Distância modifica paradigmas

Arquivado em Educação a Distância 460 Comentários

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. Assim o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, define a mudança de foco que ocorre no ensino, fruto das alterações tecnológicas e de relações das últimas décadas. Segundo ele, estão com os dias contados as relações “prato feito”, nas quais os educadores oferecem uma quantidade limitada de informação que os alunos devem absorver. “Como a popularização da internet, essa lógica não tem como se manter. O aluno hoje busca um novo professor”.

Para o especialista, o aluno da EAD, apesar de beneficiado pelas facilidades temporais e geográficas, precisa ter mais motivação e disciplina do que o da modalidade presencial. “E preciso mais tempo para leitura e participação nas discussões online. A educação a distância também tem menor nível de flexibilidade em relação a prazos. O aluno não pode chorar para o professor”, lembra Litto.

Em condições, no entanto, não têm desanimado os estudantes: os níveis de abandono e evasão da modalidade a distância é bastante similares aos da presencial. O presidente da ABED afirma que o perfil de quem procura a EAD colabora para esse resultado: “São alunos mais maduros, que já trabalham e têm família. Não largam seus cursos, pois dependem deles para o futuro profissional”.

Para garantir que os esforços sejam recompensados pela instituição de ensino, Litto explica que os interessados precisam pesquisar a reputação dos cursos antes de se matricular, fazendo, se possível, experiências gratuitas. “O aluno deve exigir o máximo de sua escola, com especial atenção ao material ofertado, número de tutores e à qualidade dos exames.”

Fonte: Folha de São Paulo

 





Por: Instituto EADVIRTUAL   @   01-08-2011     |     48.094 visitas     460 Comentários

460 Comentários

Comentários
01-08-2011
9:53
#1 Elias de Oliveira Identicon Icon Elias de Oliveira :

Devo concordar de forma plena com o professor Litto. O aluno dos cursos à distância, para que sejam bem sucedidos, devem possuir capacidade de autogestão e muita disciplina, uma vez que eles próprios devem controlar o seu ritmo de estudos, de forma a cumprir todas as atividades em prazos pré-estabelecidos.
Embora essa característica seja mais forte nos alunos do EAD do que nos alunos dos cursos presenciais, entretanto, os cursos baseados na andragogia – sejam eles presenciais ou à distância – já privilegiam esse tipo de ensino, no qual as experiências anteriores do indivíduo e a firmeza dos seus objetivos são muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal. O mundo está mudando e com ele mudam também as formas como fazemos as coisas, inclusive a forma como aprendemos.

01-08-2011
10:20
#2 Luciana Neves Identicon Icon Luciana Neves :

A matéria citada realmente mostra o que enfrentamos nos cursos EaD, muitos acabam se matriculando achando que será mais fácil do que o presencial, porém se não houver disciplina o aluno passará pelos mesmos problemas de um curso presencial.
Quando se fala do perfil mais maduro, isso é um fator de extrema importância, pois eles com certeza não estão fazendo um curso para perder tempo, então valorizam cada momento.

01-08-2011
10:28

Conforme foi postado o perfil dos alunos que escolhem a metodologia EAD são aqueles alunos mais maduros e que buscam aperfeiçoamento profissional, porém, as novas gerações vivem conectadas ao mundo virtual pelos mais diversos meios,porém no quesito educação, esses novos alunos são ainda bem conservadores. Como fomentar o interesses desses novos alunos no cursos de educação à distancia? Eles estão sendo bem preparados para receber essa educação EAD, sobretudo nas escolas da rede pública de ensino???

01-08-2011
10:31
#4 Silvia Dobre Identicon Icon Silvia Dobre :

Sou professora de curso presencial e já fui tutora presencial de cursos EAD. Posso afirmar que o aluno EAD necessita desenvolver uma disciplina de estudos maior que na modalidade presencial. Os prazos de entrega de atividades e desafios são fixos não há negociações. O “choro” realmente não acontece!
Sou fã do modelo! Atualmente estou cursando uma Pós -Graduação com o tema Educação a Distância e estou completamente convencida de que esta modalidade de ensino se consolidou e as inovações da Internet contribuirão para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil e no mundo!

01-08-2011
10:45
#5 Ricardo Miranda dos Santos Identicon Icon Ricardo Miranda dos Santos :

Olá,
Concordo com o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, que “o aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. Os alunos da EAD devem possuir um perfil diferente dos alunos presenciais, eles devem ser mais independentes e buscar o seu conhecimento. E desta forma temos uma mudança de paradigmas no ensino e aprendizado onde o professor não é mais o transmissor do conhecimento, ele deve direcionar o estudo do aluno, por meio de indicações de textos e conteúdos, fomentando a discussão e o debate e estimular na busca por informações.

01-08-2011
11:08
#6 Ana Cristina Salomão Identicon Icon Ana Cristina Salomão :

NOVAS POSTURAS DOCENTES E DISCENTES
Para Morin (2000) citado por Martins (2002, p. 27):
À medida que o sujeito atua em seu meio vai se criando uma rede de interações formada por um conjunto de articulações entre teorias, conceitos, crenças e idéias, em continuo processo de elaboração, no qual não há um só conceito ou entidade fundamental. Podemos assimilar, portanto que, o conhecimento não é algo pronto ou acabado, é provisório e interdisciplinar, mutável, sempre pronto a receber novas contribuições e/ou articulações, proporcionando ao sujeito integrar-se à realidade dinâmica que vivenciamos.
Neste cenário, a proposta de EAD, embora em suas concepções epistemológicas possa ainda não estar muito clara para os envolvidos, deve propor mudanças de atitude, no que tange à participação e o compromisso do docente e do discente, pois ambos tornam-se parceiros no processo de aprendizado, interagindo, pesquisando e desenvolvendo-se mutuamente. Portanto, o professorao associar as tecnologias de informação aos métodos de aprendizagem, estará desenvolvendo habilidades relativas ao domínio destas tecnologias, articulando-se com a práxis pedagógica e igualmente, com as teorias educacionais possibilitando ao discente refletir sobre suas próprias práticas, ampliando desta forma, as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação. Percebe-se portanto, que será exigido do aluno participante de programas em EAD, senso crítico e autonomia, uma vez que o mesmo deverá desenvolver mecanismos que possibilitem interagir com esta nova realidade.
Como aponta Perrenoud (2000) citado por Martins (2002, p. 29), o professor mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender, concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem.
Inicia-se então um processo que pode ser visto como uma desconstrução, no sentido de que antigos paradigmas começam a desfazer-se e o aluno – juntamente com o docente, se percebe numa posição onde deverá problematizar situações, realizando investigações, propiciando análises e discussões coletivas e reflexões individuais, enfim, buscando soluções. Reside aí, o âmago desta nova cultura docente e discente na EAD: a aprendizagem resulta de um processo de construção elaborado pelo aluno e, o tutor, ao promover a participação, a interação e o confronto de opiniões e ideias, tem também sua autoria enquanto sujeito atuante no sistema. Significa dizer, que os sujeitos perdem sua individualidade em proveito das redes constantes de informações que, a todo o momento, exigem o desenvolvimento de habilidades no uso dos componentes presentes nesta nova cultura. Não podemos conceber EAD utilizando-se apenas do instrucionismo, ou imaginarmos o aluno como alguém passivo que, apenas deverá receber e memorizar informações. Tampouco, transferir a responsabilidade do aprendizado ao aluno como, em alguns momentos, temos percebido, significando dizer que a qualidade das interações propiciadas pelo Tutor também terão responsabilidade e ação diante desse processo (MARTINS, 2002).
É necessário ainda lembrarmos que, em tese, o público alvo da EAD é constituído por adultos ou seja, sujeitos que trazem experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória. Neste sentido, o saber necessita estar articulado com sua realidade prática, vivenciada diariamente, pois ao contrário, não haverá motivação para aprender. Acredita-se portanto, ser necessário ao profissional docente que possua conceitos da Andragogia para, desta forma, compreender quem é o aluno adulto. Linderman, citado por Knowles (1980) apresenta algumas características da educação do adulto, as quais serão apenas citadas neste momento: currículo voltado para o interesse do aluno, a relevância da experiência do estudante, não ao ensino diretivo e autoritário, um conceito dinâmico de inteligência e, sobretudo, relação teoria-prática (GUAREZI, 2009).
Tais características nos propiciam uma dimensão dos desafios presentes na EAD.

01-08-2011
11:22
#7 Mônica Identicon Icon Mônica :

Com Certeza paradigmas estão sendo quebrados, pois ninguém acreditaria que fosse capaz de cursar uma faculdade com professores a distância e aulas virtuais. No EAD o aluno busca por conhecimentos, lê mais, usa a internet não só como uma ferramenta para se comunicar com outras pessoas, jogos, enfim, a internet serve como livros virtuais, aluno aprende a usar a internet de uma outra maneira mais positiva.

01-08-2011
11:26
#8 Carla Kozan Identicon Icon Carla Kozan :

O Prof. Litto tem toda a razão quando afirma que os alunos da EAD também precisam ser motivados. O futuro, sem sombra de dúvidas é a educação a distância, no entanto, precisamos aprimorá-la e aplicá-la com cautela visto que nossos discentes aindão não estão preparados para esta realidade.
A disciplina e a vontade devem estar presentes na EAD.
Carla Kozan

01-08-2011
11:30
#9 Silvio Barbieri Identicon Icon Silvio Barbieri :

Vivenciar a mudança de paradigma realmente é um desafio bastante importante. O que me preocupa é o ritmo dessas mudanças. Vejo muitos questionamentos sobre o novo modelo mas a questão é: -o modelo anterior está solidificado?.

01-08-2011
11:39
#10 cristina Identicon Icon cristina :

Antes quem fazia seu nome era a Faculdade em que formava.Hoje tudo mudou, quem constroi seu edificio profissional e vc mesmo.
Hoje vc tem a maior facilidade para estudar qq curso em qq lugar do país, so não estuda quem não quer.
A Educação a Distancia faz com que o profissional possa crescer sem sair de casa.

01-08-2011
12:51
#11 Lucilene Oliveira Identicon Icon Lucilene Oliveira :

É chegada a hora de mudar o paradigma da educação no Brasil e a EAD é a ferramenta que oferece as grandes possibilidades de crescimento e transformação do sistema de ensino brasileiro, e para isso é preciso que se faça as mudanças tão esperadas e necessárias no sistema educacional.

01-08-2011
12:51
#12 Zuleica I. R. Berretta Identicon Icon Zuleica I. R. Berretta :

Assisti uma palestra do Prof. Fredric Litto, muito interessante, abordando estes aspectos da EAD. e realmente acredito que o perfil do aluno para EAD deve ser diferenciado, ele precisa ser muito disciplinado e pesquisar muito.

01-08-2011
13:12
#13 Priscila Pereira Silva Identicon Icon Priscila Pereira Silva :

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que permite que diversas pessoas possam ter acesso a uma educação, a uma qualificação, e até mesmo uma atualização profissional. Acredito que grande parte deste público são pessoas que por diversos motivos pessoais e/ou profissionais não conseguiriam frequentar uma sala de aula presencialmente devido à falta de tempo e a correria do dia-a-dia. Desta forma este método de ensino possibilita a quebra de barreiras, de distância, e de acesso ao conhecimento.

01-08-2011
13:36
#14 Liana Dutra Identicon Icon Liana Dutra :

Com certeza a educação a distância tem possibilitado que esse público mais adulto, com família e trabalho, tenha acesso ao ensino, para ele muitas vezes impensado na modalidade presencial. É importante que a divulgação e cobrança pela qualidade destes cursos sejam constantemente abordados.

01-08-2011
13:38

Muito bom artigo, e bem motivador para as pessoas se sentirem participantes e indispensáveis pelos seu processo de crescimento educacional e profissional.

Gostaria de adicionar uma frase mauito oportuna de Orson Scott Card:

“As pessoas só aprendem mudando sua mente.”

Bernardo De Filippis

01-08-2011
13:42

Achei interessante a frase “prato feito” para se referir aos alunos que tendem a pesquisar somente o solicitado, o aluno EAD quer mais, muito mais que somente o básico, o necessário.

01-08-2011
13:51
#17 Denise Ribeiro Identicon Icon Denise Ribeiro :

Concordo e penso que o aluno que queira estudar a distância tem de estar capacitado para isso, pasmem, não é para qualquer um não!

01-08-2011
14:02

A celeridade com que as coisas acontecem, o conhecimento cada vez mais fomentado, com certeza culminará com a modalidade de educação a distancia, concordo plenamente com a questão de pesquisar a seriedade das empresas que prestam esse serviço.

01-08-2011
14:27
#19 Debora Rondinelli Identicon Icon Debora Rondinelli :

Sou docente há 9 anos, atuo também como tutora de EAD e estou cursando pós-graduação em Metodologia e Gestão em EAD na Anhanguera.
Acredito muito na EAD e na tecnologia para melhorar a educação, mas independente do curso, nossos alunos, de modo geral não se encontram muito preparados para ela. Falta maturidade, responsabilidade, iniciativa e autonomia.
Este trabalho deveria ser realizado na base da educação…Tenho uma visão bastante crítica em relação à educação do nosso país. Nossas crianças não são preparadas para pensar, criticar, criar, inovar, e principalmente, interpretar.
Hoje, muitos alunos meus de graduação não conseguem interpretar textos ou produzir seus próprios comentários fundamentados em sua própria reflexão. Estes alunos já participam de cursos onde 20% das disciplinas são a distância.
Alguns alunos de EAD do curso em que fui tutora tinham dificuldade de entender os enunciados dos exercícios propostos. A pergunta era “A” e eles respondem “B”…
Neste sentido, lanço uma questão para debate: como trabalhar estes casos na EAD? Desafio complicado este, não é mesmo?
Abraço, Prof. Débora Rondinelli.

01-08-2011
14:30
#20 Andréa Identicon Icon Andréa :

Matéria interessante, deixa muito claro o papel do aluno na EaD e foca a diferença entre este aluno com o aluno presencial. Estou começando um curso de pós-graduação via EaD e a cada tópico estou mais empolgada.

01-08-2011
15:04

Parabéns gostei muito desta postagem!

Quando não conhecemos a EAD temos a ilusão de ser mais fácil ou como dizem Por ai, mais “light” realmente é pura ilusão, pois o aluno que pretende buscar mais conhecimento deverá ser mais disciplinado em seus estudos, pois só assim poderá alcançar seus objetivos.

01-08-2011
15:42
#22 Luiz Eduardo Conti Identicon Icon Luiz Eduardo Conti :

Eu acredito que a EaD está se tornou uma alternativa bastante interessante ao ensino presencial. Facilita muito as coisas para aqueles que não podem se locomover para frequentar cursos em faculdades. Enganam-se aqueles que acham que essa modalidade perde em qualidade quando comparado com a presencial. O nível de exigência em termos de organização e tempo disponível para o estudo é bem maior e, como os alunos precisam ler bastante e interagir virtualmente, penso que o nível de aprendizagem tende a superar o dos cursos presenciais.

01-08-2011
16:09
#23 Hélia Maria Identicon Icon Hélia Maria :

Cada dia mais vejo que a EAD é o inverso do que se tentou fazer acreditar: É preciso que o aluno tenha vontade de aprender, de ler, de buscar o conhecimento e não esperar que o professor simplesmente faça todo o trabalho.

01-08-2011
16:24
#24 Antônio Dirceu Pinheiro de Souza Identicon Icon Antônio Dirceu Pinheiro de Souza :

Concordo com o presidente da ABED. O aluno que faz curso a distância precisa de ser bem mais disciplinado que o presencial. Outro ponto a favor da EaD é o fato de aluno ter que ler para ter sucesso no curso.

01-08-2011
17:50
#25 Vanessa P Mendonça Freires Identicon Icon Vanessa P Mendonça Freires :

Quero parabenizar o autor do material “Distância modifica paradigmas”.
O texto traz uma realidade cada vez menos distante, que é a Evolução da Educação. A utilização da tecnologia em prol a desenvolvimento pessoal, profissonal, familiar, entre outros, realmente o de construirmos o edificío de nosso próprio conhecimento, buscando e primando pela qualidade.
Essa é uma das propostas da Educação a Distância, a de enfrentar barreiras, preconceitos, paradigmas, trazendo uma educação com qualidade, revolucionária e acessível a todos que buscam consquistar novos sonhos, alcançar novos objetivos.

01-08-2011
18:21
#26 Lizandra Almeida de Menezes Identicon Icon Lizandra Almeida de Menezes :

O carro chefe de uma curso a distância é a disciplina, não podemos esquecer quem ditará as regras somos nós mesmo, mas lembrando que é de grande valia o tutor, pois será nosso socorro, mas é importante lembrar que nem sempre ele estará disponível 24 horas, e não nos responderá em tempo real.

01-08-2011
18:55
#27 Fernanda Serotini Gordono Identicon Icon Fernanda Serotini Gordono :

A educaçao a distância é uma tendência que veio para ficar, hoje em dia é muito importante que as pessoas que forem fazer cursos a distância tenham muita disciplina, por isso que eu acho que é uma quebra de paradigmas, pois estmaos acostumados a termos regras e no EaD fazemos nossas próprias regras!
Abs,

01-08-2011
19:03
#28 silvinha Identicon Icon silvinha :

Fala-se muito em educação a distância, no entanto a realidade dessa modalidade ainda é de difícil acesso paara muitas pessoas. Os cursos em sua grande maioria disponibilizados se restringe as licenciaturas e especializações. Quem pretende continuar… não consegue. O mestrado efetivamente não existe nesta modalidade. Sou especialista e tenho tentado continuar meus estudos na área de literatura e marketing, mas não consegui ainda. Se alguém souber de algum curso no Brasil de mestrado ead, por favor avise-me.

01-08-2011
19:13
#29 Eloisa Fernandes Identicon Icon Eloisa Fernandes :

O alerta de Litto sobre a competencia dos tutores é um tema que deve ser muito discutido pelas IES…temos visto algumas experiencias não bem sudcedidas, nas quais se verifica que o tutor deixa a desejar, talvez por falta de capacitação ou mesmo de compreensão de seu papel frente ao corpo discente.

01-08-2011
20:01

Concordo plenamente com as afirmações desta publicação. A qualidade da educação à distância, depende do aluno que deve persistir em absorver o melhor, e não apenas em apoio ao material apresentado, visto que já no uso da internet se pode buscar mais conhecimento e informação. O aluno deve ter a maturidade de se responsabilizar na área em que irá atuar profissionalmente, visto que sua excelência ou não, foi em parte construída por ele próprio.

01-08-2011
20:14
#31 Marinês Identicon Icon Marinês :

Boa noite!
O Ensino a Distância requer muito planejamento do tempo para realizar as atividades.O que é estressantemente é o prazo ser muito curto, pode ocorrer problemas técnicos ou pessoais que possam vir a atrasar a realização das atividades e, com isto prejudicar o andamento do estudo.Na questão de aprendizagem é mais exigido do aluno, poie ele precisa ler, interpretar, analisar com maior atenção, ele aprende a disciplinar-se .

01-08-2011
20:15

Precisamos romper com os paradigmas estabelecidos dentro da educação tradicional e buscar novas possibilidades. Com as novas tecnologias da comunicação rompem-se as barreiras do tempo e do espaço e criam-se redes de comunicação entre pessoas de diferentes partes do mundo ampliando as possibilidades de novas descobertas. É lamentável que em pleno século XXI, repleto de todo tipo de tecnologia e com acesso livre a todos, ainda tenhamos que presenciar a tamanha falta de credibilidades aos cursos a distância. Por exigir muito mais motivação, dedicação e disciplina do acadêmico, certamente que sua formação terá maior embasamento teórico.

01-08-2011
20:51
#33 Sigmundo Identicon Icon Sigmundo :

Muito interessante seu post.
Ocorre esta mudança nos dias atuais principalmente para os alunos com necessidades especiais, que encontram no EaD a sua maneira de inclusão ao ensino. Fantástico.

01-08-2011
20:52
#34 Amarildo Identicon Icon Amarildo :

Acredito que os candidatos a estudantes em EAD deveriam fazer um teste de perfil, para verificar se está coerente com o que ele espera do curso e se se enquadra na modalidade escolhida.

01-08-2011
20:56
#35 Amanda Identicon Icon Amanda :

A Educação a Distância chegou para ajudar as pessoas que querem ter mais conhecimentos, conseguir melhores resultados no mercado de trabalho, pois não tem tempo disponível para assistir as aulas diariamente, no presencial e conta com a ajuda das tecnologias em EAD para suprir esta carência.

Abraços,
Amanda Locatelli

01-08-2011
21:33
#36 Neide Identicon Icon Neide :

Realmente a tecnologia tem facilitado a educação à distância e possibilita o amplo aprofundamento nos assuntos de interesse. Sabemos que o aluno com maturidade assume seus compromissos com mais responsabilidade, principalmente que a EAD exige cumprimento dos prazos com objetividade. Não podemos esquecer da importância do material didático à altura dos padrões atuais de conhecimento e nem dos profissionais qualificados e atualizados em tecnologia.

01-08-2011
22:03
#37 Alexandre Halle Najm Identicon Icon Alexandre Halle Najm :

A educação a distância NÃO é uma inovação no Brasil. Pois a mais de 34 anos atrás, eu ainda criança, já ouvia meu pai falar da Voz do Brasil e do Instituto Universal Brasileiro, inclusive muito divulgado pelas revistas em quadrinhos,porém no mundo atual a inclusão digital ainda é muito cara para população brasileira, sem contar com velocidade limitada da conectividade da internet no país, onde ainda possumos a linha discada para acessar a “net”.
O ensino superior hoje no país conta com uma diversificada gama de Faculdades, Universidades entre outras, mas não está adequada a realidade dos grandes centros urbanos e seus horários de transportes e de locomoção dessa sociedade “megatrópole”. Assim deixo uma pergunta como melhorar esse caos?

01-08-2011
22:19
#38 Maria Teresa Sokolowski Identicon Icon Maria Teresa Sokolowski :

As observações feitas pelo presidente da ABED deixam claro que a EaD está se consolidando no cenário educacional brasileiro. Há instituições educacionais sérias que buscam oferecer uma educação a distância com qualidade.

01-08-2011
23:15
#39 Rúbia Pomilio Identicon Icon Rúbia Pomilio :

Apesar de todo o “pré-conceito” com o EaD, concordo com a ideia de que os cursos à distância exige muito mais disciplina e dedicação do que os presenciais. Basta ver que nos cursos EaD não existe a turma do fundão, nem a galera da cerveja no barzinho. Há tempos já se dizia que o aluno é quem faz a Faculdade. A EaD veio para comprovar isso. De qualquer forma realmente é importante verificar a idoneidade da IES na qual nos inscrevemos (o que aliás, também, vale para Educação presencial…)

01-08-2011
23:43
#40 Naide Guedes Identicon Icon Naide Guedes :

Estou “vivendo” EaD em vários aspectos, tanto como tutor presencial, quanto como aluna em curso de Pós Graduação.
Posso dar minha opinião sem teorias e sim na vivência do dia a dia, experiência que compartilho sempre que necessária.
Entre meus alunos, sei que o primeiro obstáculo está no manuseio da ferramenta chamada “tecnologia”. Sua primeira lição é aprender a usar o computador e entrar literamente no mundo virtual, que dará acesso a seu aprendizado.
Depois desse primeiro momento, a leitura constante e a participação em sala de aula, deixando suas atividades em dia, tendo sempre em mente que a disciplina é sua maior aliada.
Acredito nesta modalidade de ensino e visualizo que no futuro, quem sabe, os alunos desde o ensino médio pelo menos, deverão ter parte de suas aulas em casa.

01-08-2011
23:47

Penso que o EaD promove uma nova possibilidade de aprendizagem e exige do aluno um auto compromisso de estudo e de organização temporal.

01-08-2011
23:49

Penso que a EAD promove a democratização do ensino porém exige do aluno organização temporal e auto compromisso com sua aprendizagem. É a educação do futuro.

01-08-2011
23:53
#43 Cecilia Ap. Félix -estudante de EAD Identicon Icon Cecilia Ap. Félix -estudante de EAD :

É valorosa a contribuição que o EAD traz para a discussão das possibilidades e mudanças necessárias em Metodologias e Práticas de Ensino na Educação no país.
A internet, como ambiente de estudo, promove o desenvolvimento de habilidades de incentivo à pesquisa, estratégias participativas; desenvolvendo competências digitais de saber comunicar-se pessoalmente e à distância. É a formação de um profissional mais interessante para o mercado de trabalho em sintonia com a modernidade.

01-08-2011
23:54
#44 Ana Raquel de Mello Nunes Identicon Icon Ana Raquel de Mello Nunes :

Justamente por apresentar tanta flexibilidade para pessoas que já atuam no mercado de trabalho e priorizam o tempo com a família, é que a EAD torna-se ainda mais interessante. O fato de proporcionar às pessoas novas possibilidades ao futuro profissional, faz com que essa modalidade seja tão procurada nos dias de hoje.

02-08-2011
1:05
#45 Adriana Barbosa Identicon Icon Adriana Barbosa :

Acredito que a proposta do modelo dos cursos a distancia deva ser mais explicita para a pessoa que busca esses tipos de cursos. Como por exemplo as habilidades, competências ou até mesmo as características que o individuo deve desempenhar para ter sucesso nessa modalidade de ensino. As pessoas ainda acreditam que o ensino a distancia, se trata de um modo mais fácil de se conseguir um diploma de nível superior. Quando se deparam com provas, ambiente virtual de aprendizagem, questionários, desafios, controle de frequências, e com o próprio professor a distancia percebem que não se adaptam ao modelo da EaD.
A proposta de como é o funcionamento do curso a distancia, incluindo a performance do aluno que se encaixa nesse modelo podem contribuir para otimizar ainda mais as vantagens dos cursos EaD.

02-08-2011
8:11
#46 Thober Detofeno Identicon Icon Thober Detofeno :

Os cursos de EAD necessitam de muita motivação e disciplina, este é um ponto que preocupa.
O que mais vejo como tutor é falta de disciplina e organização dos alunos, o tradicional “esperar para a última hora”, em EAD, pode ser tarde de mais.
Como nossos alunos do ensino médio e básico, principalmente de escolas públicas, estão sendo orientados para serem disciplinados nos estudos?
Pois, todos que já tiveram experiência em EAD sabem da importância de ser disciplinado e motivado para fazer um curso.
Será que não devemos ensinar nossos alunos, desde cedo, a organizarem melhor o seu tempo?

02-08-2011
8:24
#47 marcio gomes da costa Identicon Icon marcio gomes da costa :

o Artigo em questão com fonte da folha de São Paulo, retrata uma visão moderna e contextualizada do momento em que vive o EAD no Brasil.

02-08-2011
9:35
#48 Danylo Augusto Armelin Identicon Icon Danylo Augusto Armelin :

A internet tornou-se um grande facilitador e não temos como negar isso e, juntamente com ela a interação e forma de relacionamento também modificaram-se e no caso da educação há a necessidade de um “novo professor”que possa dar ao aluno o conforto necessário e incentivá-lo a busca do conhecimento para que possa construir seu edifício.

02-08-2011
9:43
#49 Luzia Félix da Silva Identicon Icon Luzia Félix da Silva :

A educação a distância é uma ferramenta que só depende do aluno para ser satisfatória, pois é ele que fará com que seu aprendizado tenha sido válido, agora o que depende das instituições é fazer ensino de qualidade.

02-08-2011
10:10
#50 Isabel Okamoto Identicon Icon Isabel Okamoto :

Prof. tenho ouvido de alguns alunos, os mais novos, que fazer uma graduação em sistema de EAD não facilita em processo de seleção de pessoal. Como RH não concordo com esta colocação pois profissionais dessa área precisam entender as mudanças de paradigmas e de mercado. Como o senhor vê a questão e a apresentação para à comunidade de empresários esta nova realidade?

02-08-2011
10:32
#51 Luciana Cardoso de Barros Identicon Icon Luciana Cardoso de Barros :

Se a “Educação não é fast food” como afirma o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) em uma campanha contra a EaD, concordo plenamente com o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, ao afirmar que estão com os dias contados as relações “prato feito”, nas quais os educadores oferecem informações limitadas ao aluno.

02-08-2011
10:45
#52 Laudiceia Cristina Identicon Icon Laudiceia Cristina :

Ainda complementando essa matéria é necessário destacar que alunos que foram formados nesta modalidade tem se destacado não só no Exame Nacional do Ensino Superior como também há muitos casos de alunos que tem se destacado nos concurso públicos, pois esta modalidade disciplina o aluno ao auto-estudo e concentração o que faz com que a aprendizagem em muitos casos, seja significativa resultando num aproveitamento do conhecimento que seja para toda a vida.

02-08-2011
10:48

Sabemos que esse nosso mundo virtual está dia a dia entrando nas nossas vidas de uma forma ampla e muito satisfatória.
Sou professora da EAd e posso garantir que a procura por esse curso e tão grande pois percebemos que os alunos estão confiantes dessa nova modalidade, pois ela esta abrindo portas para novos sonhos que já haviam perdido por falta de oportunidade, tempo e até por distância que impossibilitariam realizar esse novo momento em suas vidas.
Os recursos tecnológicos são as ferramentas principal para que essa modalidade de estudo possa adentrar tantos locais ao mesmo tempo, fazendo um interação muito grande entre professor e aluno, onde este busca muito mais informação, muito mais saber.

