Internet nas escolas – Pesquisa

Arquivado em Notícias 84 Comentários

Agência FAPESP – O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os resultados da primeira edição da Pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Segundo a pesquisa, 81% das escolas públicas urbanas possuem laboratório de informática. O acesso à internet ocorre a partir desses laboratórios, já que em 86% das escolas entrevistadas os computadores estão conectados à rede.

Para os diretores, professores e coordenadores pedagógicos da amostra, a infraestrutura, no entanto, não é suficiente para o ensino do uso do computador e navegação na internet aos alunos, o que torna a atividade menos frequente.

Segundo os educadores, o fator de limitação para o uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação seria o número insuficiente de computadores conectados à internet e a baixa velocidade de conexão.

Fora do ambiente escolar a rede também é um instrumento pouco utilizado para organizar e mediar a comunicação entre professor e aluno e entre os alunos. Apenas 20% dos professores entrevistados utilizam a internet para esse tipo de atividade.

A principal barreira indicada pelos professores, para maior aproveitamento no uso das tecnologias de informação e de comunicação na escola, está relacionada ao seu nível de conhecimento sobre o uso dessas ferramentas. A maioria dos docentes (64%) concorda que os alunos sabem mais sobre computador e internet do que eles.

Os resultados apresentados pela TIC Educação representam a análise dos dados coletados em escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. Para a pesquisa foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras.

Veja a apresentação e os destaques da pesquisa TIC Educação 2010





Por: Instituto EADVIRTUAL   @   15-08-2011     |     3.983 visitas     84 Comentários

84 Comentários

Comentários
15-08-2011
19:02
#1 Imara Hebling Camargo Identicon Icon Imara Hebling Camargo :

Infelizmente os professores não estão acompanhando os alunos no assunto sobre a informática.
Acredito que o governo deveria apoiar através de cursos e treinamentos os professores.

15-08-2011
20:25
#2 Amarildo Identicon Icon Amarildo :

Excelente matéria sobre a internet nas escolas, uma das frases marcantes foi a que os professores se sentem inferiorizados ante ao aluno no quesito navegar na internet. Ora, a maioria dos alunos não tem medo de errar quando estão na web, pois os conhecimentos são comentados por eles a todo instante, seja por chat, e-mail,orkut, facebook ou mesmo na escola. Porque os professores não podem fazer o mesmo, ou eles não podem errar? vamos ser mais humildes e aprender um pouco com os alunos.

15-08-2011
20:51
#3 Renata Dalla Valle Identicon Icon Renata Dalla Valle :

Realmente o número de computadores conectados a rede e a velocidade da conexão impede a realização de um bom trabalho. Mas acredito que o obstaculo maior seja realmente o desejo e o conhecimento do professor por essa utilização. O professor deve ser um constante pesquisador, deve estar sempre atualizado e considero que isso deve ser uma prática de nossa profissão, precisamos nos reciclar, nos atualizar, não podemos parar no tempo. Em minha experiencia percebo que isso não está ligado a idade do professor, pois vejo professores de bastante idade desejando conhecer, mesmo com suas dificuldades buscam conhecer e utilizar as novas tecnologias, tendo seus alunos como aliados, colaboradores. Em contra partida vejo professores jovens que se limitam em sua formação em pedagogia e estacionam no tempo, impedindo desta forma o aperfeioamento de seus alunos e a promoção de uma aula mais dinâmica e interessante. Graças a este tipo de professor é que nos deparamos com o numero assustador de crianças não alfabetizadas, desmotivadas, com diversas dificiculdades de aprendizagem. Tudo isso por terem professores com dificuldades e resistencia de ‘ensinagem’.

15-08-2011
21:01

Acredito que os problemas relatados nesta pesquisa são a realidade da educação brasileira. Onde contamos com a falta de equipamentos com acesso a internet e professores que saibam utilizar essa ferramenta. Mas acredito que o principal fator nesta questão é a falta de vontade dos docentes em sair de sua zona de conforto e enfretar novos desafios, pois quando existe vontade de vencer as barreiras podemos desenvolver um método de ensino eficiente e que possa superar tais problemas. Como por exemplo, por não utilizar o computador com um grupo de alunos para desenvolvimento de algum trabalho; ou uma tarefa alternada – enquanto um aluno pesquisa na internet os outros pesquisam em livros, jornais, revistas, televisão, etc. A força de vontade pode superar barreiras muitas vezes pensadas serem intransponíveis.

16-08-2011
0:08
#5 Patricia Caires Identicon Icon Patricia Caires :

Muito interessante a matéria pois ela demonstra que a resistência a EAD está muito mais nos docentes do que nos alunos. O acesso, de uso comum, da tecnologia é muito nova no Brasil, diria que a partir de 1990, ou seja, há pouco mais de 20 anos, portanto pessoas com determinada faixa etária não buscaram ter intimidade com as ferramentas disponíveis hoje e acabam ficando atrás dos jovens da atualidade, que independente de idade e de posição social, possui acesso à um computador,a internet, ao celular (ferramenta excelente para pesquisas na internet, acesso à redes sociais, e outros).
O Brasil investe pouco na educação e os professores (alguns) ficam desatualizados principalmente no ensino infantil, fundamental e médio, com casos inclusive na graduação. E isso dificulta a expansão, com menor resistência da EAD.
Não quero discutir aqui, embora ache louvável, que o professor deve obrigatoriamente buscar a sua atualização e desenvolvimento. Mas se o Brasil quer melhorar seus níveis sociais e econômicos precisa investir nos professores.

