes os professores-tutores precisam ter domínio do ambiente virtual e o mínimo de conhecimento nas disciplinas ministradas pelo professores a distância, visto que, são esses professores que estarão em sala auxiliando os alunos em seus questionamentos. Além do auxílio pedagógico esses professores precisam cativar e trazer esses alunos para dentro da instituição, mesmo que seja uma ou duas vezes por semana, esses alunos precisam entender que fazem parte desse ambiente e que são universitários. Muitos alunos do ensino a distância desistem do curso, pois se sentem isolados ou abandonados.

05-09-2011
23:45
#28 tereza bruno Identicon Icon tereza bruno :

gostei muito deste texto pois ele faz uma análise realista do perfil das pessoas que buscam a EAD para sua formação.Aí reside a maior importância desta modalidade de ensino: dar oportunidade àqueles que realmente querem uma formação acadêmida mesmo à custa de grande dedicação pois o perfil mostra que o aluno de EAD é aquele que trabalha, já mais adulto e estuda em suas poucas horas de folga.

06-09-2011
1:19
#29 Edson Martins Identicon Icon Edson Martins :

Isto apenas é uma questão de tempo, o EAD no Brasil está cada vez mais sendo reconhecido como uma importante ferramenta de profissionalização e aprendizado.

06-09-2011
7:42
#30 Danielle Identicon Icon Danielle :

A EAD tem tomada grande espaço na Educação. Deve-se investir cada vez mais no aprimoramento das tecnologias, para conseguir alcançar mais pessoas em menos tempo, de forma eficiente e eficaz!!

06-09-2011
8:51

Muito interessante a matéria, espero que os novos candidatos a acadêmicos em EAD, reflitam sobre o compromisso pessoal que é cursar uma faculdade na modalidade EaD, pois, a flexibilização de horários deve ser entedida como um aliado do aluno no processo ensino aprendizagem.

06-09-2011
9:44
#32 Vania Hernandes de Souza Identicon Icon Vania Hernandes de Souza :

Ola Lazaro, também estou cursando a mesma disciplina que você, se eu puder ajudar em algo seria um prazer.
Abraços

06-09-2011
9:47

Acredito no Crescimento da EaD e não consigo imaginar o futuro sem esta modalidade de Educação, além de escolher o horário que irá estudar, o custo que cabe no seu bolso, sem deslocamento, e não adianta dizer que é uma diploma fácil, pois tem que estudar como na escola presencial, tem média para ser aprovado e tudo depende do interesse de cada um, pois devemos saber que tipo de profissional queremos ser.

06-09-2011
9:52
#34 Maria Aparecida Identicon Icon Maria Aparecida :

É muito bom fazer seus horários para estudar e assim poder se dedicar , não consigo imaginar o futuro sem EaD, não só pelo valor que cabe no bolso, por não ter que se deslocar, pois estudar temos que fazê-lo em qualquer modalidade de ensino tanto EaD como presencial, ambas para ser aprovado depende de uma média…afinal é você que decide que tipo de profissional quer ser.

06-09-2011
10:47
#35 Wilsiene Costa Identicon Icon Wilsiene Costa :

Gostei muito da matéria, e ao referido: “..conselhos de classe que deveriam ser exatamente os primeiros a apoiar a ensino à distância como oportunidade..” reclamo.. por que um curso de DIREITO ainda não está disponível na EAD?? Afinal de contas a OAB não tem o porque se envolver com o curso de BACHARELADO, já que existe a prova para “formação de advogados”. E com relação a Assistente Social querer denigrir a imagem do acadêmico que forma na EAD, porque não se aplica uma prova para dar o registro ao profissional, afinal quem estuda é o acadêmico e não importa em qual universidade se forma.

06-09-2011
11:08
#36 Tessa Identicon Icon Tessa :

Faço minhas as palavras da Isabel Macedo, temos que acabar com o pré-conceito que existe sobre a Educação à Distância, pois os tempos são outros, o trabalho nos exige muito, os afazeres domésticos, os filhos, etc, e não digo só da mulher, o homem também necessita de mais tempo em casa com os filhos.

06-09-2011
15:00
#37 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

Percebo no texto o tipo de aluno que se tem no EAD, é o aluno que não tem tempo, o aluno que busca sua primeira graduação e aquele aluno que busca um preço melhor para se pagar.

06-09-2011
15:35
#38 Edgar A. Lombardi Identicon Icon Edgar A. Lombardi :

Com os comentários expostos, podemos crer que o EAD, vem agregar conhecimento a todos que estão em busca de aprendizagem, mesmo com o tempo curto.

06-09-2011
20:15

Considero que a EAD é um novo caminho e rumo a seguir para quem não tem tempo e necessita estudar. A vida e o trabalho exige atualização e especialzação e esta é uma alternativa para conciliar e buscar a satisfação pessoal e profissional

06-09-2011
21:01

Também vale ressaltar que muitos adeptos já possuem curso superior e optam por curso a distância para sua segunda graduação.
Acabam se enquadrando no perfil citado no texto, por serem mais “velhos” e mais experientes. O que facilita na administração do tempo.

06-09-2011
21:09
#41 Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca Identicon Icon Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca :

Matéria muito boa, realmente o EAD é uma realidade na educação Brasileira. É importante o preparo de todos os profissionais, pois essa realidade sera cada vez maior.

06-09-2011
22:11

A EAD está mudando toda forma de ensino incentivando as pessoas a serem proativas com tempo flexível para buscar o conhecimento onde quer que esteja, basta estar conectada.