02-08-2011
10:51

Existe um “pré-conceito” sobre a EAD, dissipado principalmente pelos alunos da educação presencial. O que as pessoas tem que entender é que a EAD possui qualidade igual e até superior à do ensino presencial. O aluno ead se esforça muito porque tem que aprender praticamente tudo com base na leitura e no auxílio dos tutores. Não podemos deixar as pessoas pensarem que a ead é inferior ao presencial, isso é besteira. Quem faz o curso é o aluno. Se tivermos alunos esforçados, teremos um bom ensino.

02-08-2011
11:28

Acho muito legal esse equilíbrio de responsabilidades entre professores e alunos na EAD.Reforça o fato que o maior interessado no seu futuro deve ser o aluno o qual deve ser apoiado e suportado pelos professores e instituição de ensino. O professor deixa de ser fonte de conteúdo e passa a ser um orientador. Parabéns pelo artigo é bem esclarecedor sobre esta modalidade de ensino.

02-08-2011
12:48
#56 Elizabela Gomes R Alves Identicon Icon Elizabela Gomes R Alves :

Concordo com o autor, o aluno da educação a distancia possui um senso rítico muito grande pelo fato de ele mesmo buscar e ser responsável pelo seu próprio conhecimento. Ele aprende a estudar sozinho, aprende a buscar materiais sozinho e assim amadurece para a educação a distancia. A EAD facilita muito a vida das pessoas que viajam muito, que trabalham muito pois é uma modalidade flexível e dinamica de constante interação entre professor e aluno.

02-08-2011
13:41
#57 Mirian Peres Rissi Identicon Icon Mirian Peres Rissi :

Realmente a Educação a Distância, é um método inovador de educação, transformador, pois o aluno da EAD tem que ter perfil totalmente diferente do aluno presencial, sendo capaz de organizar seu tempo, ser dinâmico, independente, disciplinado e adquirir habilidades com o uso das novas tecnologias, interagindo assim e construindo seu próprio conhecimento.

02-08-2011
15:02
#58 Aline Sena Identicon Icon Aline Sena :

O ensino à distância, ainda que mais flexível, em momento algum se mostra mais fácil, pois exige do acadêmico uma disciplina extrema. Dificilmente um acadêmico pouco disciplinado conseguirá levar um curso EaD até o seu final, pois, ao contrário da escola presencial, não há cobranças diárias, mas o acompanhamento contínuo. O acadêmico é senhor de suas responsabilidades e, desse modo, busca com mais empenho pela conclusão de um bom curso, seja ele de graduação ou pós-graduação.

02-08-2011
15:06
#59 jose mauro de ribamar e silva Identicon Icon jose mauro de ribamar e silva :

Muito interessante o comentário de Litto. Realmente deve haver uma mudança de foco em relação à educação a distância. Agora o aluno terá de correr atras para formar uma base mais solida de seu conhecimento. Aprender é isso afinal,não é válido mais se acomodar.

02-08-2011
15:13
#60 Rosane Z. Bellé Identicon Icon Rosane Z. Bellé :

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”.Esta frase é perfeita para os dias de hoje. Até alguns anos atrás as pessoas achavam que os empregadores ou professores eram os encarregados de fazerem suas carreiras prosperarem. Neste mundo tecnológico de hoje e com a velocidade com que tudo acontece, somos nós os desbravadores de nossos mares.Nós somos responsáveis pelo nosso futuro e não tem distância que nos impeça de conseguir.

02-08-2011
16:03

Muito bom artigo, e bem motivador para as pessoas se sentirem participantes e indispensáveis pelo seu processo de crescimento educacional e profissional.
Gostaria de adicionar uma frase muito oportuna de Orson Scott Card:
“As pessoas só aprendem mudando sua mente.”

Bernardo De Filippis

02-08-2011
16:25
#62 Leoncio Regal Dutra Identicon Icon Leoncio Regal Dutra :

Pessoal,

Vale destacar que o EaD mostra a importância da auto-aprendizagem, fomentada ao ter à sua disposição diversa quantidade de informação, porque não é apenas lerem e terem acesso a sites de Internet, é também ter a possibilidade de comunicar, fazer perguntas, interagir com outros [alunos] que estão na mesma circunstância ou que sabem mais.

Abraços.

Leoncio Regal Dutra

02-08-2011
17:30
#63 Douglas Duarte Moniz Identicon Icon Douglas Duarte Moniz :

O Prof.º Litto foi muito feliz quando afirmou que o aluno que o aluno atual não quer mais o “prato feito”, pois com o crescimento de acessos e materias disponíveis na internet o aluno tem acesso cada vez mais a informações novas, atualizadas a cada minuto. Podemos citar uma nova forma de aprendizagem, a pedagogia conectivista de EaD, que não exige que o aluno decore ou consiga entender tudo o que lhe é passado pelo professor, livro ou qualquer outra fonte de conhecimento, de acordo com essa nova pedagogia o aluno deve saber onde encontrar aquela informação ou conhecimento quando lhe for necessário. Parabéns Prof.º Litto! Excelente matéria!

02-08-2011
18:28

O aluno precisa buscar uma escola que realmente prima pela qualidade e que leva a sério o seu aprender através de bons professores, tutores e outros profissionais ,aliados aos recursos tecnológicos necessários.Além de tudo isso o acadêmico é o maior responsável pelo seu aprendizado necessitando de planejamento para o tempo disponibilizado aos estudos.
Os alunos de EAD são adultos, independentes e sabem o que querem. Ao escolherem esta modalidade, eles pensam na conciliação do estudo com o trabalho,mas têm consciência do quanto vai depender dels o sucesso para conseguirem concluir o curso superior para realizarem o sonho de uma carreira profissional bem sucedida.

02-08-2011
18:39
#65 Maria S Santos Notaro Identicon Icon Maria S Santos Notaro :

Hoje o acadêmico não se satisfaz com os livros ou atividades oferecidas pelos professores.A tecnologia da informação não tem limites e o aluno precisa explorar os inúmeros leques de pesquisas e para ele o mundo é todo seu. Está em suas mãos as informações em todos os idiomas, em todos os formatos e por isso a escola deverá investir em alta tecnologia, oportunizando aos estudantes o maior número de opções para realizarem seus estudos.

02-08-2011
19:15
#66 Willian Caetano da Silva Identicon Icon Willian Caetano da Silva :

Olá boa noite,
Claro que o aluno EaD possui facilidades temporais e geográficas nesta modalidade mas, vale lembrar que mesmo com motivação e interesse ele ainda esbarra com a questão tecnológica. já que, caso não possua ferramenta ou suporte suficiente para acompanhar tal metodologia, ele poderá ter dificuldades.

02-08-2011
19:38

Parabéns pela matéria. Concordo quando você se refere ao auto aprendizado dos alunos, principalmente aquele alunos de opinião já formada e que sabe realmente o que deseja pra sí. Acredito que com a auto organização, auto estudo, e disciplina o conhecimento acontece, e de forma mais eficaz, pois depende realmente de muito estudo, muita leitura, para se obter o sucesso.
Gostei muito da frase: “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”.
Tendo um bom direcionador, e boa vontade, tudo se torna possível

02-08-2011
19:46
#68 Ivonete Fiatekoski Identicon Icon Ivonete Fiatekoski :

O artigo tras uma grande verdade o suposto prato feito deve acabar e para isso precisamos desenvolver em nossos academicos o habito da leitura e a busca por informações sobre a Instituição e o que ela realmente tem a oferecer.

02-08-2011
19:59

Concordo plenamente com o Professor Litto, o aluno da Educação a distância não pode deixar passar as datas já pré-estabelecidas. Isso já se caracteriza com uma das posturas necessárias para que o aluno tenha sucesso em seu curso.
Um abraço,
Glaucia Campos

02-08-2011
21:18
#70 Diego Teixeira Dias Identicon Icon Diego Teixeira Dias :

Sou graduado na modalidade EAD e estou cursando Pós Graduação em Gestão e Metodologia EAD, e ao contrário do que muitos pensam, essa modalidade de ensino não é recente, a associação da tecnologia e sistemáticas de ensino, aliadas a responsabilidade e organização dos alunos, fazem dessa forma de ensinar mais proveitosa do que a presencial em alguns casos. Os alunos da Educação a Distancia, desenvolvem o auto-estudo e a pró-atividade, pois, precisam aprender e tirar dúvidas, caso não seja possivel sana-las com o corpo docente ele irá realizar pesquisas, explorando os recursos dispostos, esse tipo de aluno com certeza terá sucesso no processo de aprendizagem e profissional.

02-08-2011
21:59

Excelente colocação do presidente (ABED), o aluno que escolhe a EAD é mais maduro, por esse motivo, há pouca desistência no ensino a distancia que soma com a flexibilidade de horário, porém como citado na matéria, o aluno deve se programar e realizar as tarefas da disciplina, pois não pode deixar para depois, existe datas estipuladas para a realização de cada atividade.

02-08-2011
22:03
#72 Caroline Cristine Costa Camargo Identicon Icon Caroline Cristine Costa Camargo :

O que observamos em dias atuais é que a educação a distância tem se expandido rapidamente. É uma metodologia eficaz que proporciona flexibilidade o aluno pode ter acesso em tempo real em qualquer tempo e espaço. Temos que acompanhar esse avanço tecnológico e nos capacitar cada vez mais pois, a Eduação a distância é a educação do presente e futuro.

02-08-2011
22:10
#73 Pablo L. Fazzanaro Identicon Icon Pablo L. Fazzanaro :

Concordo plenamente com o texto…acredito sim q o EAD exige muita leitura e dedicação e quanto ao prazo não tem akela choradeira de sempre…prazo é prazo e no EAD funciona muito bem de maneira clara.

03-08-2011
0:21
#74 Ana Cristina Identicon Icon Ana Cristina :

Realmente, para os interessados em cursar a modalidade EAD deve se preocupar com a IES que está ofertando a modalidade e não questionar as modalidades em si qual é melhor: presencial ou a distância? Pois, ambas apresentam no contexto atual educacional pontos positivos e pontos a serem melhorados…
Outro ponto com certeza relevante é o próprio aluno se questiona se está preparado para a modalidade EAD que requer duas posturas fundamentais: disciplina e motivação!

03-08-2011
0:22
#75 Samuel Fernando Muller Identicon Icon Samuel Fernando Muller :

O aluno da EAD, que não for disciplinado, dificilmente atinge os objetivos, pois as facilidades que a EAD oferece, tem como contrapartida, um esforço a mais onde o acadêmico é responsável por mais de 80% de seu aprendizado.Então cursar Ead, mas sem disciplina, a dificuldade se torna maior do que estivesse cursando uma graduação ou pós presencial

03-08-2011
0:24
#76 Bartholomeo Barcelos Identicon Icon Bartholomeo Barcelos :

Percebo atualmente que a geração “Z” tem grande facilidade de domínio e acesso às TICs, e realmente são capazes de edificar seu próprio conhecimento. A modalidade EAD, conforme afirmação de Fredric Litto, exige maior motivação e disciplina de nossos alunos. Fazendo-se uma relação entre EAD e a geração “Z”, pode-se verificar a facilidade dos alunos com as novas técnologias, participação e interatividade. mas também é uma caracteristica desta geração, a impaciência e a ausência de disciplina para certas atividades que exigem grande concentração intelectual. Estás caracteristicas podêm prejudicar muito a construção do conhecimento e a efetividade na aprendizagem que a EAD almeja.

03-08-2011
0:27
#77 Ronaldo Identicon Icon Ronaldo :

VEJO QUE O ENSINO A DISTÂNCIA ENSINA O ALUNO A BUSCAR O CONTEUDO,ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO,HABILIDADE DE LEITURA QUE TEM SIDO PERDIDO POR CONTA DA NOSSA SOCIEDADE TÃO AGITADA E COM AUSÊNCIA DE TEMPO.MAIS TENHO UMA DUVIDA SOBRE A TROCA DE EXPERIÊNCIA QUE SE FAZ EM UMA SALA DE AULA,ATRAVÉS DA CONVIVÊNCIA,DAS DIFICULDADES ADMINISTRADA JUNTO DE UMA SALA.

PARABÉNS PELO BLOG TÃO ATUAL
PROF.RONALDO

03-08-2011
2:53

Acredito que o sucesso só é atingido pelo esforço do aluno e sua vontade em querer alterar sua realidade por meio do conhecimento. Assim, acredito que é papel das instituições prover um curso de qualidade. Contudo, cabe ao aluno o papel de fazer deste curso um bom curso para si mesmo e sua vida, valorizando seu tempo e esforço gastos para a conclusão do mesmo.

03-08-2011
9:32
#79 Simone Almeida Identicon Icon Simone Almeida :

Para o alunado a oportunidade de se criar novos campos de ensino nos trouxe a oportunidade de aumentar novos conhecimentos. Assim, abrindo portas para novos campos de trabalho também.

03-08-2011
9:38
#80 Carla Cristiane Kozan Identicon Icon Carla Cristiane Kozan :

Acredito que a Educação a distância será muito bem utilizada por aqueles que querem e tem disciplina. Concordo com você, Lizandra, no que diz respeito aos tutores. São peças fundamentais durante o curso e, como todos tem seus horários determinados para atendimento.

03-08-2011
10:26
#81 Juliana Frozel de Camargo Alcoforado Identicon Icon Juliana Frozel de Camargo Alcoforado :

Como professora do ensino superior há mais de 7 anos tenho percebido realmente a mudança de perfil do alunado, o quanto precisamos nos adapatar às novas tecnologias da informação e comunicação para fazer valer o processo de ensino-aprendizagem. Confesso que até pouco tempo tinha um certo preconceito com relação à Educação a Distância, mas cada vez mais me convenço da sua eficácia nos tempos modernos. O professor deve agora exercer o papel de mediador na relação com o aluno e a EaD proporciona essa realidade. Com as redes e a mobilidade, atuar na EaD é fundamental sob o ponto de vista didático e econômico.

03-08-2011
10:55
#82 Jaqueline Fernandes Identicon Icon Jaqueline Fernandes :

Infelizmente, ainda existe o preconceito quanto ao ensino à distância como uma forma de se obter títulos e estudar pouco. Como estudante de cursos na modalidade à distância e tutora presencial de um curso de ensino superior vejo que o aluno do ensino à distância precisa ter muito forte a caracteristica de disciplina quanto aos seus estudos, pois estudar via ead não significa estudar menos e sim ter a oportunidade de conciliar os estudos com horários e locais mais flexíveis. O aluno de EAD precisa cumprir prazos estabelecidos para as atividades determinadas nos ambientes virtuais e como no texto acima diz, se perder o prazo não tem como ficar chorando para o professor. Além, disso o ensino EAD estimula o autoestudo e a maturidade do aluno em busca do conhecimento.
Penso que a Educação à distância rompe com as barreiras físicas e proporciona a oportunidade de conhecimento para todos.

03-08-2011
11:23
#83 Juliana Identicon Icon Juliana :

Frederic Litto diz nesse artigo o mesmo que digo pra quem tem preconceito em relação a EaD: o aluno da EaD precisa de mais motivação e disciplina do que o aluno presencial. Se em casa, ele olhar pra televisão, pra geladeira, pra cama… ou pra joguinhos e lazer em sua própria internet e preferir tudo isso ao invés de separar um tempo para estudar, ou incluir o estudo e as aulas na sua rotina, não haverá educação. Afinal, a definição da educação já diz: é um processo de ensino e aprendizagem. E o aluno hoje é num novo aluno, tanto na educação presencial quanto à distância, o que exige um novo professor, veja o que o educador Içami Tiba diz: http://educacao.uol.com.br/colunas/icami_tiba/2011/07/26/alunos-bonzinhos.jhtm

03-08-2011
11:32

A Ead flexibiliza e democratiza o ensino, dando oportunidades a todos os que por algum motivo tiveram que adia-lo.

03-08-2011
11:36
#85 Ivan Cesso Identicon Icon Ivan Cesso :

Importante matéria. A pró atividade dos alunos é de suma importância. Vemos essa caracterísitica na EAD, sendo a disciplina sua maior arma.

03-08-2011
11:39
#86 Luísa de Paula Identicon Icon Luísa de Paula :

Estou iniciando na EAD agora, apesar de ter algum contato com cursos através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Está sendo uma experiência gratificante.

03-08-2011
11:47
#87 Carolina Soares Identicon Icon Carolina Soares :

Assisti a uma aula do professor Litto, na qual ele tratou exatamente sobre a postura do professor e do aluno da EAD.
Concordo com o professor Litto quando ele diz que o professor EAD não deve apenas transferir conhecimentos, mas proporcionar ao aluno motivação e ferramentas para que o mesmo possa construir o seu conhecimento.
Porém, teremos que caminhar muito para modificar a postura do aluno quanto a esta nova forma de aprendizagem.

03-08-2011
11:50
#88 Bárbara Ribeiro Identicon Icon Bárbara Ribeiro :

Concordo,´estamos dando continuidade na história, as TIC´s avançam a cada momento a favor da educação.
Estar atento a qualidade do ensino oferecido é fundamental, tanto nos cursos de EaD como nos presenciais.

03-08-2011
11:56
#89 Luísa de Paula Identicon Icon Luísa de Paula :

Estes comentários são importantes para quem está iniciando ou querendo iniciar um curso EAD.

03-08-2011
12:44

Muito bom artigo, e bem motivador para as pessoas se sentirem participantes e indispensáveis pelo seu processo de crescimento educacional e profissional.
Gostaria de adicionar uma frase muito oportuna de Orson Scott Card:
“As pessoas só aprendem mudando sua mente.”
Bernardo De Filippis

03-08-2011
12:45
#91 MÁRCIA CRISTINA PURÍSSIMO Identicon Icon MÁRCIA CRISTINA PURÍSSIMO :

COMO TUTORA PRESENCIAL DE UM CURSO A DISTÂNCIA VERIFICO QUE OS ALUNOS COM IDADE SUPERIOR A TRINTA ANOS, QUE POSSUEM FAMILIA CUMPREM OS PRAZOS DE ATIVIDADES DE FORMA MAIS REGULAR QUE OS MAIS JOVENS (EXISTEM EXCEÇÕES É CLARO), MAS DE MODO GERAL É MUITO INTERESSANTE VER ADULTOS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE ESTUDAR E AGORA COM A EAD ESTÃO BUSCANDO CAPACITAÇÃO PARA AMPLIAR SUAS OPORTUNIDADES EMPREGATÍCIAS OU MESMO POR PRAZER.

03-08-2011
13:15

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento” É uma ótima frase que deixa claro que o aluno DEVE ser co-responsável pelo seu aprendizado. Do professor cabe a este fornecer conteúdo e apoio necessário, do aluno dedicação e estudo!. Com a Educação a Distância na minha opinião aumenta a responsabilidade do aluno quando ao seu aprendizado.

03-08-2011
14:05
#93 Simone Identicon Icon Simone :

Muito importante o tema tratado, sabendo que a educação a distancia é uma tendenci em nosso pai.

03-08-2011
15:07
#94 Lucimara Maria de Souza Martins Identicon Icon Lucimara Maria de Souza Martins :

Sou Tutora a Distância e observei que a maioria dos alunos que acompanhei desde o ano de 2010 levaram pelo menos um semestre para atingir um nível de maturidade e entendimento quanto à necessidade de uma maior disciplina nos estudos comparado à modalidade presencial.

03-08-2011
15:18
#95 Cilmara Langer Identicon Icon Cilmara Langer :

Hoje em dia, podemos observar que ainda existem preconceitos em relação ao ensino a distância,como professora observo que muitos alunos levam a sério e se emprenham para ter um bom resultado, mas muitos ainda pensam que estão comprando diplomas e que não precisam estudar, que concluir uma disciplina é coisa fácil.

Os alunos devem observar que para ter sucesso em EAD precisam sim estudar, ler bastante as boas notas e bom desempenho depende apenas do aluno.

03-08-2011
16:12
#96 Isabel Cristina Rossi Mattos Identicon Icon Isabel Cristina Rossi Mattos :

O professor Litto chama a atenção para vários fatores importantes ao tratar o tema Educação a Distância, realmente temos que refletir a educação sob vários prismas e ultrapassar certos “preconceitos” em relação à EaD. Ao participar de um curso a distância percebemos que ele não se adequa a qualquer estudante, pois exige disciplina, responsabilidade do aluno e muita leitura, como cita o professor Litto. Também é necessário responsabilidade por parte da Instituuição que oferece estes cursos, pois estarão habilitando profissionais ao mercado de trabalho e não devem “facilitar” ao aluno a busca de seu conhecimento, oferecendo uma educação de qualidade inferior; principalmente quando sabemos, que, a maioria dos cursos a distância são para proficcionais da área da educação.

03-08-2011
16:14
#97 Isabel Cristina Rossi Mattos Identicon Icon Isabel Cristina Rossi Mattos :

Desculpe pelo erro na palavra profissionais.

03-08-2011
16:21
#98 Milton Gonçalves de Oliveira Identicon Icon Milton Gonçalves de Oliveira :

Concordo plenamente com Litto quando afirma que “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”, o problema é que para ele construir o edifício, ele precisa desenvolver algumas competências que são fundamentais para a sua efetivação. Nesse sentido, o ambiente virtual deve ser constituído de atividades que favoreçam esse desenvolvimento.

03-08-2011
16:50
#99 Mirian Peres Rissi Identicon Icon Mirian Peres Rissi :

Realmente a Educação a Distância, é um método inovador de educação, transformador, pois o aluno da EAD tem que ter perfil totalmente diferente do aluno presencial, sendo capaz de organizar seu tempo, ser dinâmico, independente, disciplinado e adquirir habilidades com o uso das novas tecnologias, interagindo assim e construindo seu próprio conhecimento

03-08-2011
16:54
#100 Everaldo Cesar Tonet Identicon Icon Everaldo Cesar Tonet :

Esta materia passa a ser importante no conceito de Ensino a Distancia, pois acrescenta informações para todos os envolvidos no processo de educação a distancia, deixando claro que existe o beneficio temporal e geografico, porem em contra partida exige mais tempo em leituras e estudos como ferramenta de auto desenvolvimento.

03-08-2011
17:34

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”.

Muito se fala da disciplina que o aluno de EaD deve ter mas eu, enquanto professora, percebo que igualmente preciso manter meu comprometimento, pois esse alunado “especial” deverá exigir cada vez mais dos professores que, assim como eles, sejam sempre disciplinados, multitarefados e dinâmicos.

03-08-2011
17:52
#102 SUZILEI FEITOSA DA COSTA Identicon Icon SUZILEI FEITOSA DA COSTA :

Certamente essa modalidade de ensino começa a tomar nossa sociedade trazendo benefícios que muitos de nossos alunos não teriam acesso em outra forma de ensino. Porém certamente a pesquisa dos cursos antes de fazer a escolha é de extrema importância, já que existem instituições que não sendo tão comprometidas com a qualidade do ensino, mancham a imagem desta inovadora fonte de aprendizado que se torna cada vez mais presente em nossa sociedade.

03-08-2011
18:45
#103 Maria Cristina Identicon Icon Maria Cristina :

A modalidade EaD tem propiciado o acesso a formação. Os alunos desta modalidade tem um perfi que demostra a competência de gerenciar o seus estudos e tempo e que dedicam mais tempo a pesquisa minuciosa dos temas propostos

03-08-2011
19:11
#104 Ulises Jacinto Aguayo Garrido Identicon Icon Ulises Jacinto Aguayo Garrido :

A educação a distância EAD é fundamental para o Brasil no atual cenário brasileiro já que a educação em geral, base para a estrutura e desenvolvimento, pede urgência para a solução de muitos problemas sociais e econômicos.

Ulises Bellessa

03-08-2011
19:18
#105 Josikelli Andrade Identicon Icon Josikelli Andrade :

Realmente, tanto o aluno como o professor precisa de dedicação e disciplina, para poder realizar um estudo em EAD, tornando seu aluno independente e responsável por seu aprendizado, e desenvolvendo profissionais pró-ativos.

03-08-2011
19:58

Estou de acordo que o aluno da EaD precisa ter uma motivação maior que o aluno presencial, pois a responsabilidade de prazos e entregas fica sob seus cuidados.

03-08-2011
19:59

O aluno da EaD precisa sim ter mais motivação que o aluno presencial pois este tem toda a responsabilidade sobre suas entregas e prazos de conclusão.

03-08-2011
20:28

Acredito ser este o modelo mais adquado para se trabalhar com educação e atingir o público alvo de modo mais moderno e interessante já que estamos vivendo junto a geração da técnologia e devido a este momento temos que levar a aprendizagem de maneira mais acessível a todos os interessados.

03-08-2011
20:39
#109 Renata Lopes Identicon Icon Renata Lopes :

Quando leio artigos sobre as TICs e a EaD observo que nosso comportamento diante do novo não é muito diferente daquele dos homens de outras épocas. Quando surgiu a imprensa de Gutenberg, a Igreja achou que seria o fim da escrita e sabemos que ela se equivocou. Quando os computadores se tornaram acessíveis às pessoas, bem sabemos o quanto foram criticados, pois novamente a escrita esteve na berlinda. Isso também tem relação com a EaD: ela força mudanças de foco para com a Educação, pois de um lado temos o aluno e do outro o professor, protagonistas do processo pedagógico que precisam rever seus papeis nesse novo ambiente. Ambos deverão ter suas relações revistas e revitalizadas, assim como ocorreu com a escrita. Esta tornou cada vez mais sutil, mais cerebral: do lápis para os dedos (datilo), destes para o toque(digito), podendo hoje obedecer ao comando de voz em computadores. É justamente neste ambiente de críticas, de avaliações e experimentações que a EaD vai encontrar seu espaço tanto na Educação tanto Pública quanto Particular e vai tornar-se imprescindível à reciclagem e/ou à aquisição do conhecimento das pessoas.

03-08-2011
20:46
#110 Lizandra Almeida de Menezes Identicon Icon Lizandra Almeida de Menezes :

Com certeza Profª Carla, já fui tutora e sei como são cobrados, pois os alunos pesam que tutores são 24 horas e não é assim, mas esta valendo aí, pessoal, vamos estudar.

03-08-2011
21:07
#111 Nilda das Merces Costa Alves Identicon Icon Nilda das Merces Costa Alves :

Alterações Tecnológicas colabora com a construção do conhecimento para o aluno, o qual estará sempre voltado em adequar e organizar seu tempo automáticamente, sendo assim, consolidado a este mundo de eterno aprendizado.

03-08-2011
21:34
#112 Carla Identicon Icon Carla :

“São alunos mais maduros, que já trabalham e têm família. Não largam seus cursos, pois dependem deles para o futuro profissional”.

Concordo comessa frase..sou educadora no EAD e o perfil de nossos alunos é exatamente este e completando posso dizer que são alunos muito aplicados.

03-08-2011
21:36
#113 Carla Identicon Icon Carla :

“São alunos mais maduros, que já trabalham e têm família. Não largam seus cursos, pois dependem deles para o futuro profissional”.

Concordo com essa frase..sou educadora no EAD e o perfil de nossos alunos é exatamente este e completando posso dizer que são alunos muito aplicados.

03-08-2011
21:37

Interessante o comentário do Prof Litto de que o aluno EAD tem que ter mais motivação e disciplina que o aluno presencial e ser pontual na entrega das tarefas. Isto é uma realidade.

03-08-2011
21:44
#115 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

Isso mostra que o indivíduo que procura um estudo a distância não está de brincadeira, ele leva a sério. Sabe que precisa ser dinâmico, que precisa correr atrás da informação, pois ela não chega de mão beijada, e também tem prazos a serem cumpridos que não volta atrás e não tem como ficar chorando a frente do professor.

03-08-2011
22:02
#116 Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento Identicon Icon Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento :

Interessante! Não sabia que o número de desistências era igual ao da educação presencial, pensei que era menor por possuir em sua maioria, alunos mais maduros.

03-08-2011
22:03
#117 Valéria Klein Identicon Icon Valéria Klein :

Concordo plenamente em afirmar que EAD modifica paradigmas. Com o avanço tecnológico em todos os sentidos faz com que o aluno não viva em uma ilha, mas sim,conectado com tudo e todos possibilitando maiores informações e conhecimetos para seu estudo e crescimento.

03-08-2011
22:03
#118 Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento Identicon Icon Regina Sant'Ana Koepp do Nascimento :

Regina Sant’Ana Koepp do Nascimento :

Interessante! Não sabia que o número de desistências era igual ao da educação presencial, pensei que era menor por possuir em sua maioria, alunos mais maduros.

03-08-2011
22:53

A partir da revolução do conhecimento ocasionada pelo uso da internet, era mesmo de se esperar que os métodos tradicionais de ensino: professor/protagonista do saber, aluno/mero expectador fossem logo se transformando em novas modalidades de ensino/aprendizagem.
O EAD é apenas um desses novos mecanismos de ensino e, com certeza, as dificuldades comuns nas mudanças de paradigmas, como a falta de disciplina e autonomia, em breve serão superadas pelos estudantes brasileiros e elevarão os índices educacionais do país.

03-08-2011
22:54
#120 João Bonifácio Identicon Icon João Bonifácio :

Vários docentes com quem tenho conversado ainda veêm com muita reserva esta mudança.
Minha percepção é que a mudança maior, a quebra de paradígma deve acontecer no lado docente.
Há com certeza uma sensação de perda de “poder” associado a uma alienação em relação á evolução das ferramentas.
O que vocês acham?