16-08-2011
9:50
#6 wAGNER cAMPOS Identicon Icon wAGNER cAMPOS :

Matéria muito pertinente. A TI veio para auxiliar no desenvolvimento e capacitação,mas infelizmente,alguns professores não estão qualificados para validar tal ferramenta e alunos ainda não entenderam que se trata de uma ferramenta de capacitação e não de acesso apenas a sites de amizades e jogos.

16-08-2011
12:44
#7 Maria Identicon Icon Maria :

Acredito que a própria globalização é um desafio para os professores de todos as áreas se qualificarem para dar suport adequado aos alunos e essa matéria é a prova da comtemplação da necessidade em que o aluno tem nas escolas de estarem conectados com as ferramentas que já faz parte do nosso dia a dia.

16-08-2011
13:43

Acredito que a capacitação dos professores com relação a assuntos ligados à informatica, deveria ser exigencia em todas as grades de todos os cursos de graduação, uma vez que o computador, internet etc estão presentes no dia a dia de todas as pessoas de forma direta ou indireta. Sobre o percentual de escolas que possuem acesso a internet representa um dado bastante interessante, o conhecimento da rede e dos benefícios que a mesma pode trazer ao aprendizado de qualquer pessoa de certa forma prestigia o EAD, colocando a modalidade em evidência.

16-08-2011
14:40

Concordo com os educadores quando falam que os alunos sabem mais de computadores e internet do que eles, isso é fato ,pois, eles nasceram na era tecnológica e consequentemente saberão muito mais do que os que não nasceram nessa época, porem não significa que essas pessoas não sejam capaz de aprender a utilizar essa ferramenta de forma tão eficaz quanto os alunos.
Acredito também que os órgãos públicos precisam rever as politicas de utilização desta ferramenta, principalmente no uso da internet, dando mais liberdade para as escolas realizarem suas atividades.

16-08-2011
15:09
#10 Ana Emilia da Silva Oliveira Identicon Icon Ana Emilia da Silva Oliveira :

Precisamos romper o paradigma que o professor precisa saber tudo. Estamos vivendo um momento em que nossos alunos tem muito a nos oferecer, e devemos aproveitar muito disso.
Acho ainda que uma grande parte dos educadores precisam se sentir desafiado a querer saber mais, aceitar novos desafios.
“Mestre é aquele que de repente, aprende” Guimarães Rosa

16-08-2011
15:40
#11 Lucas Fernandes Identicon Icon Lucas Fernandes :

A preocupação do professor é com relação ao conhecimento na área de informática, pois acaba encontrando alunos com mais conhecimento que o mesmo referente ao assunto, e isso acaba provocando um desconforto junto ao professor, até por isso, alguns educadores evitam o uso da tecnologia. Hoje em dia o jovem já nasce junto da tecnologia.

16-08-2011
15:52
#12 Lucimara Maria de Souza Martins Identicon Icon Lucimara Maria de Souza Martins :

Pessoal, o que eu penso sobre esta questão dos conhecimentos dos professores quanto às TICs é que há uma necessidade urgente em investir na capacitação dos professores para o uso das ferramentas.O professor precisa se atualizar para poder mediar os conhecimentos aos nativos digitais. É o professor que vai poder apontar aos alunos como melhor utilizar as informações que os próprios alunos podem ter acesso sem a ajuda de ninguém. O papel do professor continua sendo fundamental, mas para isso ele tem que estar inserido nesta era digital.

16-08-2011
16:07
#13 Elisandra GJ. Identicon Icon Elisandra GJ. :

Trabalho em duas escolas estaduais e observo que não há munitores, ou seja, professores qualificados para desenvolver um trabalho eficaz com os alunos.

É lamentável, as escolas possuem laboratórios fantásticos, com pcs novos mas que se tornam com o passar do tempo ultrapassados pela falta de uso e atualizações.

16-08-2011
19:48
#14 Mariani Miriam Identicon Icon Mariani Miriam :

O governo ao mesmo tempo em que deve investir na educação com laboratórios de TI equipados para os alunos deve investir em profissionais capacitados para que possam utulizar esses laboratórios com os alunos. É fato que os alunos entendem mais que alguns professores sobre informática, mas devemos capacitá-los para poderem usufruir destas tecnologias com os seus alunos em aulas práticas e inovadoras.

16-08-2011
20:07
#15 Nildete Identicon Icon Nildete :

Concordo plenamente com a queixa da maioria dos professores de que a geração dos alunos são “doutores” na tecnologia, enquanto nossa geração profissionais da educação, que não tivemos este meio de acesso, hoje sofremos e perdemos, muitas vezes pelos nossos próprios filhos. Então vamos lá? Correr atrás do prejuiso, pois ainda é possível resgatar e promover experiência, aprendizado, interação, conhecimento…. através da tecnologia tão presente em nossas casas nos dias de hoje