07-09-2011
10:31

Para ser sincera eu como estudante de faculdade publica tinha preconceitos com o EAD, pré-conceito esse por falta de conhecimento dessa modalidade de ensino, hoje cursando uma especialização á distância, percebo que a aprendizagem depende do aluno pois lhe é oferecido diversos materiais e meios para compreensão da matéria estudada, cabe ao aluno se dedicar, no entanto esse meu preconceito “caiu por terra”, muitos tem o defeito de criticar sem conhecer, eu fui uma delas, e hoje conhecendo melhor o Ensino a Distância estou gostando da flexibilidade de horários, materiais oferecidos e o curso em si.

07-09-2011
14:40
#44 Joyce T. Rosa Identicon Icon Joyce T. Rosa :

Devemos ampliar nossa visão sobre o EAD, pois o texto inicia-se enfatizando a questão do pouco tempo, mas na verdade, podemos retirar informações muito maiores do que estas citadas anteriormente. Sabemos que nos dias atuais não nos valemos só da experiência ou só do diploma, os empregadores procuram profissionais completos, ou seja, que possuem conhecimentos e experiências. Devido a isso, os cursos EAD oferecidos realmente tem crescido, conforme dados fornecidos neste texto. Não há o que discutir sobre o grande crescimento dos cursos, bem como de seus adeptos. Com certeza entre os motivos que nos levam a escolha de realizar um curso a distância, o que mais se destaca é o fato de podermos estudar em horários flexíveis, se tivéssemos que ir todos os dias a sala de aula no mesmo horário, com certeza não estaríamos aproveitando o curso de forma adequada, pois não conseguiríamos estar sempre presentes. Imagino que não só para mim, mas também para os demais alunos da modalidade a distância, podemos aproveitar ao máximo os conteúdos e materiais disponibilizados no AVA (ambiente virtual de aprendizagem), e assim, adquirimos conhecimentos que nos irão valer para nossas áreas de atuação, bem como para o nosso desenvolvimento pessoal.

07-09-2011
17:08
#45 sandra da silva Identicon Icon sandra da silva :

com certeza o tempo é tudo na nossa vida

07-09-2011
17:37
#46 Lucia Salmazio Identicon Icon Lucia Salmazio :

A EAD possibilita a autonomia em organização os momentos de estudo,fazendo com que a sistematização do conhecimentos ocorra em horarios flexíveis de acordo com nossas necessidades cotidianas. A educação a distância tem oportunizado a muitas pessoas acesso a novos caminhos intelectuais e profissionais.

07-09-2011
17:40
#47 Lucia Salmazio Identicon Icon Lucia Salmazio :

A EAD possibilita a autonomia em organizar os momentos de estudo,fazendo com que a sistematização do conhecimento ocorra em horários flexíveis de acordo com nossas necessidades cotidianas. A educação a distância tem oportunizado a muitas pessoas acesso a novos caminhos intelectuais e profissionais.

07-09-2011
17:49

Pois é, sou graduada em Biblioteconomia e hoje faço uma Pós em EaD. A principio achei que iria ser tranquilo pela flexibilidade do tempo, horário. Me enganei…preciso arrumar gtempo para as leituras, pois só responder os questionário é mole, mas estar em sintomia com o assunto é de muita responsabilidade, saber…é sdaber e não possuir mais um diploma leiga do assunto, não é?
Pois estar fazendo um curso a distancia tem que estar sabendo que não é pq não vai ao local físico, é tdo bom.

07-09-2011
19:48

Várias áreas sofreram evoluções gigantescas. Podemos citar áreas médicas, artísticas, telecomunicações, culinária, jornalistica entre outras. Se compararmos alguma destas áreas com a área de educação percebe-se que a área de educação evoluiu em menor ritmo. Professor de frente para a lousa e alunos sentados na carteira vem de séculos e séculos atrás e ainda persiste. O presencial não é ruim, pelo contrário é muito bom. O ruim é permanecer com apenas esta mesma metodologia diante do mundo moderno em que vivemos.
EAD vem para somar.

07-09-2011
23:08
#50 Márcia Cristina da Silva Luz Identicon Icon Márcia Cristina da Silva Luz :

Quem diria, que o Brasil chegaria nesse nível. Essa nova metodologia de ensino vem crescendo de maneira acelerada, quantas pessoas hoje tem a oportunidade de concluir um ensino superior e até ir além, poder se especializar, fazer uma pós. Essa nova fase na educação abriu portas para aqueles que buscam não somente conhecimento mas a realização de um sonho.

08-09-2011
1:02
#51 Denise Identicon Icon Denise :

De acordo com o diretor de Regulação e Supervisão da Educação a distância, Hélio Chave Filho, a previsão para o Brasil é que teremos até o final do ano cerca de um milhão de estudantes universitários matriculados em cursos à distância.

08-09-2011
10:24
#52 Vânia Santos Vendrame Identicon Icon Vânia Santos Vendrame :

Olá,
a Ead cresce em ritmo acelerado e pede mudanças urgentes na postura dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos e professores. O aluno sai da postura passiva da educação tradicional para a postura ativa, dinamica e, principalmente, autonoma. E o professor deixa de ser o detentor do saber para ser o mediador.

08-09-2011
19:35
#53 Willian Caetano Identicon Icon Willian Caetano :

Excelente noticia. O EaD, é a capacitação do futuro.