03-08-2011
23:01

Adorei o artigo, também postei em meu blog…
Entrei no site da educacaoadistancia.blog.br e encontrei este artigo escrito pelo mesmo e retirado da Folha de São Paulo.
Uma visão bem realista de nosso “NOVO” momento. Alunos tem buscado em suas conectividades novas instruções, novos conhecimentos, novos PARADIGMAS. Hoje temos o “Mundo em nossas Mãos” ou melhor a um click. Hoje é desculpa aqueles que não querem conhecimento.

04-08-2011
0:04
#122 Leila Rosso Identicon Icon Leila Rosso :

Diante das exigências de um mercado de trabalho o qual busca de profissionais que possuem: boa gestão do tempo, disciplina, flexibilidade, comprometimento etc. Competências estas que a EaD possibilita o seu desenvolvimento. Certamente o Ensino Presencial também ajuda, entretanto, sabe-se que para cumprir as atividades de um curso EaD e finalizá-lo, é algo que exige muito mais dos próprios alunos que devem desenvolver desde o primeiro dia sua “independência” e cumprir as metas estabelecidas.

04-08-2011
0:10
#123 Juliano BC Identicon Icon Juliano BC :

É fácil vermos o sucateamento do ensino (presencial) no Brasil todo, com políticas de “aceleração”, sem reprovar os alunos com déficts de conteúdo, conduzindo a formação de cidadãos praticamente analfabetos. Como incluir este cidadão em EAD, onde o mesmo precisa ser parte auto-didata (como comentado na matéria), para que o curso alcance seus objetivos de ensino?
Será que o Brasil está pronto para esta modalidade de ensino?
Espero que a educação melhore, pois a EAD é um grande passo para a formação dos nossos cidadãos.

04-08-2011
0:46

Embora esteja começando meus primeiros passos no ead, sinto que é uma tendência natural,forte e crescente em função das necessidades de conhecimento e disponibilidade pessoais. Acredito que pela metodologia e cobrança empregadas o rendimento tende a ser de considerável grau levando em consideração que os prazos pára entrega de trabalhos não deixam margem para negociações.

04-08-2011
7:56
#125 Eriovaldo Identicon Icon Eriovaldo :

O governo precisa investir para popularizar a conexão de banda larga no país, só assim as facilidades chegarão e terão os resultados esperados e necessários ao nosso país.

04-08-2011
10:44
#126 Cícero J. S. Carneiro Identicon Icon Cícero J. S. Carneiro :

A disciplina que é requerida na EAD permite ao aluno aprimorar conceitos básicos (principalmente em literatura e na proposta de buscar conhecimentos em diversas formas de aprendizagem), porém, a disciplina de prazos nas atividades podem refletir em sua vida profissional no que tange a obtenção da responsabilidade. Nos dias de hoje, com a emersão de gerações, isto pode ser um diferencial positivo entre os jovens?

04-08-2011
10:44
#127 Roberta Pereira Identicon Icon Roberta Pereira :

Acredito na EAD e sei o quanto ela é eficiente. Desde que o aluno seja comprometido com os estudos, que se organize e seja dedicado as leituras e pesquisas. Pois é um campo educacional que cresce cada dia mais no Brasil.

04-08-2011
10:52
#128 Rafaela Persi Nantes Identicon Icon Rafaela Persi Nantes :

O professor na educação a distância é aquele que orienta, recomenda um livro, que dá uma direção, apartir desse momento é com o aluno, ele que corre atrás, semmpre com a supervisão do professor. Com a internet está muito mais fácil aprender, há muitas informações, fórum e blogs de discussões. Se souber aproveitar essas ferramentas em pouco tempo se aprende muito.

04-08-2011
10:58
#129 Lana Amaral Nunes Identicon Icon Lana Amaral Nunes :

Concordo plenamente com a observação de que os alunos EaD devem exigir maior qualidade no ensino. Afinal, todos os cursos formam futuros profissionais.
Quanto ao perfil do estudante EaD considero que ainda temos um caminho a trilhar, considerando que culturalmente não somos preparados para uma dinâmica de autoestudo e disciplina nas leituras.

Nesse contexto, exprimo minha preocupação, pois o conteúdo ministrado em aula é muito inferior ao presencial e os estudantes devem cumprir uma carga horária extensa de autoestudo. Será mesmo que podemos mensurar o aprendizado?

04-08-2011
11:10
#130 Luciano Lopes Identicon Icon Luciano Lopes :

Sem dúvida é flagrante a mudança das relações pedagógicas com o advento das TICs. O que tenho observado é que tais tecnologias tem sido utilizadas de modo distinto, enquanto na educação a distância há uma predominância do “conteudismo”, na educação presencial ainda não se utiliza das potencialidades pedagógicas que as tecnologias oferecem. Na minha opinião o cerne da questão envolve as relações estabelecidas entre professor e aluno. O advento da educação a distância colocou em xeque essa relação, sua natureza e necessidade, sobretudo. É possível educar a distância? Quão importante é o contato presencial entre professor e aluno? São questões complexa que merecem reflexão para os que trabalham nessa modalidade de ensino.

04-08-2011
11:22

Quando passamos a observar o papel de todos os envolvidos no processo de ensino na educação a distancia, fica notório que foi feito uma divisão no papel do professor, onde cada individuo incerido nesse sistem ficou com uma parte, dessa maneira todos são responsáveis pela avaliação do aluno. Tanto o professor conteudista, o professor especialis e o tutor/orientador (que exerce atividades de professor mas não é chamado oficialmente de professor).

04-08-2011
11:27
#132 Claudia Rosin Identicon Icon Claudia Rosin :

Certamente, um dos maiores desafios na EAD é o nível de exigência. Ao contrário do que muitos pensam, um curso em EAD pode ser muito mais complexo e exigente que um presencial.
Trabalho com alunos que ainda resistem um pouco a “caminhar pelas próprias pernas”, que ainda sentem falta do professor “levando o aluno pela mão”.
Entretanto, a tendência é uma real mudança de paradigma, o reconhecimento de que a educação atual caminha para uma evolução importante e necessária.

04-08-2011
11:37

Devemos nos lembrar que precisamos construir bases sólidas para que o aluno seja capaz de construir o “seu edifício do conhecimento”. Acredito que é o aluno que o faz, ao mesmo tempo, devemos disponibilizar as ferramentas necessárias para essa construção, não me refiro apenas a parte tecnológica (equipamentos, programas e internet) mas sim prepara-los “pedagogicamente” para o desafio tendo inicio na capacidade de ler, interpretar e interagir, que a a base para diálogo/interação que irá entre outras variáveis possibilitar uma menor distância transacional para os cursos em EaD. Sem citarmos os desafios a serem transpostos pelos professores/tutores.

04-08-2011
11:55
#134 Maria Aparecida dos Santos Corrêa Identicon Icon Maria Aparecida dos Santos Corrêa :

A tecnologia oferece sua contribuição para aproximar o aluno do educador. Os educadores ainda com inúmeros questionamentos têm que buscar capacitações que os favoreçam e possibilitem o exercício. As mais diversas ferramentas virtuais disponíveis facilitam o aluno visualizar e iniciar uma aprendizagem à distância. As novas concepções apresentam mudanças e a Educação a Distância vai cumulando créditos.

04-08-2011
12:15
#135 Albertino Pereira da Glória Identicon Icon Albertino Pereira da Glória :

A questão da maturidade do aluno, como foi falado pelo Prof. Litto, pode ser colocado como fator determinante para o sucesso desta modalidade. As instituições devem estar atentas a buscar identificar e receber alunos com perfil adequado, caso contrário não atingirão seus objetivos eduacionias. Isso não se deverá à ineficiência da EAD, mais à eusência da dedicação necessária ao aluno de um curso na EAD. Hoje a avaliação do ENADE, por exemplo, compara em condições iguais, alunos das duas modalidades, contudo, infelizmente, ainda temos nos cursos da educação à distâncias, desavisados e sem perfil, que pensam estar prestes a conquistar um diploma fácil.

04-08-2011
13:23

Como é considerada pelo próprio decreto de lei, a Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem.

Acredito que estamos vivendo um momento histórico de modificação de valores, a EAD é uma forma de aprendizagem muito particular que está crescendo aliado ao avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s)

04-08-2011
13:41
#137 Sandra Regina Santana de Oliveira Laia Identicon Icon Sandra Regina Santana de Oliveira Laia :

A flexibilidade de horário e a oportunidade de ampliar o currículo faz com que o estudante do EAD pririze seu tempo, leia muito, tenha mudanças de hábito para que o resultado seja satisfatório, entretanto é necessário que o aluno sempre avalie a qualidade do seu curso.

04-08-2011
14:00
#138 Luciana G. Identicon Icon Luciana G. :

Todos somos responsáveis pela qualidade do ensino, seja no papel de aluno ou de professor. O mercado está cada dia mais competitivo e o acesso às informações bem mais rápido. O reflexo dos trabalhos das instituições de ensino, seja na modalidade presencial ou à distância, é que traduz o nível de aprendizado e que diferencia os concorrentes. Concordo com as palavras de Fredric Litto, onde o aluno tem que buscar bons educadores e motivadores ao procurar um ensino de qualidade. Por outro lado se faz necessário a disciplina do aluno para um aproveitamento do curso.

04-08-2011
14:43
#139 Rosana Bucheri Identicon Icon Rosana Bucheri :

Até pouco tempo atrás minha visão sobre a EAD era bastante pessimista e confesso que era preconceituosa.Sou docente da faculdade Anhanguera de Limeira e quando alunos questionavam a respeito eu dizia que aulas presenciais eram muito melhores. Isso durou até eu ser convidada a cursar uma pós EAD. Quebrei o paragdima e hoje percebo que ser aluno EAD é necessário ter muita responsabilidade, disciplina e mais que isso, é necessário ter foco. EAD aprovadíssimo, se for da Anhanguera educacional, melhor ainda!!!

04-08-2011
15:13
#140 luis henrique nucci vacaro Identicon Icon luis henrique nucci vacaro :

SIM, NÃO RESTA DÚVIDA DE QUE A EAD É IRREVERSÍVEL. COMO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DA UNIDADE ANHANGUERA – RONDONÓOLIS-MT PERCEBO QUE OS NOSSOS ACADÊMICOS CHEGAM À INSTITUIÇÃO SEM QUALQUER REFERENCIA A ESTA NOVA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM. PRINCIPALMENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO HÁ UMA CULTURA DE EDUCAÇÃO PRESENCIAL 100%, O QUE ONERA OS CURSOS E INVIABILIZA UMA EDUCAÇÃO MAIS AMPLA E DEMOCRÁTICA, SEM PERDA DE QUALIDADE. TODA MUDANÇA TEM SUAS RESISTÊNCIAS. MAS É SABIDO QUE A RESISTÊNCIA SURGE JUSTAMENTE DA FALTA DE CONHECIMENTO DO QUE SE ESTÁ PROPONDO. A NOSSA INSTITUIÇÃO ESTÁ OPORTUNIZANDO CURSO DE PÓS GRADUAÇAO EM METODOLOGIA E GESTÃO DE EAD AOS PROFESSORES. BOM COMEÇO. VEJO, CONTUDO, A NECESIDADE DE TAMBÉM LEVAR AOS ACADÊMICOS (EM ESPECIAL DOS PRIMEIROS ANOS DE CURSO) A OPORTUNIDADE DE TER MAIOR CONTATO COM TAL ASSUNTO, A FIM DE QUE A RESISTÊNCIA SEJA MENOR, QUANDO LHES FOREM PROPOSTOS EXERCÍCIOS E ATIVIDADES TÍPICAS DA EAD.

04-08-2011
16:39
#141 Lorena Identicon Icon Lorena :

Gostei muito do artigo, comecei a fazer um curso de pós – graduação em EAD recentemente, modalidade de ensino que até então não conhecia muito bem, e tinha um certo ‘pre-conceito’ negativo, pensava que nada poderia substituir o professor na sala de aula , por isso tinha uma preferencia pela modalidade presencial , decidi então fazer esse curso para conhecer melhor a EAD e me surpreendi, to gostando muito, pois, diferentemente do que eu pensava, a EAD oportuniza uma ótima qualidade de ensino, já que cabe a nós, alunos, buscarmos o aprendizado, contando sempre com ótimos recursos tecnológicos , que facilitam a nossa vida, pois podemos acessar os conteúdos de acordo com a nossa disponibilidade de tempo.

04-08-2011
16:40
#142 THOMAZ HENRIQUE THOMSEN Identicon Icon THOMAZ HENRIQUE THOMSEN :

Verifica-se as possibilidades de qualificação e aprimoração profissional, através destas tecnologias, que permitem com que a educação a distância dê um salto qualitativo e quantitativo no cenário do ensino. Porém o ensino a distância deve ter respaldo oificial e políticas que permitam o seu desenvolvimen to, como exemplo, através do reconhecimento de sua importância pelo MEC. Não apenas com autorizações de cursos de graduação ou pós-graduação a nivel de especialista, mas também em cursos de EAD a nível de mestrado e doutorado.

04-08-2011
16:43

Aluna de uma pós em Gestão Ead, acredito que a maior dificuldade em fazer um curso à distância esteja no comprometimento. O tempo sou eu quem determina, mas o grau de comprometimento é muito maior. Isso porque a proposta é do aluno construir o seu conhecimento e não simplesmente absorvê-lo, como nos cursos presenciais. É necessário disciplina e dedicação às leituras, pois só assim vamos nos interagindo: opinando, trocando ideias, reformulando pensamentos, etc, ou seja, construindo nosso conhecimento.

04-08-2011
17:12
#144 Mônica Danielle Alpire Identicon Icon Mônica Danielle Alpire :

Boa tarde Lucimara, observei que os alunos agora que estão se adaptando com essa modalidade de ensino, estão atingindo esse nível de maturidade, estão mais disciplinados, independentes e buscando mais o seu conhecimento, como disse o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, que “o aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. E estamos caminhando para isso.

04-08-2011
17:27
#145 Vanessa P Mendonça Freires Identicon Icon Vanessa P Mendonça Freires :

Parabenizo o Prof.° Litto pela citação de que “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento.” Contudo, acredito que a proposta do ensino a distância deve ser muito bem analisada pelo aluno que busca novas alternativas e oportunidades para a educação. É sabido que apesar das facilidades com relação a não obrigatoriedade de estar na universidade, do fácil acesso as tecnologias que a cada dia nos surpreende, o aluno desta modalidade de ensino deve ter como consciência de que precisa ter mais motivação, determinação e muita disciplina para atingir o objetivo traçado, a necessidade da busca pelo conhecimento através de leituras, pesquisas, entre outros, é um dos obstáculos a serem superados no decorrer do curso. Acredito que fatos como esse tem mostrado que o perfil dos alunos da modalidade EAD são de pessoas mais maduras, que trabalham, têm família e que não abandonam os cursos, pois dependem deles para o futuro profissional, como mesmo afirma o presidente da ABED.
Mesmo diante a necessidade de nos adequarmos aos novos rumos da tecnologia, ainda sim, a modalidade de ensino a distância sofre preconceito, ainda existem pessoas que acreditam esse é o modo mais fácil de se comprar um diploma de nível superior.
Contudo, acredito que muitos paradigmas estão sendo quebrados, o futuro só depende de nós, a capacidade de nos superarmos a cada dia, tornam as dificuldades cada vez mais saborosas de serem solucionadas. O direito de educação para todos a cada dia deixa de ser um sonho que esta se tornando uma realidade fantástica.

04-08-2011
18:33
#146 Danyele Noleto Identicon Icon Danyele Noleto :

Sem dúvidas a educação a distância vem se desenvolvendo muito no mundo. Tinha um conceito muito fechado do que era a EAD, achando que as aulas presenciais eram bem melhores, mais quando começamos a participar de cursos a distância é que observamos que é preciso trabalhar para conseguir nossos próprios conhecimentos, buscando, pesquisando e interagindo com outras pessoas para podermos criar novas percepções.
Um estudo de pesquisa do Enade mostra como a educação a distância vem se desenvolvendo cada dia mais, a partir de 2010, quando os alunos de cursos superiores à distância passaram a ser comparados com os presenciais, mostraram desempenhos superior dos alunos de cursos a distâncias em diversas áreas.

04-08-2011
19:09
#147 Marcio Marques Gomes Identicon Icon Marcio Marques Gomes :

O texto postado e comentado mostra realmente que a modalidade EAd esta avançando no Brasil e conseguindo seu espaço. os alunos Ead são realmente comprometidos porque quando se coloca uma atividade para ser feita num determinado prazo o aluno cumpri, pois não tem chorinho com o professor, ou ele faz a ativiade nom prazo previsto ou será penalizado, isto leva o aluno a ler mais buscar informações, se interagir com colegas e Tutor. E ainda tem o previlégio de fazer seu horário de estudos. Litto foi muito feliz em dizer que o “aluno hoje procura um novo professor”.

04-08-2011
19:33
#148 Iria Maciak Identicon Icon Iria Maciak :

Sou professora tutora a distância e também aluna de pós-graduação a distância, e a EAD tornou-se peça fundamental para o ensino, quebrando todos os paradigmas existentes de curso ser fraco, muito pelo contrário requer muita disciplina e responsabilidade para atingir seus objetivos. Acredito que como professor tutor temos a responsabilidade maior de incentivo ao aluno que o presencial.

04-08-2011
19:53
#149 Elisandra Godinho Johannsen Identicon Icon Elisandra Godinho Johannsen :

Sou professora de Língua Portuguesa e Língua Española em Escolas Estaduais, acadêmica do segundo semestre de Direito na Anhanguera de Rio Grande e caloura no Curso de especialização em Metodologias e Gestão para EAD. Confesso que conheci e me apaixonei por esta nova modalidade de ensino quando tive que cursar uma cadeira de DPP, uma das disciplinas exigidas pelo curso de Direito.
Vivo duas realidades, a sala de aula com um quadro e apenas uma caneta piloto como professora e a virtualidade, um mundo novo se abrindo diante de meus olhos como acadêmica.
O mais interessante é que sem saber já estava utilisando as ferramentas da Internet com meus alunos para motivá-los e assim despertar o prazer do conhecimento.
Estou vivendo um despertar e concordo com o Professor Litto que os alunos de EAD são mais maduros e sabem gerenciar seu tempo.
Minha preocupação é de como inserir o aluno de hoje, gradativamente para esta nova modalidade, pois dependento da faixa etária obtemos mais ou menos resistência. Notei que os olhinhos brilham dos adolescentes quando solicito ou digo que vou utilizar as ferramentas da “net” para ministrar aulas mas em contra partida os meus colegas do Curso de Direito mantém ainda desconfiança e muita rebeldia ao saberem que terão que necessariamente fazer cadeiras mistas.
Assim, estou contente de estar fazendo parte desta mudança, creio que como professora e acadêmica caminhando entre estas duas realidades devo contribuir para este processo de transformação.

04-08-2011
19:53
#150 Marcos Rueda Guzmán Identicon Icon Marcos Rueda Guzmán :

Os paradigmas existem , com certeza, mas no modo ead. Não há espaço para que elas coexistam. Primeiramente, porque toda sua estrutura deve ser muito confeccionada e planejada. Para poder contemplar de maneira objetiva suas metas. Porque também ela vai de encontro com o principal sistema de ensino presencial. Rompendo certas limitações do aluno, fazendo sai da zona de conforto e do silêncio virtual. E com o passar do tempo a tendência é se autoafirmar e manter sua ações sobre controle.

04-08-2011
21:26
#151 NORMA JORNADA Identicon Icon NORMA JORNADA :

O que podemos concluir com essa afirmação é de que a educação ou formação, finalmente toma novos rumos, tudo isso trazido pela EaD, um novo jeito de aprender, um novo jeito de ensinar, o que resulta em novas cabeças, carregadas de novos paradigmas, onde o que importa é o que realmente está sendo ensinado e o que os educandos estão absorvendo.

Está aí a afirmação “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”.

04-08-2011
21:32
#152 Eliziane Sponton Santos Identicon Icon Eliziane Sponton Santos :

COMO PROFESSORA EAD VEJO QUE O ENSINO À DISTÂNCIA ESTÁ CADA VEZ MAIS FORTE, POIS OS ENVOLVIDOS: PROFESSORES, COORDENADORES E MESMOS OS ALUNOS TEM SE EMPENHADO EM MELHORAR AS AÇÕES QUANTO A SUA QUALIDADE, EFETIVIDADE E EFICÁCIA.

04-08-2011
21:34
#153 Célio dos Santos Júnior Identicon Icon Célio dos Santos Júnior :

Concordo que a educação a distância vem crescendo de forma vertiginosa,temos apenas de tomar cuidado com a qualidade dos cursos, é importante antes de realizar qualquer curso em EAD,observar o modelo do curso e não tanto com a quantitade.

04-08-2011
21:35
#154 Cristiane da Silva Ribeiro Identicon Icon Cristiane da Silva Ribeiro :

A EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA É O FUTURO DA EDUCAÇÃO, POIS DESDE O INICIO DO SÉCULO XX FORAM DADOS OS PRIMEIROS PASSOS PARA ESTA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO. HOJE COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS AS POSSIBILIDADES SE AMPLIARAM E AGORA É CONQUISTAR ESPAÇOS MAIS AMPLOS E BUSCAR A QUALIDADE.

04-08-2011
21:40
#155 Samara Daniel de Souza Identicon Icon Samara Daniel de Souza :

Olá a todos!

A interessante matéria escrita pela Folha de são Paulo, envolve um assunto atual e de pleno interesse a população geral, por que lida com facilidades em aprender e geração de um novo nicho de mercado de alta qualidade, gerando emprego e conhecimento para todo país e mundo.
As vantagens da educação a distância são inúmeras, tais como a mobilidade de horário e local de aprendizado, comunicação bidicerional freqüente, garantindo um aprendizado dinâmico e inovador, é eficaz com a combinação trabalho e aprendizado, eliminação e redução de barreiras de acesso ao curso e ao aprendizado etc.
Para que o processo de educação e formação de novos profissionais seja eficiente, é necessário procurar uma instituição de alta qualidade, com professores capacitados para atender as necessidades didáticas do acadêmico. Mas no entanto, antes de qualquer indagação devemos nos perguntar, se o acadêmico tem a disciplina de aprender neste novo conceito de educação, a disciplina é uma ferramenta imprescindível para que o acadêmico saia da universidade preparado para o mercado de trabalho, fazendo valer o investimento e dedicação de todos os envolvidos na educação a distância.

Att,

Samara Daniel de Souza

04-08-2011
21:56
#156 Iara de Oliveira Rodrigues Identicon Icon Iara de Oliveira Rodrigues :

Só tenho que concordar com o prof. Litto, essa mudança de paradigmas tem como enfoque essa nova maneira de aprender.Prato pronto não há, o papel do professor é “instigar” o aluno na busca e construção do conhecimento.Assim como tudo que é novo provoca certa desconfiança, a credibilidade do ensino EAD está em fase de construção.Mas aqueles que fazem parte desta modalidade devem estar sempre expondo seu ponto de vista para o fortalecimento da modalidade.

04-08-2011
22:08
#157 Marta Lopes Identicon Icon Marta Lopes :

Devido à liberdade e a flexibilidade proporcionada pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem nessa modalidade de ensino exige um aluno que tenha compromisso tendo automotivação e autodisciplina.

04-08-2011
22:08
#158 Lucimara Maria de Souza Martins Identicon Icon Lucimara Maria de Souza Martins :

Professor Luís Henrique, sou Professora Tutora a Distância em Campo Grande-MS e percebo dificuldades semelhantes em nossos alunos. Também encontro resistências dos acadêmicos para o uso das ferramentas de tecnologia e comunicação e para a realização dos trabalhos. Agora que estamos vivenciando esse papel de aluno, vamos ver como nos comportamos frente às propostas da modalidade à distância, não é mesmo? Eu acredito que estar na pele de alunos vai nos ajudar a compreender esse universo que hoje já estamos denominando educação flexível.

04-08-2011
22:14
#159 Lucimara Maria de Souza Martins Identicon Icon Lucimara Maria de Souza Martins :

Sim Mônica, também vejo que nossos alunos já amadureceram nesta caminhada dentro da educação flexível. E é gratificante para nós termos esse feedback, não é? Também observamos o quanto os alunos de mais idade querem aproveitar ao máximo as oportunidades que estão ao seu alcance.

04-08-2011
22:26
#160 Aline Identicon Icon Aline :

A nova geração tem extrema habilidade com as novas tecnologias e sabem como explorar, isso facilita suas pesquisas e aprendizado e acabam perdendo a motivação por “pratos feitos”.

04-08-2011
22:26
#161 rosana Identicon Icon rosana :

EaD é uma modalidade de ensino que vem crescendo, porém é necessário que fique claro que na EaD o aluno precisa de muita disciplina, dedicação e compromisso. Trata-se de um essino de ótima qualidade, o qual vem atender as necessidades atuais.

04-08-2011
22:33

Concordo com o nobre professor, trabalho com EAD há mais de 4 anos e realmente o aluno dessa modalidade para obter êxito tem que ter muita disciplina e saber gerir o tempo de estudo.

04-08-2011
23:48
#163 Katia Luzia Marques Identicon Icon Katia Luzia Marques :

Iniciei um curso de pós-graduação em EaD, e tinha a mesma opinião da Lorena:’’… pensava que nada poderia substituir o professor na sala de aula , por isso tinha uma preferencial pela modalidade presencial…’’ Hoje sendo aluna da EaD, tenho que dedicar um tempo semanal significativo aos estudos e a tele-aula juntamente com a tutoria supri toda necessidade do professor em sala.

05-08-2011
0:13
#164 Rosana A Dal´Evedove Identicon Icon Rosana A Dal´Evedove :

A mudança dos paradigmas não envolve somente a classe discente, mas, especialmente a docente. Se, por um lado, observamos uma verdadeira envergadura na postura dos alunos, que começam a aprender “a andar com as próprias pernas” na busca pelo conhecimento, aproveitando todas as ferramentas e mídias disponibilizadas, por outro, observamos novas funções na profissão de ensinar. O professor atual não mais oferece o “prato pronto” com todos os complementos do cardápio, mas assume tarefas segmentadas, aprende a trabalhar em equipe e com novas tecnologias, quebra preconceitos e conceitos de valor.
A EaD chega abrindo um nicho no mercado educacional que ansiava ser explorado. A resistencia no modelo é mais sentida com os alunos que vêm de uma educação totalmente presencial e que, aos poucos, se adaptam no manuseio dos novos recursos e modelos pedagógicos, porém, a tendência é que, com a inserção gradual das mídias virtuais cada vez mais cedo nas atividades escolares, em pouquíssimo tempo, tais modelos serão totalmente absorvidos pela sociedade brasileira.

05-08-2011
0:14
#165 Marcelo Radaelli Identicon Icon Marcelo Radaelli :

Estamos diante da educação do futuro. Portanto,temos uma grande responsabilidade neste aprendizado, e, ao mesmo tempo, incutir em nossos alunos, a importância destas ferramentas.

05-08-2011
0:40

Olá!
O Ensino a Distância modifica a relação de aprendizado do modelo de escola comum, para um modelo mais descentralizado e flexível. Ele também reverte à dinâmica social, levando a escola ao aluno, ao invés do aluno à escola. A participação do professor é fundamental para completar o processo de desenvolvimento da informática na aprendizagem, sua capacitação é prioritária para determinar e especificar as aplicações da informática. E, os profissionais ligados às áreas de educação e tecnologia devem estar preparados para unir informática e educação com uma visão pedagógica e tecnológica refinada. Enquanto o apoio do professor é imprescindível para a garantia de um ensino de qualidade, pois o computador sozinho não desenvolve nenhuma atividade e nem proporciona melhora alguma na aprendizagem do aluno, a função do computador é ajudar o professor em seu trabalho e na obtenção de bons resultados. O professor deve motivar avaliar e principalmente apoiar o aluno. Sua missão é acompanhar a evolução pedagógica do aluno, sendo capaz de delinear quais serão os objetivos esperados na realização do curso. Na mudança do paradigma educacional, o componente fundamental para a interação aluno-computador é a formação de novos profissionais. O professor deve ser capaz de interagir o computador com os conteúdos e atividades de cada disciplina, dominando o computador como ferramenta para utilização dos diferentes softwares educacionais. Para que a proposta pedagógica seja alcançada, utilizando o processo de informática educativa, são necessários professores habilitados, comprometidos com tarefas pedagógicas fundadas na realidade concreta da escola, juntamente com profissionais da informática para que haja uma troca de informações trazendo assim novas possibilidades de um trabalho educativo inovado.
Att,
Nilva.

05-08-2011
8:37
#167 Juracy Júnior Identicon Icon Juracy Júnior :

O processo de aprendizagem passa necessariamente pelo conflito com que já aprendemos por condicionamento ou observação, sendo assim a motivação é fundamental para ruptura das barreiras para uma nova aprendizagem.
O aluno que procura cursos na modalidade de EAD , na sua maioria, parecem possuir elevada motivação , pois procuram aprimoramento , onde o tempo, deve ser compartilhado com o trabalho e a família, com objetivo claro de garantir um futuro profissional adequado.