17-08-2011
0:39

A tecnologia… , quando você pensa que adquiriu um equipamento top, ao sair da loja já está depreciado, pois já existe algo melhor sendo oferecido no mercado. E os profissionais da educação como podem se adaptar esta nova realidade? Não dá para esperar que a escola ou o governo ofereça computadores em número suficinete para atender a demanda, mas é preciso que o professor utilize esta ferramenta como meio para melhorar a qualidade do aprendizagem. E para tal precisa aprender a utilizar as ferramentas.
Não espere mais, corra e estude…

17-08-2011
11:21
#17 Marcela Paiva da Silva Identicon Icon Marcela Paiva da Silva :

Infelizmente, os professores acumulam funções dentro de suas instituições, hora professor, hora psicólogo, hora amigo, hora pai ou mãe substituto. Isso faz com que suas buscas por novos conhecimentos, assim como, novas ferramentas ou instrumentos de trabalho fiquem comprometidos.
É claro a deficiência por parte dos professores frente ao avanço tecnológico e ao conhecimento diário adquirido pelas crianças e adolescentes brasileiros. De fato, essa diferença percebida pelos alunos retorna ao professor como descrença, falta de credibilidade e de poder argumentativo em sala, ou seja, mais um desafio para o professor!

17-08-2011
13:16
#18 Regina Guerreiro Identicon Icon Regina Guerreiro :

Penso que os professores precisam desenvolver mais atividades voltadas as TICs sem medo de errar. É o que os nossos alunos fazem, eles não se preocupam se vão errar, o importante é utilizar a tecnologia e isso eles fazem muito bem, pois esta geração só conhece as tecnologias, diferentemente da geração de nós atuais professores que na quase total maioria tem medo de cometer algum erro diante dos alunos e não ficar bem. Precisamos lembrar que o professor não é o dono do saber. Vivemos o momento onde os nossos alunos tem muito a nos ensinar e este momento devemos aproveitar.
Penso também que os professores precisam ser para enfrentar esta dificuldade.

17-08-2011
17:37

Pior do que não ter computador suficiente para o uso e navegação lenta, é a triste realidade de educadores que não utilizam internet como meio de ensino e a grande maioria não ter conhecimento das tecnologias em pleno século XXI.

17-08-2011
18:51
#20 Ivonete Fiatekoski Identicon Icon Ivonete Fiatekoski :

A tecnologia nas escolas públicas chegou a pouco tempo e pegou principalmente os professores de surpresa, onde muitos deles são mestres em elaborar suas aulas mas um aprendiz perante a máquina, não adianta o poder público fazer projeto e instalar varias máquinas nas escolas e esquecer que quem vai ficar atras delas é um ser humano que precisa no minimo conhecer esse equipamento e lidar com ele.
Para que os professores não se sintam inferiores perante seus alunos.

17-08-2011
20:46
#21 jose mauro de ribamar e silva Identicon Icon jose mauro de ribamar e silva :

Os professores precisariam ser preparados em sua formação profissional para desenvolverem atividades como as TICs.O mundo está se globalizando e as faculdades têm obrigação de preparar o professor para esse novo desafio.

17-08-2011
21:03
#22 Thais Identicon Icon Thais :

Acredito que a falta do uso desta ferramenta nas escolas publicas de dar na maioria dos casos, pela falta de conhecimento dos professores, pois, a mentalidade de ensino infelizmente ainda é apenas a presença do professor, o aluno e um livro, e a falta de investimento neste profissional com cursos de atualizações para que os professores não fiquem atrasados ao novo.
O principal já se tem que seriam os computadores e a internet banda larga, mesmo com uma velocidade baixa, é algo que atraem tanto os jovens, que se houvessem professores capacitados para ensinar e mostrar as mil possibilidades que esta ferramenta traz para o conhecimento, nem a falta de recursos os impediriam de conhecê-la, neste caso as comunidades de se juntariam e aumentarem as redes com recursos delas próprias, uma vez que os pais vicem o retorno do ensino de qualidade dados aos seus filhos.

17-08-2011
22:41
#23 Prof. Silvio Rosa Identicon Icon Prof. Silvio Rosa :

Acredito que a inserção das TICs no ambiente escolhar tradicional deve acontecer gradativamente e com um norte previamente traçado, utilização de TICs implica em tempo de plamenjamento e em tempo de atualização de conteúdo, para isso o docente deve ser prepoarado e recompensado.

18-08-2011
9:07
#24 Marcelo Identicon Icon Marcelo :

Outro grave problema que deve ser exposto nesta discussão é o tipo de uso da internet ao estudante.O estudante sabe mais sobre internet que o docente, porém, precisa ser direcionado em como usá-la. Eles estão se utilizando plágios de TCCs e Ctrl C/Ctrl V para fazer trabalhos escolares.
Será que iremos precisar acrescentar nos currículos escolares a disciplina de ética no uso do ambiente virtual?

18-08-2011
11:28
#25 Luisa de Paula Identicon Icon Luisa de Paula :

O uso de computadores pelos alunos – apesar da limitação – deve ser bem analisada. A qualificação para os professores se torna imperiosa para nosso dia-a-dia tecnológico.

18-08-2011
11:33
#26 Ivan cesso Identicon Icon Ivan cesso :

Infelizmente vivemos ainda com esses problemas: tem aparelhagem mas não se pode usar por falta de condições técnicas. Não só condições tecnológicas, bem como a falta de muitas outras estruturas. Uma precariedade leva a outra e no seio disso estão os professores e alunos. Muito ainda há de se melhorar…

18-08-2011
17:21
#27 Juscelina Alves Identicon Icon Juscelina Alves :

Concordo que falta qualificação dos professores para trabalharem com a tecnologia em sala de aula. O uso da internet pode auxiliar na aprendizagem se direcionado para fins educativos.