08-09-2011
23:16

A modalidade EAD é realmente a democratização do ensino. A ideia é fantástica e prática, todavia há que se especializar tanto os docentes quanto os discentes para isso. Não adianta oferecer uma nova plataforma educacional, se não se oferece suporte condizente. Entretanto,fechar os olhos para esta nova realidade é não só perda de tempo como remar contra a maré.

09-09-2011
16:53
#55 edecelma borges Identicon Icon edecelma borges :

Achei muito bom os comentários …Graças Á DEUS..que os excluídos de nossa sociedade estão tendo a oportunidade chegar numa univesidade .Mesmo já com uma idade que ainda é discriminado pelo mercado de trabalho..Isso é maravilhoso ver a realização pessoal de cada um é gratificante ver salas cheias de pessoas maduras interessadas em conhecimento…..isso é muito bommmmmm…..

09-09-2011
17:02
#56 edecelma borges Identicon Icon edecelma borges :

Gostei muito desse comentário a EaD é realmente o início de uma nova ERA…é muito bom ver salas cheias de pessoas maduras que realmente quer chegar ao conhencimento…bom demais……..

09-09-2011
22:11
#57 Janaína Dittmar Buba Identicon Icon Janaína Dittmar Buba :

Excelente notícia!!!! A Educação a Distância tem ganhado seu espaço!!! E com isso várias pessoas tem sido beneficiadas!!

10-09-2011
10:14
#58 Geraldo Claudino de Freitas Identicon Icon Geraldo Claudino de Freitas :

A EAD realmente é uma ferramenta para evitar o deslocamento até a instituição, o segredo é saber se organizar, pois no caso de quem precisa de um diploma de especialização, por exemplo, mas não tem tempo de fazer um curso presencial e recorre à EAD acaba necessitando de um pouco mais de tempo para os estudos por causa da dedicação que a EAD exige.

10-09-2011
17:54
#59 Nizamar Identicon Icon Nizamar :

As empresas devem estar atentas à esta tendência. Muitos colaboradores necessitam de capacitação constante. A globalização exige novos conhecimentos constantemente. Investir nos funcionários, quebrar paradigmas, deveriam ser ordens do dia. Possibilitar que seu colaborador faça um curso a distância, até mesmo no seu próprio ambiente de trabalho, em horários pré-determinados também é uma forma de reter talentos. O fator trânsito nas grandes cidades e até mesmo a violência, inibe muitos a voltarem às salas de aula, além do valor das mensalidades. Fica aqui uma reflexão: Por que não investir no profissional que realmente deseja se capacitar e contribuir com o crescimento da empresa?

10-09-2011
23:26
#60 Thonynha Identicon Icon Thonynha :

EAD, não é tão fácil, nem tão prazeiroso quanto se espera, mas a moda agora é essa, às vezes demora tanto para se conseguir postar as tarefas que é desanimador

11-09-2011
15:39
#61 Victor Identicon Icon Victor :

A educação à distância esta rompendo barreiras, muito bom fazer um curso em EAD.

11-09-2011
18:14
#62 Fabiana Costa Identicon Icon Fabiana Costa :

Embora eu já estivesse percebendo há algum tempo que o futuro do processo de ensino estava no EAD, somente agora estou buscando mais informações à respeito. Confesso que estou assustada com a quantidade de oferta de cursos e com a crescente credibilidade de EAD…

11-09-2011
19:24
#63 Rademaks Identicon Icon Rademaks :

O texto nos mostra que as vantagens que EaD traz para o aprendizado seja de uma graduação, especialização ou pós graduação só vem aumentando devido a flexibilização de horário e também a um custo menor financeiramente deste aprendizado, mas o aluno em EaD teve ter conciência que precisa de disciplina para poder tirar proveito desta flexibilidade.

12-09-2011
0:24
#64 Priscila de Loureiro Coelho Identicon Icon Priscila de Loureiro Coelho :

Concordo que esta modalidade de aprendizagem está se expandindo rapidamente. Acredito que seja pela adequação a realidade, que exige uma flexibilidade maior, ja que as pessoas desejam ter acesso ao estudo, aprimorar-se e qualificar-se, para que possam ter mais oportunidade. Entretanto, o cenário em que vivem é de certo modo conturbado, uma corrida no tempo, atribulações próprias de uma sociedade de consumo e de enorme concorrencia em todos os setores. Isso faz com que se busque alternativas uma vez que seria impossivel para grande numero de pessoas cursarem uma faculdade nos moldes tradicionais. Assim, acredito ser um ganho para nosso país, contar com esta modalidade de aprendizagem, o que propicia o acesso de um numero expressivo de pessoas ao conhecimento.
Gostei deste blog e vejo com bons olhos as reflexões que se possa provocar em relação ao EAD.

Priscila

12-09-2011
12:22
#65 Regina Identicon Icon Regina :

O aumento das matrículas em estudos no EAD é muito importante e faz surgir uma grande observação, a de que o aluno está tendo mais disciplina e consegue ficar mais tempo concentrado diante de uma tela e aprendendo, desenvolvendo atividades e gerando mais informação aos que compartilham a mesma página.Acho que com o tempo, teremos melhoria na escrita, fazendo surgir mais pesquisadores, mais escritores, tudo contribuindo para melhorar nosso aprendizado e também aumentar a aproximação com a educação.