05-08-2011
8:46
#168 Luciano Lopes Identicon Icon Luciano Lopes :

A discussão sobre a maturidade do aluno em Ead, como sendo um perfil que o caracteriza e como característica necessário para seu desempenho não traz embasamento para atuação do professor. A grande questão, ao meu ver, é discutir como desenvolver essa dita maturidade com nossos alunos. Acredito que os estudantes em Ead precisam de um preparo prévio para enfrentar um curso a distância, exatamente para conscientizá-lo das novas exigências que será submetido, das possibilidades disponíveis e dos comportamentos mais adequados. Algo como um “jardim de infância” para prepará-lo para a educação à distância.
abçs

05-08-2011
8:57
#169 Danielle Identicon Icon Danielle :

O aluno deve ser instigado a procurar conhecimento, tanto em cursos presencias quanto a distância, pois com a busca, ocorre a curiosidade de descobrir novos horizontes, formação da moral e ética, formandos ótimas pessoas e profissionais.

05-08-2011
9:10
#170 Carla Kozan Identicon Icon Carla Kozan :

Caros colegas,

A matéria publicada pelo Prof. Litto vai de encontro com o que ouvimos em nossa aula inaugural no curso de Pós-Graduação sobre Metodologias e Gestão da EAD, oferecido pela Anhanguera Educacional; ou seja, é a ferramenta do momento para aqueles que desejam uma especialização, uma graduação e, quem sabe daqui a um tempo, um mestrado. Temos ainda um caminho a traçar derrubando preconceitos e obstáculos. Os tutores, peças fundamentais na EAD, devem ser melhor preparados e amparados pelas IES. Em contrapartida, os discentes também devem ter o suporte necessário para o bom andamento dos cursos on-line.
Acredito que quanto maior o número de docentes preparados para a educação a distância, melhor será o rendimento e a aprovação destes cursos.
Nós, docentes, devemos acreditar e divulgar esta tecnologia.
Abraço a todos.

05-08-2011
10:16
#171 Isabel C.G.D.Munhóz Identicon Icon Isabel C.G.D.Munhóz :

Concordo plenamente com esse tópico e considero que a EAD mudou em muito a relação alunoXecolaXprofessor, como professora EAD da Universidade Anhanguera, constatei que
os alunos EAD, buscal constantemente conhecimentos, não se limitam ao que é passado em sala de aula, procuram complementar o conteúdo com leituras, discussões online, pesquisas e outros, são alunos responsáveis que não tem tempo a perder e sim muita vontade e necessidade de aprender.

05-08-2011
10:59
#172 Luzia Félix da Silva Identicon Icon Luzia Félix da Silva :

Estamos com a ferramenta do futuro nas mãos agora só depende de nós professores usarmos de maneira eficaz para obtermos o sucesso esperado.

05-08-2011
11:29
#173 Lizandra Almeida de Menezes Identicon Icon Lizandra Almeida de Menezes :

Acredito que, se um aluno se empenhe ao máximo em um curso a distância, ele pode ser tão bem sucedido quanto ao presencial.

05-08-2011
11:34
#174 Rosicler Rossi Identicon Icon Rosicler Rossi :

Percebe-se claramente que nosso aluno vive numa era em que tudo é muito rápido: vídeos, comunicação, acesso à informações novas, etc.
Como esperar que este aluno, sinta-se confortável para o processo de aprendizagem onde o professor ainda se utiliza de apostila, giz e raramente slides?
O EAD é um FORTE caminho para fomentar modificações no ensino. Por sua modalidade não presencial, as ferramentas tecnológicas indispensávei para que exista interatividade e assegure o aprendizado me parecem mais próximas da realidade que vivemos: um Mundo Digital.

05-08-2011
11:49
#175 Wilson Correa Identicon Icon Wilson Correa :

Bastante poética a idéia de “construir o edifício do seu proprio conhecimento”, mas e o alicerce deste edifício se considerarmos as diferenças culturais, sociais, políticas………….da maioria da população? Como fica? Solido? Confiável? Conectado com a realidade ou fragmentado?

05-08-2011
12:46
#176 Isabel Okamoto Identicon Icon Isabel Okamoto :

A frase citado pelo colega, “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”, é muito apropriada. Na veredade deveria ser o norte em qualquer situação. O professor pode e deve auxiliar no direcionamento, nas indicações dos meios onde se buscar esse conhecimento. É compartilhar e, ao mesmo tempo, aprender também.

05-08-2011
13:00

Olá,

Tenho percebido que meus alunos de EAD buscam um “algo mais” do que o professor Litto menciona em seu artigo. Senti que eles gostam da liberdade de estudar quando e onde quiserem sim, o conteúdo a altura e de qualidade, mas também querem um nível de atenção que a distância não proporciona. Senti que às vezes eles querem uma conversa, algo mais humano e caloroso. Quando fazemos essa junção eles passam a utilizar os conteúdos da EAD em suas vidas e no trabalho intensamente. Me trouxeram “cases” e levaram consigo respostas. Vejo que no contato presencial essa troca (dialética) flui de uma forma diferente da distância.

05-08-2011
15:03
#178 Angela Frata Identicon Icon Angela Frata :

Como próprio título da matéria propõe, os paradigmas passam por mudanças. Isso ocorre em função das novas tecnologias e a facilidade de se chegar a novas fronteiras. Consequentemente há aspectos positivos e negativos desse processo e isso impacta de formas diferentes os agentes envolvidos. Isso ocorre tanto para alunos, quanto para os professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos. Essa reestruturação por que passa a educação é salutar no sentido de oferecer novas possibilidades aos estudantes, de forma a atingirem seus objetivos de ascensão profissional.

05-08-2011
16:23
#179 Ivo Heinz Identicon Icon Ivo Heinz :

As novas tecnologias vieram para ficar, o EAD além de tudo ajuda a fazer a inserção tecnológica para muitos alunos, e principalmente educando-os a usar de forma correta estas novas interações sociais.
Não podemos ficar mais para trás em relação ao mundo, que está cada vez mais conectado, sem contar que com o barateamento e a portabilidade, pessoas que perdem horas de seu tempo nos congestionamentos (que só tendem a aumentar) poderão se conectar e usar este tempo de forma mais útil para si mesmas.

05-08-2011
17:33
#180 ROSELI RUANI ROMERO Identicon Icon ROSELI RUANI ROMERO :

Estou cursando pós-graduação (Metodologia e Gestão em EAD) pela Universidade Anhanguera e acredito que a EAD tornou-se uma ferramenta para qualificação profissional de alunos e professores, isto porque, além de ser mais acessível, é também flexível e vem de encontro às tecnologias. A EAD exige tanto quanto os cursos presenciais: é necessário organizar o tempo disponível, ampliar os conhecimentos (buscar, pesquisar, questionar, interagir em redes sociais e/ou educacionais), bem como ater-se aos prazos exigidos.

05-08-2011
17:42
#181 Christiane Dellazari Bueno Identicon Icon Christiane Dellazari Bueno :

A educação a distância é uma modalidade de ensino que vem conquistado credibilidade e reconhecimento entre os acadêmicos e Professores brasileiros. Acredito que em qualquer forma de ensino o principal responsável pelo desempenho do acadêmico é ele próprio, e que para cada modalidade de ensino existam perfis adequados para a sua escolha. Assim para que o acadêmico consiga ter um bom aproveitamento em um curso a distância, terá que ser disciplinado e determinado, caso contrario não conseguirá dar continuidade ao curso escolhido. Sou uma grande entusiasta deste método de ensino, pois reduz custos para quem faz, maximiza tempo, flexibiliza os horários, é objetivo, não restringe o aprendizado, estimula o indivíduo a ter iniciativa, entre muitas outras vantagens.

05-08-2011
21:07

Educação para todos! Creio que este seja o objetivo da EaD, visto que o aluno que se dispõe a estudar a distância, se dedica mais para acompanhar o ritmo do tutor e colegas, tudo depende mais dele do que os demais fatores. Até mesmo para tirar as dúvidas durante o curso, o aluno tem que ter lido as aulas, ter se interado do assunto, enfim ter construido uma opinião para debater posteriormente. Tal caminho na educação já era esperado, visto a evolução das ferramentas de trabalho, a falta de tempo das pessoas, tudo isso somado a vontade crescente de apreender.

05-08-2011
21:27
#183 Fernanda Rodrigues Identicon Icon Fernanda Rodrigues :

Sou professora do curso de graduação em enfermagem na modalidade presencial e a distância e confesso que antes de conhecer a metodologia da EAD pensava ser impossível o ensino dessa forma para um curso com tanta necessidade de participação prática como na enfermagem. Hoje, após dois anos como professora na EAD vejo que quando há responsabilidade e disciplina dos alunos, dos professores e da instituição que oferece esta modalidade, torna-se possível que qualquer curso seja oferecido a distância com total excelência.

06-08-2011
0:49
#184 Samuel Fernando Muller Identicon Icon Samuel Fernando Muller :

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. Fredric Litto; caramba, que frase impactante e verdadeira. E tão verdadeira que vemos milhares de alunos na EAD, está mais que provado que os alunos EAD, constroem sim o edifício de seu próprio conhecimento, e a equipe da EAD, sejam professores a distância, presenciais, e toda tecnologia envolvidos nesse esquema, contribuem para essa construção.

06-08-2011
10:16
#185 roberto.ac Identicon Icon roberto.ac :

É importante reconhecermos que a EaD vem a cada dia conquistando mais espaço e mais pesquisas a fim de mostrar sua relevância e o futuro da EaD, mas segundo Paulo Simões, deve possibilitar a pesquisa, o armazenamento, a agregação e a distribuição de informação, além de consituir-se um espaço pessoal de conforto para o utilizador, ensina o aluno a buscar o conteúdo bem como a organização do estudo,desenvolvendo a habilidade de leitura.

06-08-2011
10:57
#186 Fernando Gonçalves de Oliveira Identicon Icon Fernando Gonçalves de Oliveira :

A Educação a Distância permite resultados eficientes e práticos de forma única. A sua estrutura nos possibilita uma condição de mudanças no nosso aprendizado, mas para isso é necessário comprometimento e disciplina para o aluno construir o edifício com seu próprio conhecimento. Além disso, quando se trata de estudantes adolescentes ou adultos, é preciso acrescentar elementos de encantamento e motivação para evitar o abandono e evasão.

06-08-2011
13:19
#187 Erli Terezinha de Almeida Identicon Icon Erli Terezinha de Almeida :

O texto do presidenta da ABED ajuda a perceber que talvez entre os vários limites da nossa escola tradicional a EAD vai corrigir alguns desses limites. O que me faz presente agora é facilitar o aluno a elaborar o seu próprio conhecimento, sua auto aprendizagem.

06-08-2011
13:47
#188 carlos alberto Identicon Icon carlos alberto :

“São alunos mais maduros, que já trabalham e têm família. Não largam seus cursos, pois dependem deles para o futuro profissional”.
Esse para mim é dos comentários mais importante, por acreditar que aluno com pouca maturidade terá pouco sucesso tanto no EAD como presencial , porém o EAD a situação piora , porque não tem a “bengala ” ou seja como cita Litto tem que construir o edifício do seu próprio conhecimento . O que acham , enviem email ou entrem no blog > calbertopro.blogspot.com

06-08-2011
17:45
#189 valdete lima Identicon Icon valdete lima :

Concordo… creio que o ensino a distância tem sido uma nova oportunidade para aqueles que nâo têm tempo disponível para se locomover até as unidades

06-08-2011
17:48
#190 telma silva Identicon Icon telma silva :

ostaria de reforçar o que muitos por aqui já comentaram… o EAD tem crescido consideravelmente em vários lugares do Brasil e do mundo! Pessoas de todos os níveis e culturas tem tido a oportunidade de aprender!! Creio que desta forma, teremos em futuro breve, um grupo social mais bem informado e quem sabe, mais útil para a sociedade em que vivemos.

06-08-2011
17:52
#191 Tarcísio Schneider Identicon Icon Tarcísio Schneider :

O que analisamos de positivo, no tema central do artigo, é a parte pessoal do estudante de educação à distância, principalmente no que se refere a ser uma leitor constante e um autodidata na aprendizagem, o que vem amenizar em parte a falta do professor e da aula presencial. Também partilhamos da opinião de que o aluno deve pesquizar bem e analisar todos os aspectos em relação à entidade de ensino, a fim de bem escolher a que melhor atenda suas necessidades, pois somente o Certificado ou Dip´loma não é garantia de qualificação, conhecimento e nem de colocação no mercado. O sucesso é obtido pelo grau de comprometimento, dedicação,estudo e apreensão dos conhecimentos e técnicas necessárias ao bom desempenho da profissão.

06-08-2011
18:02
#192 telma silva Identicon Icon telma silva :

Como professora de cursos de graduação, gostaria de reforçar que muitas universidades estão obtendo excelentes resultados na utilização de algumas disciplinas através do ensino a distancia. A busca, a pesquisa, instiga o educando a um melhor e mais eficaz aprendizado.

06-08-2011
18:47
#193 Elizandra Zanette Identicon Icon Elizandra Zanette :

O avanço da tecnologia, possibilitou o acesso a educação para muitas pessoas que anteriormente não tinham, seja pela localização ou por questões financeiras. Através da Educação à Distância essas pessoas conseguem cursar o ensino superior e por consequência, competir por melhores cargos nas empresas em que trabalham. Mas para que esse aprendizado realmente seja eficiente, os alunos devem se dedicar muito a leitura, não apenas dos materiais fornecidos pelas instituições de ensino, mas também através de pesquisas em blogs, sites, revistas, jornais, que disponibilizam acervos com leituras atuais e complementares. Também é importante a participação em fóruns, assim o aluno pode expor sua opinião e conhecer a opinião de outros colegas a respeito dos temas das aulas.

06-08-2011
19:58

A medida que vamos aprimorando nossos conhecimentos,descobrindo novos valores, transformações e nos adaptando as tecnologias em que a educação no Brasil e a EaD oferece grandes possibilidades de crescimento do sistema de ensino. Acredito que o público interessado em educação a distancia tem o perfil diferenciado, pois a disciplina é imprescindivel, autonomia e o interesse em buscar novos desafios.

06-08-2011
19:59
#195 liliana landgraf Identicon Icon liliana landgraf :

Sou aluna EaD, e posso confirmar que o ensino a distancia abre novas oportunidades, quebrando paradgimas para muitos estudantes que ainda tem medo de fazer um curso a distancia, mas ao mesmo tempo não faz o presencial porque trabalha e não tem tempo e meios de se locomover ate uma universidade, hoje só não conclui um curso superior quem realmente não tem interesse, temos acesso a muitas informações e inovações.

06-08-2011
23:53

Sou aluna de um curso de pós graduação a distância e defendo a idéia de que apesar dos obastáculos a serem superados, a educação a distãncia começa a trilhar um caminho próprio, onde as inovações da internet contribuem para uma mudança do cenário dos ambientes de aprendizagem.

07-08-2011
0:44

Sou tutor presencial EAD, eu percebo que os acadêmicos entrantes vem com uma visão distorcida ou não entendida desta modalidade de estudos. Normalmente eles dizem que é tudo fácil, e com o passar do tempo percebem que para ser um aluno EAD tem ter disciplina nos estudos em casa e tem que ser diário. Na minha opinião um aluno EAD tem possibilidades te ir muito, além por conta da busca que tem que ser constante, fato este que normalmente não vemos nas Universidade presenciais.

07-08-2011
1:40
#198 Edson Silva Identicon Icon Edson Silva :

Concordo plenamente com a afirmativa do Professor Litto de que o aluno tem que ser capaz de construir o seu próprio conhecimento. Porém lanço um questionamento: e quando o aluno ainda não é capaz de construir seu conhecimento? Levanto essa questão, pois sou Professor Tutor de cursos superiores na modalidade EaD e, infelizmente ainda não deparo com essa realidade em sala de aula. Acredito plenamente que o futuro da educação está no EaD, pois a tecnologia de informação tornou possível superarmos diversas barreiras. Porém, nós educadores, temos uma longa e árdua jornada pela frente por uma estrada que, ao meu ver, ainda está sendo construída. O EaD ainda enfrenta questões básicas em seu cotidiano. Talvez pelo fato de atuar com alunos que tiveram um ensino fundamental e médio deficitário, fique mais difícil vislumbrar que o discente possa construir sozinho o seu conhecimento, sem contar que ainda encontramos uma parcela de exclusão digital (tive alunos que chegaram para o EaD sem sequer terem ou saberem criar uma conta de email). Ainda temos a terrível e falsa idéia de que estudar na modalidade EaD é mais fácil do que em um curso presencial. Outro fator significante é a dificuldade de gerar cultura e criar consciência no aluno de EaD da fundamental importância na disciplina para os estudos. Mais um ponto e talvez o mais importante são dois fatores que em minha percepção determinam a construção do conhecimento: motivação e estímulo. Entre os alunos que estão hoje sob minha tutoria, poucos são os que conseguem se manter firmado em seus propósitos para dar continuidade em seu curso acadêmico. Para fazer essa afirmação tomo como embasamento a quantidade de desistências que, infelizmente contemplei apenas no primeiro semestre dos cursos onde atuo. Para entender melhor esse cenário, fiz por conta própria uma espécie de “entrevista de desligamento” e deparei com a total falta de estímulo por parte de familiares o que culmina na mais completa desmotivação. Questões de ordem financeira aparecem logo em seguida.
Acredito que cada um de nós, principalmente como educadores, temos um papel fundamental no auxílio da construção desse conhecimento, principalmente trabalhando o estímulo reforçador positivo na mente dos alunos e buscar proporcionar motivos que possam levá-los a romper barreiras, pois, ao meu ver, boa parte da sociedade ainda está por engatinhar ou sequer sabe por onde começar a construir seu próprio conhecimento.
Com todo esse cenário que, em princípio, não parece ser tão promissor, a afirmativa do Professor Litto é um fato irrefutável, tanto que faço parte do time daqueles que acreditam no EaD como a metodologia mais promissora da atualidade, porém, e gostaria de estar errado, é de que a construção do próprio conhecimento acontecerá em ondas que atingirão primeiro aqueles que de fato buscam e reconhecem que o conhecimento é fator determinante para propulsão em suas vidas.

07-08-2011
8:37

Concordo que motivação, disciplina e força de vontade sejam fundamentais no processo de EAD. Porém percebo ainda que por falta de conhecimento algumas pessoas acabam por optar por esta modalidade sem obter um real e verdadeiro aprendizado pois acham que é “fácil” estudar assim, não atribuindo, no mínimo, as qualidades citadas.

07-08-2011
10:58

O professor Litto, é muito claro quando diz que o aluno da EaD deve ser motivado, disciplinado, buscando construir o seu conhecimento a partir de novas ferramentas.
É função do professor, oferecer novos desafios aos seus alunos, de modo que o papel do professor deixa de ser apenas transmitir o conhecimento.
O aluno de EaD deve ser crítico e interessado.

07-08-2011
11:52

Prof. Litto referência EAD fala com sabedoria sobre o tema, descobri que a EAD não é para qualquer aluno, a dedicação e disciplina são elementos essenciais para um aluno de EAD, pois com a titulação de mestre todos os meus cursos foram presenciais e atualmente sou aluna do curso de Metodologia de Gestão em EAD e noto a exigência do curso para a realização das atividades programadas. Sou a favor da modalidade e esse será um dos desafios da minha vida acadêmica.
Abraços.

07-08-2011
12:00
#202 Francisco Novaes Identicon Icon Francisco Novaes :

Concordo com o professor Litto. O aluno da Educação a Distância, para alcançar a aprendizagem, é importante habilidade de autogestão, disciplinado e possua objetivo claro e específico que se pretende alcançar. Deve administrar e controlar seus estudos, bem como cumprir as atividades propostas pela metodologia do curso escolhido no tempo que melhor lhe convenha.

07-08-2011
12:59

Atualmente a tecnologia tem contribuido para um mundo sem fronteiras, inclusive no ensino. Por vários motivos, como citados no artigo, as pessoas precisam estudar e tem dificuldades em obter “tempo”. O ensino a distância veio para complementar esta lacuna, ou seja, os alunos podem se desenvolver sem se preocupar com a distância. Com relação ao perfil dos alunos, realmente como citado no artigo são mais “maduros”, mas esta tendencia deve ser modificada, afinal, a tecnologia veio para faciltar o acesso as informações.
O modelo do ensino presencial ainda esta enraizado na mente das pessoas. Entretanto, com o advento do EAD, esta situação tende a se ajustar e as pessoas perceberão que o EAD contribuirá para o crescimento profissional e pessoal para os participantes.

07-08-2011
14:44
#204 Tatiane Dias de Góes Oliveira Identicon Icon Tatiane Dias de Góes Oliveira :

Achei muito boa essa matéria, pois expõe com clareza a metodologia Ead; Realmente estamos num mundo onde as novas gerações vivem conectadas ao mundo virtual, e digerem esse tipo de mudança nos estudos com uma facilidade assustadora! O paradigma fica para os mais conservadores, os quais possuem uma dificudade maior para entender tanta tecnologia e facilidade, dentro da nossa propria residencia!

07-08-2011
16:10
#205 Camila Identicon Icon Camila :

No ensino a distância a disciplina é um fator importante no aprendizado dos alunos que devem ter um
compromisso em desenvolver um método de estudo que o ajudará no processo de aprendizagem.
Ele precisa ser participativo e aproveitar o meio virtual para buscar novas informações, expor suas opiniões, interagir com outros alunos ou profissionais em sua área, que o ajudará no crescimento e no conhecimentos de assuntos especificos para sua formação.

07-08-2011
16:41
#206 JAQUELINE LAURINO JORIS Identicon Icon JAQUELINE LAURINO JORIS :

Distância Modifica Paradigmas.
Concordo que a educação a distância está modificando paradigmas, tendo em vista que o conhecimento está sendo desenvolvido como uma ação do aluno com sua realidade, estando como ator no processo de construção de sua aprendizagem. De acordo com Behar (2005) as características que apresentam as mudanças na educação e seus paradigmas são: o
desenvolvimento das competências e habilidades, respeito ao ritmo individual, a
formação de comunidades de aprendizagem, redes de convivência. Nesse contexto, a EAD contribui no processo de ensino- aprendizagem no momento em que a aprendizagem se utiliza dos suportes tecnológicos capazes de proporcionar a inclusão digital e consequentemente o contato direto com as redes sociais que são formadas por essa modalidade educacional.

07-08-2011
17:12
#207 Erli Terezinha de Almeida Identicon Icon Erli Terezinha de Almeida :

Estudando e aprfudando um pouco mais sobre a Educação a Distância percebo que ainda vai levar um tempo para que façamos a mudança de cultura isso tanto para o educador quanto para o aluno. O professor para trabalhar de maneira competente precisa estudar conhecer as metodologias.

07-08-2011
17:16
#208 TIAGO CORSO DE SOUZA Identicon Icon TIAGO CORSO DE SOUZA :

Para Castells (1999) As redes interativas de computadores estão
crescendo exponencialmente, criando novas
formas e canais de comunicação, moldando a
vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por
ela. Diante desse contexto a EAD possibilita o envolvimento do aluno com sua realidade, tornando possível através de recursos tecnológicos o conhecimento e a aprendizagem de forma coletiva, independente da distância e espaço geográfico, tornando a educação dinâmica e acelerando a concepção de que a EAD está modificando paradigmas.

07-08-2011
17:18
#209 Camila Bellini Identicon Icon Camila Bellini :

O aluno deve refletir sobre sua motivação para estudar na modalidade à distância, verificando, principalmente, sua disciplina. É importante que estas exigências sejam claras para o aluno, para que não se tornem motivo para evasão.

07-08-2011
17:30
#210 JAQUELINE LAURINO JORIS Identicon Icon JAQUELINE LAURINO JORIS :

Concordo que a EAD está modificando paradigmas, tendo em vista que o conhecimento está sendo desenvolvido como uma ação do aluno com sua realidade, sendo ator ativo no processo de construção de sua aprendizagem.
De acordo com Behar (2005) as mudanças estão ocorrendo devido as características de ensino e atitudes no contexto do ensino-aprendizagem como:o
desenvolvimento das competências e habilidades, respeito ao ritmo individual, a
formação de comunidades de aprendizagem, redes de convivência, incluindo o apoio de ferramentas tecnológicas capazes de possibiltar a inclusão digital e consequentemente desenvolver a maturidade do aluno que participa dessa modalidade de ensino.

07-08-2011
18:30
#211 Mariani Identicon Icon Mariani :

O aluno deve ter Disciplina, Comprometimento e Organização. Muitos optam pela EaD por achar que é fácil, mas se enganam. Eu faço Pós no sistema ED e vejo que tenho que ter muito mais disciplina, organização e comprometimento nos estudos, do que se fosse no sistema presencial. Estou adorando a experiência e recomendo a todos.

07-08-2011
18:48
#212 Andréa Lodovichi Identicon Icon Andréa Lodovichi :

A tecnologia vem de encontro com a educação à distância !
A EaD exige do aluno o compromisso e a responsabilidade para alcançar resultados promissores, obtendo êxito no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

07-08-2011
20:21

Olá,

Realmente virou moda o EAD mas gostaria de dizer que parte desta demanda não foi feita pelos alunos e sim pelas instituições de ensino. Muitas delas viram no EAD a possibilidade de aumento de receita com redução substancial do valor pago por hora/aula.
Não quero dizer que isso é ruím… apenas estou argumentando de uma outra forma sobre a “demanda” criada pelas novas tecnologias.
Abraços a todos e em especial ao alunos da pós em EAD da Anhanguera de Campo Grande – MS.

07-08-2011
20:27

Olá,

Minha experiência com cursos a distância é a seguinte:
Horários marcados para encontro virtuais com o fuso de Brasília, atrapalham os alunos que moram em regiões de fuso-horário diferentes.
O professor – tutor – quase nunca responde aos alunos sobre dúvidas específicas.
Quando existe um problema de conexão ou de rede, o professor é obrigado a encerrar a aula virtual e dar presença para todos.

Nada substitui o contato humano porém novas tecnologias auxiliam a transição de sala de aula presencial para uma virtual.

Um forte abraços a todos e em especial ao alunos da pós em EAD da Anhanguera de Campo Grande – MS.

07-08-2011
21:30

Concordo que precisa haver motivação e disciplina, e além disso, responsabilidade, por isso acredito que alunos desse tipo de curso sejam mais maduros.
Eles devem se desenvolver como autodidatas, claro que existe o apoio de tutores, mas existem ferramentas para a pesquisa e leitura que estão ao alcance, por isso, progredir depende muito de como ele se dedica.

07-08-2011
22:11
#216 Isabel Okamoto Identicon Icon Isabel Okamoto :

A pouco estava conversando, via facebook, com uma ex aluno de graduação e pós graduação, e discutíamos a dificuldade que alguns alunos tem de se adaptar a essa nova forma de aprender. Uma revelação que ele me fez foi … “sempre fui de pesquisar muito, desde o ensino fundamental e agora nao tenho dificuldades em trabalhar com ambiente virtual, que também é pesquisa”. Me fez pensar que a realidade da EAD pode e deve ser discutida muito antes da faculdade, ainda que seja para demonstrar alternativas.

07-08-2011
23:02
#217 Laura Gauto de S. Nogueira Identicon Icon Laura Gauto de S. Nogueira :

Realmente a EAD está se tornando cada vez mais popular e cada vez mais o professor deve diferenciar-se do perfil antigo em que apenas ele possuia o conhecimento e o saber absoluto. A interatividade e as novas tecnologias contribuem para a formação de um novo método de ensino, ganhando cada vez mais adeptos. Estes por sua vez, ainda tentam se encontrar com uma modalidade nova de aprendizado e que exige muita dedicação do aluno.

08-08-2011
0:35
#218 Angela C. S. Gonçalves Identicon Icon Angela C. S. Gonçalves :

Realmente a dedicação e gerenciamento de tempo são fundamentais para quem faz cursos EAD.
Esta modalidade oferece maior flexibilidade de estudo, porém o aluno tem que se conscientizar da importância de realizar as atividades, estar motivado e saber o que realmente quer.
O estudo, através de pesquisas debates em grupos virtuais propicia melhor autodesenvolvimento, pois diferentemente de um curso presencial o aluno não pode deixar de se pronunciar.

08-08-2011
0:54
#219 ANA PAULA FERNANDES DE MELO Identicon Icon ANA PAULA FERNANDES DE MELO :

A qualidade do ensino neste caso de EAD depende muito mais da responsabilidade do aluno para com sua própria aprendizagem, visto que se ele tiver todo material e apoio necessário, a aprendizagem dependerá dele. O professor estará ali como apoio, mas não mastigará conteúdos para o aluno, ele terá essa tarefa, ele é co-responsável em uma vantagem maior que na modalidade presencial.

08-08-2011
11:27
#220 Jacqueline Gomes dos Santos Identicon Icon Jacqueline Gomes dos Santos :

Pessoal, realmente a EaD modifica paradigmas, atualmente observa-se que os alunos dos cursos de EaD são mais prestativos, estão mais dispostos, se esforçam e lutam para aprender a enviar suas atividades e portifólios em tempo certo. Como a amiga Ana Paula disse acima, realmente, depende muito do esforço do aluno para ter aprendizagem de alta qualidade, mas vejo que o aluno que procura esta modalidade de ensino tem consciencia disso.

08-08-2011
12:08
#221 Vanderli Identicon Icon Vanderli :

Apesar de ser responsável pelo seu aprendizado, o aluno não está sozinho nesse processo, quando ele possui um tutor igualmente comprometido e motivado com seu aprendizado. Não se pode mais parar o desenvolvimento tecnológico e suas causas e conseqüências, nem sempre favoráveis ao progresso humano em geral. Devemos ficar atentos para que essas mudanças, principalmente na área da educação, sejam benéficas a todos e não apenas a uma pouca minoria.