18-08-2011
22:34
#28 Andréia Identicon Icon Andréia :

Mais uma vez nos deparamos com os desafios de uma carreira que exige constante aperfeiçoamento profissional. Professor precisa ter claro que o verdadeiro educador não pode ficar inerte frente às mudanças. Ele lida com gente e portanto seu trabalho é dinâmico, surpreendente e por isto mesmo formação e informação devem fazer parte da vida profissional. A pesquisa nos deixa um alerta!

19-08-2011
10:57
#29 Nestor Identicon Icon Nestor :

Concordo com ao dizer que é necessário ética quanto ao uso do ambiente virtual, estão disvirtuando o objetivo do ensino virtual com plágios, temos inclusive sites que vendem trabalhos prontos.

19-08-2011
11:18

Acredito que seja de grande importãncia o investimento em equipamentos de TI para as escolas bem como acesso à Internet, porém as máquinas por si só, não modificam a sociedade, mas sim o conhecimento gerado apartir delas.
Logo, também é de grande relevância o investimento em pessoas aptas a produzirem conhecimento e o transfomarem em soluções para a nossa Sociedade.
Juarez Dantas
Professor em TI.

19-08-2011
13:37
#31 Junior Leal Identicon Icon Junior Leal :

Qualificação continuada é fundamental o uso da tecnologia ja é realidade, se faz necessario neste momento é um maior investimento para melhor utiliza-la.

19-08-2011
13:59
#32 Mirian Peres Rissi Identicon Icon Mirian Peres Rissi :

Atualmente vivemos em um mundo informatizado, onde os jovens passam a maioria do tempo em frente ao computador, utilizando as diversas opções que a internet disponibiliza. Para os professores sem dúvida é um grande desafio, pois sua grande maioria não domina essa área, e sentem inseguros em utilizar essa ferramenta, porém devem ter consciência que é preciso mudanças, dinamismo. Para isso, devem se capacitar para utilizar essas novas tecnologias a favor da educação, inovando suas aulas, proporcionando uma maior interação entre professor e aluno, melhorando assim o ensino aprendizagem.

19-08-2011
14:05

Quando os povos deixaram de ser nomades, a descobrta do fogo, posteriormente a escrita e muitas outras descobertas mostram que progresso existe a muito tempo.
Podemos faler em EaD com o surgimento da escrita. E hoje na atuaalidade faz se nescessário o uso dessa feramenta chamada EaD, e dos seus recursos. Até mesmo porque o avanço tecnologico hoje é bem mais avançado. E podemos contar com recursos eletrônicos, digitais com com muitos tipos de comunicação até mesmo com comunicação on-line simultânea (Via Internet). Toda essa tecnológia é de suma importancia para a educação, seja ela para mater o professor tualizado ou seja ela para levar educação a pessoas que tem pouco tempo disponivel para essa éstudar, devido a correria do dia-a-dia.

19-08-2011
16:14

A tecnologia da informação deve estar presente tanto na vida de alunos e professores. Os educadores devem ser aperfeiçoados para utilizarem a informática como ferramenta da educação.

19-08-2011
16:22
#35 Ana Lucia S. de Souza Identicon Icon Ana Lucia S. de Souza :

Infelizmente, em muitos lugares, ainda vivenciamos uma educação muito tradicionalista, formada por uma sala de aula, um professor a frente de um quadro e os alunos todos sentados, de preferência, em “filas indianas”.
O computador, hoje, não é mais uma novidade em nenhuma parte do país, porém a forma correta de utilizá-lo, principalmente com foco educativo, ainda encontra muitas barreiras.
Acredito que o primeiro passo seria a capacitação docente para utilizar e interagir corretamente com essa grande ferramenta educativa.

19-08-2011
16:43
#36 Danielle Identicon Icon Danielle :

São 02(dois) extremos: De um lado professores totalmente capacitados e treinados para utilizar as ferramentas da EAD, e alunos a serem ensinados quanto ao manuseio dos mesmos. E de outro lado, o inverso. É uma questão de cultura, de vontade de aprender, tanto de um lado quanto do outro. Afinal o ser humano não possui limitações.

19-08-2011
19:19
#37 patricia Identicon Icon patricia :

Como vemos com esta pesquisa, nosso país tem realidades bem diferentes. No entanto, temos que nos “render” ao fato de que as TICs estão presentes no dia a dia dos nossos alunos, principalmente na educação não formal. Então, só nos resta buscar as habilidades para transformar esta situação em realidadae nas nossas escolas.

20-08-2011
3:21

O analfabetismo digital existe e também mora dentro da sala de aula. Aonde leciono, encontro futuros educadores que possuem pouco e até nenhum grau de conhecimento de informática básica. Falo de uma grande capital, imagino então como está o restante do país. A preocupação deve vir desde a formação. Durante a graduação obrigamos o aluno a fazer parte do EAD de alguma forma, mas não pensamos em suprir antes sua necessidade de conhecimento mínimo nos principais softwares de mercado. A estatística exibida no post reforça o que vivencio.