12-09-2011
13:22
#66 MARIA DE FÁTIMA SOARES MOREIRA RIBEIRO Identicon Icon MARIA DE FÁTIMA SOARES MOREIRA RIBEIRO :

Sou tutora presencial de um curso EaD e também faço Pós graduação EaD, e hoje acredito que é uma ferramenta que só veio facilitar a vida daqueles que já estão no mercado de trabalho e não tem condições fisicas, financeiras e de tempo de fazer um curso superior na modalidade presencial. Antes de conhecer a Educação a Distância eu não acreditava que alguém pudesse se qualificar, aprender uma profissão com esta modalidade de ensino, estava “redondamente” enganada. A EaD talvez ensine muito mais do que a educação presencial, pois o aluno é obrigado a correr atrás de informações, tem que usar os mais diversos tipos de ferramentas em busca de conhecimento, o fato do aluno ter que ir atrás não significa que ele está sozinho nesta impreitada, juntamente com ele haverá um professor que o ajudará, tirará suas dúvidas e o orientará, lhe fornecendo as melhores maneiras de onde encontrar as informações. a EaD veio sim para qualificar grande parte da população que achava que tudo “estava perdido”.

12-09-2011
19:43
#67 Tatiane De Bastiani Identicon Icon Tatiane De Bastiani :

Nota-se que a cada dia a EaD esta evoluindo cada vez mais, por isso vamos nessa EaD sempre presente no dia-a-dia de nosso cotidiano.

12-09-2011
19:56

Esse crescimento é inevitável. A revolução tecnológica que vivemos nos propicia isso. Minha real preocupação com o ensino à distância é se os métodos de avaliação realmente transcrevem o nível do aprendizado, visto que muitos estão apenas à procura de diploma. É de se pensar?

12-09-2011
22:06
#69 Aurami Cardoso Identicon Icon Aurami Cardoso :

Bom demais saber que os cursos à distância estão efetivamente proporcionando oportunidades aos muitos alunos que buscam esta modalidade, que só vem favorecendo o processo do ensino e da aprendizagem significativa.

13-09-2011
8:27
#70 Luciana Carvalho Identicon Icon Luciana Carvalho :

Concordo com você Maria de Fátima, só acrescentaria que o fato de a EAD estar aliada às novas tecnologias e sempre atualíssima a torna um grande atrativo na concorrência com a educação presencial que em muitos lugares se dá de maneira arcaica.

13-09-2011
10:57
#71 Maria de Lourdes Barros Identicon Icon Maria de Lourdes Barros :

Uma grande qualidade da EAD é fazer com que os alunos leiam bem mais que nos cursos presenciais.

13-09-2011
10:57
#72 Vinicius Ribas Identicon Icon Vinicius Ribas :

Não há o que discutir, com a globalização e as tendências tecnológicas, onde a tomada de decisões tem que ser “instantâneas”, a sistemática de EAD, veio para trazer um novo conceito de ensino. Através do EAD, os profissionais podem se capacitar de
forma flexível, sem falar que o sistema EAD, incentiva o “Autoestudo”. Sou tutor de uma Faculdade EAD e afirmo que é esse o caminho evolutivo da educação.

13-09-2011
11:36
#73 Flavio Shinohara Identicon Icon Flavio Shinohara :

Atualmente as empresas exigem que o profissional se qualifique, o EaD é uma opção mais barata e tem como vantagem a flexibilidade de horário.

13-09-2011
12:18
#74 Raquel Silva Identicon Icon Raquel Silva :

Esse post me levou a pensar na realidade do pólo de EAD que trabalho atualmente. Quando iniciei o trabalho em 2009, fui a professora pioneira da faculdade na cidade, recebi no ato da entrevista o perfil dos meus alunos. Neste contemplava alunos com idade média de 35 anos. Novas turmas foram se formando e realmente a idade média ficava a mesma. Porém, neste ano de 2011, percebo agora, que houve um aumento em alunos mais jovens. Chego a arriscar, sem fazer um levantamento prévio, de que tenho turmas hoje com a idade média na faixa dos 24 a 30 anos. E a justificativa da garotada é que precisam de tempo e de cursos mais baratos, embora ressaltem a qualidade em relação a cursos presenciais que estavam fazendo ou que conhecem alguém que faz, que pensam eles até em ser melhor no curso que estão realizando. Cada vez mais adeptos e sem limites de idade na EAD.

13-09-2011
14:45

Diversos são os fatores que estão levando cada vez mais alunos se matricularem em instituições que oferecem a modalidade ead. Acredito que não são apenas as vantagens relacionadas a flexibilidade de tempo e valores reduzidos que tem colaborado para o aumento na busca de cursos oferecidos por meio da plataforma, mas esses fatores mais a mudança cultural que vem ocorrendo com relação à qualidade do ensino oferecido, cada vez mais a modalidade tem-se credenciado e ganhado confiança da população que antes a via como ineficiente.

13-09-2011
18:27
#76 Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca Identicon Icon Antonio Gonzalez Verissimo Fonseca :

O EaD é uma realidade e a cada dia conquista mais espaço.

13-09-2011
19:31
#77 Luiz Eduardo Identicon Icon Luiz Eduardo :

O crescimento da EaD é muito bom. Mas esse fato reforça, para os responsáveis pela educação em nosso país, a necessidade de se garantir que as instituições de ensino ofereçam cursos com qualidade. Muita gente do ramo está mais focada em ganhar dinheiro com essa demanda do que propriamente oferecer ensino de qualidade. Há que se garantir as duas coisas: rentabilidade e qualidade.