08-08-2011
14:00
#222 Eliene Identicon Icon Eliene :

Concordo plenamente com o prof. Fredric Litto, que “o aluno deve ser capaz de construir o seu próprio conhecimento”. Os alunos da EAD devem possuir um perfil diferente dos alunos presenciais, eles devem ser mais independentes na buscar do seu conhecimento, E desta forma temos uma mudança de paradigmas no ensino e aprendizado onde o professor não é mais o centro o transmissor do conhecimento, ele deve apenas direcionar o estudo do aluno, por meio de indicações de textos e conteúdos, fomentando a discussão, debate e questionamentos, estimular na busca por informações
e de seu próprio aprendizado. o ensino em EaD vem nos proporcionar independência onde somos co-responsáveis
por nosso aprendizado.

08-08-2011
14:41
#223 Angelita Identicon Icon Angelita :

Realmente, se o aluno matriculado em um curso de EAD não tiver disciplinamento para lever o seu curso a sério, o mesmo poderá enfrentar dificuldades ao longo do percurso. Pois em um ambiente virtual, mesmo tendo a presença virtualmente de um professor, e também de um monitor ou tutor, estes não são suficientes para poder oferecer ao aluno o que no ensino presencial tem.

08-08-2011
14:58
#224 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

Sempre se buscando novas informações.

08-08-2011
17:09
#225 Adriana Chaves Identicon Icon Adriana Chaves :

A educação a distância veio proporcionar ao acadêmico a independência e a busca pelo conhecimento,mas muitos ingressam nesta modalidade de ensino achando ser mais fácil que o presencial, contudo o que podemos observar, é que muitos desistem ao lidar com a realidade, onde exige do acadêmico disciplina, cumprimentos de prazos para entrega das atividades e conhecimento da tecnologia utilizada. E cabe ao professor tutor a distância e presencial provocar/estimular os acadêmicos a buscar informações e a interagir através de fóruns, debates e outros.

08-08-2011
17:42
#226 SUZILEI FEITOSA DA COSTA Identicon Icon SUZILEI FEITOSA DA COSTA :

Penso que o perfil do aluno EAD, já é uma quebra de paradigama. Estatísticas mostram que são alunos com idades mais adulta. Geralmente estão a longo tempo longe da escola e inclusos no mercado de trabalho. Isso por si só já é uma carga bastante pesada ao nosso aluno. Porém a EAD é uma oportunidade de que ele precisa e essa mudança de paradigma vai agregar para sua atividade profissional também. Quebrando paradigamas e vencendo alguns preconceicos iremos longe…. muito longe!

08-08-2011
18:29
#227 Nilza Costa Identicon Icon Nilza Costa :

Achei as colocações do Sr.Litto muito apropriadas. Principalmente no que diz respeito à autonomia e responsabilidade que a EAD insere no estudante. Na educação a distância o aluno tem muito mais oportunidade e será ele o autor da construção do seu conhecimento.

08-08-2011
20:02

Disciplina, maturidade e comprometimento são fatores preponderantes para frequentar qualquer curso. No EaD não poderia ser diferente. A qualidade dos resultados depende mais do estudante do que do professor ou suas ferramentas.

08-08-2011
20:32

Concordo com esta matéria, onde o ensino a distancia vem crescendo a cada semestre, pois atende as necessidades de vários públicos, público este que não tem tempo para estudar no convencional e encontra disponibilidade no EAD, assim aperfeiçoando seus conhecimentos e elevando o grau de cultura nacional e profissional. Com esta visão os alunos mais dedicados se sobressaem e relação aso demais pela sua dedicação e perseverança no aprendizado.

08-08-2011
21:25

O texto publicado no jornal a Folha de São Paulo define muito bem a concepção da educação a distância. Destaca a necessidade do desenvolvimento de hábitos e habilidades em busca de auto-aprendizado, por parte do aluno, como fator de sucesso e manutenção na modalidade a distância. A disciplina e o estabelecimento de regras pelo aluno são as características primordiais nesta modalidade de educação.

08-08-2011
21:51
#231 Cláudia Domingues Gomes Identicon Icon Cláudia Domingues Gomes :

Apenas uma Reflexão,
Os cursos de educação à distância têm, cumprido ao longo dos anos sua trajetória como modelo de ensino – aprendizagem, elencando questões pedagógicas, novos desafios sócio-culturais e políticos, atendendo um número significativo de pessoas, que por algum motivo, seja por desigualdade social, diferenças culturais, entre outros, não possuem meios para cursar o ensino superior e se graduarem.
Ressalta-´se que por muito e muitos anos vivenciamos um período de uma educação totalmente autoritária e fordista, um modelo tradicional no qual o aluno, muitas vezes tinha seu processo educacional corronpido por uma metodologia imposta e executora,

08-08-2011
22:00
#232 Cláudia Domingues Gomes Identicon Icon Cláudia Domingues Gomes :

CONTINUIDADE:

das atividades, tendo ao longo da trajetória educacional da EAD, oferecendo ao aluno a autonomia dos seus conhecimentos e a organização de suas atividades. Entretanto observamos algumas características do Ensino virtual ou EAD; nova metodologia de ensino, ferramentas diferenciadas de aprendizagem, interatividade, autonomia, dimensões territoriais, tecnologia como forma de inserção educacional.
Entretanto é importante ter a compreensão que é um ciberespaço, mas estamos lidando com seres humanos sendo estes dotados de emoção, inteligência e “idealizações”. Pois diante dos desafios essa modalidade tem que conciliar os canais de aprendizagem, sendo auditivo, visual e cinestésico, com um ambiente virtual, mas será uma questão de tempo e de aplicabilidade desse novo método de aprendizagem.

08-08-2011
23:11
#233 Ana Brunier Identicon Icon Ana Brunier :

Quebra de paradigmas com certeza, estávamos acostumados que os nossos professores nos oferecessem todos os recursos para construirmos “o edifício” e agora está aí a afirmação “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”.
Doce ilusão de que o EAD é fácil, tenho me surpreendido cada vez mais com essa modalidade de ensino que exige muito mais comprometimento por parte dos alunos, a flexibilidade de horário é ótima, mas a exigência é enorme, afinal a proposta agora é o aluno construir o seu conhecimento e não simplesmente absorvê-lo, como nos cursos presenciais. Acredito no resgate da qualidade de ensino através do EAD.

08-08-2011
23:20

Realmente essa nova realidade está transformando a educação da sociedade. Aliás, que atende a necessidade atual. Tive a oportunidade de compartilhar informações sobre essa modalidade, no passado, num momento em que o EaD ainda não estava tão difundido no Brasil e, nosse tempo a visão era de que somente em locais onde havia dificuldade de locomoção o peograma seria bem aceito. Hoje, sabemos que a locomoção é difícil, em todas as regiões, independente de suas condições geográficas. O trânsito, a violência, o custo e principalmente a falta de tempo para conviver com a família. Diante disto, creio que o EaD conquistará cada vez mais espaço.

Outro fator que vejo como altamete vantajoso, é a possibilidade de cada aluno seguir seu próprio ritmo. Não que aqueles que não são aplicados conseguirão bons resultados, mas cada um pode escolher o momento das suas ações.

08-08-2011
23:42
#235 Imara Hebling Camargo Identicon Icon Imara Hebling Camargo :

Também acredito que o aluno deve ser próprio motivador para os estudos. No entanto, o professor on-line ou tutor deve ajudá-lo ainda mais.

09-08-2011
0:00
#236 Laudiceia Cristina Identicon Icon Laudiceia Cristina :

Acredito que o maior desafio desta modalidade de ensino, está na postura do docente e também do discente, haja vista que existe a necessidade de se saber usar as ferramentas virtuais de aprendizagem tanto para nortear e instigar o discente a aprender, como também presenciamos a falta de comprometimento do aluno em aprender e não apenas cobrar por notas ou por diplomas … que também e infelizmente ocorre ainda com os alunos que adentram nesta modalidade de ensino.

09-08-2011
6:13
#237 Carlos Alberto Identicon Icon Carlos Alberto :

Constantino Cavalheiro, diretor da Catho Educação diz que na hora de conseguir um crachá os recrutadores estão mais interessados em saber se o estudante cursou a gradualção numa instituição de ensino reconhecida do que se ele fez um curso presencial ou a distância. “O que importa é a competência que o candidato tem, e não a maneira como ela foi adquirida”, diz Cavalheiro.

09-08-2011
8:57
#238 Ednalva Identicon Icon Ednalva :

Minha formação acadêmica foi em EAD, e hoje sou professora em EAD, percebo que muitos alunos buscam o EAD pensando que vai ser mais fácil, porém o aluno precisa ter autonomia, saber pensar, precisa de tempo e ter habilidades com a internet. É lamentável presenciar a tamanha falta de credibilidades aos cursos a distância. Por exigir muito mais motivação, dedicação e disciplina do acadêmico, certamente que sua formação terá maior embasamento teórico.

09-08-2011
9:34
#239 Rafaela Persi Nantes Identicon Icon Rafaela Persi Nantes :

Realmente, muitos que procuram a educação à distância são pessoas que já tem família, mas há aqueles jovens de baixa renda que veêm a oportunidade de se qualificar, com a mesma qualidade de uma faculdade presencial.

09-08-2011
10:46

Concordo plenamente com o professor Fredric Litto, a modalidade EAD quebra todo e qualquer paradigma, principalmente os malditos “vícios” do ensino presencial, apesar do perfil dos alunos dessa modalidade ser um tanto diferente dos alunos presenciais, a organização dos estudos, bem como a autonomia do aluno para construção do conhecimento são os principais atributos do EAD, evidentemente que antes de iniciarmos qualquer tipo de capacitação, é necessário um conhecimento profundo do que a instituição escolhida pode oferecer em termos de estrutura etc.

09-08-2011
11:48
#241 Sonia Marilda Bernardes Identicon Icon Sonia Marilda Bernardes :

A Educação a distância em nosso país abre possibilidades àqueles que não tiveram oportunidade de realizar o sonho de estudar. A flexibilidade não é sinônimo de facilidade e sim disciplina, pois sem disciplina o acadêmico não consegue concluir o seu curso.

09-08-2011
12:10
#242 Albert M. Guedes da Silva Identicon Icon Albert M. Guedes da Silva :

Concordo com essa materia do Fredric Litto , pois esse tipo de ensino EAD depende basicamente do aluno querer aprender e esforçar em fazer as atividades complementação do ensino.

09-08-2011
14:40
#243 Andréia Identicon Icon Andréia :

A modalidade do ensino a distância é novo avanço em ensino aprendizagem e permite que o conhecimento pode ser levado a qualquer parte do mundo. As inovações tecnólogicas e a popularização da internet propiciam que o indivíduo busque mais rapidez nas informações e no processo de construção do conhecimento. Essa flexibilidade de estudo proporcionou uma grande demanda de pessoas que não podiam ou não tinham tempo disponível para assistir aulas presenciais e que hoje podem desfrutar dessa nova realidade educacional.

09-08-2011
15:40

A EAD , este novo, acho que podemos dizer, modelo de educação, está favorecendo pessoas que não tiveram e não possuem hoje condições para realizar um curso presencial,são jovens, adultos e até muitas pessoas da terceira idade, que através da EAD, estão podendo realizar um sonho. O que devemos ficar atentos é quanto a qualidade destes cursos, para não ocorrer banalização da educação

09-08-2011
15:46
#245 Erli Terezinha de Almeida Identicon Icon Erli Terezinha de Almeida :

O Texto apresentado, gerou várias reflxões sobre a EAD, visto que essa modalidade que não é tão recente mas que com a internet veio intesificar o seu uso e crescimento e lendo as reações desse blog sobre tema abordado pela presidente da ABED, percebe que essa realidade esta amadurecendo em nosso meio educacional, isso é muito bom assim estamos ropendo as barreiras da possibilidade da educação chegar e de fato ser Direito para todo cidadão.

09-08-2011
16:58
#246 Emanuela de Oliveira Identicon Icon Emanuela de Oliveira :

Na atualidade, são várias as mudanças sociais vivenciadas pelos indivíduos, caso dos novos paradigmas educacionais.
A sociedade está se reestruturando em torno das novas tecnologias de informação e comunicação que influenciam diretamente as configurações das relações sociais e, também, educacionais.
Diante disso, o indíviduo é incentivado a assumir o controle de sua formação e tem a possibilidade de exercer, com autonomia, a sua busca por conhecimento.
O fundamental neste cenário é assegurar que as desigualdades sociais não limitem este acesso individual às novas e vastas estruturas do saber e da educação…

09-08-2011
21:52

A cada dia que acompanho os comentários dos blogs em que visito, percebo uma similaridade entre as colocações. Percebo pessoas em defesa de uma bem maior, que é a oportunidade de um número maior de pessoas estarem estudando.
Parabéns para nós que conseguimos entender o verdadeiro sentido da EaD.

09-08-2011
22:00

São muitos os elementos envolvidos no EaD, o que exige uma organização maior. O que me preocupa em alguns momentos são os Polos de Apoio Presencial que na maioria das vezes não cumprem seu papel nesse processo de ensino aprendizagem. Todas as partes desse todo, devem estar sintonizados para que o processo ocorra naturalmente. O EaD está crescendo é verdade e os números demonstram isso. Mas e a qualidade? Está sendo mensurada? De que forma? O EaD representa sim um novo paradigma do conhecimento. Traz um leque muito amplo e dinâmico que requer de todos os envolvidos, um comprometimento maior.
Esse debate é fundamental. Crescer com qualidade.

10-08-2011
8:44
#249 Roberta Pereira Identicon Icon Roberta Pereira :

A EAD exige mais concentração de dedicação aos estudos, mas os alunos que mais tem dificuldade este aspecto são os que esperam tudo do Profº. O que não pode ficar para trás é a qualidade do curso, uma coisa que o Mec tem que fica atento é com este processo de ensino aprendizagem.

10-08-2011
9:12
#250 Jose Rubens Identicon Icon Jose Rubens :

Não resta a menor duvida, concordo plenamente com o autor do texto. Por um lado, se houve mudancas no paradgima do sistema de ensino – com certeza houve tambem “grandes mudancas” relacionadas ao alunado do EAD.
Se na educação tradicional, o professor é centralizador dos conhecimentos e do saber, e assume seu papel num palco, onde atraves de um monologo distribui seus conhecimentos, aos alunos presenciais, que esperam ësses conhecimentos “mastigados e triturados”- o mesmo nao acontecem com os alunos do EAD, pois não somente a ausencia fisica do professor, mas sim pela propria estrutura, onde o professor ator de um palco [no ensino tradicional], assume no EAD o papel de professor orientador, levando seu aluno, a uma postura mais ativa e dinamica – de buscar e angariar novos saberes, para complementar suas atividades EAD.

10-08-2011
9:45
#251 Jaiana Identicon Icon Jaiana :

Muito se fala se EaD. Mas, por vezes, se esquece de falar do papel do aluno nessa modalidade. Para fazer um curso a distância, o aluno precisar ter, ou estar disposto a desenvolver, certas habilidades. Ao contrário do que costuma acontecer na educação presencial, o aluno tem mais liberdade para seguir seu próprio ritmo de estudos. Mas, exatamente por isso, esse aluno precisa ter mais responsabilidade e saber organizar seu tempo. Será que os alunos matriculados em cursos EaD têm essa habilidades? Será que os cursos conseguem desenvolvê-las?

10-08-2011
10:55
#252 Luciana Neves Identicon Icon Luciana Neves :

Realmente falar sobre a EaD se torna polêmico, percebi aqui muitos comentários sobre a defesa desta nova modalidade, de como os alunos precisam querer fazer um curso em EaD para terem sucesso.
Porém, não dá para deixar passar as questões feitas pelo prof. Renan, Profa. Debora e Prof. Thober, todos nós que atuamos como tutores em EaD, presenciamos a falta de interesse do aluno, mesmo quando estamos em sala de aula, alunos se queixando de que não gostam destas disciplinas em EaD. Acredito que os professores de formação básica devem inserir esssa metodologia aos alunos ainda no ensino fundamental e médio, para se ter alunos critícos e atualizados, pois hoje temos um público jovem que utiliza o meio virtual, mas não é ensinado a ter o gosto pelo estudo por meio de uma ferramenta que lhe proporciona uma viagem de conhecimento.
Quanto a dificuldade enfrentada pelos alunos da educação tradicional, acredito que apenas com dose de motivação e informação de quanto essa área esta crescendo fára com que nossos alunos EaD (20%) se tornem pessoas que fazem a disciplina com o intuito de aprender cada vez mais.
A mudança de paradigma esta ai, mas também cabe a nós professores de uma forma ou de outra tentar introduzir essa idéia aos nossos alunos.
Luciana

10-08-2011
11:39
#253 Sandro Luiz de Carvalho Neves Identicon Icon Sandro Luiz de Carvalho Neves :

o importante neste processo de ensino a distância com a utilização da internet é que isto não tem mais volta. A tendência é ampliar ainda este tipo de comunicação

10-08-2011
11:42

Concordo com o exposto, mas é preciso lembrar que não é fácil o sucesso neste meio. Falo com propriedade, pois fui tutor de cursos e EAD e hoje sou coordenador e professor presencial dos cursos de engenharia em uma instituição privada. Acredito que seja necessário um meio de filtar os alunos que se adequem ao meio virtual e de aprendizagem a distância. Sabemos que muitos dos alunos têm uma formação duvidosa em termos de conhecimentos básicos e que a leitura e autosuficiencia ficam longe de serem os necessários para aproveitar um curso a distância.

Acredito que os cursos EAD são a revolução do ensino e que irão durmar por muitas décadas, quem sabe para sempre,no entanto, acredito que a seleção dos alunos e a preparação para utilização dos meios eletrônicos tem que ser bem melhores.

10-08-2011
12:33
#255 Samuel Celestino Identicon Icon Samuel Celestino :

O perfil de parte do aluando presencial, inicialmente parece estar migrnado para o à distância. Assim, os launos que não tiverem disciplina para o estudo e ao mesmo tempo não pretendem cursar no modelo presencial,acabarão por ficar mais tempo sem formação.
Poderiamos então perceber com isso que teriamos menos pessoas nos cursos principalmente de graduação, pois os que estiverem no ensino à distancia, seriam os mesmos que aproveitam bem o conteudo do curso presencial?

10-08-2011
12:38
#256 Jeanine lopes Identicon Icon Jeanine lopes :

O EAD realmente veio para ajudar aquelas pessoas que pretende obter e até mesmo aperfeiçoar seus conhecimentos dentro do mercado de trabalho de hoje, pois há muita concorrência. Só depende do esforço do aluno a aproveitar e participar desta nova ferramenta para seu crescimento profissional.

10-08-2011
13:11
#257 Priscila Pereira Silva Identicon Icon Priscila Pereira Silva :

Pelo o que eu pude observar neste período que estou acompanhando este blog é que a quebra de paradigmas quanto à educação a distância vem acontecendo em todos os sentidos, não somente nos alunos que dela usufruem, mas também de nós profissionais da educação que deixamos de atuar apenas como um simples profissional que transmite conhecimento, e passamos a atuar como mediador da aprendizagem, favorecendo a autonomia e a auto-aprendizagem dos nossos alunos.

10-08-2011
14:38

Vejo que os dois modelos são importantes para nosso pais. Educação sempre será solução para muitas coisas e é importante para desenvolvimento do país. Realmente conforme comenta o artigo, o aluno EaD, tem flexibilidade de horário, ainda sim alguns modelos, há 2 encontros presenciais das 19h e 20 as 21h e 30. mas a carga de atividades a distância é grande e muito contributiva para a formação desse aluno.

10-08-2011
16:02

O mundo globalizado exirge novas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem e de acordo com o que o professor Litto nos revela o perfil do aluno não é mais aquele que ficava esperando tudo ser passado a ele e sim de um aluno pesquisador capaz de saber buscar novas informações e conhecimentos de forma mais rápida e eficaz no mundo em que interage.
Neste contexto a EAD assume um papel importante, pois, possibilita que seus usuários adquiram este novo perfil.

10-08-2011
16:56
#260 Lucimar C Barbosa Identicon Icon Lucimar C Barbosa :

Olá! Este artigo deixa claro que o aluno tem que ser responsavél pelas sua atitudes e objetivos quando propoe em fazer um curso em EAD. Precisa ser muito disciplinado, mesmo que ele não tenha a flexibilidade no prazo para entrega dos trabalhos, ele tem a flexibilidade de estar realizando suas atividades na hora que ele pode sem ter que ficar preso a horário, é o grande boooom do curso EAD diante da modernidade da tecnologia.

10-08-2011
17:33
#261 Elizandra Oliveira Identicon Icon Elizandra Oliveira :

Lembrando que na EaD, o papel do Professor Tutor a Distância é primordial. Ele é o elo entre o Professor e o aluno.

10-08-2011
19:43
#262 Erli Terezinha de Almeida Identicon Icon Erli Terezinha de Almeida :

No texto desta página intitulado Distância modifíca paradigmas faz uma real análise do processo de ensino aprendizagem que a EAD vem passando com seus aspectos positivos e as conquistas que ainda deve ser feita, ao ler as reações especialmente de professores tutores percebe que assim como no presencial o aluno precisa ter foco na sua conquista do saber do contrário o ato de aprender será sempre um fardo pesado.

10-08-2011
21:27
#263 Rosa Meire Identicon Icon Rosa Meire :

Penso eu que é necessária a participação de profissionais capacitados para atuar na área de Educação à Distância, não só mediante o conhecimento tecnológico , mas também por meio da identificação das necessidades que os alunos têm em relação a sua própria formação.

10-08-2011
21:33
#264 Sandroca Identicon Icon Sandroca :

Concordo com o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto. Já realizei uma pós à distância e atualmente faço outra, tenho certeza que os alunos de EaD devem , realmente estabelecer metas, ritmo de estudo, horários e sobretudo dedicação para atingirem os objetivos e datas estabelecidas para a entrega das atividades. Embora muitas pessoas tenham idéias diferentes, acredito que os alunos do EaD são “mais cobrados”, não há negociação em relação aos prazos, “não há desculpas” para os descumprimentos das atividades. Por outro lado, concordo que nesta modalidade de ensino o professor transforma-se num agente de transformação, incentivando os alunos a buscarem conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento intelectual.

11-08-2011
1:37

Acredito que a contribuição que a Educação a Distância permite maior facilidade de aprendizado e formação as pessoas que estão assim como o mundo em constante mudanças e inovações, hoje a internet é utilizada como ambiente de estudo, promovendo o desenvolvimento de habilidades de incentivo à pesquisas e cultura, competências, habilidades pessoais e digitais de saber comunicar-se em qualquer situação e ambiente. O sucesso só é atingido pelo esforço do aluno e vontade de ter conhecimento. Cabe as instituições o papel de prover um curso de qualidade e o aluno o papel de fazer deste curso sua formação profissional.

11-08-2011
10:39
#266 Roberta Pereira Identicon Icon Roberta Pereira :

A EAD favorece o auto-aprendizado com uma ferramenta indispensável que é a internet, pois sem ela não tem como cursar esta modalidade.
Acredito que a qualidade de ensino deve ser acompanhada pela instituição de ensino e pelo MEC para que este curso não seja uma enganação no processo de ensino e aprendizagem.

11-08-2011
11:04
#267 Bruna Carpes - comentário 2 Identicon Icon Bruna Carpes - comentário 2 :

Concordo que a formação a distância seja uma forma de acesso a formação básica ou continuada de um profissional. Uma vez que o EaD permite o estabelecimento de redes de contatos e trocas com pessoas que talvez na modalidade presencial não fosse disponível com facilidade.Sobretudo, ministrar a formação na modalidade EaD requer auto ajuste por parte do interessado, a administração do tempo, e das proposta de ensino, é lubertária, porem querer responsabilidade. A prática EaD permite que o aluno seja também, um fomentador de seu próprio exercício acadêmica. O papel de instigar a formação não se atribui apenas ao professor, mas sim, o aluno deve ser um agente de investimento em sua formação.

11-08-2011
12:18
#268 Nilda das Mercês da Costa Alves Identicon Icon Nilda das Mercês da Costa Alves :

É visível o crescimento da EAD a qual vem eliminando barreiras e para tanto no momento se apresenta atendendo as diretrizes, buscando sempre adequações na esfera educacional até que resultados provem contrario.

11-08-2011
13:23
#269 Raquel Spinelli Identicon Icon Raquel Spinelli :

Atuei como professora tutora presencial em um curso de EAD e concomitantemente atuava como professora em um curso presencial. Observei na prática que o nível de amadurecimento dos alunos são bem diferentes. No presencial a dependência é marcante e na EAD os alunos conseguem ser mais organizados e pontuais na realização de suas tarefas.

11-08-2011
15:08
#270 Laender Ozolio Identicon Icon Laender Ozolio :

Com a velocidade com que a as coisas acontecem hoje em dia, é natural que o ensino evolua tão rápido quanto a tecnologia como forma de adaptação à velocidade dos acontecimentos!
A educação a distância vem suprir uma lacuna existente no vasto campo da educação, e coloca-se a disposição das pessoas que tem pouco tempo para ir a uma escola ou em lugares que não tem faculdades ou universidades.
A educação a distância não é mais o futuro, hoje ela é presente, pois ela está a nosso serviço.

11-08-2011
17:55

Estou na terceira pós graduação EAD.
Acredito que os alunos irão mudar ao longo dos anos porque a EAD vai promover este crescimento. Daqui alguns anos a EAD não será uma exceção, mas a regra. Quem não se adaptar será colocado a margem de tudo que acontece em termo de ensino, ou seja, não conseguirá se aprimorar. A maioria das empresas estão utilizando a EAD corporativa para aprimorar seus funcionários. Quem não se adaptar será selecionado para fora do mercado.

Abraços,

Júlio Bitencourt

11-08-2011
21:59

Concordo plenamente com o professor Fredric Litto, “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”, para isso é necessário que o aluno Ead tenha um perfil distinto, precisa ser independente, ter capacidade de buscar e de auto motivação. Porem, também acredito que o perfil do Professor Tutor a Distancia tem muito a contribuir para motivar e auxiliar o acadêmico durante a fantástica jornada, que é a ampliação continuada do conhecimento.

12-08-2011
9:41
#273 Fábio Andre Giacomeli Identicon Icon Fábio Andre Giacomeli :

Faço tutoria de EAD e em pesquisas relacionadas a Educação a Distância, gostaria de discutir o senginte tema: O desenvolvimento da EaD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação referente a cada época de nossa história: a Primeira geração foi o Ensino por correspondência, o qual foi caracterizada pelo material impresso, já a Segunda geração teve a sua característica na Teleducação/Telecursos, usando recurso ligados aos programas televisivos, e aulas expositivas, na Terceira geração encontramos os ambientes interativos, que se fundamenta na eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes, há necessidade do uso de tecnologias constantemente, por isso é que os alunos de EAD tem um diferencial dos demais, pois tem que dominar as tecnologias de informação.

12-08-2011
11:37
#274 erminia piana Identicon Icon erminia piana :

Realmente educação a distância não é brincadeira. Sou Prof. Tutora Presencial e percebo como são distintos o nosso público e como cada ser é único, único também seu comportamento. Alguns agarram com unhas e dentes a oportunidade, tendo disciplina, sede de conhecimento, acadêmicos que valem a pena investir. Enquanto outros só querem um diploma fácil e acham que educação a distância é brincadeira. Quando alguém fala de forma descriminatória sobre o ensino a distância sempre lembro que ensino presencial ou a distância a pessoa tem que querer aprender, caso contrário ela pode estar matriculado em qualquer método de ensino que nao chegará a lugar algum.

12-08-2011
20:35

Acredito que se o aluno EAD assumisse o seu papel de aluno, uma das maiores dificuldades seriam sanadas.

12-08-2011
21:32
#276 Elisabete Cristiani Justini Bertoncello Identicon Icon Elisabete Cristiani Justini Bertoncello :

Sou professora de ensino presencial e aluna em EAD, concordo com o professor Fredric Litto, o aluno em EAD precisa de auto disciplina, o ensino á distancia pode possuir conteúdo mais requintado do que nas aulas presenciais pois pode-se ter à disposição as tecnologias que enriquecem o aprendizado. Mas não dá para dar o “jeitinho”, as cobranças são mais pontuais.

13-08-2011
8:26
#277 Elizandra Zanette Identicon Icon Elizandra Zanette :

A educação à distância é uma realidade e o professor-tutor tem um papel importante, pois ele é quem motiva o aluno seja através dos foruns, mensagens ou chat.

13-08-2011
9:17
#278 Patricia Identicon Icon Patricia :

O Presidente aponta: “O aluno deve exigir o máximo de sua escola, com especial atenção ao material ofertado, número de tutores e à qualidade dos exames.”
Estas são as maiores reclamações da EAD, como ele próprio apresentada numa aula em que assisti. Isso significa que conhecemos os fatores que denigrem a EAD, é necessário investir.
O aluno brasileiro, para construir seu próprio conhecimento, construir vários edifícios sólidos, sem riscos de cair, precisa de estruturas educacionais (material, tutores e exames) sólidas também. Vamos levantar nossos braços!