20-08-2011
8:34
#39 Eliane Quinelato Identicon Icon Eliane Quinelato :

Concordo que os professores precisam ser treinados para usar as ferramentas digitais e que eles entendem de informática bem menos do que os alunos. No entanto, o uso da internet nas escolas públicas ainda é precário devido ao fato de muitas salas de computação não estarem em pleno funcionamento, como é o caso da escola em que trabalho. Portanto, acredito que a pesquisa feita não abrange grande parte das escolas públicas estaduais.

20-08-2011
13:20
#40 Renato Identicon Icon Renato :

A capacitação do educador se faz necessária tanto quanto dos alunos e, é certo que o educador deva ser mais ousado frente as tecnologias de educação.GRATO

20-08-2011
17:18
#41 VANESSA ALVES Identicon Icon VANESSA ALVES :

CONCORDO COM AMARILDO EM RELAÇÃO A RESISTENCIA DE PROFESSORES AO USO DO COMPUTADOR, “MEDO DE ERRAR”, JÁ QUE ALUNOS PESQUISAM, TEM DOMÍNIO DESSA FERRAMENTA, POR QUE NÃO A INTERAÇÃO?? É ASSIM QUE PODEMOS TROCAR EXPERIÊNCIAS E APRENDER. HOJE, ALUNOS TEM MUITO MAIS INFORMAÇÕES E NÃO PODEMOS DESCARTÁ-LAS…

21-08-2011
16:54
#42 Vanete Vilela Identicon Icon Vanete Vilela :

O bom seria se todos estes jovens de hoje que dominan excessivamente o uso da internet, soubessem navegar de forma a adquirir conhecimento e não simplesmente “Navegar”, por outro lado os professores devem ter o discernimento da necessidade de se moldar as novas condições tecnologicas e com isso proporcionar aulas mais atrativas até mesmo apresentadas a distancia. É uma mudança de cultura muito grande principalmente para os “Baby Boomers”.

21-08-2011
18:46
#43 Marta Identicon Icon Marta :

O grande problema nas escolas da rede estadual é a falta de profissionais especializados em informática, assim como, uma rede eficiente que esteja ao nivel dos alunos, ou seja, alta velocidade!Quando estes problemas forem sanados(existem outros problemas mas esses dois já conseguem travar a operacionalização das aulas dentro do ambiente escolar)as escolas terão mais uma ferramente de ensino que está relacionados com as práticas sociais dos alunos, auxiliando assim mais uma abertura no campo do ensino aprendizagem.

21-08-2011
23:08
#44 Cláudia Rodrigues Identicon Icon Cláudia Rodrigues :

É lamentável que a maioria dos professores do nosso país, não tenha se atentado a obter conhecimentos sobre as TICs e acesso ao mundo virtual. Porém não podemos deixar de salientar a falta de empenho por parte das nossas políticas governamentais, especialmente na área da educação em capacitar e treinar nossos professores nas novas tecnologias da informação.

22-08-2011
11:09
#45 Profª Maura Identicon Icon Profª Maura :

É histórico! A escola sempre fica atrás das evoluções, com sua velha característica de manutenção.
Os professores precisam atentar-se para essa realidade, pois o respeito de nossos alunos advém do conhecimento que podemos lhes apresentar e não de uma histórica tradição.

22-08-2011
12:10
#46 maria ângela afonso pereira Identicon Icon maria ângela afonso pereira :

A E.E.Dr Adalmário, em Lajinha – MG NÃO DEIXA OS ALUNOS TEREM ACESSO A SALA DE INFORMÁTICA HA 2 ANOS. Uma sala com 22 computadores doados pelo Estado, ligados em rede na internet sem utilidade na era da tecnologia. Precisa modernizar os diretores tbem.

22-08-2011
20:07

Penso que essa pesquisa é muito importante para que tenhamos conhecimentos empíricos acerca do uso das tecnologias na Educação. Esses dados sem dúvida são ricos e nos trazem referências para futuras discussões sobre a relação entre tecnologia e Educação. A pesquisa revelou informações interessantes e me chamou atenção não apenas o fato da precariedade das máquinas ou da conexão, mas principalmente do despreparo dos professores diante das tecnologias. No entanto, não se trata de culpar apenas os professores, mas isso, já é uma outra discussão….

23-08-2011
7:56
#48 José Eduardo Peixoto Identicon Icon José Eduardo Peixoto :

A internet é mais uma das excelentes ferramentas que têm sido utilizadas a favor da educação, porém como tudo na humanidade, exige vários cuidados. Quantas descobertas, invenções ou criações desviaram-se de seus objetivos iniciais e foram utilizados de maneira negativa? A internet é mai uma dessas criações, para ser bem utilizada precisa de regras bem definidas e profissionais (professores) competentes e treinados que estimulem os estudantes a utilizá-la de maneira correta.

23-08-2011
15:38
#49 Camila Menezes Identicon Icon Camila Menezes :

A escola precisa evoluir junto com as ferramentas tecnológicas, bem como os professores devem estar qualificados e aptos a trabalhar com estas ferramentas. Pois as crianças e adolescentes precisam de escolas e consequentemente aulas mais atrativas, onde proporcione avanço considerável no seu desenvolvimento e conhecimento. As escolas precisam sair do tradicionalismo e partir para escolas onde seja construído um ensino de qualidade atrativa.