13-09-2011
20:43
#78 Ana R Identicon Icon Ana R :

Muito interessante a matéria.
Observei pelos comentários que, de um modo geral, há consenso sobre as vantagens da EaD: flexibilidade de horário, inclusão, menor custo, além de ser um modelo que tende a crescer e se consolidar.
Entretanto, a questão do preconceito ainda não se desfez por completo. Muitos ainda observam este comportamento em si próprios ou na sociedade.

13-09-2011
21:45
#79 MARIA DE FÁTIMA SOARES MOREIRA RIBEIRO Identicon Icon MARIA DE FÁTIMA SOARES MOREIRA RIBEIRO :

Que bom a Educação à Distancia veio para facilitar nossa vida, nos interligando com o mundo através das redes sociais, internet e nos ensino a usar diversas ferramentas para enriquecer o aprendizado.

13-09-2011
22:26
#80 André Identicon Icon André :

Hoje em dia, a busca por uma melhor colocação no mercado faz a necessidade de estar mais atualizado, a EAD oferece principalmente a praticidade, proporcionando ao aluno escolher o melhor tempo para seu estudo.

13-09-2011
22:57
#81 Lívia Angélica Identicon Icon Lívia Angélica :

Tudo que é novidade gera espanto e preocupação para as pessoas. Ainda há bastante dúvida com relação a Educação a Distancia, porém, há também muitas instituições empenhadas em atingir um nível elevado na qualidade no ensino a distância.

13-09-2011
23:19

A forma de ver educação hoje se mostra diferente e inovadora não podemos simplesmente esquecer que a TI faz parte do nosso universo e brilha cada vez mais na área de formação. Isso é maravilhoso e fortalece a sociedade de conhecimento.

13-09-2011
23:29
#83 Andrei Ricardo Identicon Icon Andrei Ricardo :

Estamos vivendo na era da globalização, as mudanças são constantes.A EAD é um laboratório de práticas pedagógicas, horários flexíveis de aulas, disciplina, autonomia, dedicação, preços acessíveis e o aluno muitas vezes desenvolve o autodidatismo. A cada dia que passa a Educação à Distância vem crescendo cada vez mais e quebrando paradguimas.

14-09-2011
8:40
#84 Regina Identicon Icon Regina :

Também estou fazendo pós a distancia e está sendo uma experiência muito boa ,pois nos trouxe a opurtunidade de estudo.Apesar de ter pouco tempo consigo me adequar para participar das auls.

14-09-2011
8:59
#85 claudia mesquita Identicon Icon claudia mesquita :

Gostei muito material.bem esclarecedor.
Tambem acredito que o ensino EAD tem se mostrado a grande tendência para o futuro,pois a forma de se viver está cada vez mais dinâmico,necessitamos de insrumentos de aprendizagem que acompanhe este dinamismo.

14-09-2011
9:34
#86 Cícero Identicon Icon Cícero :

A EAD é uma inovação na área da educação, pois esta crescendo a cada dia.

14-09-2011
13:50

Toda inovação a princípio causa estranheza, desconfiança e cautela. Até certo ponto esse comportamento é aceitável, já que não é saudável adesão sem reflexão. No caso do ensino a distância no Brasil, acho que estamos passando a fase do “pé atrás” e a aceitação tem crescido rapidamente.

14-09-2011
17:38
#88 Solanje Aguirre Identicon Icon Solanje Aguirre :

Educacao a distancia, apesar ter sua origem a tempos, aqui no Brasil esta cada vez mais crescendo e tendo uma aceitacao favoravel de quem fez uma graduacao ou ate mesmo uma pos-graduacao, o tempo e as situacoes as vezes nao nos permitem um curso presencial. A EAD esta ai pra quebrar esse paradigma, porem, toda dedicacao deve ser do aluno.

14-09-2011
20:27
#89 Flaviana Zambom Identicon Icon Flaviana Zambom :

Conforme números/pesquisas e relatos, não há dúvidas de que os adeptos a esta modalidade atual e dinâmica de EAD, são frequentemente alunos que possuem características e princípios voltados para modernidade, praticidade (pouco tempo disponível) mas que não devem esquecer da eficácia, afinal aprendizado e conhecimento não se ganham única e exclusivamente por “transmissões”.

Neste tipo de ensino há o benefício de despender menos tempo para atividades/aulas presenciais, porém o aluno deve se manter muito bem articulado com necessidade de “auto-estudo”, para complementação da pedagogia utilizada nesta modalidade de ensino, não tendo assim seu aprendizado prejudicado.

15-09-2011
1:28

Me formei em uma faculdade presencial, atualmente estou fazendo especialização através do EAD e posso garantir que nesta modalidade o estudante se dedica mais e fica menos dependente do professor, além de melhorar seus conhecimentos na parte de informática.

Quanto à qualidade do EAD oferecidos pelas universidades o MEC tem feito seu papel de fiscalização, inclusive descredenciando Polos.

15-09-2011
8:49
#91 Andressa Melo Identicon Icon Andressa Melo :

É realmente os cursos EAD, nos últimos tempos estão sendo mais aceitos no mercado, até porque é visível a capacidade que ele oferece de realmente dar um curso de qualidade. A única chave que é necessária é o auto-estudo do próprio aluno!