13-08-2011
10:07
#279 Cassiana Néris Identicon Icon Cassiana Néris :

O método de ensino, presencial ou a distância, é apenas um elemento na formação acadêmica, dentre tantos outros. A discussão necessária é a qualidade da EAD ou da educação presencial oferecida no país. Isso é o que interessa para a sociedade. Acredito que a educação a distância rompe barreiras importantes da educação no Brasil mas ainda apresenta muitas falhas. Os problemas no ensino presencial também são latentes. Então, independente da metodologia, precisa-se adotar uma série de políticas públicas para sanar os problemas e falhas e oferecer aos alunos um ensino de qualidade que contribua para a melhoria da sociedade brasileira.

13-08-2011
10:35
#280 flavio guesso Identicon Icon flavio guesso :

A EAD é uma inovação educativa e tem por objetivo gerar condições de acesso a educação para todos aqueles que, por qualquer motivo não estejam sendo atendidos pelos meios tradicionais de educação.E o avanço tecnológico e a internet são suportes eficientes para a EAD no Brasil e no mundo atingir um numero maior de alunos com qualidade de ensino.

13-08-2011
12:00
#281 roselei Identicon Icon roselei :

muito boa e bem posicionada a visão do especialista, a EAD proporciona benefícios ao aluno, porém exige maior empenho e dedicação na aprendizagem, mas nada tem que ser fácil, as conquistas vem justamente com esforço e dedicação, e com a EAD não será diferente.

13-08-2011
12:56
#282 julnei lutke Identicon Icon julnei lutke :

Sou tutor a distancia e estou fazendo uma pos graduação para me aprofundar ainda mais nesta area de EAD, que na minha opiniçao é o futuro, e a forma mais eficiente de transmitir conhecimento.

13-08-2011
13:07
#283 patricia picetski Identicon Icon patricia picetski :

Concordo com os comentarios, e acredito que o metodo EAD, proporciona mais oportunidades para quem quer estudar, mais não disponibiliza tempo integral.

13-08-2011
13:09
#284 Giane Lutke Identicon Icon Giane Lutke :

Estou fazendo uma Pós-Graduação sobre Eduacação EAD umas das atividades é acompanhar por uma semana um blog sobre ensino EAD edepois criar um blog sobre o assunto…..

13-08-2011
19:37
#285 sandra laia Identicon Icon sandra laia :

Sou educadora a quinze anos na rede estadual, leciono em uma Instituição de Ensino Superior, em curso presencial, mas também já trabalhei com EAD, o que percebo nesse momento de transição é que o ensino hoje não consegue suprir as necessidades atuais,e EAD veio para atender a demanda do novo milênio. Precisamos ser alunos pesquisadores, investir em formação continuada para formarmos alunos pesquisadores e autodidatas. Para o aluno que tem disciplina e necessita de flexibilidade de horário, o curso é ideal. Alguns vem com vícios, não são leitores, e pensam que o ensino EAD é mais fácil, logo percebem que precisam criar bons hábitos e desenvolverem o hábito pela leitura

13-08-2011
20:23

Creio que o preconceito do aluno em relação à educação à distância se deve ao comodismo de grande parte em não querer buscar um conhecimento de modo mais autônomo, a maioria prefere receber tudo “mastigado”. Mas há um público se transformando, pela falta de tempo, pela dificuldade de locomoção nas grandes cidades ou pela posição geográfica, e com a inclusão digital, a tendência de fortalecer esse tipo de ensino é eminente, e com os avanços tecnológicos, não há mais volta, EAD veio pra ficar e complementa muito o conteúdo abordado presencialmente ou à distância.

13-08-2011
21:13
#287 Rafael Identicon Icon Rafael :

As mudança de foco que ocorre no ensino, fruto das alterações tecnológicas e de relações das últimas décadas são graças ao empenho de muitos profissionais na area de educação. Sabe-se que o ensino a distância é hoje uma realidade irrevogável e que supre a necessidade daquela população que por motivos variados(geográficos, financeiros etc)nao conseguem ter acesso a educação presencial.

14-08-2011
20:55
#288 Rafaela Persi Nantes Identicon Icon Rafaela Persi Nantes :

A educação a distância vem crescendo muito, a tendência é crescer mais ainda, pois o aluno que faz seu horário de estudo, podendo desenvolver outras tarefas. É uma oportunidade para aqueles que não tem jornada fixa de trabalhoo e querem se aperfeiçoar

15-08-2011
14:06

Atualmente, são poucos os professores que sabem ou fazem o uso de todo o potencial das TICs na aprendizagem do aluno, ainda somos sim tradicionais(infelizmente). Enquanto não mudarmos a concepção de que só o professor tem o poder de ensinar ou de oferecer algo novo, não seremos capazes de assumirmos uma ação educadora em que o professor será apenas aquele que irá estimular e mediar a aprendizagem do aluno norteando apenas seus conhecimentos.

15-08-2011
18:53
#290 Patricia de Abreu Identicon Icon Patricia de Abreu :

Novos tempos requerem muitas mudanças. Nossos alunos são de outra geração, a tecnologia digital chegou para ficar, eles são 100% conectados. Frente a isso, as escolas devem utilizar tal tecnologia para propiciarem uma nova forma de ensio-aprendizagem. Sendo assim, os professores também precisam inovar e conhecer as ferramentas e aplicações pedagógicas possíveis dentro de um ambiente de aprendizagem on line. Se criarmos harmonia com o novo aluno, as novas tecnologias digitais e os nos professores, mais parceiros e mediadores, do que “piotos”, o conhecimento tende a de fato ser construído coletivamente e melhor aproveitado pela sociedade.

Profª Patricia de Abreu

15-08-2011
20:33
#291 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

Professor é igual a mudança, não sendo deixa de ser um educador.

16-08-2011
10:20
#292 Elcia Martins Identicon Icon Elcia Martins :

O EaD é realidade que transpõe as barreiras da presença do aluno no tempo real obrigatório numa sala de aula. A falta de maturidade desse aluno para o EaD ainda é um contraponto, porém a partir do momento que esse aluno se disciplina para utilizar esse meio de ensino, teremos aprendizado integrado na velocidade das informações. Penso que acabamos com a dificuldade das distancias, além do que, basta verificar que as pesquisas diárias já são realizadas via internet.

16-08-2011
10:45
#293 Priscila Pereira Silva Identicon Icon Priscila Pereira Silva :

O que observo é que grande parte das dificuldades que os alunos enfrentam ao iniciar um curso de graduação na modalidade EAD, não se refere somente ao uso da tecnologia (até acredito que esta questão está se acabando, pois estamos recebendo uma nova geração de alunos, como diz nossa amiga Patrícia Abreu “a tecnologia chegou para ficar”). Acredito que a grande dificuldade está na falta de disciplina dos discentes para com o estudo (administração do tempo), ou até mesmo a dificuldade de interpretação e compreensão de fundamentos teóricos e das atividades que são propostas.

16-08-2011
11:52
#294 roberto.ac Identicon Icon roberto.ac :

A EAD é proporcionar ao estudante educar pela interatividade e autonomia, através de novos ambientes virtuais acessíveis em qualquer ponto, através dos aparelhos móveis, ampliando as possibilidades educacionais, pela agilidade e interatividade nas informações com grandes grupos, permitindo a todos refletir nos fatos e perspectivas intelectuais diferentes, analisando, criando opiniões e novas interpretações.

16-08-2011
13:05
#295 Daila Leoni Identicon Icon Daila Leoni :

Boa Tarde,

Como contadora, acho que a educação a distância já é uma maneira dos graduandos em ciências contábeis aprenderem a ser autodidatas, pois em nossa área ocorrem mudanças constantes na legislação.

16-08-2011
13:08
#296 Daila Leoni Identicon Icon Daila Leoni :

Cabe observar também, que a EaD ensina o aluno a estudar, pois não adianta apenas assistir um video-aula, ou ler os textos e sim aprender a lidar com situações que serão contidianas em seu ambiente de trabalho.

16-08-2011
14:00
#297 Rafael Identicon Icon Rafael :

Concordo com o Roberto.

Os alunos ganham autonomia para estudarem com o EaD. Os estudantes podem acessar os conteúdos em qualquer horário, minimizando a questão do “horário marcado” em aulas presenciais.

16-08-2011
16:21
#298 Roselei Identicon Icon Roselei :

hoje é amplamente discutido sobre o médoto da EAD, mas acredito que sua força está na postura dos alunos e instituições que tem que seguir quebrando os preconceitos, mas que com certeza já é um segmento consolidado e permanente na educação mundial, entao entendo que a discussão sobre o assunto já está ficando massiva e que deveríamos postar experiências e resultados referentes ao método.

16-08-2011
17:03
#299 Rosicler Rossi Identicon Icon Rosicler Rossi :

Roselei! Gostei da sua idéia de postarmos experiências e resultados.
Tenho uma experiência real onde por motivos de saúde precisei me ausentar da sala de aula (curso presencial) por 4 semanas, o que seriam 8 encontros com meus alunos. Seria natural, uma professora substituta, porem, por estarmos em fim de curso, de uma turma em execução de TCC, propus 8 encontros virtuais. Montamos um ambiente virtual para os alunos postarem documentos, dúvidas e eu dar os respectivos retornos.
Bem, o fato mais surpreendente é que os alunos que até então tinham um desempenho razoável, quase que descomprometido começaram a se sobressair. Logo, pensei que os trabalhos não estivessem sendo construídos por estes alunos. Propus então conversar via Skipe com som e imagem. Foi quando me envergonhei da minha dúvida: eles estavam absolutamente envolvidos com o trabalho até então construído.
Retornei para a aula presencial. Questionei qual foi o grande motivo que os fez crescer em desempenho. A resposta foi simples:
“Professora,tive que correr por minhas proprias pernas porque não a teria ao meu lado por 8 encontros. Outro aspecto é que as nossas aulas começam quando meu trabalho termina e vou para a aula exausto. Já nas nossas aulas virtuais, fechamos horários muito mais produtivos para meu caso : fim de semana ou início da manhã.”

Roselei, nunca esqueci este fato! E fico me perguntando todos os dias se o modelo presencial é interessante para todo perfil de aluno. Assim como tenho absoluta certeza que o modelo EAD também não seja indicado para todos os perfis de alunos.
Abraços

17-08-2011
11:42
#300 Fábio Andre Giacomeli Identicon Icon Fábio Andre Giacomeli :

Roseli, concordo com sua explanação, também acredito que força dos estudos estão diretamente ligadas a postura do aluno, pois depende de tempo, força de vontade, ser um pouco autodidata, etc…, mas também vejo que as instituições devem fazer sua parte investindo em tecnologia, pois é a base de estudo. Com investimento em tecnologia incentiva os acadêmicos a estudar, algumas ferramentas são fundamentais no auxilio aos estudos tais como: velocidade de comunicação, programas de fácil acesso, materiais com qualidade de informações, etc…. Concordo em postarmos postar experiências e resultados referentes ao método.

17-08-2011
23:55
#301 Cinara Loblein Identicon Icon Cinara Loblein :

O ensino a distância, veio democratizar o acesso ao conhecimento,permitindo a informação de pessoas com pouca disponibilidade de tempo ou com carência de recursos financeiros.

18-08-2011
9:46
#302 Roselei Identicon Icon Roselei :

Rosicler Rossi
Obrigada pelo seu comentário, acredito ser esse o caminho mais eficiente para aprendermos mais sobre EAD nos posts de blog,que é justamente o relato de experiências vividas; e parabéns pela sua iniciativa e resultado.

18-08-2011
11:17

Gostei da abordagem do texto. Acredito que na EAD o aluno tem a oportunidade de exercer a sua autonomia.
Construir o seu conhecimento a partir das suas próprias ações.

Gisela

18-08-2011
11:34
#304 Heliana Salles Identicon Icon Heliana Salles :

Caros professores.
Inicio minha Pós Graduação em EAD e ainda estou me familiarizando com este ambiente virtual de aprendizagem. Por isso, gostaria de connhecer mais a fundo a prática de vocês nessa modalidade de ensino: O que funciona bem e o que não funciona. O investimento para EAD é bastante alto e temos no Brasil, poucas instituições em condiçôes de oferecer esse cursos com toda infraestrutura e capacitação docente adequados. Goataria que me ajudassem a responder algumas perguntas: Será que a EAD pode diminuir as fronteiras sociais, culturais e principalmente econômicas da Educação?. O perfil do aluno EAD é elitizado ou existem alunos de baixa renda?. Abraço a todos.

18-08-2011
13:27
#305 Rosangela Zandona Zandonaela Identicon Icon Rosangela Zandona Zandonaela :

Concordo que modifica paradgmas mesmo, porque a pessoa tem que conscientizar que deve mudar os habitos de estudo.

18-08-2011
17:31
#306 Cristiane Mattioni Identicon Icon Cristiane Mattioni :

Concordo com o presidente da ABED quando se refere aos alunos mais maduros. Na maioria são pessoas que terminaram apenas o 2° grau e não voltaram a estudar, pois antigamente quem havia terminado o ensino médio era o suficiente para permanecer no emprego.
Hoje percebemos que não há limites para nível de escolaridade, com isso observamos a importância do ensino à distância para este público. Acredito que para estes alunos, as dificuldades não se referem a falta de disciplina e dedicação mas sim, nas dificuldades de manusear as ferramentas, como os computadores e o acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem, pois nem sempre estão conectados ao mundo virtual como a nova geração.

18-08-2011
20:20
#307 Camila Menezes Identicon Icon Camila Menezes :

Esta modalidade modifica a idéia de que, para existir ensino, seria sempre necessário contar presencialmente com a figura do professor em sala. A EAD trata-se de um método de ensino onde o aluno necessita disciplinar-se ao ensino e conhecimento.

18-08-2011
22:52

Os paradigmas são quebrados, devido ao desempenho dos alunos, a integração com a leitura e o esforço para construir o próprio conhecimento e reforçando a escrita.

19-08-2011
15:53
#309 josiane Ratier Identicon Icon josiane Ratier :

O presidente da ABED, Fredric Litto, descreve com propriedade o tema.
A educação a distancia não é a educação presencial piorada, é uma modalidade se que realizada de forma correta, com qualidade, tem condições de formar bons profissionais com mesmo nível de qualificação, ou melhor, do que o dos cursos presenciais depende muito de como é realizada. Outro ponto importante a ser pautado é o perfil do aluno a distancia, o mesmo precisa ser autodidata, auto motivacional e extremamente disciplinado.

20-08-2011
10:50
#310 Marilza Silva Identicon Icon Marilza Silva :

Fundamenta-se o ensino a distancia na regularidade da busca do conhecimento , na otimização do tempo , disciplina, fatores inerentes na formação do adulto que precisa correr atrás do tempo perdido . Maturidade e disciplina e auto motivação, elementares para que sabe o que quer.

20-08-2011
11:10
#311 Rafael Choze Identicon Icon Rafael Choze :

Boa dia! Já postei dois comentários neste blog e só agora percebi que não coloquei meu sobrenome. Tudo bem!
Voltando ao assunto Ead, esta modalidade de ensino requer muita disciplina dos alunos em relação as atividades proposta pelos tutores. Um grande receio que tenho é que com o Ead o aluno não estude todo dia, deixando um enorme acúmulo de conhecimento às vésperas de provas ou atividades.

20-08-2011
11:27
#312 Rosangela Zandona Identicon Icon Rosangela Zandona :

Penso o ensino a distancia é melhor aproveitado por pessoas que ja fizeram uma graduação ou são mais maduros, pocuram essa modalidade de ensino com um objetivo focado no crescimento pessoal ou como complemento da sua formação. Nesse caso a dedicação será total. Mas se o aluno da primeira graduação, jovem tiver como meta e se dedicar terá uma excelente formação.

20-08-2011
12:41

‘Relamente a educação a distancia modifica paradigmas.digo isso pela experiencia que vivi e estou vivendo como tutora de uma turma de peadagogia, que conclui seu curso no inicio de 2012. Essas acad~emicas , na sua maioria auxiliares de desenvolvimento infantil, egressas do magistério há mais de10 anos e outras egressas do ensino médio e apenas tres acade4micas com licenciatura em letras não vislumbravam futuro no estudo e na graduação, não tinham hábitos de leitura,a maioria não tinha computador e o pior não sabiam como utilizá-los, quase todos as aulas presenciais falavam das dificuldades e da vontade de desitir. aos poucos essas vozes de desanimo e de dificuldade foram -se calando e as mudanças foram acontecendo paulatinamente. O desenvolvimento é demonstrado na melhoria da autoestima, no dominio do conhecimento, na autonomia na busca de conhecimento, na vontade de continuar buscando novos conhecientos (pos graduação ) e no despertar dos sonhos. Quando começamos , nem essa capacidade existia.

21-08-2011
18:49

DE ACORDO COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO A DISTANCIA (ABED), FREDRIC LITTO, PODE-SE DIZER QUE A NOVA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO VEIO SIM PARA QUEBRAR PARADIGMAS, JÁ QUE QUANDO FALAVA EM EDUCAÇÃO SE REFERIA APENAS NO MODELO TRADICIONAL, ONDE O ALUNO SE LIMITAVA AOS CONHECIMENTOS DO PROFESSOR. A EDUCAÇÃO A DISTANCIA POR SUA VEZ VEIO JUNTAMENTE COM AS NOVAS TECNOLOGIAS MUDAR ESSA LIMITAÇÃO, ONDE O INTERESSE E A AUTOMOTIVAÇÃO DE CADA ALUNO QUE VÃO SERVIR DE LIMITE NESSA BUSCA DO CONHECIMENTO CADA VEZ MAIS ATUALIZADO!!!
MESMO AINDA EXISTINDO MUITAS CONTROVERSAS À ESSA MODALIDADE DE ENSINO OBSERVA-SE QUE NA ATUALIDADE VEM A SER UMA MANEIRA DE AUMENTAR O ACESSO A EDUCAÇÃO PARA POPULAÇÃO NUM MODO GERAL, NÃO PECANDO EM QUALIDADE!!

21-08-2011
21:54
#315 Marinês Identicon Icon Marinês :

Olá!
Sou educadora há 30 anos na rede publica do Estado de São Paulo e cerca de 13 anos em universidade, vejo uma necessidade enorme de que sejam modificados muitos paradigmas na educação, no entanto, diante dos problemas de análise textual e exposição de ideias, que vejo a cada ano aumentar, tando no ensino médio quanto no Superior pergunto: será que a educação hoje, em nosso país capacita nossos alunos a interpretar um texto, a levantar hipóteses, fazer inferências, descobrir pistas no texto, que muitas vezes é complexo para o universo ao qual está acostumado? Claro que há muitos fatores a serem considerados. Estou partindo da realidade que vivencio e percebo que há muito o que ser melhorado no ensino de base (que a cada época modifica e “cria” novos caminhos na educação que não estão levando a lugar algum), para que ao chegar ao Ensino Superior o próprio consiga seguir sozinho.Preocupa-me este fator, claro que há muitos com facilidade e empenho em fazer a diferença, é nisto que temos que apostar! Abraço a todos

21-08-2011
22:02
#316 Rosa Hirata Identicon Icon Rosa Hirata :

“O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”, a frase me lembrou uma palestra que assisti, que o professor disse “ o aluno que aprende, não é o professor que ensina”.
O ensino EAD veio para romper e facilitar as questões temporais e geográficas, mas exige muito mais do aluno que busca o seu crescimento profissional. O professor orienta o aluno a aprender, mas para vencer os desafios propostos ele precisa ter muito mais motivação e disciplina.
O sucesso em um curso de EAD depende muito da dedicação do aluno e também da escolha de uma instituição idônea que ofereça ensino de qualidade.

21-08-2011
22:26
#317 Tatiane Identicon Icon Tatiane :

Concordo com o seu post Sr Fredri Litto, presidente da Associação Brasileira da Educação a Distância (ABED). Os paradigmas da EAD estão sendo modificados a cada dia. Enquanto aluna de curso da EAD posso afirmar que essa é uma opção de educação significativa e muito interessante para aqueles que não podem estar presente num curso presencial seja qual for o motivo. Estudar a distância é um desafio. É necessário desenvolver motivação e autodisciplinaridade constantemente.

21-08-2011
22:33
#318 Magali Campos Identicon Icon Magali Campos :

A EAD é uma mudança de paradigma, mas é preciso que o público que se beneficia dela seja exigente, buscando o melhor desta ferramenta tão importante e já usada mundialmente. Para o Brasil se desenvolver necessita de investir em Educação, e este é um modelo que deve ser cada vez mais desenvolvido.

22-08-2011
9:12
#319 antonio Ness Identicon Icon antonio Ness :

Concordo plenamente que : “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento” e não deve ser limitado no conhecimento a ele apresentado. O EAD abre os horizontes para a busca pelo aluno.

22-08-2011
9:17
#320 antonio Ness Identicon Icon antonio Ness :

Realmente, quando iniciamos a ver realmente o que é o EAD, observamos que : “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”; e não deve ser limitado no conhecimento a ele apresentado. O EAD abre os horizontes para a busca pelo aluno.

22-08-2011
15:26
#321 Roselei Identicon Icon Roselei :

Marinês, nao sou educadora e concordo com você, pois acredito sim, que um dos grandes pilares da educação é desde o início trabalhar o aluno para que leia e compreenda o texto, pois isso sim é fundamental para a continuidade do aprimoramento da educação em todos os níveis, em todas as matérias e principalmente com a EAD, que muito depende da correta interpretação da leitura para assim expor suas idéias.

22-08-2011
16:11
#322 Cleide Santos Identicon Icon Cleide Santos :

Compartilho com as opiniões dos colegas e concordo com o presidente da ABED, quando se refere que os alunos precisam estar preparados para ingressarem nos cursos EAD. Os alunos devem possuir um perfil que contemple disciplina e dedicação. Ainda, devem pesquisar se a instituição de ensino que oferece o curso está devidamente credenciada e se realmente disponibiliza aos alunos o que está no contrato e no projeto pedagógico do curso. É imprescindível que as dificuldades dos alunos na execução das atividades sejam compartilhadas com seus tutores para que haja uma aproximação aluno/tutores na resolução dos problemas possibilitando assim uma avaliação mais criteriosa tanto das ferramentas e materiais utilizados como a mensuração do conhecimento adquirido pelo aluno.

22-08-2011
16:48
#323 Taciany Ferreira de Souza Identicon Icon Taciany Ferreira de Souza :

Concordo com o seu comentário Magali, e acredito que para o acadêmico ter condições de explorar o melhor dessa modalidade de ensino, é fundamental que haja um processo de seleção criterioso para examinar o perfil do acadêmico de forma consistente. Mas não há duvidas que seja um método de ensino que vem modificando paradigmas e tornando-se cada vez mais sólido e viável para uma educação de qualidade.

22-08-2011
18:02
#324 Eliene A. Rezende Identicon Icon Eliene A. Rezende :

Realmente o assunto postado blog, tem uma relevância bastante significativa quanto ao aproveitamento do aluno em se tornar um profissional do futuro. Quando este aluno opta pela modalidade a distância com certo grau de amadurecimento com certeza se sobressairá tanto no curso quanto na carreira profissional devido a dinâmica que esta modalidade exige do aluno.
Ao mesmo tempo em que tem uma flexibilidade maior, exige um maior acompanhamento nos fórum, nas enquetes, no próprio grupo de estudo que deve esta mais preparado para a contribuição no desenvolvimento do grupo.

22-08-2011
20:37
#325 Claudia Simões Identicon Icon Claudia Simões :

A Educação a Distância, sem dúvidas, veio para quebrar os paradigmas educacionais. Entretanto, mais do que nunca, para que ela seja capaz de produzir os seus efeitos no aprendizado, é necessária uma postura de total comprometimento. A disciplina é fundamental. Portanto, há que se ter maturidade para que o desempenho seja satisfatório.

22-08-2011
20:40

A Educação a Distância, sem dúvidas, veio para quebrar os paradigmas educacionais. Entretanto, mais do que nunca, para que ela seja capaz de produzir os seus efeitos no aprendizado, é necessária uma postura de total comprometimento. A disciplina é fundamental. Portanto, há que se ter maturidade para que o desempenho seja satisfatório

22-08-2011
21:08
#327 Catarina Aparecvida Bento Identicon Icon Catarina Aparecvida Bento :

A boa formação do educador para mediar a exploração virtual dos estudantes é o que transforma a motivação despertada em oportunidades de desenvolvimento de novos conhecimentos.
É necessário compromisso das duas partes. Ao aluno inscrito em um curso à distância é exigido tanto ou muito mais que um aluno em um curso presencial, ao professor cabe o a tarefa de especializar-se para tal qual o aluno, vivenciar a distância transacional.

22-08-2011
21:48

Concordo com a opinião dos colegas. Sou tutora presencial de Pedagogia e atualmente faço pós em EaD, realmente o aluno precisa se doutrinar para construir seu conhecimento e acredito que dessa forma ele acaba estudando mais que o aluno presencial porque ele acaba lendo todos os textos pra depois enxugar e obter a informação desejada, coisa que na maioria das vezes não acontece com o aluno presencial, devido ao foco dado pelo professor ele deixa de coletar materiais ricos em informação que só vem a agregar no seu conhecimento.

22-08-2011
22:01
#329 Catiana Identicon Icon Catiana :

Muito interessante o post, acredito que para o aluno possa usufruir de um curso de EAD ele deverá desenvolver habilidades como a diciplina e motivação. Diciplina para se adequear seus horários e para o desenvolvimento das avaliações e motivação para buscar o entendimento do conhecimento.

24-08-2011
10:13

Acretito na EAD e enquanto fui tutora a distância desempenhei meu papel de mediadora comprometida com o aprendizado dos alunos. Fiz um trabalho reconhecido pelos acadêmicos e posso dizer que trabalhei em todos as áreas da educação( de ed. infantil, ens. fundamental, médio e superior, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora escolar por mais de 27 anos,mas nada foi tão apaixonante quanto a EAD Entender as dificuldades dos alunos, compartilhar de suas angústias por não poderem realizar um bom trabalho acadêmico, as dificuldades financeiras , o estresse do trabalho longe da faculdade, a falta de competência para o manuseio das tecnologias e até por ainda não possuirem um computador com internet em casa, o materialatico que chegava com atraso dificultando na aquisição dos conteúdoso e muito mais.
As faculdades nem sempre focam seu trabalho na qualidade do ensino. Abarrotam os polos com alunos sem preparo, muitos não possuem base para cursarem nem o ensino médio, pois estudaram em escolas públicas de má qualidade ou estão fora da escola há muito tempo. Optam pela EAD com a visão da facilidade oferecida pelas universidades privadas que visam o lucro. Os vestibulares não medem a capacidade dos alunos, são agendados e de faixada”! Ninguém sabe de alguém que foi reprovado no processo seletivo da EAD na maioria das universidades particulares.
Depoimento de uma aluna de Anápolis-GO:

24-08-2011
16:02

A respeito do que tange a pesquisa cientifica no Brasil, hoje as nossas universidades não têm recursos próprios para investirem nas suas pesquisas e as atividades que se desenvolvem nas universidades são financiadas por organizações externas, nem sempre com sua participação efetiva, sem fazerem parte de um planejamento institucional estratégico global. Em conseqüência, a pesquisa que se desenvolve nas universidades além de ser ativada de fora para dentro, é extremamente fragmentada, dificultando as cooperações interdisciplinares e interdepartamentais em torno de questões mais amplas, por conseguinte na educação a distância cuidados redobrados são necessários, pois, inserir de forma mais efetiva os alunos no campo da pesquisa cientifica buscando soluções a problematização regional é o grande desafio para todos. Buscando uma conexão entre as pesquisas de diferentes áreas do conhecimento e a sociedade.

24-08-2011
21:31

A maioria dos alunos que buscam cursos a distância são firmes em seus propósitos, maduros e estão em busca de melhores salários.
A EaD veio ao encontro desses alunos que buscam o auto-conhecimento, superando a falta de tempo, comum para quem trabalha. Mas se envolvem de forma sistematicamente organizadas e aplicadas, dedicando uma quantidade significativa de seu tempo ao conhecimento acreditando em sua alta aprendizagem.

25-08-2011
0:38
#333 Andressa Identicon Icon Andressa :

Preciso concordar com o professor, pela minha experiência diária, percebo que o aluno mais dedicado, curioso, disciplinado acaba se saindo melhor na construção e forma mais eficaz de busca e assimilação do conhecimento que a ele é apresentado.

25-08-2011
11:38
#334 Fábio Andre Giacomeli Identicon Icon Fábio Andre Giacomeli :

Relato a esperiência de cursado Pós graduação e uma graduação em EAD, alem de uma formação academica presencial. Vejo uma diferenciação no ensino, uma variação de atitudes e postura de alunos, professores e Universidades, pois estas mudança modificam as maneira de ensinar e de aprender. Muitos profissionais que estão em EAD não conseguem fugir das metodologias de ensino presencial o que acaba prejudicando a forma de ensinar. Por outro lado, muitos alunos tem a expectativa e vislumbram os cursos de EAD como uma forma mais fácil de conseguir conquistar um diploma, estas mudanças de cultura e paradigmas tendem a se alterar a medida que cada profissional se expecializa nesta modalidade, inclusive as instituições de ensino que recebem o credenciamento do Ministério da Educação.Estamos andando em passos rápidos e firmes para o futuro da educação.