23-08-2011
20:28
#50 Dannielly Identicon Icon Dannielly :

Muito relevante a pesquisa, pois aponta que devemos investi mais em cursos e propagandas que promovam a utilizaçãos de novas tecnologias.

23-08-2011
21:38

A pesquisa é uma corroboração das nnotícias que sempre estão presentes entre os educadores dos diferentes níveis acadêmicos. A falta de cultura tecnológica e então, das habilidades no uso das ferramentas online aumentam a resistência natural newta mudança de paradigma na educação.

24-08-2011
0:45
#52 Ricardo Moreira da Silva Identicon Icon Ricardo Moreira da Silva :

Os dados coletados e analisados na pesquisa em questão refletem a forma “politiqueira” com que a educação ainda é tratada em nosso país. Como moeda de compra de voto, ela aparece nos discursos como prioridade, mas na realidade, passadas a as eleições, as políticas e ações são focadas em produzir números que atendam às demandas das agências internacionais, pouco ou nada levando em conta a viabilidade e utilidade dos mega projetos eleitoreiros…. Para que servem todos estes laboratórios de informática nas escolas da rede pública se os equipamentos são obsoletos e o acesso à internet dificultado pela velocidade muito baixa? De que adianta um laboratório de informática com capacidade para 40 alunos se a escola atende muito mais que isso? Com o aumento da oferta e da procura por cursos superiores na modalidade EaD, precisamos que nossa Educação Básica possa instrumentalizar os alunos para que cheguem ao nível superior em condições de encarar a EaD com naturalidade e competência. Trabalhamos da forma mais tradicional possível no nível básico e depois não entendemos o motivo de tanto os alunos quanto o mercado não serem receptivos a EaD. Será que um dia nossos governantes irão pensar a educação como um sistema que para ser eficiente precisa ser olhado por inteiro?????

24-08-2011
14:40
#53 Isabel Okamoto Identicon Icon Isabel Okamoto :

É necessário que o uso de computadores nas escolas seja intensificado, porém, mais que colocar computadores, é preciso qualificar quem está no comando das aulas ao seu uso adequado. É esclarecer o objetivo que se tem nessa metodologia. Ter consciência de que o mundo mudou e a tecnologia veio para transformar, é fundamental para ver a educação de outra forma e melhor.

24-08-2011
16:25
#54 Jeferson Taborda Identicon Icon Jeferson Taborda :

O modo como a educação ainda é tratada no Brasil demonstra o quanto ainda se precisa avançar. Mas mais que capacitações tecnológicas, investir na dignidade do professor, tanto financeiramente quanto em sua autoridade certamente ainda se apresenta como um dos maiores desafios para um efetivo desenvolvimento social.

24-08-2011
21:42
#55 patricia Identicon Icon patricia :

Jeferson, concordo com você quanto a necessidade urgente de devolver ao professor a dignidade perdida, mas o nosso atraso é tão grande, que este resgate e todos os tipos de capacitações devem andar juntos!

26-08-2011
10:39
#56 Lino de Souza de Lima Identicon Icon Lino de Souza de Lima :

Segundo dados (2008) do MEC, a graduação EaD cresceu 50% aa, enquanto a presencial manteve-se estável, abaixo de 5%aa. A continuar esse crescimento espetacular para os próximos anos, é provável que a EaD supere o numero de ingressantes na graduação presencial?

26-08-2011
19:21

As ferraments tecnológicas devem ser inseridas no planejamento de nossas aulas, sejam elas no Ensino fundamental, médio ou superior. Criação de blogs, interação pelas redes sociais, pesquisas em sites, elaboração de slides ou filmes, entre outras atividades atraem o interesse das nossa crianças e jovens.

26-08-2011
21:23
#58 Ricardo Miranda dos Santos Identicon Icon Ricardo Miranda dos Santos :

A pesquisa demonstrou uma realidade que acontece em muitas localidades do país nos laboratórios de informáticas. E os problemas relatados pelos diretores, coordenadores, professores e alunos refletem as principais dificuldades em utilizar estes espaços para o ensino e aprendizado. Não basta que as escolas tenham laboratórios de informáticas se os mesmo não são utilizados de forma adequada.

27-08-2011
11:20
#59 Betânia Pereira Barros Identicon Icon Betânia Pereira Barros :

É preciso que haja maior envolvimento dos professores com as novas mídias, pois elas estão sendo cada vez mais usadas pelos alunos, e a utilização dessas novas mídias por parte do professor é de fundamental importância para uma melhor interação entre os mesmos e os alunos.

27-08-2011
21:21
#60 Margarete Aparecida ligeiro Identicon Icon Margarete Aparecida ligeiro :

Concordo com a falta de conhecimento dos professores em informática em sala de aula,mas vejo também, que há um abismo enorme entre a escola como isntituição e professores como utilitários dessa ferramenta, pois muitas vezes as condições de espaço, localização regional,condiçoes financeiras e outros que impedem a utulização dessa ferramenta inovadora e eficaz.

29-08-2011
12:40
#61 patricia Identicon Icon patricia :

Margarete, fico me perguntando, a quem compete diminuir este abismo, que não é apenas no utilização das ferramentas tecnológicas. O que fazem com nossa educação, nossas escolas e nossos professores é muito triste e desanimador!