15-09-2011
9:31
#92 Everaldo Cesar Tonet Identicon Icon Everaldo Cesar Tonet :

Esta materia apresenta a realidade de EAD que trabalho atualmente. Quando iniciei o trabalho em 2010, tinha o sentimento destas condições, bem como com as interações executadas nas entrevistas em minha faculdade. Com novas turmas se formando percebemos que houve um aumento em alunos mais jovens. Em pesquisa realizada, observamos que a justificativa dos adeptos é que precisam de tempo e de cursos mais baratos, embora ressaltem a qualidade em relação a cursos presenciais que estavam fazendo ou que conhecem alguém que faz, que pensam eles até em ser melhor no curso que estão realizando.

15-09-2011
13:22
#93 Emmanuelle Colombo Identicon Icon Emmanuelle Colombo :

A modalidade EAD vêm se expandindo grandemente por todo o mundo e adquirindo vários adeptos, devido ao baixo custo das mensalidades e principalmente a flexibilidade de horários de estudos. O perfil dos alunos EAD estão nesta faixa etária de 30 a 34 anos pois são normalmente pessoas que trabalham, cuidam de casa, têm filhos e conjuges e que vêem na EAD uma maneira prática de dar continuidade aos estudos e consequentemente à sua formação profissional!

15-09-2011
15:25

É cada vez maior a procura pelos cursos EAD, podemos considerar como a tendência do milênio ou uma megatendência. O mercado de trabalho já percebeu o grande crescimento no seguimento, as metodologias usadas são inovadoras e exige mais dos acadêmicos, tornando-os mais capacitados.

15-09-2011
17:37
#95 Elisete Identicon Icon Elisete :

Gostei muito da matéria. Tb acredito que hoje a EaD é mais aceita no mercado de trabalho, pois este busca um profissional que tenha iniciativa e que seja pro ativo e essas são algumas das caracteristicas do perfil do aluno da EaD.

15-09-2011
21:58
#96 Solange Identicon Icon Solange :

Estudando sobre a história da EAD, percebo o quanto esta modalidade de ensino tem sido procurada e necessaria, considerando que estamos na era da globalização, com uso de tecnologias novas, e a EAD vem para agregarmos estes valores.

15-09-2011
22:25
#97 Clério de Vietro Identicon Icon Clério de Vietro :

O ensino a distância ganha cada vez mais adeptos por vários motivos .Ao meu ver um dos motivos mais importantes deste crescimento e o fato da acessibilidadae crescente as novas formas de tecnologia.O que torna o ensino mais democrático.

15-09-2011
23:06

“É uma alegria poder contar com as informações do Censo EaD (ABD,2010), que trás a seguinte informação:”Pelo menos 2.600.000 de brasileiros se valem da EaD ”
Podemos afirmar que a EaD mostra-se uma importante oportunidade de acesso ao ensino, a formação e a busca de aperfeiçoamento profissional.
É um sinal da democratização da Educação!”

16-09-2011
10:53

O que vejo de forma muito positiva é a inserção de pessoas na EAD de diferentes faixas etárias, alunos de 30 a 34 anos são muitos e vem desejando o crescimento profissional. O comprometimento é grande, estudam bastante e buscam novos conhecimentos. Penso que a tendência e crescer cada vez mais esta mdalidade de ensino!

16-09-2011
14:47

A Educação a distância nos dá oportunidade de adquirir conhecimentos de forma igualitária. Traz oportunidade a pessoas de qualquer lugar deste imenso país de ter acesso a uma educação de qualidade.

16-09-2011
16:14
#101 kerima Identicon Icon kerima :

Sou professora EAD na pedagogia, concordo quando é colocado a importancia que o ensino a distancia está proporcionando o direito de se qualificar tantas pessoas de diferentes faixa etárias. e o mais importante são alunos com vontade em aprender buscando novas oportunidades.com certeza cada vez mais esse crescimento será positivo.

16-09-2011
16:17

Muito bom fazer seus horários para estudar e assim poder se dedicar , não consigo imaginar o futuro sem EaD, não só pelo valor que cabe no bolso, por não ter que se deslocar, pois estudar temos que fazê-lo em qualquer modalidade de ensino tanto EaD como presencial, ambas para ser aprovado depende de uma média…afinal é você que decide que tipo de profissional quer ser a EAD é apenas o caminho.

16-09-2011
16:18
#103 kerima Identicon Icon kerima :

excelente a matéria,podemos ver importancia que o ensino a distancia está proporcionando a pessoas que buscam novas oportunidades. Assim qualificando cada vez mais o profissional.

16-09-2011
16:52

Sem dúvida que o método EAD é um diferencial de grande peso na escolha dos alunos atualmente, sendo para tanto diversos os fatores que contribuem a favor, tais como financeiro, presença, entre outros citados no texto. Atualmente sou aluna de um curso de de Docência em EAD e minha maior percepção como professora de cursos presenciais é o perfil do aluno, uma vez que para realizar um curso EAD o aluno deve estar totalmente desprendido dos padrões convencionais até então exercidos desde a infância, ou seja, estar preparado para andar e pensar no seu ritmo e estar aberto para ser “gestor” do seu conhecimento.

16-09-2011
19:29
#105 Osmir Jovedi Identicon Icon Osmir Jovedi :

A Ead hoje em dia , é tida como uma realidade nas grandes universidades brasileiras ,que prometem com esta modalidade de ensino levar os cursos superiores a todas as classes sociais.É possível perceber que o acesso ao ensino superior pelos cursos a distancia vem crecendo consideravelmente,uma vez que o custo dos cursos superiores a distancia acaba viabilizando a entrada de pessoas que antes não tinham condições financeiras para engressarem nos mesmo.Outra vertente tida como vantagem nos cursos Ead é justamente o quesito Á DISTANCIA,que possibilita a algumas pessoas (que antes não tinham tempo para frequequentarem um curso presencial ) realizarem estes cursos dentro das empresas nas quais trabalham,dentro de seus escritórios e até mesmo dentro de suas próprias casas.