25-08-2011
17:04
#335 Jeferson Taborda Identicon Icon Jeferson Taborda :

Acredito que nos encontramos imersos numa gigantesca, porém silenciosa revolução do que hoje se entende por educação. Mais que modificar paradigmas, é preciso toda uma mudança de hábitos e de cultura de aprendizagem para não ficar por fora a estas transformações que a EAD esta proporcionando.

25-08-2011
17:41
#336 josimar Identicon Icon josimar :

Também concordo com esse professor. Quem é do curso à distância, para ir bem tem que possuir muita disciplina, pois depende deles controlarem os ritmos de estudo para cumprir todas as atividades no prazo.

25-08-2011
22:22
#337 Carolina Malaman Identicon Icon Carolina Malaman :

A Educação à Distância trouxe novos conceitos de ensino e aprendizagem, pois tanto professor quanto aluno precisam renovar as formas no momento de ensinar (tendo familiaridade com a tecnologia, ser claro, conciso e dinâmico) e também quanto à apreensão do conhecimento (ter disciplina, interesse pelo assunto que ultrapasse o que o professor oferece: o aluno precisa pesquisar por conta própria na internet, fazer uso de fóruns de discussão, etc). Com essas modificações poderemos ter uma educação de qualidade.

27-08-2011
9:49

Concordo plenamente com a frase “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”, acredito que o ensino a distância está realmente voltado para pessoas capazes, inovadoras e não que veja barreiras em aprender novos métodos de ensino. O que percebo é que muitos alunos EAD optam por este tipo de ensino por achar que será muito mais fácil e rápido, quando na verdade o ensino EAD requer muito mais disciplina, esforço e dedicação.
Alguns alunos iniciam o curso EAD buscando metodologias de ensino presencial e quando se deparam com a realidade desistem, pois acreditam que o ensino presencial é mais viável. Na verdade, uma pessoa que leva com seriedade um curso a distancia ela estará preparada para enfrentar muitos desafios de aprendizagem na sua vida acadêmica e profissional.

27-08-2011
11:26
#339 Daila Leoni Identicon Icon Daila Leoni :

Concordo plenamente com o Fábio,pois a exigência do aluno que busca sua formação através da EaD é muito maior, exigi maior leitura, autodidatismo e ao mesmo tempo as instituições que se submetem a esse tipo de ensino tem que elevar seus padrões de qualidades constantemte.

27-08-2011
12:39
#340 Betânia Pereira Barros Identicon Icon Betânia Pereira Barros :

realmente o aluno precisa pesquisar se a instituição de ensino e o curso desejado são de qualidade, Mas principalmente o aluno tem que ser disciplinado quanto a prazos e horários e ser mais independente,questionador e buscar o autoconhecimento.

27-08-2011
13:57

Estou muito preocupado com a importância que se deve tomar o Curso de Ensino a distância. Veja, se transformou numa obrigatoriedade, cuja exigência vem pela globalização. Temos que contemplar com veemência, pois o futuro é hoje.

27-08-2011
14:58
#342 Roselei Jall Identicon Icon Roselei Jall :

Fábio, a minha visao é exatamente essa que você postou, a expectativa da EAD ser a forma mais fácil é o que faz muitos alunos (não generalizando, claro),optarem por esse caminho, mas doce engano, pois realmente as mudanças de conceitos ocorrem conforme faz-se o uso dessa modalidade que veio para ficar.

27-08-2011
15:44
#343 Sandra Paula Identicon Icon Sandra Paula :

Enagana-se quem pensa que EaD é bem mais fácil que o ensino presencial, na modalidade a Distância o aluno precisa ir alem do ensino proposto pelo professor, ele deverá fazer o uso de vária leituras bem como estar interagindo virtualmente com outros alunos e professores tutores.

27-08-2011
18:11
#344 Ana Lucia Silva de Souza dos Reis Identicon Icon Ana Lucia Silva de Souza dos Reis :

No atual estado da tecnologia disponível, em termos de AVAs, é difícil não pensarmos na utilização de um ambiente destes em cursos de EaD via Internet, embora não seja impossível. A escolha de qual AVA utilizar é, em geral, uma iniciativa do corpo pedagógico e técnico, muito embora a questão financeira pese nesta decisão. Algumas iniciativas ainda apontam para a construção própria de ambientes, deixando-o de acordo com as necessidades do modelo de EaD adotado pela instituição, mas isso certamente denotará um tempo maior para o início das atividades e, muito provavelmente, custos maiores também.

27-08-2011
18:15
#345 Loucissie Identicon Icon Loucissie :

Concordo que o aluno precisa construir o seu conhecimento. Se faz necessário desafiar nossos alunos para serem atores principais do ato de aprender. Os cursos ofertados na modalidade EAD despertam esta ação no aluno, pois o mesmo precisa estar conectado com os conteúdos disponibilizados e antenado com o que acontece ao seu redor para atingir os objetivos propostos.

27-08-2011
23:44
#346 Nívia Identicon Icon Nívia :

Na minha recente experiência em EaD, tenho vivenciado o que foi relatado pelo prof Litto. Sem dúvida o aluno de EaD tem que ser responsáel, focado e disciplinado, o que acaba também nos servindo de lição em várias áreas de nossa vida.

27-08-2011
23:59
#347 Ivanete Chaves Identicon Icon Ivanete Chaves :

Ao ler o post e os comentários anteriores, foi possível perceber que minhas preocupações iniciais em relação ao Curso EaD que estou fazendo tinham sentido, e que para um resultado positivo na aprendizagem é necessário um comprometimento maior por parte do aluno; o que pontua favoravelmente a EaD, desmistificando que neste tipo de formação a obtenção do diploma torna-se facilitada.

28-08-2011
17:11
#348 Maria S Santos Notaro Identicon Icon Maria S Santos Notaro :

A mudança de atitude dos alunos da EAD tem surpreendido às autoridades da área educacional através dos resultados obtidos nas pesquisas. Os acadêmicos estão com mentes abertas às novas tecnologias e criando o hábito de compartilharem sobre sua vida, trabalho e suas experi~encias de sucesso em seus estudos.Como tutora EAD não senti a distãncia entre mim e os alunos, pois tudo era compartilhado e nas trocas todos se beneficiavam do aprendizado. Acredito que a EAD é a modalidade educacional mais justa para igualar os cidadãos porque oportuniza aos menos favorecidos a realização de um curso superior em favor de sua carreira profissional e auto-realização.

28-08-2011
21:57
#349 Ana Carolina de O. Cardoso Identicon Icon Ana Carolina de O. Cardoso :

Concordo plenamente com o texto. A educação a distância é uma modalidade de ensino onde o aluno é o próprio sujeito de seu processo de aprendizagem, cabe então a ele se comprometer com o ensino e exigir das instituições um suporte adequado para que a aprendizagem realmente ocorra e seja de fato significativa.

28-08-2011
22:43
#350 Rafaela Persi Nantes Identicon Icon Rafaela Persi Nantes :

A educação a distância cada dia que passa conquista mais seu espaço e a tendência é aumentar cada vez nas grandes metrópoles vejo uma grande possibilidade pois não precisa enfrentar os congestionamentos e o estress, o que economiza no meio de transporte pode ser comprado livro para estudo,hoje com a facilidade da internet é entregue em casa. O tempo que perderia na locomoção pode estar em casa tranquilo se aprimorando sem perder a qualidade.

29-08-2011
1:09
#351 Eliane Correia Identicon Icon Eliane Correia :

A educação à distância exige que o aluno seja autônomo e responsável.

29-08-2011
10:43
#352 Vanessa Rodrigues Bentos Identicon Icon Vanessa Rodrigues Bentos :

Com a Educação a Distância, nota-se que os estudantes desenvolvem habilidades intelectuais e maior interesse e concentração. São estimulados pela busca de informações sobre assuntos variados e relações entre as informações adquiridas. Com essa nova modalidade de ensino, as escolas passam a repensar os seus paradigmas educacionais e buscar na tecnologia a solução de seus velhos problemas. Muitas são as vantagens adquiridas, entre elas o acesso a variadas pesquisas em diversas áreas do conhecimento, utilizando de tecnologias mediadoras entre o aluno, o conhecimento e o professor de maneira interativa, com respostas imediatas, conexão com uma rede repleta de informações que são atualizadas e de qualidade.

29-08-2011
11:41

Acredito na Educação à Distância como forma de facilitar e flexibilizar o aprendizado, porém, me deparo diariamente com situações delicadas no quesito preparação para educação à distância. Trabalho em uma Instituição de Ensino Superior onde ao ofertar ao candidato um curso à distância um dos grandes problemas seria o analfabetismo digital, por incrivel que possa parecer na era da comunicação ainda temos muitas pessoas sem acesso a internet e sem habilidade em informática, tornando assim uma certa resistência ao modelo.
Acredito muito na geração “Y”, onde ainda não estão na fase de cursos superiores, mas muito em breve a Educação Superior EAD se tornará comum, pois teremos uma geração mais conectada, diferentemente dos dias de hoje.

29-08-2011
14:47
#354 Simone Gomes Identicon Icon Simone Gomes :

Atualmente estou fazendo uma pos graduação em EAD, e realmente é necessário muita disciplina por parte do aluno, pois caso contrário acabamos “engolidos” pela nossa rotina diária e deixá-mos de lado o nosso conhecimento. Porém o ensino a distância nos obrigada a um auto-aprendizado muito mais evidente do que o curso presencial. É muito importante a selação da instituição de ensino correta.

29-08-2011
21:09
#355 Joyce T. Rosa Identicon Icon Joyce T. Rosa :

Concordo que precisamos ter seriedade nos estudos, o curso EAD é uma grande oportunidade para aqueles que não conseguem estar todos os dias na sala de aula, mas não diferente dos cursos presenciais, o nível de aprendizado depende em grande parte do aluno.

30-08-2011
8:24
#356 Ana Paula Kirchhof Identicon Icon Ana Paula Kirchhof :

Concordo com o professor Litto quando diz que é preciso tempo para a leitura, pois não há a possibilidade de chorar para o professor depois. Assim, o aluno precisa otimizar seu tempo e não deixar nada prá depois. Penso que seja um desafio! Eu estou aprendendo me desafiando!
Obrigada!

30-08-2011
8:35

A modalidade a distância exige do aluno autonomia, co-responsabilidade no seu aprendizado, mas é fundamental que o aluno também seja organizado e saiba gerenciar o tempo destinado ao seu estudo, fazendo não só a leitura dos textos, como também a interação com o tutor e com os colegas de curso.

30-08-2011
11:34

É fato que o nosso mundo virtual está ampliando nossos conhecimento colaborando com uma formação muito mais ampla. A busca por essa modalidade de ensino é cada vez maior e o sucesso será garantido se houver comprometimento e motivação do aluno.

30-08-2011
11:55
#359 Elaine Ramos de Jesus Identicon Icon Elaine Ramos de Jesus :

Estamos na era da tecnologia e interatividade, é muita ingenuidade acreditar que os nossos “velhos” paradigmas sustentam esse novo contexto que está surgindo. Como será a nova escola e o novo professor? Como será o novo aluno? Para acompanhar a globalização, a escola, o professor e o aluno precisam passar por uma reciclagem. O professor juntamente com seus alunos precisam sempre refletir no seu papel considerando as mudanças e as transformações na sociedade, portanto se adaptar a essas mudanças é essencial para as novas mudanças e paradigmas.

30-08-2011
17:19
#360 Juscelina Alves Identicon Icon Juscelina Alves :

O ensino EaD sem dúvida requer muita dedicação , assim como nos cursos regulares os alunos precisam ter dedicação nos estudos.

30-08-2011
21:36

A educação a distância promove novos desafios na aprendizagem, onde o acadêmico deve construir o seu aprendizado, através de diversas formas que é proporcionada pela interação entre professores e alunos sobre os conteúdos pelas técnologias utilizadas no EAD.

30-08-2011
23:51
#362 elen souza Identicon Icon elen souza :

Importante lembrarmos

31-08-2011
0:08
#363 elen souza Identicon Icon elen souza :

depois de um tempo em sala de aula, deparei que a pergunta mais comum do aluno apos dissertar horas sobre um assunto e em seguida aplicar um exercício, em questão de segundos sem mesmo que ele lesse as instruções me perguntava “o que é pra fazer”, e por que isso era instantâneo? o professor está ali para refazer as instruções ou até mesmo a aula inteira. O EAD, vem para tirar o papel do professor “muleta” e fazer com este aluno, este caminhe com as próprias pernas, seja o administrador do seu tempo, e também escolha a forma em que vai conduzir o seu exercício, ler, e ler novamente até que encontre as soluções. Uma boa parcela de pessoas que procuram o nível superior é em busca de uma melhor inserção no mercado de trabalho, e convenhamos os nossos dirigentes não nos explicam o tempo todo, “o que é pra fazer”, temos que ir em busca dos métodos e das soluções através dos nossos próprios esforços.

31-08-2011
10:11
#364 clsudimeire vieira Identicon Icon clsudimeire vieira :

Acho que o entrave maior para que a educação a distância seja de fato vista com outros olhos, é a mudança de concepção sobre essa nova modalidade que deve ocorrer por parte do aluno. O aluno do EAD deve ser mais independente e mais buscador.Este é o novo perfil exigido, uma quebra de paradigmas.

31-08-2011
10:24
#365 Claudimeire vieira Identicon Icon Claudimeire vieira :

Acho que o entrave maior para que a educação a distância é a mudança de concepção sobre essa nova modalidade que deve ocorrer por parte do aluno. O aluno do EAD deve ser mais independente e mais buscador.Este é o novo perfil exigido. O aluno não deve ser mais ativo, mais pesquisador, mais responsável pela aquisição do conhecimento. O professor tem um papel de orientador, pois a disponibilidade de material para estudos – artigos, livros, foruns, cursos on line – que se encontra hoje na rede é muito grande e acessível a todos.Isso facilita a busca do conhecimento de forma mais independente e autônoma, sendo necessária a procura pelo professor no caso de surgimento de dúvidas.

31-08-2011
10:27
#366 Claudimeire vieira Identicon Icon Claudimeire vieira :

Acho que o entrave maior para que a educação a distância é a mudança de concepção sobre essa nova modalidade que deve ocorrer por parte do aluno. O aluno do EAD deve ser mais independente e mais buscador.Este é o novo perfil exigido. O aluno deve ser mais ativo, mais pesquisador, mais responsável pela aquisição do conhecimento. O professor tem um papel de orientador, pois a disponibilidade de material para estudos – artigos, livros, foruns, cursos on line – que se encontra hoje na rede é muito grande e acessível a todos.Isso facilita a busca do conhecimento de forma mais independente e autônoma, sendo necessária a procura pelo professor no caso de surgimento de dúvidas.

31-08-2011
14:48
#367 Maurilio Identicon Icon Maurilio :

É a primeira vez que participo de um ensino nesse molde, pude sentir que realmente há dificuldades para o aluno iniciante, visto que, até então somos do processo antigo de aprendizagem, mas é de se observar que esse critério de ensino nos torna mais responsável para a aprendizagem, onde tudo depende de cada individuo e sua dedicação tem que ser intensa, porque a gente vê a necessidade de aprender sem ser cobrado para isso.

31-08-2011
15:08
#368 Roselei Jall Identicon Icon Roselei Jall :

elen souza
concordo totalmente com seu comentário, acredito que o diferencial da EAD, é a flexibilidade juntamente e principalmente com os esforços das partes envolvidas.

31-08-2011
15:40
#369 Edival Antonio Iossi Identicon Icon Edival Antonio Iossi :

Sou Professor em EaD e tambem em Pós, acredito em qualquer metodologia de ensino, acredito tambem que só se consegue formatar um cultura para tranformar em um País evoluido atravéz da Educação.
Com experiência propria e convivio com o esforço dos alunos da EaD confirmo ser valido quando um pessoa se dispõe a aprender para sua evoluçao intelectual.

31-08-2011
15:49
#370 Gisele Vieira Identicon Icon Gisele Vieira :

Sem dúvidas a Eduacação a Distãncia esta ganhando cada dia mais espaço, quem busca a EAD pensando que vai encontrar facilidade, muda seu conceito na primeira aula, pois o conteúdo das aulas são riquíssimos, não tem enrolação, e cabe ao aluno correr atras dos seus interesses, estar em constante busca de conhecimento, disponibilizando um tempo para o auto-estudo.

31-08-2011
23:11
#371 Adriana Oribes de Souza Dias Identicon Icon Adriana Oribes de Souza Dias :

A Educação a Distância oferece oportunidades para as pessoas cursarem graduações, especializações… sem o incômodo de ficarem se deslocando de um lugar para outro. Principalmente para as pessoas que trabalham e não tem tempo de fazer uma graduação presencial. Hoje nós podemos organizar nosso próprio horário e termos a certeza de que se nos empenharmos teremos uma educação de qualidade que atenda as necessidades do mercado de trabalho.

01-09-2011
1:04
#372 cristina pellisson Identicon Icon cristina pellisson :

é primordial por parte do aluno o comprometimento e a dedicação para um resultado de qualidade quando se trata de educação a distância

01-09-2011
10:33
#373 Wanderlei Identicon Icon Wanderlei :

Concordo plenamente que muitos buscam em EAD a facilidade de conseguir um diploma, o que acaba não acontecendo. Tal falto é que o aluno tem que dedicar-se aos estudos e muitas acabam desistindo, proporcionando uma evasão nessa modalidade.

01-09-2011
10:42
#374 Wanderlei Identicon Icon Wanderlei :

É importante que essa evasão seja tratada de forma a dar incentivo à quem busca o aperfeiçoamento profissional e deixar bem claro que a dedicação é fundamental por parte do aluno, mostrar as “regras do jogo”, pois, sem dúvida, a EAD já faz parte do futuro devido sua flexibilidade, principalmente para aqueles que moram nos grandes centros urbanos onde o trânsito é caótico e para aqueles que moram no interior onde o acesso aos estudos, principalmente ao ensino superior, é limitado.

01-09-2011
11:07
#375 Wanderlei Identicon Icon Wanderlei :

Ainda há resistência por muitos em relação a EAD, mas qual é realmente o fato dessa resistência existir? Será que é o fato de acharem que EAD é um “fast-food”? Isso não ocorre, já sabemos que a EAD está de igual para o presencial, em algumas modalidades até melhor. Temos ainda profissionais altamente qualificados para dar o apoio necessário mesmo tendo essa “distância transitória”.

01-09-2011
16:09

O EaD tem sido a tendência do momento, por mais que não seja uma metodologia recente, por exemplo temos o ensino a distância desde a época de cursos por correspondência e telecursos, porém agora este tópico entra em destaque por causa da grande utilização da internet como meio muito mais fácil e rápido de comunicação e ensino.
Entendo que o maior erro de interpretação em relação ao EaD está em compara-lo com o ensino presencial. No ensino presencial temos um professor que direciona a sala para o conhecimento e apresenta o conteúdo para o mesmo, não preciso entrar nos méritos deta metodologia uma vez que ela é bem conhecida de cada um de nós,agora no EaD o aluno é o responsável por buscar o conhecimento, ou seja ele não tem um conhecimento apresentado por um professor, mas é levado a construir este conehcimento baseado em sua própria pesquisa.
tanto o ensino presencial quando o EaD são técnicas de multiplicação de conhecimento, cabe a cada um de nós analisarmos de que maneira aprendemos mais, e esta ação é individual, não significando que uma técnica ou outra é ruim.

Parabéns pelo Post!

01-09-2011
20:46
#377 Profº. Valdir Zanella Identicon Icon Profº. Valdir Zanella :

Penso que a EaD hoje se afirma como uma modalidade de educação que consegue agregar todas as classes sociais, dando oportunidades de acesso à universidade onde quer que estejamos, sem limites de fronteiras ou distâncias. Creio que não deveria ser Educação a Distância, mas sim Educação sem Distância.
Para refletir…

Profº. Valdir Zanella

Pós-Graduando em EaD pela Universidade Anhanguera Uniderp.

01-09-2011
21:11
#378 Maria Ines Seguessi Zanqueta Identicon Icon Maria Ines Seguessi Zanqueta :

Esse parece ser mesmo o futuro da educação.
A escola atual parece não atender os anseios dos jovens. Será a educação à Distancia responsável pela mudança de paradigma do ensinar/aprender?

01-09-2011
22:21

Concordo com o professor. Pois, o aluno EAD demonstra muito mais compromisso que alguns cursos presenciais.

02-09-2011
0:35
#380 Adilson Bassan Identicon Icon Adilson Bassan :

A maior dificuldade do Ensino a Distancia é a disciplina que precisamos ter. Pois o ensino é “puxado”.

02-09-2011
20:16
#381 Marta Fava Identicon Icon Marta Fava :

A Educação a Distancia proporciona comodidade fisica,no entando o empenho dos alunos precisa ser maior. Engana-se quem pense que nessa modalidade de ensino as ações possam ser facilitadas. Sou professora tutora e também aluna de Ead curso de pós graduação, e percebi o quanto é exigido de dedicação para realizar as atividades, tanto quanto presencial.Sendo assim, quando dizemos que quem faz a escola é o aluno , isso realmente se aplica nessa modalidade de ensino.

02-09-2011
20:39
#382 THAIS MESSIAS Identicon Icon THAIS MESSIAS :

Sem dúvida, para se ter sucesso na Educação a Distância é necessário “maturidade”. O aluno EAD tem que dedicar uma quantidade significativa de seu tempo semanal aos estudos e saber administrar isso, sem ver na modalidade uma maneira “fácil” de conseguir um diploma.

02-09-2011
21:09
#383 CARLA JANICE Identicon Icon CARLA JANICE :

Em termos gerais, as atividades realizadas em EaD, podem ser divididas em que os participantes devem estar conectados no mesmo período de tempo e em que as interações ocorrem sem dia e horário definido.

02-09-2011
23:15
#384 andrea clemente Identicon Icon andrea clemente :

É realmente muito impotante sabermos a procedência dos cursos a distância. Mais do que saber a idoneidade do mesmo, devemos explorar todas as suas possibilidades, o seu conteúdo e as sua tarefas. Sem preguiça pessoal!! Os cursos que exigem mais são os melhores! Abços.

02-09-2011
23:36

Mudar é difícil, mas é necessário. O ser humano tem que entender que só assim a inovação e reais conquistas acontecem.

03-09-2011
11:51
#386 luciana G Gomes Identicon Icon luciana G Gomes :

A EAD veio para mudar os paradigmas e levar o conhecimento de forma instantânea. Praticidade, flexibilidade e baixo custo, tudo parece muito acessível a qualquer pessoa que busca se aperfeiçoar, mas na prática, concordo com os comentários de alguns colegas que aqui postaram, muitos alunos ainda não estão preparados, e resistem, a entender que a EAD veio para facilitar sim, mas existe uma contrapartida por parte do aluno (dedicação, leitura, pesquisas…), no papel de professora tutora, me deparo diariamente com algumas mentes ainda engessadas com o método tradicional, alguns alunos se matriculam no curso na modalidade de EAD por vários atrativos, mas o principal, o papel do aluno, vão entendendo durante o curso, principalmente também ao acesso às ferramentas de ensino.
Na Ead existe o compromisso de todos os envolvidos, cada um com o seu papel, mas alguns ainda criam expectativas e outros dificuldades.

03-09-2011
20:09
#387 JEAN DE SANTIAGO ABREU Identicon Icon JEAN DE SANTIAGO ABREU :

E Ead sem sombra de dúvida é o futuro da educação no brasil e no mundo, pois quebra paradigmas, barreiras, fronteiras quando se trata da educação do ser humano.

Bons estudos à todos e vamos em frente…

03-09-2011
23:44
#388 Adriana Oribes de Souza Dias Identicon Icon Adriana Oribes de Souza Dias :

Para que o aluno consiga êxito na EaD, necessita ter tido uma boa base em seu ensino fundamental e médio. Quando falamos que o aluno da EaD precisa ter autonomia ele já tem que vir preparado principalmente na questão interpretativa. E eu fico preocupada porque com as salas de aula lotadas será que nossas crianças saem com o potencial necessário para cursar uma EaD com êxito. Acredito que precisamos de uma reforma educacional com urgência, onde não só os números sejam importantes, mas sim também nossas crianças que estão saindo das escolas como analfabetos funcionas.

04-09-2011
0:51
#389 Aurami Cardoso Identicon Icon Aurami Cardoso :

A modalidade EAD proporciona que o acadêmico seja cada vez mais proativo e criativo no seu diferencial enquanto alguém que se utiliza com propriedade dos muitos recursos tecnológicos que somam com o processo do ensino e aprendizagem.

04-09-2011
1:14
#390 Lessio Kyldare Alves de Queiroz Identicon Icon Lessio Kyldare Alves de Queiroz :

Com toda certeza o termo mudança de paradigma é indicado para tratar das mudanças que a modalidade ead vem trazendo para a educação brasileira.
Eu como professor universitário sinto a pressão por parte dos alunos pois cada vez mais estão bem preparados e informados.
O desafio é, claro, para ambos pois tanto é difícil para o professor se adaptar a estas novas realidades quanto para o aluno pois várias vezes fui questionado em sala de aula pela inexistência dos textos para copiar classificando minhas indicações de leitura como falta de preparação de aula e tentativas de não dar aulas.
Vejo na ead uma ferramenta útil e dinâmica mas vejo, como outros, a real necessidade de se trabalhar nossa disciplina e hábitos de leitura e cumprimento de prazos pois estas sem dúvidas são características imprescindíveis para se aproveitar a ferramenta de forma a trazer bons resultados.

04-09-2011
15:00
#391 Eliezer Aguiar da Silva Identicon Icon Eliezer Aguiar da Silva :

Assisti uma aula ministrada pelo professor Litto, ocasião em que restou bem claro que A EAD não é uma novidade, A EAD pode ser nova no Brasil que somente a partir na década passada começou a destinar um maior percentual de recursos para esta modalidade. O Principal problema enfrentado pela EAD a meu ver, além do preconceito é a dificuldade que nosso acadêmico ainda tem para lidar com novas tecnologias e principalmente a internet. Fala-se muito na facilidade que a “geração Y” tem para lidar com novas tecnologias, mas referida geração ainda não chegou aos bancos das universidades (ou na maioria que chegaram optaram pelo modelo presencial) e o aluno da modalidade EAD ainda apresenta as dificuldades supramencionadas. Sou coordenador Pedagógico de uma Faculdade do Grupo Anhanguera Educacional e ciente destas dificuldades montamos um grupo de trabalho junto as coordenações dos cursos no objetivo de minorar e superar esta deficiência de nosso acadêmico, neste primeiro momento criamos oficinas de informática e a devolutiva até então é bastante positiva. Em síntese o aluno EAD normalmente é um aluno maduro, creio ser consenso entre os colegas, válido ressaltar que muitos ainda estão a um tempo razoável sem estudar, motivo pelo qual necessário ser melhor acompanhado por tutores , coordenadores de curso e coordenadores pedagógicos de forma que possa alcançar gradativamente a autonomia necessária que o conduzirá ao sucesso almejado.

04-09-2011
20:15
#392 Edna Deszo da Silva Identicon Icon Edna Deszo da Silva :

A importância do ensino ou educação a distância torna-se cada vez mais evidente e vem sendo muito utilizado e aceito em todo o mundo. A relevância deste tipo de ensino torna-se maior à proporção que novas camadas da população buscam educar-se ou atualizar-se profissionalmente devido as rápidas mudanças e transformações em todos os campos do saber e da vida humana no planeta.

04-09-2011
20:58
#393 Edna Deszo da Silva Identicon Icon Edna Deszo da Silva :

Por meio da educação a distância, modalidade democrática de ensino, as separações geográficas e temporais, antes empecilhos, se transformam em fatores de integração dos profissionais que desejam agregar valor ao currículo.

04-09-2011
21:00
#394 Edna Deszo da Silva Identicon Icon Edna Deszo da Silva :

A EaD é um método de ensino que cresce progressivamente à medida que avançam as tecnologias e evolui o conhecimento científico.

04-09-2011
21:05
#395 Rosa Hirata Identicon Icon Rosa Hirata :

O ensino a distância é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais alunos, modificando paradigmas, derrubando preconceitos e mostrando que é possível oferecer cursos de qualidade a distância.

05-09-2011
21:18
#396 Thaty Sakate Identicon Icon Thaty Sakate :

Concordo com a frase do prof. Fredric Litto: “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. Em EAD o aluno tem que ser muito mais autonômo no encaminhamento de sua aprendizagem. Se ele se interessar e quiser aprender, ele tem acesso a diversos materiais e pode tirar dúvidas ou fazer questionamentos a qualquer hora do dia. Certo que terá sua dúvida sanada em poucos dias, pois em geral tem a sua disposição, além do professor, o tutor presencial e o tutor a distância. Mas é ele que tem que por a mão na massa para esse “edifício” crescer.

05-09-2011
21:50
#397 Rita Identicon Icon Rita :

O avanço tecnológico trouxe uma nova dinâmica e percepção para a vida humana. A EaD traz a necessidade da quebra de paradigmas, novas formas de trabalho, novas formas de construção da autonomia, uso e apropriação dos dispositivos digitais, agilidade no uso das ferramentas tecnológicas etc. São muitas os desafios e também são muitas as possibilidades.

06-09-2011
10:25
#398 Raquel Silva Identicon Icon Raquel Silva :

É natural de todo ser humano rejeitar o novo antes de aprofundar seu conhecimento. A EaD está passando exatamente por esta situação em nosso país. Se o próprio MEC levou muito tempo para aceitar e dar crédito a esta modalidade de educação. Mas o importante é que a educação a distância está conquistando espaço e, principalmente mostrando resultados eficazes em nosso país.