29-08-2011
14:25
#62 Rosangela Fernandes Pinheiro Nantes Identicon Icon Rosangela Fernandes Pinheiro Nantes :

O fator de limitação para o uso efetivo das tecnologias pode sim haver ligação com o numero insuficiente de computadores conectados a internet, bem como, a baixa velocidade de conexão, mas acredito que o fator primordial ainda esta no bloqueio por parte de muitos educadores em utilizar a mídia na educação.

29-08-2011
14:58
#63 Sarah Avila Identicon Icon Sarah Avila :

É muito importante que os alunos aprimorem seus conhecimentos tecnológicos, quanto ao uso da internet e ferramentas de comunicação, ainda no ensino fundamental e médio para quando ingressar no ensino superior EaD as barreiras sejam menores. Entretanto, para que isso aconteça devem ser intensificados os investimentos em hardware e velocidade de internet nas escolas públicas, além de, qualificar professores e alunos com treinamentos práticos.

29-08-2011
23:22
#64 Artur Clayton Identicon Icon Artur Clayton :

O número de computadores nas escolas aumentou bastante nos últimos anos, mas ainda vemos algumas salas de informática fechadas ou então parcialmente funcionando. Os professores precisam aprender a utilizar as TICs de maneira mais efetiva. TIC não é apenas slide e textos cansativos. TIC é colaboração, desenvolvimento, integração e conhecimento.

30-08-2011
10:53
#65 Stelamari Identicon Icon Stelamari :

Os alunos tem um interesse muito maior através do uso das novas tecnologias e isso repercute na qualidade do ensino, os professores tem mais é que mudar as suas atitudes.

30-08-2011
15:45
#66 Gilsimar Identicon Icon Gilsimar :

A idéia em aderir a EaD aos níveis básicos de ensino, é uma utopia, pois as ferramentas existem, mas poucos tem domínio.

30-08-2011
18:43

A MATÉRIA MOSTRA UMA REALIDADE PREOCUPANTE: NÃO ADIANTA MONTAR LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS, SE NÃO HÁ O DEVIDO TREINAMENTO PARA O SEU USO. AINDA, DO QUE ADIANTA O COMPUTADOR ESTAR NA ESCOLA, SE O PROFESSOR NÃO TEM O EQUIPAMENTO PARA PODER UTILIZÁ-LO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO E DE COMUNICAÇÃO COM SEUS ALUNOS? E OS ALUNOS, SE NÃO TEM ACESSO A EQUIPAMENTOS EM SUAS CASAS, FICARÃO RESTRITO AO USO NOS HORÁRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS NOS LABORATÓRIOS DAS ESCOLAS?

30-08-2011
20:28
#68 Cláudia Correa Identicon Icon Cláudia Correa :

É importante que haja interação entre aluno e professores nas escolas, mas O governo brasileiro deveria investir mais em Cursos de Capacitação para Professores, pois alguns deles, ainda enfrentam dificuldades em acessar a internet, o que na minha opinião, e muito triste, pois suas aulas seriam muito mais interessantes, onde conhecimentox mundo virtual juntos enriquecidos, proporcionando assim ao aluno, melhor desempenho e qualidade no aprendizado.

31-08-2011
15:54
#69 Elaine Ramos de Jesus Identicon Icon Elaine Ramos de Jesus :

Seria muito bom se todas as escolas tivessem um laboratório de informática funcionando 100%, infelizmente sabemos que isto não acontece. È grande o número de empresas que fazem doações de computadores e notebooks para as escolas, mas será que estas pessoas sabem como está o funcionamento dessas doações? É preciso que governantes, diretores, coordenadores e professores saibam a verdadeira importância, nos dias atuais, da utilização das tecnologias, e principalmente que os professores tenham capacitações para poder acompanhar os novos tempos.

31-08-2011
17:16
#70 Nilda das Merces da Costa Alves Identicon Icon Nilda das Merces da Costa Alves :

As dificuldades em utilizar as ferramentas existem em vários graus,pois trata-se das condições e disposição do indivíduo. Porém tratando-se de educação se faz necessário que todos os envolvidos busque esse novo modelo de ensino que vem cada vez mais abrangendo a aprendizágem no Brasil e no Mundo.

31-08-2011
21:47
#71 Mari Identicon Icon Mari :

Nós professores, precisamos explorar mais a tecnologia em sala de aula, pois os alunos tem acesso aos mais variados meios de tecnologia e fazem uso dela no seu seu cotidiano.
Acredito que se o professor utilizar diferentes recursos tecnológicos, as aulas ficarão mais interessantes para os alunos.

31-08-2011
23:30
#72 Sami c Araujo Identicon Icon Sami c Araujo :

Como Profissional da Área de Ti,compreendo que a ideia de que o mundo digital pode ajudar no dia -a- dia de professores e alunos inicialmente um pouco difícil.Os novos tempos nos mostram que pelos caminhos da tecnologia obtemos mais conhecimento e conteudo intelectual.A adequação á este novo meio de interação e aprendizagem se dá com o tempo e força de vontade de ambas partes(quem aprende e quem ensina.Faço Votos para que o EAD e os projetos de Tic cada vez mais evoluam em nosso pais.