16-09-2011
20:12
#106 Regina Ito Identicon Icon Regina Ito :

É um desafio constante estudar, conduzir todas as nossos afazeres, organizar, planejar e determinar prioridades no dia a dia.
Estou aprendendo muito com esta nova experiência, inclusive a interagir com o meu próprio blog.
Vamos trocar novas experiências através de nossos blogs e como você mesma comentou sobre outros assuntos, pois este universo do blog é imenso.

16-09-2011
20:15
#107 Kelmer Melo Identicon Icon Kelmer Melo :

Nos dias de hoje podemos dizer que o EAD se tornou a grande tendência do milênio, com os dias mais curtos e corridos os profissionais necessitam de um sistema eficiente para suprir as necessidades das atualizações profissionais. O método EAD exige um pouco mais de seus acadêmicos, com muitas leituras e exercício, perfeito para um bom desenvolvimento profissional.

17-09-2011
13:34
#108 Lidia Marcia Felippe de Paula Identicon Icon Lidia Marcia Felippe de Paula :

O ensino à distância tem favorecido muitas pessoas que tem interesse em dar continuidade aos estudos e acredito que no futuro será bem maior o número de adeptos,tal a credibilidade que as faculdades tem proporcionado.

17-09-2011
13:55
#109 fernanda medeiros Identicon Icon fernanda medeiros :

os cursos ead são uma excelente alternativa para aquelas pessoas que passam o dia todo trabalhando e que só tem basicamente o período noturno para dedicar a sua formação e qualificação profissional, por trabalharem com a metodologia que permite o aluno estudar em sala de aula bem como ter total auxílio no estudo em casa através dos fóruns e materias sugeridos e leituras sugeridas, essa foi a alternativa perfeita.

17-09-2011
22:32
#110 Regilson Identicon Icon Regilson :

Atualmente a EAD já é reconhecida como Educação de qualidade. Segundo alguns autores, a EAD Online é a terceira geração da Educação a Distância. O próprio MEC, através dos resultados do ENADE, que já inclui os alunos graduados em EAD, mostra que não existe diferença entre os alunos do ensino a distância e os do ensino presencial. Ao contrário, os primeiros apresentam-se mais pró-ativos e comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem que os últimos. Diante desse novo cenário da EAD no Brasil o número de adeptos aumenta a cada dia, o que demonstra que a EAD desponta como uma oportunidade para todos aqueles que almejavam uma formação superior e/ou técnica e não dispunham de tempo para a concretização desse sonho.

19-09-2011
10:29
#111 Edgar A. Lombardi Identicon Icon Edgar A. Lombardi :

O registro do crescimento da EAD, postado pelo Regilson, como grande felicidade, nos mostra que o ensino está passando por um estágio onde os educadores estão assumindo um papel onde as ferramentas de ensino, graça as novas tecnologias, trazem uma resposta quase que imediata deste referencial de ensino.

19-09-2011
10:44

Interessante a reportagem e isso vem a comprovar o que todos estão vendo, o crescimento da EaD.
Poderiam ter um quadro com o total de alunos ano a ano, de modo que poderíamos verificar se continua havendo um aumento no crescimento.

19-09-2011
13:03
#113 Kátia Guerchi Identicon Icon Kátia Guerchi :

Como vimos, a EAD é uma modalidade de ensino que vem crescendo cada vez mais, quebrando paradigmas e preconceitos ainda existentes. Ainda mais, essa é a modalidade de ensino que pertence ao futuro, logo, quanto mais entendermos esse campo e nos especializarmos nele melhor será para nós professores, pois, estaremos aptos para enfrentarmos os obstáculos que podem surgir.

25-09-2011
0:20
#114 Viviani Identicon Icon Viviani :

Tenho certeza que as exigências do mercado de trabalho vem contribuindo para todo esse crescimento em relação a educação EaD, a necessidade de qualificação e a escassez de tempo direcionam esse novo público para a educação a distância e esse crescimento tende a se expandir cada vez mais.

25-09-2011
17:00
#115 Leonardo Gadia Identicon Icon Leonardo Gadia :

A tendência desta modalidade de ensino é o crescimento visto que as grandes cidades, cada vez mais intransitáveis, além dos vários compromissos que assumimos ao longo da vida, estão consumindo muito nosso tempo.
A internet e os novos meios de comunicação estão facilitando em muito o acesso a estes conteúdos, fazendo que o conhecimento chegue a pequenas cidades que não possuem os cursos desejados pelos alunos que têm que se deslocar para aprender.
O grande desafio da EaD é desenvolver a disciplina da grande maioria dos alunos, além de metodologias de avaliação que comprovem o aprendizado dos alunos.

25-09-2011
22:04
#116 Poli Identicon Icon Poli :

Realmente, o ensino a distância está aumentando as possibilidades de acesso a educação, ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira.