07-09-2011
12:18
#399 Maria Ines Seguessi Zanqueta Identicon Icon Maria Ines Seguessi Zanqueta :

A Educação à Distancia é o novo motor de propulsão da Educação.Pensei na Fórmula 1 como metáfora para entendê-la:O motor:EAD; o motorista:Você; a equipe mecânica: os técnicos em TI; a equipe de apoio:os professores tutores…Os vencedores:a equipe que melhor dialoga.

08-09-2011
15:25
#400 Fábio Andre Giacomeli Identicon Icon Fábio Andre Giacomeli :

A Educação a Distância chegou também ao Ensino Profissionalizante, hoje o sistema S também trabalha com esta modalidade de ensino. São ofertados cursos de aperfeiçoamentos profissional, tais como as Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR (10, 13 33 entre outras) além destas, também são realizados trabalhos com cursos voltados as áreas de Meio Ambiente, Segurança, Legislação Trabalhista, Saúde.
Esta ferramenta agrega valor ao sistema de ensino, quebrando barreiras e construindo o futuro da educação.

08-09-2011
22:28
#401 Walder José Marianno Identicon Icon Walder José Marianno :

Parabenizo o professor Fredric Litto, autor do texto em questão, que retrata uma visão moderna e contextualizada do momento em que vive o EAD no Brasil. Há instituições educacionais sérias que buscam oferecer uma educação a distância com qualidade. Porem não podemos esquecer que o aluno Ead tem um perfil distinto, precisa ser independente, ter capacidade de buscar e de auto motivação, assim como o perfil do Professor Tutor a Distancia tem muito a contribuir para motivar e auxiliar o acadêmico.

09-09-2011
15:43

Realmente na Educação a Distância é necessário não só disciplina como também real vontade de aprender. Porém ela nos incita a buscar sempre mais. Não há limites na EAD para quem gosta de aprender, as portas da Internet são ilimitadas.

10-09-2011
19:05
#403 Adriana Oribes de Souza Dias Identicon Icon Adriana Oribes de Souza Dias :

Lendo o conteúdo sobre EaD aprendi que muitas empresas oferecem cursos para capacitar seus funcionários e essa capacitação também se enquadra em Educação a Distância, então percebi que esse universo de informação é bem maior do que eu imaginava.

11-09-2011
21:44
#404 angela cameschi Identicon Icon angela cameschi :

Sou tutora do curso de Pedagogia EaD e só tenho elogios com relação a esta modalidade pois hoje quem constrói o nome do aluno é ele mesmo investindo nos seus estudo e preparando paulatinamente seu futuro profissional.
O alunos da EaD sabe que o mundo esta em constante mudança e também a forma como estamos aprendendo, tanto o aluno como o tutor tem que ser maduro para se ajustar a nova realidade, ter um senso critico mais apurado e também autonomia própria para se interagir com essa nova realidade.

13-09-2011
10:57
#405 Cinara Loblein Identicon Icon Cinara Loblein :

Concordo, EAD veio realmente mudar o método de ensino.

13-09-2011
13:31
#406 Cristina Rodrigues Identicon Icon Cristina Rodrigues :

Tendo em mente a questão da motivação, considero que ela deve pautar-se principalmente na facilidade das interações e obtenção de conteúdos com maior acesso a tecnologia, tempo e espaço. Sou fã da Educação a Distância.

13-09-2011
20:50
#407 Profº. Valdir Zanella Identicon Icon Profº. Valdir Zanella :

Penso que a Educação a Distância significa para muitos a oportunidade real de acesso à Universidade e, dessa forma, conquistar através de seu próprio empenho e desempenho, uma formação acadêmica. Significa ser protagonista de suas ações. Como diria Augusto Cury: “Autor de sua própria história”.

Profº. Valdir Zanella

13-09-2011
21:31
#408 Laudiceia Cristina Identicon Icon Laudiceia Cristina :

Concordo com o professor Thiago Silva, pois não há como ficar comparando a modalidade a distância com a modalidade presencial e digo ainda que seria de muito cuidado as comparações realizadas entre os modelos de EAD que temos no Brasil, creio que estamos aprendendo a fazer educação a distância, então precisamos avaliar e alisar os diferentes métodos de se ensinar a distância.

13-09-2011
21:51
#409 gelson araujo de souza Identicon Icon gelson araujo de souza :

Ser professor é além de uma profissão, é dedicação e muito mais na aquisição do saber, e com a EAD, este sentimento só tende ao crescimento e ao aperfeiçoamento, e isto torna mais real com comprometimento do aluno a distância sendo fundamental sua dedicação, tão em em falta nas aulas presenciais.

14-09-2011
13:08

O aluno precisa interagir com freqüência no ambiente virtual (o nome mais utilizado que se dá à página de interação entre professores e alunos), com seu tutor, etc., isso devido não ter nada esmiuçado como o tem em sala de aula presencial, é preciso correr atrás, e de acordo com isso deduzo que os alunos de cursos EAD são alunos que adquirem mais conhecimento e experiências, pois não tem como decorar, colar, ou dar seqüência no curso se não pesquisar ou interagir.

Acredito que os Cursos de Educação a distancia tem seus pontos fracos, mas se fossemos selecioná-los e compará-los com os pontos fortes com certeza os pontos fortes superariam, e também se calcula que em mais alguns anos, não muito distante, todos os cursos de Ensino Superior serão a distância devido à praticidade e a aceitação da maioria, e isso pelo motivo das varias vantagens que o EAD trouxe a nós, como por exemplo: praticidade, rapidez, preço acessível.

14-09-2011
17:03

Liberdade versus Responsabilidade. Para mim esse é o maior dilema da EaD. Voce tem toda a liberdade de estudar quando e onde quizer, pesquisar da maneira que quizer, mas se realmente quer aprender algo não pode se esquecer da responsabilidade que tem para consigo mesmo. Aprender, estudar, se autoeducar com apenas alguma orientação exige um nível de concentração e determinação muito maior eo que aquele a que fomos acostumados. Há de se “Realmente” querer aprender. Um querer maior, mais forte, focado. Dificuldades sempre haverão, e caberá a cada um de nós superá-las com força e com vontade.

14-09-2011
20:53
#412 Profº. Valdir Zanella Identicon Icon Profº. Valdir Zanella :

Profº. Valdir Zanella

Seria interessante pensarmos que na Educação a Distância, os estudantes trazem expectativas diferentes para o processo de aprendizagem, interpretando os domínios das tarefas segundo suas experiências passadas para construir suas próprias estruturas conceituais. O contexto é importante, para manter a aprendizagem “situada” no ambiente em que ela tem lugar.

Profº. Valdir Zanella

Pós-Graduando em EaD pela Universidade Anhanguera Uniderp.

15-09-2011
10:08
#413 Luciana Carvalho Identicon Icon Luciana Carvalho :

Podemos chamar essa tendência na revolução da Educação em geral, pois esse perfil exigido para o aluno na EAD, deve ser o perfil do aluno em qualquer modalidade e em qualquer nível de ensino. Pois, é o perfil que a sociedade atual espera para os cidadãos: autonomia, pesquisa e interação.

15-09-2011
12:43
#414 Fabio Fernandes Identicon Icon Fabio Fernandes :

Passado mais de 1 mes, retorno ao blog para ver a evolução…Interessante observar que a tendência tem sido de apoio e envolvimento tanto dos “estreantes” quanto dos “veteranos”. Mesmo com algumas correções a serem feitas no sistema, que também cabe a nós alunos e professores, o posicionamento quanto ao esforço necessário a ser desprendido é bem maior visto que é de responsabilidade individual a busca por mais informações para os resultados objetivados. Vejo isto como um ponto altamente positivo, já que tende a fazer sair da posição de conforto.

15-09-2011
14:50
#415 angela cameschi Identicon Icon angela cameschi :

O processo educacional vem passando por verdadeiras mudanças peincipalmente no que se refere ao uso de novas tecnologias e, isto faz com que o aluno sinta a necessidade de se atualizar e superar os desafios da máquina para dar continuidade no seu processo de aprendizagem. Os curso EaD é composto por um conjunto de especialistas nos conteúdos, na formatação do material, a comunicaçao empregada facilita o aluno a aprender e captar o que verdadeiramente o curso propõe.

16-09-2011
15:00
#416 Roberto Nunes Identicon Icon Roberto Nunes :

Boa tarde,

Relamente a Educação a Distância vem quebrando os paradigmas que a nós foi imposto por nossa cultura,pois o perfil do aluno e as metodologias que nela é aplicada dá uma guinada naquilo que tinhamos como referencial de educação para os nossos alunos.Espero que possamos continuar neste processo pois só assim consiguiremos alcançar a todos e termos uma nação de formadores de opinião.

Att,

Roberto Nunes.

16-09-2011
16:47
#417 Marcia Regina Ataide Souza Identicon Icon Marcia Regina Ataide Souza :

Eu concordo com certeza no momento o foco da educação a distância e o público mais adulto, com família e trabalho, o perfil dos alunos se justifica como sendo de cidadãos com autonomia, com interesse em pesquisar e que tenha uma grande interação.

16-09-2011
23:24
#418 Adriana Oribes de Souza Dias Identicon Icon Adriana Oribes de Souza Dias :

A EaD oferece oportunidades para todas as pessoas sem distinções, porém, o perfil do estudante tem que ser diferenciado, pois a EaD requer que o estudante seja mais motivado, disciplinado, autônomo, organizado e sempre atualizado no sentido de acompanhar o avanço tecnológico.

17-09-2011
11:24

Lendo os comentários concordo com a Myrian de Godoy, na EAD é fundamental liberdade com responsabilidade, o aluno tem que querer aprender. O Profº Valdir Zanella citou Augsuto Cury, é isso aí, na EAD e na vida, temos que ser o “autor da nossa própria história”.

17-09-2011
19:48

Professor Fredric Litto foi feliz ao afirmar que “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”, pois a educação a distância depende de pesquisas, leituras exigindo muito do aluno, e a própria educação a distância estimula a pesquisar e a ler, além da interatividade que em um curso presencial alguns alunos se sentem inibidos em perguntar, enquanto no curso a distância o aluno participa de forum onde questiona e lê os questionamentos de outros participantes do curso a distância com isso chegando a um aproveitamento maior.

17-09-2011
19:56
#421 angela cameschi Identicon Icon angela cameschi :

A escolha de um curso a distância não é tão simples assim, temos a mesma dúvida e insegurança na escolha de um curso presencial.
O aluno precisa estar bem preparado pra esta decisão do curso, que seja do seu agrado e, que posso construir sua carreira e que atraves dele tenha possibilidade de crescimento. A EaD é uma tendencia mundial e em breve seu indice de alunos matriculados em educação a distância será igual ou superior aos dos alunos matriculados em curso presenciais.
Um dos pontos positivos que levo em consideração com relação a educação a distância é a presença do aluno no virtual, não só por meio da escrita mas tambem pela sua participaçao nos demais ambientes, expressando seu ponto de vista sem medo de criticas destrutivas e superando seus medos e ansiedades.

17-09-2011
21:37
#422 vivianny bessão de assis Identicon Icon vivianny bessão de assis :

A educação a distância vem ganhando muita força, pois é um modelo de ensino que facilita a aprendizagem do aluno que tem um tempo mais flexível para organizar seus horários de estudo conforme suas necessidades podendo assim desenvolver suas atividades sem prejuízo aos outros objetivos tais como: família, trabalho, lazer, religião e etc.
Com a finalidade de oferecer uma educação com qualidade, a EaD vem crescendo no Brasil nos últimos tempos, tendo um grande incentivo do governo como um instrumento para garantir o ensino superior a uma grande parte da população trabalhadora.
Neste sentido tem sido uma ferramenta de acesso e oportunidade de qualificação profissional gerando melhores oportunidades tanto na vida material quanto profissional quebrando o paradigma da exclusão social.

19-09-2011
16:45
#423 EVERSON ANDRADE DOS REIS Identicon Icon EVERSON ANDRADE DOS REIS :

Extremamente importante à reflexão da matéria. A modalidade de ensino a distância não diminui as exigências comparado aos cursos presenciais. Engana-se quem acredita que existem facilitadores nessa modalidade de ensino. O resultado é o elevado índice de abandono dos cursos à distância. A maturidade do aluno é fator preponderante para o êxito nessa modalidade de ensino.

24-09-2011
17:56
#424 ROSANA MARIA COLOMBO BALARDE Identicon Icon ROSANA MARIA COLOMBO BALARDE :

Discutir este Tema educação a distância é muito importante, pois há ainda um preconceito em relação a esse tipo de educação e ensino. Sou Tutora Presencial de Ensino a distância e constantemente os alunos questionam sobre a validade do curso, a discriminação diante dos alunos de outras Universidades presenciais. Agora no segundo semestre de curso, os alunos já estão sentindo como é o curso e que não é algo vago e que existe um trabalho árduo para acompanhar o curso e que estão realmente aprendendo e que está valendo a pena.

24-09-2011
18:16
#425 Marisa Cotrim Identicon Icon Marisa Cotrim :

A cada dia que passa temos visto o crescimento das instituições públicas ou privadas que estão incorporando a modalidade de cursos a distância, inclusive aqueles que “tradicionalmente” eram oferecidos apenas na modalidade presencial.
Nos dias atuais esta liberdade de ensino torna-se extremamente necessária, pois ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho exige profissionais mais especializados, qualificados e competentes, e esses possuem pouco tempo livre para se dedicarem aos estudos, procuram por cursos à distância. Portanto a educação a distância se torna uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais.
O ensino a distância requer um elevado grau de compromisso por parte do aluno, pois o mesmo devera ter uma participação ativa na construção de seus próprios conhecimentos e estratégias para aprender e ter uma formação de qualidade.

25-09-2011
19:36
#426 Laís Ossuna Identicon Icon Laís Ossuna :

Concordo que aluno dos cursos de educação a distância para ter sucesso no seu aprendizado precisa ter: disciplina, autonomia, empenho e muito estudo. Ter a capacidade de autogestão de forma a cumprir todos os prazos pré-estabelecidos, na entrega de suas atividades. O ensino a distância é mais flexível e não ser confundido como fácil, pois exige do acadêmico uma disciplina extrema e assim levar o curso de graduação ou pós-graduação até o final.

26-09-2011
2:08
#427 MARINALVA Identicon Icon MARINALVA :

Concordo com a citação do Presidente da Associação Brasieira de Educação a Distância, Fredric Litto, quando diz que os alunos devem construir seu próprio conhecimento, também o aluno deve ser dedicado,e assim também acontece no ensino presencial, pois o aluno que não estuda não consegue atingir suas metas educacionais, e a leitura é base da vida profissional em qualquer área.

26-09-2011
16:58
#428 Deisi Lima Martins Identicon Icon Deisi Lima Martins :

O ensino a distância vem crescendo constantemente em cursos de graduação e pós graduação assim como demais segmentos. Na maioria das vezes, ao se matricular, o aluno acredita que será sim mais fácil, mais cômodo e quando ingressa observa que não é bem assim.
Esses alunos, para que tenham um bom desempenho em seu aprendizado, deve ser autodidata, deve ter empenho e dedicação, para que dessa forma, consiga estudar sozinho e compreender os conteúdos ministrados.

27-09-2011
10:26
#429 Mônica Maria Borja Farias Identicon Icon Mônica Maria Borja Farias :

Realmente a EAD é uma das grandes tendências para educação permitindo oportunidades para muitos que almejam ter um curso superior, mas por vários motivos não o permitiam, pois como diz o prof. Litto o perfil do aluno EAD é mais maduro e busca uma melhoria profissional, apesar desta modalidade exigir mais do estudante.
Há dois fatores que diferenciam a EAD do ensino presencial, que são tempo e espaço, ingredientes fundamentais de momento de hoje; a busca do sucesso profissional e conciliar todas as atividades ao mesmo tempo; vida profissional, familiar e melhoria de vida.

27-09-2011
20:46
#430 Ise Macedo Identicon Icon Ise Macedo :

O Professor Fredric Litto, foi muito feliz quando coloca que na metodologia EAD, “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”. É inquestionável as facilidades temporais e geográficas oferecidas por esta metodologia, porém o aluno precisa ter disciplina, autonomia, empenho e muito estudo. Ter a capacidade de autogestão de forma a cumprir todos os prazos pré-estabelecidos, na entrega de suas atividades. Precisamos entender que o ensino a distância é mais flexível e não ser entendido como mais fácil.

30-09-2011
14:36
#431 Daisy Oliveira Identicon Icon Daisy Oliveira :

Hoje, muits professore reclama, meu aluno não presta mais a atenção as coisas que falo…Os tempos mudaram, hoje vc deve dar voz ao aluno. Eles são cada vez mais ligados em tecnologias. O professor está falando e o aluno já está pesquisando no mesmo momento, pra saber se tudo o que foi dito é verdade e o que pode ser acrescentado. Esse modelo de alunos enfileirados em carteiras, não atrai ninguém.

30-09-2011
14:42
#432 Henrique Oliveira Identicon Icon Henrique Oliveira :

É preciso acabar com preconceitos tolos sobre EAD. Tem muita presencial que não tem a qualidade da EAD por exemplo da Anhanguera Uniderp.

01-10-2011
10:32
#433 Edna Dias Identicon Icon Edna Dias :

A EAD é uma modlidade de ensino e aprendizagem, que passa por várias críticas.Porém,vale ressaltar o resultado do Exame Nacional (Enade) a partir de 2010, onde comparados os rendimentos entre alunos de cursos presenciais e a distância, perecebeu-se um rendimento superior em diversas áreas dos alunos do curso a distância.
Isso me leva a crer de que apesar de algumas resistências, devido a falta de compreensão sobre o que é, e o que se exige do aluno no ensino a distância, aqueles que conseguem se disciplinar, se dedicar de fato, consegue colocar em prática o potencial que possui para ser um protaginista de sua própria aprendizagem, saindo então, do papel passivo e assumindo um papel ativo com relação a sua educação e aprendizagem.
Reconheço, que há uma necessidade de que tanto professores como alunos revejam sua posturas e estejam atentos aos desafios que esta modalidade exige.
Edan Dias

01-10-2011
12:28

O que observamos na EaD é que ela está mas perto, de atingir o tão almejado objetivo da educação tradicional e presencial, o professor (Tutor) como orientador de um aluno que constrói seu próprio conhecimento, utilizando todos os recursos e informações disponíveis e universais.

01-10-2011
17:46

Creio que a Educação a Distãncia veio para ficar! Graças, pois através desta modalidade de ensino os brasileiros que não tinham oportunidade de estudar e construir seu próprio conhecimento podem contar com essa ferramenta tão eficiente tanto ou mais que a educação presencial. A educação a distância não deixa nada a desejar em relação a educação presencial. O material didático é excelente e de alta qualidade. Só não aprende com a educação a distância quem não leva o curso a sério.

01-10-2011
18:27
#436 Ana Carla Identicon Icon Ana Carla :

Vencer os desafios e os preconceitos relacionados à educação à distância é um processo gradativo. Percebo que, como professora da graduação presencial atualmente e ex tutora EAD, o aluno do curso online tem possibilidades reais de aprendizagem tanto quanto o aluno do curso presencial.

01-10-2011
19:16
#437 Edna Dias Identicon Icon Edna Dias :

A EAD éuma modalidade de ensino e aprendizagem, futurista, inovadora e interessante, trazendop para seu protagonistas (professores e alunos) alguns desafios a serem superados, diante dos papéis que devem desempenhar.
Há uma necessidade de se treinar preparando o professor para atuar nesta campo e o aluno para se ambientar e conheceer e dominar as ferramentas.

01-10-2011
20:28
#438 Karynne Cavalheiro Identicon Icon Karynne Cavalheiro :

Concordo com o texto. A educação a distãncia trouxe a mudança de muitos paradgmas. Porém é necessário muito mais disciplina por parte do aluno e motivação.

01-10-2011
20:49
#439 Clayton Sterzo Identicon Icon Clayton Sterzo :

Sabe-se que a educação à distância tem um caminho enorme a percorrer e deve encontrar com urgência saídas para os desafios que realmente apresenta à educação a distancia

01-10-2011
20:57
#440 Clayton Sterzo Identicon Icon Clayton Sterzo :

A Educação a Distância é um método de ensino e aprendizagem que está crescendo progressivamente à medida que avançam todos os meios de tecnologias e telecomunicação, bem como, evolui o conhecimento científico daqueles que representa esta modalidade de educação.

01-10-2011
22:34
#441 Poli Identicon Icon Poli :

Acredito que toda autonomia e reponsabilidade que a EAD proporciona é importante para crescimento educacional, profissional e também pessoal.
É essencial, independente da modalidade de ensino, que o aluno seja capaz de gerenciar seus próprios estudos.

01-10-2011
22:45
#442 Shary Identicon Icon Shary :

A ead é uma possibilidade de as pessoas poderem estar mais em família sem, entretanto, deixarem de estudar e de buscarem aprimoramento. Para mim, a grande vantagem é a possibilidade de o aluno escolher o seu horário de estudo e de, portanto, equacionar muito melhor o trabalho, estudo e convívio familiar.

01-10-2011
23:57
#443 Clarla Huffe Identicon Icon Clarla Huffe :

Sou Tutora Presencial Anhanguera-UNIDERP, e devo concordar com o Profº Litto, n que ele fala em relação a disciplinae, maturidade e determinação que o aluno deve ter, por isso acredito na importancia do tutor presencial, que acaba dando o suporte emocional que nós seres humqnos necessitamos. Carla

19-10-2011
20:24
#444 TEREZINHA SARMENTO NUNES Identicon Icon TEREZINHA SARMENTO NUNES :

os alunos hoje buscam muito nos cursos a distancia pois o curso faz com que estes se tornem curiosos e pesquisadores

03-12-2011
9:32
#445 Rafael Bruno Identicon Icon Rafael Bruno :

Acredito bastante no modelo EaD pois ele reforça o peso do verbo “aprender”, e não do “ensinar”. A experiência me mostra que é ineficaz quando se tenta extrair do “ensinar” mais do que ele pode, principalmente quando o “aprender” não caminha na mesma direção e com a mesma intensidade.

06-04-2012
10:01
#446 Márcia Gabrielle Coutinho Alencar Identicon Icon Márcia Gabrielle Coutinho Alencar :

Acredito que a EAD é uma modalidade de aprendizado diferenciado. A necessidade da boa educação virtual é tão importante como a presencial. Em algumas localidades do país, o ensino EAD é mais reivindicado, tendo em vista os problemas de política educacional etc. O profissional que está habilitado a este tipo de ensino, alcança o aluno e colabora com uma nova tendência no aprendizado.

06-05-2012
14:18
#447 Marta Silva Identicon Icon Marta Silva :

O Aluno da EAD precisa ter muita disciplina, organização e ser autônomo para construir o seu conhecimento, pois na EAD, mesmo que propicie uma flexibilidade no tempo de estudo, requer, sempre, um ceto tempo do dia do aluno, e, em algumas vezes, esse tempo é maior do que o proposto na modalidade presencial.

07-05-2012
21:53
#448 Daves Pereira da Silva Filho Identicon Icon Daves Pereira da Silva Filho :

Pergunta que não quer calar. De acordo com muitos estudiosos, o computador hoje desagrega os grupos. Não se consegue falar olho no olho, mas passamos o dia inteiro falando com as pessoas pelo msn ou face.Alguém acredita que o EaD, também ajudará a manter, ou aumentar, a distância física entre as pessoas?

08-07-2012
21:40
#449 Claudileni Correia Identicon Icon Claudileni Correia :

Quero deixar registrado minha total concordância com o Profº Litto. Recentemente me tornei tutora presencial EAD e estou cursando pós-graduação em Metodologia e Gestão em EAD na Anhanguera. Embora eu tivesse um certo receio quanto a modalidade de ensino a distância, tudo veio abaixo quando me tornei tutora presencial e também resolvi cursar uma pós a distância, nesse momento percebi o quão sério é esta modalidade, pois além de oferecer ensino de qualidade, exige muito do acadêmico, em todos os sentidos, mas, principalmente no que diz respeito a responsabilidade e disciplina. Percebo que muitos alunos levam na base da brincadeira, sem nenhum comprometimento, porém costumo dizer a eles que essa é uma modalidade, onde o querer do aluno deve estar em primeiro lugar, afinal, o mercado de trabalho está ai, e é ele quem dará o aval para o profissional, e não o tipo de curso superior que ele escolheu.
Abraços

11-07-2012
19:53
#450 Gisele F Berteloni Identicon Icon Gisele F Berteloni :

A existência da educação a distância com certeza surgiu para quebrar paradigmas como: presencialxdistância, tradicionalxconstrutivismo, mídiasxlivros, entre outros… que com certeza tendem a crescer no mercado cada vez mais por sua qualidade e interatividade, com resultados significativos. Essa é minha opinião!

28-07-2012
17:14
#451 Erika Cristina dos Santos Identicon Icon Erika Cristina dos Santos :

Olá pessoal
Sou pós-graduanda em Metodologias e Gestão de Educação a Distância e confesso que é necessário ter muita disciplina, pois a EAD, no meu ponto de vista, exige até mais que os cursos presenciais. Diante o cenário tecnológico vivemos vivemos cada vez mais conectados, cercados de oportunidades, colaboração, amizades, mobilizações, gerando assim valor às nossas conexões nesse mundo virtual. E porque não, funcionar na Educação? A EAD veio para ficar, conquistou seu espaço, uma evolução na Educação. Prova disso, o Censo Ead.br, realizado pela ABED em 2009, mostrou que cerca de 2.600.000 pessoas se valem da EaD para se atualizarem, além dessa modalidade crescer também nas empresas como forma de treinamento.

30-07-2012
21:34
#452 Rosa A. S. Velazco Identicon Icon Rosa A. S. Velazco :

É indiscutivel a mudança educacional e verdadeiramente a revolução que foi iniciada está em fase de crescimento acelerado, ninguém pode negar que a EaD tem inovado a cada dia e que os educandos virtuais são tão ou até mais interessados que os presenciais.
Fredric Litto, define brilhantemente a mudança de foco que ocorre no ensino, fruto das alterações tecnológicas e de relações das últimas décadas, com a inserção da internet e a facilidad que se tem a conhecimentos diversos.
Os educandos têm cada vez mais sede de saber, e já não aceitam o conhecimento mastigado e dosado.
Excente artigo aqui compilado.
Muito obrigada

16-08-2012
17:34
#453 Fabio Neves Identicon Icon Fabio Neves :

Gostaria de saber se alguém aqui conhece, já usou ou tem experiência em EAD nas empresas, para disseminação de conhecimentos específicos (ex: segurança da informação). Somos certificados ISO e um dos requisitos é divulgar regularmente determinados assuntos e verificar se o mesmo foi assimilado pelos colaboradores.

17-08-2012
23:56
#454 Margarida Tessarollo Ferreira Identicon Icon Margarida Tessarollo Ferreira :

Com certeza o aluno da EaD precisa ter autonomia, ser disciplinado, trazer uma boa base do ensino fundamental e médio, ter foco nos seus objetivos para concluir com sucesso o curso escolhido.
Com isso deixo a seguinte indagação para que possamos refletir os horizontes do ensino-aprendizagem: A Educação básica brasileira tem preparado alunos para cursar um nível superior? Alunos que não estão preparados para um curso superior presencial, conseguirão exito na EaD?

26-08-2012
23:23
#455 Solange Identicon Icon Solange :

O aluno deve ter em mente que a Educação à distancia exige disciplina, administração do seu tempo, muita determinação e que sem esses fatores primordiais é impossível a construção do seu conhecimento. Muitos que não conseguem alcançar sucesso nos estudos ( notas) atribuem aos tutores presenciais e tutores à distância o seu fracasso, pois se esquecem que na ausências dos fatores primordiais, citados acima, o fracasso é certo.

11-09-2012
18:57
#456 Yasmin Identicon Icon Yasmin :

É visível o quando a educação à distância mudou a visão do mundo de ver o conceito de disseminação de conhecimento. Essa área traz consigo a importante missão de levar a educação aos que não tem acesso aberto a ela. A educação a distancia possibilita a interação de pessoas de diversos lugares e leva o conhecimento até onde antes era de difícil acesso.
Todas as práticas de viabilização da educação são válidas e projetos de ampliação da educação a distância são otimos indicadores de como o desenvolvimento pode ser alcançado com o melhor conhecimento por parte da população.

04-10-2013
11:47
#457 Cinthia Identicon Icon Cinthia :

Concordo com o presidente da (ABED), o aluno tem de ser capaz de construir seu próprio conhecimento, mas não concordo que os alunos tem que perfil diferente, este é o perfil exigido hoje no mercado de trabalho, profissionais com autonomia, “donos do negócio”, dinâmicos. Abraços, Cinthia.

10-11-2013
8:29
#458 Daniela Identicon Icon Daniela :

Concordo que modifica, ou pelo menos deveria modificar…Sabemos que a Educação a Distancia Esta caminhando a passos largos, porem enquanto o aluno não cortar o cordão umbilical com o professor e tiver plena consciência que dentro dessa flexibilidade , ele terá que administrar um tempo para seus estudos. Se isso não acontecer todo o projeto do EaD cai por terra.

Trackbacks para este post.
Deixe um Comentário

Post Anterior
«
Novo Post
»