31-08-2011
23:38
#73 Sami c Araujo Identicon Icon Sami c Araujo :

Como Profissional da Área de Ti,compreendo que a ideia de que o mundo digital pode ajudar no dia -a- dia de professores e alunos inicialmente um pouco difícil.Os novos tempos nos mostram que pelos caminhos da tecnologia obtemos mais conhecimento e conteudo intelectual.A adequação á este novo meio de interação e aprendizagem se dá com o tempo e força de vontade de ambas partes(quem aprende e quem ensina.Faço Votos para que o EAD e os projetos de Tic cada vez mais evoluam em nosso pais.

01-09-2011
21:50
#74 Elke Lima Identicon Icon Elke Lima :

Acredito que além do baixo conhecimento das TI por parte dos professores, a gestão de recursos em EaD demandam certo tempo, que na maioria das vezes o professor não dispõe.
Elke

02-09-2011
23:02

Investir em tecnologia e saber estar conectado a ela para atingir o aluno é necessário. Visto que sabemos que nossos alunos estão cada vez mais desinteressados e com déficit de atenção. Somos uma sociedade visual,não podemos negar. Então, há que saber utilizar as tecnologias a favor do conhecimento e não vê-las como inimigas.

05-09-2011
23:39
#76 Isabella Maris Identicon Icon Isabella Maris :

Apesar de acreditar que o mundo está informatizado, esta não é uma realidade que atinge a todas as classes sociais. Pela pesquisa realizada, constatamos que apesar de atualmente informatizadas, as escolas públicas não possuem bons laboratórios e nem bons professores de informática. Além disso, a dificuldade na utilização de ferramentas da internet existe não só no ensino médio, mas também no ensino superior, já que as escolas públicas passaram a ter aulas de informática recentemente. Enfim, fica aqui uma pergunta, como ampliar a EAD para o ensino médio e fundamental se a maioria da população brasileira não tem acesso a internet banda larga e muitas vezes não tem nem computador?

06-09-2011
14:27
#77 kelly Identicon Icon kelly :

os professores deveria entra um pouco mais nesse mundo de tecnologia da informação, através da internet que é uma ferramenta mais usada pelas pessoas, então o governo deveria ajudar a desenvolver mais isso nas escolas para alunos e professores

07-09-2011
19:08
#78 Maria Ines Seguessi Zanqueta Identicon Icon Maria Ines Seguessi Zanqueta :

Aprender só depende de um fator: Querer.
Como colocar a vontade de aprender(motivação) dentro de alguém? Trabalho com professores e vejo em muitos deles o desânimo, o medo, o descaso, o descompromisso, as justificativas…e o tempo não espera. Quando aparece um professor capaz de coordenar seu trabalho pedagógico presencial com a comunicação à distancia, esse professor é imediatamente venerado pelos alunos e suas aulas tornam-se mais motivadoras.Começar pelo primeiro passo, somente isso.

08-09-2011
23:28

Concordo com a Maria Ines Zanqueta. O querer é o que facilita todo o processo. Mudar é difícil, mas é necessário para existir evolução. Não adianta colocar a culpa no aluno pelo aprendizado lento e desmotivado. O professor tem que saber usar as ferramentas tecnológicas a favor do conhecimento. Não se pode exigir mudança de postura do aluno, se a mudança não começa pelo próprio docente.

11-09-2011
18:49
#80 Rademaks Identicon Icon Rademaks :

Esta pesquisa feita pela FAPESP sobre TICs na escolas púplicas nos mostra que ainda é necessário investimentos em conexões de alta velocidades e também na preparação dos professores no uso delas facilitando assim o seu uso e aumentando o uso das TICs.

11-09-2011
19:56

O uso das tecnologias na educação, também é valorizar a formação de profissionais com o conhecimento tecnológico e com fundamentação pedagógica. Querem-se utilizar de forma plena as ferramentas tecnológicas nas escolas, então precisam capacitar profissionais com esta qualificação para construir e consolidar as pontes entre o projeto pedagógico, os professores e os alunos.

11-09-2011
20:55
#82 Celina Kiyomi Ito Identicon Icon Celina Kiyomi Ito :

O Brasil investe pouco na educação, e o que vemos hoje pela mídia são escolas com uma infraestrutura lamentável, não é só enviar computadores e internet capenga e dizer que a educação melhorou. No entanto é isso que está acontecendo.
Querem utilizar de forma plena as ferramentas tecnológicas nas escolas, então precisam capacitar profissionais para construir e consolidar as pontes entre o projeto pedagógico, os professores e os alunos

17-09-2011
9:32
#83 Sidnei Roberto Fernandes Identicon Icon Sidnei Roberto Fernandes :

Prezados,
Com a revolução tecnológica, o conhecimento / informação está (ou deveria estar) próximo de qualquer cidadão. Especificamente nas escolas, as mesmas “engatinham” para esse processo. Muitas tem equipamentos, mas faltam “capital humano” (profissionais da área e professores preparados) em outras escolas não possuem equipamentos. Fica a reflexão: como a escola poderá competir para ser “atrativa e chamar à atenção” dos alunos num mundo tecnólogico ?

01-10-2011
12:24
#84 Fabiana Fernandes Identicon Icon Fabiana Fernandes :

É muito bom ter as tecnologias da internet como aliada na educação escolar das nossas crianças, jovens e adultos. Para quem sabe aproveitar a internet só tem benefícios e só traz enriquecimento para aprendizagem.

Deixe um Comentário

Post Anterior
«
Novo Post
»