26-09-2011
13:29
#117 André Cypriano Identicon Icon André Cypriano :

Além dos pesoas que buscam mais flexibilidade, temos também os jovem que já possuem muita intimidade com as tecnologias no uso em redes sociais. O EAD permite toda essa interatividade. Num mundo globalizado os pré requisitos de uma educação moderna são agilidade, dinâmismo e interatividade. O EAD nos permite administrar o nosso tempo e cursar simultaneamente cursos diferentes e complentares.

27-09-2011
8:11
#118 Edgar A. Lombardi Identicon Icon Edgar A. Lombardi :

“Dados do Ministério da Educação mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no País ingressam em um curso a distância. Ou seja: cerca de 20% dos universitários já estudam entre aulas na internet e em polos presenciais. Os números indicam um rápido avanço da modalidade, ainda pouco conhecida da maioria da população.” Fonte: http://www.eadbrasil.com/2010/04/

O texto acima confirma o crescimento da EAD no Brasil e a busca por conhecimentos e novas profissões com certeza passará por esta modalidade de ensino.

27-09-2011
15:00
#119 Adriana P. D'Ângelo Identicon Icon Adriana P. D'Ângelo :

Estamos vivenciando um momento decisivo para a Educação à Distância, visto que as qualidades do curso que são oferecidos pelas universidades estão com a sua credibilidade diante da mídia e da sociedade, estão cada vez sendo valorizados por todos.

30-09-2011
14:37
#120 Clério de Vietro Identicon Icon Clério de Vietro :

Boa Tarde.
Em relação a questão da qualidade no ensino a distância ao meu ver tudo é muito relativo pois , eu como Professor e também como aluno entendo que para o cresciemento profissional e humano do educando a Faculdade seja ela a distância ou não é importante porém , a dedicação do aluno é que faz toda a diferença.

30-09-2011
15:02
#121 Clério de Vietro Identicon Icon Clério de Vietro :

Gostaria de deixar a seginte questão :
O Aluno que cursa o ensino médio tem condições de fazer um curso técnico a distância e vcs entendem que este tipo de modalidade pode ser aplicada também nesse tipo de público.

30-09-2011
23:49
#122 Jezilaine Silveira de Andrade Martimiano Identicon Icon Jezilaine Silveira de Andrade Martimiano :

O ensino a distância, permite que cada vez mais pessoas busquem o conhecimento e interajam pelos diversos meios de comunicação, contribuindo no atendimento de um público que busca flexibilidade de tempo.

01-10-2011
1:01
#123 Denise Otero Identicon Icon Denise Otero :

Excelente, a EAD é um reflexo do mundo contemporâneo e das tecnologias que temos a nossa disposição.

01-10-2011
2:45
#124 Alice Identicon Icon Alice :

A educação a Distância é uma maneira de diminuir distâncias, e levar para lugares distantes a educação de qualidade!

01-10-2011
15:57
#125 Lidia Marcia Felippe de Paula Identicon Icon Lidia Marcia Felippe de Paula :

Acredito que hoje o ensino à distância ainda oferece resistência, mas creio que as pessoas começam a valorizar, pois a facilidade do tempo em que podem ser executadas as tarefas, os estudos, é importante, onde podemos nos tornar grandes profissionais.

01-10-2011
20:58
#126 Glauco César Ceranto Identicon Icon Glauco César Ceranto :

Existem estudos ecentes que alunos egressos de cursos EAD, possuem maior desenvoltura profissional e empreendedorismo, devido ao perfil de alunos que procuram estes tipos de curso, autodisciplina e determinação, empenho ao estudo, dedicação, interesse, envolvimento, leitura complementar…entre outros aspectos, por outro lado cresce a procura e as mudanças de relação ensino – aprendizagem!!!

01-10-2011
21:00
#127 Clayton Sterzo Identicon Icon Clayton Sterzo :

A Educação a Distância é um método de ensino e aprendizagem que está crescendo progressivamente à medida que avançam todos os meios de tecnologias e telecomunicação, bem como, evolui o conhecimento científico daqueles que representa esta modalidade de educação.

01-10-2011
21:28
#128 Ivone Identicon Icon Ivone :

A expansão da Educação a Distância é um dos fatos mais inclusivos dos últimos tempos. Sou tutora a distância e o que mais me comove são os relatos de alunos que estavam afastados dos bancos escolares a 10, 20 ou 30 anos e atualmente estão voltando aos bancos escolares para concluir seus estudos, realizar seus sonhos.

01-10-2011
22:33
#129 Joelma Sguarçalo da Silva Identicon Icon Joelma Sguarçalo da Silva :

A Educação a Distancia ganha cada vez mais adeptos, visto que, este tipo de modalidade de educação oferece oportunidade para aqueles que sonham em obter o tão almejado diploma superior.

03-12-2011
12:13

Educação a distância é uma importante conquista para o ensino e a democratização da informação. Através do EAD ( Educação a Distância ) é possível hoje compartilhar os mesmos conhecimentos que temos numa faculdade/universidade tradicional.

Hoje, cursos a distância são uma boa opção pois, além da qualidade do ensino, nos traz conhecimento em horários flexíveis.

É importante esse debate, para finalizarmos definitivamente preconceitos quanto essa modalidade de ensino.

Atenciosamente,
Rodrigo Macedo.

10-12-2011
16:08
#131 Marcos C. de Andrade Identicon Icon Marcos C. de Andrade :

Coloco que é gratificante saber que a Educação a Distancia está sendo reconhecida pela sociedade e pelo MEC, e assim, favorecendo todos que almejam uma educação de qualidade.

Deixe um Comentário

Post Anterior
«
Novo Post
»